Internet

26/09/2014 06h45 - Atualizado em 26/09/2014 06h45

Twitter, Facebook, Instagram e mais; cinco funções ignoradas nas redes

Daniela Ferrari
por
Para o TechTudo

Algumas redes sociais possuem diferentes ferramentas que, se não prestarmos atenção, podem passar despercebidas. Recursos pensados com o propósito de divulgar, analisar e agilizar nossas vidas. Precisamos apenas descobri-los.

Como saber quem é o seu melhor amigo no Facebook

Listas de preferências no Facebook  

PCcomFacebook (Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo)Faça sua lista de preferências no Facebook (Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo)


A lista de preferências pode simplificar muito o dia a dia dos usuários. Através dela, é possível juntar páginas ou pessoas que tenham algo em comum e facilitar a busca por novidades em determinadas áreas. Usando o meio musical como exemplo, você pode selecionar as páginas dos cantores e das bandas que curte e criar uma lista. Dessa forma, quando quiser saber algo sobre o assunto, basta clicar nela. É como ter uma página inicial de notícias para cada assunto ou grupo de amigos.

Entre no menu do seu feed de notícias, abaixo da sua foto, e clique na opção “Interesses”. Depois, aperte “Criar lista”. Assim você pode selecionar os componentes, dar um nome e escolher quem poderá ter acesso a eles. Vale lembrar que você pode acompanhar listas de outras pessoas e vice-versa (dependendo da configuração de privacidade).

Favoritos / Curtidos do Twitter  

Com essa ferramenta é possível curtir os tuítes que você mais gostar, marcando-os como favoritos. A lista de fotos curtidas é pública, ou seja, qualquer pessoa pode ter acesso. Todos podem ver suas curtidas e passarem a ser seus seguidores. Essa é uma ótima forma de divulgar o seu perfil e os perfis que você segue na rede do pássaro azul.

Twitter (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)Marque os tuítes que mais gostou como favoritos  (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)


No perfil do Twitter é permitido também ver a aba “Curtiu”, ao lado da sua foto. Caso ela não apareça, é só clicar em “Mais”.

Busca por publicações no LinkedIn 

A rede social voltada para o mercado profissional também tem uma ferramenta que não deve ser deixada de lado. Através da pesquisa avançada é possível procurar postagens do seu interesse, ler e compartilhar, sem a necessidade de adicionar àquela pessoa.

Clicando em “Pesquisa” e depois em “Avançada” na página inicial, você pode escolher qual tipo de conteúdo irá buscar - no nosso caso “publicações” - e ainda pode filtrar pela data ou relevância.

Ferramenta facilita a busca por assuntos relevantesFerramenta facilita a busca por assuntos relevantes (Foto: Reprodução/ Daniela Ferrari)

Novidades dos contatos Instagram 

Além de saber quem favoritou ou comentou suas fotos, a rede social disponibiliza uma aba com as atualizações das pessoas que você segue: fotos que seus seguidores curtiram, comentários que fizeram e perfis que passaram a seguir recentemente. Com isso, os usuários podem ver o que os amigos fazem, achar pessoas conhecidas ou simplesmente curtir uma foto que achou legal (e isso acaba gerando mais seguidores para você ou mais curtidas, conhecidas como “like for like”). Essas informações ficam em “Novidades” , depois em “Seguindo”.

Instagram (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)É possível acompanhar o que seus amigos fazem no Instagram (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)


Análise de sites do Google+ 

O Google disponibiliza uma grande variedade de mecanismos para facilitar a vida dos seus usuários. Os desenvolvedores de sites e pessoas que usam o Google+ podem usar o Google Analytics para acompanhar detalhes sobre seu site, como quantidade de visitas, origem dos visitantes e palavras-chave que estão relacionadas com a página online. Os dados são retirados das estatísticas do gigante de buscas.

Como se apresentar no LinkedIn? Veja no Fórum do TechTudo.

funcoes no google analyticsFunções no Google Analytics; veja como usá-las (Reprodução/ Daniela Ferrari)


Para usar esta ferramenta, é simples. Faça seu login no Google e vá para o Analytics. Clique em “Criar uma conta” e cadastre algumas informações do seu site, como nome da conta, URL e país.

inscricao no analyticsComo fazer sua inscrição no Analytics (Reprodução/ Daniela Ferrari)

Depois, você deve inserir um código de monitoramento - para obtê-lo clique em “Código de monitoramento”, copie e insira em todas as páginas do seu site. Pronto! É só escolher o intervalo entre as análises e os relatórios que serão emitidos.

Agora é só aproveitar todas essas possibilidades e praticidades para filtrar, analisar, divulgar e buscar conteúdos em suas redes sociais.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares