Tablet

18/09/2014 09h20 - Atualizado em 18/09/2014 16h07

Vale a pena comprar o novo Moto G? Veja o que muda no smart

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Moto G ganhou uma versão atualizada em setembro deste ano. Assim como fez com seu top de linha, o Moto X, a Motorola desenvolveu um update para o seu gadget intermediário – lançado no ano passado. Mas será que vale a pena comprar a versão nova? Confira o que mudou no modelo neste comparativo com seu antecessor.

Novo Moto X: veja o que muda e se vale a pena comprar o top da Motorola

Moto G (2014) e Moto G (2013): veja qual a melhor opção (Foto: Arte/TechTudo)Moto G (2014) e Moto G (2013): veja qual a melhor opção (Foto: Arte/TechTudo)


Desempenho: Moto G (2013)

Na performance, nada mudou. O Moto G de 2014 é idêntico ao de 2013 em processador, memória RAM e espaço para armazenamento de arquivos: o Snapdragon 400 quad-core de 1,2 GHz, 1 GB e 8 ou 16 GB, respectivamente. A bateria também é a mesma, com os 2070 mAh mantidos do modelo anterior.

Novo Moto G (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Novo Moto G tem display maior do que o modelo antecessor (2013) (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Ambos têm o Android Jelly Bean atualizável para o Android 4.4 (KitKat), com somente alguns apps de diferença, como a adição do Assist e do Alerta, apps de comandos automáticos para os usuários do celular no Moto G 2014. Os dois têm as mesmas conectividades e a grande diferença é somente a presença de um slot para cartões microSD de até 32 GB no novo.

Por isso, se é com performance que você está preocupado, o Moto G mais recente não tem tanta vantagem assim para o modelo anterior. Pelo contrário. Afinal, o novo aparelho não tem suporte ao 4G, enquanto o antigo tem uma versão que funciona com a Internet LTE e que também conta com slot para cartões microSD. Ou seja, é até melhor.

Display: Moto G (2013)

A tela do novo Moto G é maior que a do modelo anterior. Porém, sua resolução não mudou. Assim, o aparelho de 2013 leva vantagem em termos de qualidade, porque conta com display de 4,5 polegadas e resolução de 720 x 1280 pixels, gerando uma densidade de pixels por polegada que chega a 326 ppi.

Tela do Moto G é superior, uma IPS com 720p de resolução e proteção Gorilla Glass (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Tela do Moto G é superior, uma IPS com 720p de resolução e proteção Gorilla Glass (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Tela do Moto G é superior, uma IPS com 720p de resolução e proteção Gorilla Glass (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O modelo novo tem a mesma resolução, porém em um painel de 5 polegadas, o que acaba fazendo com que ele fique com somente 294 ppi. É compreensível que haja o crescimento da tela, tendo em vista que isso se tornou uma “moda” recentemente, e muitas fabricantes estão adotando.

Além disso, telas grandes podem ser interessantes para jogar, digitar e para quem trabalha com o celular. Mas sem melhorar a qualidade isso não é tão bom para quem gosta de entretenimento. O novo smart tem, por exemplo, TV Digital. Seria melhor se, por exemplo, sua resolução tivesse aumentado para um Full HD pelo menos.

Design e Dimensões: Moto G (2013)

Ter um telefone maior e mais parrudo, mas com uma tela melhor e performance mais avançada, pode valer a pena. Mas um gadget menos portátil sem justificativas para os aumentos de tamanho não é tão agradável – e é exatamente isso o que acontece com este Moto G 2014.

Moto G original é mais portátil e leve (Foto: TechTudo)Moto G original é mais portátil e leve (Foto: TechTudo)

O Moto G original mede 129.9 x 65,9 x 11,6 mm e pesa 143 gramas. O novo tem 141,5 x 70,7 x 11 mm e 149 gramas. Ou seja, é minimamente mais fino, mas tem mais peso e a altura e a largura também são maiores. Tudo isso sem ao menos contar com um display de maior qualidade ou processador mais avançado, por exemplo.

Câmeras: Moto G (2014)

Se houve algo em que a Motorola acertou neste novo Moto G foi nas câmeras. O que acabava sendo um ponto fraco do seu modelo intermediário tão bem sucedido, já foi bastante melhorado na versão 2014. Os 5 megapixels e 1,3 megapixels das câmeras traseira e frontal, respectivamente, viraram 8 megapixels e 2 megapixels.

