26/09/2014 08h01 - Atualizado em 26/09/2014 08h01

Shadow of Mordor: o que esperar do jogo baseado nas obras de J.R.R Tolkien

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Middle-earth: Shadow of Mordor chega em 30 de setembro para PS4, Xbox One e PC, enquanto a edição de PS3 e Xbox 360 chega apenas em novembro. O jogo é uma aventura inédita da Terra-Média, cenário principal da saga O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien. O título, porém, pega apenas a inspiração deste universo, já que sua história e personagens são inéditos. Saiba o que esperar:

Middle-Earth Shadow of Mordor: trailer mostra Gollum e Sauron no jogo

Middle-Earth: Shadow of Mordor ganha um vídeo que mostra o gameplay (Foto: Divulgação)Middle-Earth: Shadow of Mordor mostra aventura inédita na Terra-Média (Foto: Divulgação)


Talion, o ranger

O personagem principal de Shadow of Mordor é Talion, um patrulheiro. Para quem não se lembra, patrulheiros são pessoas que cumprem missões especiais para seus senhores e vagam pela Terra-Média. Aragorn, um dos personagens centrais de O Senhor dos Anéis, também era um patrulheiro.

A diferença é que Talion morre logo no início da trama, mas volta à vida a partir da magia negra de uma feiticeira, como um espectro a serviço da vingança. Após ser morto pelas forças de Sauron, o patrulheiro precisa correr para se vingar e impedir o avanço das trevas na Terra-Média.

Talion é o personagem principal de Shadow of Mordor (Foto: Divulgação)Talion é o personagem principal de Shadow of Mordor (Foto: Divulgação)

Assassin’s Creed ou O Senhor dos Anéis?

Desde sua revelação, muita gente classificou Shadow of Mordor como um clone de Assassin’s Creed. Na verdade ele se assemelha bastante ao jogo da Ubisoft, por conta de sua jogabilidade em terceira pessoa e com câmera cinematográfica.

Talion pode escalar locais e pular lá de cima com grande agilidade, mais ou menos como ocorre com os protagonistas Ezio, Altair ou Edward, de Assassin’s Creed. Se o game é um verdadeiro clone ou não, ainda não sabemos em detalhes, mas quem curtiu a aventura da Ubisoft deve gostar de ver algo parecido por aqui.

Middle Earth: Shadow of Mordor traz estilo semelhante à AC (Foto: Divulgação)Middle Earth: Shadow of Mordor traz estilo semelhante à AC (Foto: Divulgação)

Rostos famosos

Apesar de apresentar uma aventura, história e personagens totalmente inéditos no universo de O Senhor dos Anéis, teremos também a participação de alguns rostos famosos em alguns trechos. Um destes rosto é o de Gollum, a odiável criatura que atrapalhou a jornada de Frodo com o Um Anel.

A participação de Gollum não deve ser muito extensa, mas ele irá interagir com Talion e, possivelmente, revelar alguns segredos adicionais sobre a localização do Um Anel e das forças de Sauron, já que a história se cruza um pouco com a jornada de Frodo e da Sociedade do Anel.

Gollum estará presente em Shadow of Mordor (Foto: Divulgação)Gollum estará presente em Shadow of Mordor (Foto: Divulgação)

Um mundo aberto

Shadow of Mordor é um jogo de mundo aberto, com muito o que fazer. Talion vai encontrar diversas pessoas que vão lhe conceder missões, entre algumas paralelas e outras que fazem parte da campanha principal. Para perseguir seus objetivos neste gigantesco mundo, ele irá utilizar cavalos, bestas que podem ser domadas e outras criaturas especiais.

Como um patrulheiro, Talion também poderá realizar algumas missões de rastreio, resgate ou similares. Para que você não se perca, um mapa estará disponível, que vai marcar seus principais objetivos de forma bem destacada, além de outros secundários em separado, para que você não fique perdido.

Shadow of Mordor traz Orcs e outros seres da Terra Média (Foto: Divulgação)Shadow of Mordor traz Orcs e outros seres da Terra Média (Foto: Divulgação)

Magias sobrenaturais

Como foi revivido na forma de um espectro, Talion tem alguns poderes sobrenaturais. Ele poderá avançar rápido para uma altura, por exemplo, apenas com sua projeção espiritual, ou até mesmo atravessar paredes, se estiver muito poderoso em um nível mais avançado, mais adiante no jogo.

Além disso, Talion poderá possuir inimigo e controlá-los por um curto período de tempo. Apesar da mecânica não funcionar em todos os inimigos, sempre será possível influenciar outros, para que façam seu “serviço sujo”, ou até mesmo criar um verdadeiro tumulto dentro de um clã de orcs e goblins.

Shadow of Mordor (Foto: Divulgação)Shadow of Mordor (Foto: Divulgação)

Construção de exércitos

Por meio de controle de multidões, Talion pode usar seus poderes para construir verdadeiros exércitos. O jogo possui um sistema de cadeia de soldados, com a hierarquia de cada clã de Orc presente em um mapa de organizações. Você pode ver qual orc está ligado em qual líder e criar revoltas, fazendo-os trabalhar para o seu lado, mesmo sem saber.