MotoG5 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)O destaque do Novo Moto G está na melhor qualidade das câmeras (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Na captura de vídeo, nada mudou. Apenas vídeos em qualidade HD (720p), com uma gravação de áudio stereo e opção de HDR. Nas fotos, o sensor está melhor, porém o número de recursos é o mesmo, assim como a interface base do Android utilizado no Moto G (2013) e no Moto G (2014).

Preço e disponibilidade: Moto G (2013)

O preço do Moto G (2014) no site da Motorola, desbloqueado, é R$ 699, e a versão com TV digital está disponível por R$ 799. Por cerca de R$ 200 a menos é possível comprar o modelo anterior. Em algumas operadoras, existem promoções até mais em conta do que isso. Uma diferença significativa para o consumidor.

Moto G (Foto: Divulgação)Moto G (2013) é mais barato do que o lançamento (Foto: Divulgação/Motorola)

Conclusão: Moto G (2013)

A Motorola anuncia o novo Moto G como “mais câmera, mais tela e mais memória”. Porém, destes três, somente o primeiro é realmente uma vantagem. A câmera do aparelho, de fato, evoluiu com esta versão 2014. A tela, por sua vez, ficou maior, é verdade, porém não melhor.

A tela mantém a resolução do anterior, mas em um display maior, o que, claro, diminui a qualidade. E sobre a memória, na verdade, ela continua a mesma. O que diferencia o novo modelo é o slot para cartões microSD  – também compatíveis com uma versão 4G do Moto G lançado em 2013.

Está na hora de trocar um iPhone por um Android? Comente no Fórum do TechTudo

Em termos de processamento, pouca coisa mudou. Além disso, o Moto G antigo é menor, mais leve e atualmente pode ser encontrado bem mais barato do que o seu “irmão” recém lançado. Por isso, para quem tem um Moto G (2013), não vale investir trocando-o pelo novo.

Para quem sai do zero e busca um novo gadget, qualquer um deles é uma opção interessante. Não há diferenças tão significativas assim entre o Moto G (2014) e o anterior (a não ser no preço). Só interessa caso você queira mesmo uma câmera melhor e uma tela maior.

Tabela comparativa entre o Novo Moto G (2014) e o Moto G (2013) (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre o Novo Moto G (2014) e o Moto G (2013) (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vanessa Siani
    2015-03-28T14:56:37  

    Eu só gostaria de saber qual é o lugar que está vendendo este Moto G por R$500,00??? Porque tem uma semana que estou procurando e não encontro...

    recentes

    populares

    • Vanessa Siani
      2015-03-28T14:56:37  

      lojas de operadoras, e sites.

    recentes

    populares

    • Vanessa Siani
      2015-03-28T14:56:37  

      Eu tenho um 18 996962986

  • Olavo Morett
    2015-07-28T14:52:45

    Quem quer comprar , compre um Zenfone 5 ou espere o zenfone 2 chegar , e muito mais celular, do que esse motogezinho .

  • Josildo Sebastiao
    2015-07-22T07:20:22

    o que eu devo fazer,comprei um moto g 2 geração e estar travando muito.

  • Josildo Sebastiao
    2015-07-22T07:18:05

    comprei um esta travando muito nao gostei

  • Armando Araújo
    2014-09-18T11:53:39

    Essa comparação concordo em algumas coisas,mas dizer que o velho é melhor?... unica coisa que eu concordo é que o modelo novo tem a mesma resolução do antigo 720 x 1280 pixels 326 ppi, porém em um painel de 5 polegadas, o que acaba fazendo com que ele fique com somente 294 ppi que para mim é quase imperceptível.

  • Rubens
    2014-10-06T16:12:16  

    Comprei o moto g com TV, mas para assistir TV tenha que conectar um cabo( que vem junto) pois o novo moto g não tem antena integrada, um ponto negativo, pois preciso estar com esse cabo toda vez que quero ver tv.

    recentes

    populares

    • Rubens
      2014-10-06T16:12:16  

      verdade, mas o cabo é peque e dá para levar até no bolso

    recentes

    populares

    • Rubens
      2014-10-06T16:12:16  

      diga-se de passagem, é um cabo minúsculo.

  • Maycon Luczynski
    2014-10-10T17:48:13  

    Sobre o aparelho, estou com o meu a poucos dias e no geral ele é muito bom, só tem uma questão que não me agradou nem um pouco, ao utilizar qualquer fone de ouvido (com microfone para atendimento de chamadas) de qualquer marca que não seja o original que veio com ele (horrível diga se de passagem) ele simplesmente não reconhece os fones, é como se não tivesse nada conectado, No suporte da marca eles diz que não garante outras marcas, fui na assistência e nem eles sabe dizer se isso é um problema ou não, pois ao testar com um Motorola funciona, mais alguém esta tendo este mesmo "Problema"?

    recentes

    populares

    • Maycon Luczynski
      2014-10-10T17:48:13  

      O meu eu uso os fones da sony e não tive problemas com nenhum até agora, estou satisfeito!

  • Reinaldo Silva
    2014-10-20T07:43:07  

    Só fico triste de não ter nenhuma autorizada da Motorola Mobile nas cidades de Barra Mansa e Volta Redonda

    recentes

    populares

    • Reinaldo Silva
      2014-10-20T07:43:07  

      QUE BOM VIU, PQ NÃO PRESTAM

  • Ismael
    2014-10-20T12:21:07

    Não façam isso não compre um MOTO G é uma porcaria usei o meu 10 minutos e ele travou e nem o precedimentos que me passaram resolveram, levei na autorizada e eles condenaram meu celular e falaram que perdi a garantia, agora estou brigando com a Revendedora com a MOTOROLA, resumindo NÃO COMPREM!!!

  • Lorrana Campos
    2014-09-28T23:53:08  

    Estou odiando esse aparelho! Amanhã vou atrás do suporte da motorola e do direito de troca da loja online que fiz a compra (completa 7 dias amanha). A camera frontal dele é EXTREMAMENTE LENTA! Clico para tirar a selfie, o obturador faz o som, uma animação com a foto corre para o lado e quando vou ver a foto a imagem registrada é minha em movimento,ou do chão ou de qualquer coisa, menos a foto que eu gostaria. Fiz um vídeo mostrando esse lag horrivel da camera e lancei no face num grupo do aparelho e surgiram algumas pessoas com o mesmo problema, mas não todas. É muito incrivel a lentidao dela

    recentes

    populares

    • Lorrana Campos
      2014-09-28T23:53:08  

      Selfiephoner detected

  • Leandro Pontes
    2014-10-01T23:32:39  

    Quando será lançado a nova versão com tecnologia 4G?

    recentes

    populares

    • Leandro Pontes
      2014-10-01T23:32:39  

      A motorola anunciou que em breve, mas não estipulou data, provavelmente o projeto ja ta concretizado, só tão esperando pra lançar e fazerem os consumidores terem que trocar o celular mais uma vez.

  • Jorge Chaves
    2014-09-18T11:50:28  

    Tive o Moto G 2013 e agora tenho o 2014, e a diferença vale a pena sim. A câmera ficou muito boa e a tela é uma maravilha. O slot pra microsd e a tv digital fazem esse celular ser muito melhor que o anterior.

    recentes

    populares

    • Jorge Chaves
      2014-09-18T11:50:28  

      Tenho o modelo antigo, versão de 1 chip, com slot para cartão de memória e com 4g "melhor que tv, na minha opinião". acho que essa versão que é a XT-1040 vale mais a pena.

    recentes

    populares

    • Jorge Chaves
      2014-09-18T11:50:28  

      Essas são as versões mais simples Jorge, creio que você tenha o DTV colors que custa em média 799,00 e não 699,00 que é o caso da versão desse comparativo.

  • Israel Costa
    2014-10-16T12:03:02

    Esse comparativo acima é dos modelos simples de cada versão, ou seja não há muita mudança no novo modelo, ele só ganhou 0,5 polegadas a mais e um upgrade nas câmeras (que não é requisito pra avaliar o smartphone em si). Caiu a densidade de pixex (pois permaneceu a mesma). A real é que se você tem o modelo mais antigo seja ele de versão mais simples ou não, NA MINHA OPNIÃO, não vale a pena como parece comprar o novo DA VERSÃO MAIS SIMPLES, somente a versão DTV é compensável.

  • Natasha Eleutério
    2014-10-10T13:22:05

    Eu troquei meu iPhone 4s pelo Moto G 2014. Melhor coisa que eu poderia ter feito.

  • Phylipe Frasson
    2014-09-30T17:47:36

    Tirem suas próprias conclusões e nunca confiem 100% nos outros, pois toda matéria pende à algum interesse que o convém. Acabei de receber meu Moto G (2014) e irei deixar aqui minha opinião. Câmera Traseira com foco que realmente funciona, como uma câmera profissional então é aceitável isto o tornar a captura de foto um pouco lenta (Ponto Positivo). Camera Frontal sem foco nenhum com um lag perceptível, o que atrapalha realmente a captura de fotos excepcionais próprias, pra mim a grande desvantagem é esta! O som aparentemente ficou mais fraco, mas com estéreo aumentou a qualidade (graves).