A ligação destes orcs será bem forte, a ponto de eles se lembrarem de seu personagem se o encontrarem novamente no futuro – e se sobreviverem em um embate mortal. Assim, mesmo que você não o controle para seu exército, será possível influenciá-lo de outras formas em outra ocasião.

Middle Earth: Shadow of Mordor traz história baseada nas obras de Tolkien (Foto: Divulgação)Middle Earth: Shadow of Mordor traz história baseada nas obras de Tolkien (Foto: Divulgação)

Gráficos de primeira

Shadow of Mordor é um legítimo game de nova geração, e por isso mesmo deve apresentar um visual extremamente bem feito, com muita violência gráfica e outros elementos que vão surpreender quem jogar.

Ainda mais por ser de mundo aberto, o game apresenta um visual fiel ao que é visto na trilogia de filme O Senhor dos Anéis, com vastos campos, batalhas épicas e em grandes números e muitos momentos de tirar o fôlego. Isso sem falar nos efeitos de luz das magias e habilidades sobrenaturais de Talion.


PS4, Wii U ou Xbox One: qual sua escolha?
Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dylan
    2014-09-26T17:28:25  

    Será dublado ? alguém sabe ?

    recentes

    populares

    • Dylan
      2014-09-26T17:28:25  

      Vai ser 100% localizado.

  • Jonatas Oliveira
    2014-09-26T23:48:07  

    Por que a GLOBO não faz novelas como as séries e filmes americanos? kkk

    recentes

    populares

    • Jonatas Oliveira
      2014-09-26T23:48:07  

      pq no brazil as pessoas são teleguiadas na prostituiçao e sem vergonhice global, kkkkk.. pouquissimas são as pessoas que se interessam por um Hannibal , The walking dead ou até msm Breaking Bead ... dizem ser dificil de entender e nao contem cenas de sexo e traiçao amorosa em todos os capítulos

  • Fernando Ribeiro
    2014-09-27T10:34:03

    roda no windows 98?

  • Anderson Reis
    2014-09-27T00:51:55

    Na luta parece a ENGIME do game Batman Arkhan..... Sendo assim gostei....

  • Igor Ross
    2014-09-26T20:26:04

    Mal posso esperar pra joga-lo, se ele for tudo aquilo que mostraram vai ser um excelente título.

  • Marcello Junior
    2014-09-26T13:36:58  

    pelo que apresenta o jogo parece ser muito ótimo e com jogabilidade excelentes =d só nos resta aguardar agora o lançamento =D

    recentes

    populares

    • Marcello Junior
      2014-09-26T13:36:58  

      Já começou a sair reviews do jogo no Metacritic. Por enquanto ele está com nota 85 e pouco mais de 20 avaliações. Acho que agora foi...

  • Lula Molusco
    2014-09-26T13:14:41  

    MARAVILHA -----ADORO ---O SENHOR DEU O ANEL.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-09-26T13:14:41  

      André Piovesan ----FICO AGRADECIDO COM SUA PREOCUPAÇÃO COM MINHA CARREIRA DE HUMORISTA. --MAS VENHO LHE INFORMAR QUE NUNCA ME PREOCUPEI COM O QUE OS OUTROS PENSAM SOBRE MEUS COMENTÁRIOS. ---TANTO QUE A MAIORIA DOS COMENTÁRIOS QUE FAÇO TEM MUITO NEGATIVOS. ------O MEU RECORD DE NEGATIVOS É MAIS DE 2000 vermelhinhos.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-09-26T13:14:41  

      Então toma mais um fera

  • Rafael Naumann
    2014-09-26T14:17:55  

    Acho que quem escreveu a matéria acertou em sinalizar sobre a chegada do jogo. Reviews de sites estrangeiros estão dando nota com média 85, o que é excelente. Só podia ter falado à respeito do tal Nemesis System do jogo q é a coisa mais interessante dele.

    recentes

    populares

    • Rafael Naumann
      2014-09-26T14:17:55  

      Ele falou, não especificando Nemesis System mas comentou o que acontece caso não morra por um Orc

  • Raphael Vigatto
    2014-09-26T16:45:47

    E agora qual compra Assassin's Creed Rogue ou Shadow of Mordor já que as data de lançamento são em novembro.

  • Tiago Bacelar
    2014-09-26T16:45:42

    Expectativa a mil por este game, já comprei na Pré-Venda, só aguardando a data pra iniciar o Dowload!!!

  • Maykon Serrana
    2014-09-26T16:45:12

    Quiz dizer começo de 2015! rsrsrs

  • Izaias Silva
    2014-09-26T14:24:54

    Aguardando o Far Cry 4 em 19/11/2014 .... ansioso!

  • William
    2014-09-26T11:57:13

    Esperar né ? =D