  • Angelo Alves
    2014-09-30T10:32:03

    Para a TV Digital achei até melhor que a resolução não tenha aumentado, já que o sinal que ele recebe é 1-seg, e de nada adiantaria uma tela Full HD. Ela até pioraria a qualidade do sinal digital...

  • Isnaldo Nascimento
    2014-09-21T07:27:06

    Eu dei sorte. comprei no site da motorola. só que comprar agora tá difícil.

  • Spike Spiegel
    2014-09-20T10:56:42

    Claro que o Novo é melhor. Novo Moto G tem: Suporte a Micro SD, TV, Câmera melhor, Tela maior, Kit Kat 4.4.4 (Com atualização garantida para Android L), Auto-falantes frontais estéreo e o melhor preço na relação custo-beneficio entre os que competem com ele. Comprei o no site da Motorola por 664 Reais.(Modelo sem TV) e no Magazine Luiza o mesmo modelo está por 615 à vista!!! Tô muito satisfeito com o meu Moto G2!

  • Gilson Pereira
    2014-09-19T12:35:00

    Moto g 2013 é melhor que o 2014, lumia 520 é melhor que o atual 530, e 620 é melhor que 630.

  • Carlos Peres
    2014-09-19T09:49:35

    Gostei muito do novo Moto G, antes só comprava Samsung, senti falta apenas de uma memória RAM de 2GB, vale a pena comprar o novo modelo.

  • Matheus Carvalho
    2014-09-18T23:51:05

    Eu discordo completamente com a matéria, pois o aumento da tela é sim uma vantagem, 30ppi não fez diferença, quem já pegou o novo moto G não viu diferença nisso. A câmera melhorou muito, o áudio estéreo deixou o aparelho com uma qualidade de som de outro nível. A Motorola acertou mais uma vez e fez um ótimo upgrade do seu maior sucesso ! E por fim para não dizer que tudo esta perfeito, tem um problema: A disponibilidade. Esta quase impossível comprar o novo Moto G, esta esgotando muito rapidamente, fora isso ele é o melhor MidRager !!

  • Raphael Moraes
    2014-09-18T23:16:07

    gente tá na cara que está matéria só tem uma finalidade, de acabar com os inúmeros de estoques de moto g 2013 ou seja estão tentando vender um produto no qual ser substitutivo está pelo mesmo preço

  • Ronyel Braga
    2014-09-18T14:26:36  

    ainda prefiro meu s3

    recentes

    populares

    • Ronyel Braga
      2014-09-18T14:26:36  

      Samsung é um lixo cara. S3 só presta com cyanogenmod.

    recentes

    populares

    • Ronyel Braga
      2014-09-18T14:26:36  

      kkkkkkkkkk s3 essa foi boa

  • Deco Portella
    2014-09-18T17:31:47

    Discordo Completamente. Essa matéria cheia de gosto pessoal,muito errado para uma matéria com o foco de ajudar o consumidor. O novo moto G não vem com Jelly Bean e sim com Kit Kat 4.4.4 com atualização garantida para o L (o futuro do antigo moto g está incerto). O número de ppi abaixou mas quem já viu de perto sabe que é imperceptível (pudera 30 ppi), o tamanho está satisfatório para o uso com duas mãos e Moto G 4G não é uma opção melhor em armazenamento, pois ele só tem 8GB+SD e não 16GB+SD. Em uma comparação justa no quesito desempenho seria empate técnico, moto g antigo custa no minimo 699.

  • Gustavo Volpe
    2014-09-18T15:10:17  

    "Seria melhor se, por exemplo, sua resolução tivesse aumentado para um Full HD pelo menos." Ah sim, querem um smart barato e com tela de top? Uma densidade de quase 300ppi tá mais do que bom e não se vê pixel... eu, particularmente, não gosto de telões de 5 pra cima, mas cobrar tela full HD em um mid end só pode ser piada!

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2014-09-18T15:10:17  

      Pois é, full hd e eles queriam que fosse quanto o smart? 999? ai teria que melhorar Ram e Processador pra valer, e isso causaria aumento para 1099,1199,1299... A analise do primeiro moto g foi tão bem feita e o ponto que mais enfatizaram foi esquecido nessa : Custo x Benefício.