15/10/2014 13h47 - Atualizado em 16/10/2014 07h31

Android Lollipop é oficial: Google anuncia versão 5.0 do sistema

Anna Kellen Bull
por
Da redação

O Android Lollipop é realidade. Depois de muita especulação em volta do nome Android L, o Google acaba de oficializar, nesta quarta-feira (15), o seu novo sistema operacional. Entre as novidades da versão 5.0, estão melhorias visuais e uma nova linguagem na interface dos dispositivos, que a gigante chama de Material Design. Como foi anunciado na Google I/O, o sistema é projetado para ser flexível e funcionar em todos os aparelhos. Outra boa notícia é que o usuário terá a possibilidade de customizar o Android como desejar.

Google lança Nexus 6; smartphone vem com Android 5.0 Lollipop

Android 5.0 Lollipop finalmente é anunciado pelo Google (Foto: Divulgação)Android 5.0 Lollipop finalmente é anunciado pelo Google (Foto: Divulgação)










Integração entre dispositivos

Criado com o intuito de juntar dispositivos diferentes, o Lollipop vai integrar de celulares às TVs. Com ele, será possível iniciar uma atividade em um aparelho Android, como ouvir música e ver fotos, e terminar em outro. Essa funcionalidade também estará presente no novíssimo Nexus Player, o primeiro gadget com Android TV que ainda roda games 3D. No Material Design, a experiência de design e navegação promete ser consistente e parecida em todos os gadgets: celulares, tablets, Android Wear, Android TV e até Android Auto.

Novo visual

A plataforma terá um visual mais limpo, com animações fluídas e cores mais vibrantes. Segundo o Google, a interface será mais intuitiva com movimentos naturais e elementos de iluminação realistas. O menu multitarefa também foi totalmente renovado. A maioria dos novos recursos do Material Design já podem ser vistos nas recentes atualizações do Google+.

Personalização e notificação

A partir da versão 5.0, os usuários poderão personalizar o Android de acordo com seu gosto. Isso mesmo: o sistema traz um recurso de controle que permite alterar o modo de visualizar notificações. O usuário poderá escolher quais notificações exibir no celular, além de restringir o recebimento a apenas algumas pessoas, por exemplo. Sendo assim, o sistema oferece a liberdade para decidir o que realmente vale a pena visualizar.

No Lollipop, as notificações aparecem em forma de card na parte superior da tela. Será possível ver e responder mensagens diretamente de sua tela de bloqueio, por exemplo. Um outro recurso interessante é que as chamadas telefônicas não interrompem mais as atividades do usuário no celular. Se você estiver jogando no smartphone, não será necessário parar o game. Basta escolher entre atender a chamada ou apenas continuar no jogo.

A versão 5.0 do Android ainda traz novos recursos de configurações. O usuário pode ver e editar, com somente dois cliques, as funções mais usadas do sistema. O Android ainda terá atalhos de controles mais rápidos para a rotação de tela, lanterna, Wi-Fi, brilho, localização e Bluetooth.

Android Lollipop tem aparência totalmente remodelada (Foto: Divulgação/Google)Android Lollipop tem aparência totalmente remodelada (Foto: Divulgação/Google)




Autonomia da bateria

A bateria dos aparelhos receberá uma função muitíssimo bem-vinda que promete estender a duração da carga em até 90 minutos. Além disso, será possível visualizar quanto tempo falta para a bateria descarregar e também para carregar até 100%.

Segurança

Para manter todas as informações privadas, o novo Android traz a função de criação de múltiplos perfis de usuário e de perfis para visitantes. Com a opção, é possível travar o dispositivo com uma senha, um PIN ou até por meio do emparelhamento do telefone com um aparelho seguro, como o relógio ou o carro. Agora, com o recurso Android Smart Lock, o usuário poderá desbloquear o dispositivo com um smartwatch, com um carro e até usando expressões faciais.

 Compartilhamento de dispositivos

O compartilhamento de aparelhos com a família e amigos está mais flexível. Com isso, o telefone poderá ter vários usuários diferentes. Por exemplo: se você esquecer seu celular em casa, basta pedir emprestado a um amigo um aparelho com o Lollipop instalado e fazer o login nele. Desse modo, é possível acessar qualquer um de seus arquivos, desde mensagens até fotos.

Conectividade

Uma melhoria na rede foi adicionada ao novo sistema. Em relação à conectividade, o Android terá uma conexão com à Internet mais estável, além de uma transição mais fluida ao trocar de áreas de cobertura. Por exemplo: se o usuário sair de casa ou mudar de rede Wi-Fi durante um bate-papo de vídeo, a chamada não será interrompida. O Bluetooth também recebeu upgrades, como maior economia de energia e aprimoramento na procura de dispositivos.

Outras novidades

Além da reformulação visual, o Lollipop traz mais de 5 mil novas APIs para os desenvolvedores, que permitem criar apps com recursos gráficos melhores. Em relação à assistente de voz do Google, também há o que comemorar. Agora, o Google Now responde ao comando "Ok Google" mesmo com a tela bloqueada. Assim, o usuário terá respostas rápidas, como obter direções, sem perder tempo ao desbloquear o aparelho.

O Android Lollipop chegará, inicialmente, em três aparelhos: no Nexus 6, no Nexus 9 e no Nexus Player. Posteriormente, ficará disponível no Nexus 5, 7 e 10 e aparelhos Google Play Edition. Entretanto, o Google informou que ainda não tem previsão de chegada dos novos aparelhos ao Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joao Neto
    2014-10-15T21:15:09  

    Pessoal que usa a porcaria do Android fica reclamando da atualização demorada, mas não sabe que o sistema Android não foi desenvolvido pelo fabricante do aparelho. Por isso, roda lento, sem estabilidade e segurança. No sistema Android é muito fácil roubar o número de cartão de credito ou qualquer outra senha digitada no aparelho!

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2014-10-15T21:15:09  

      Depende, se vc utilizar um aparelho do Google como o Nexus a diferença é grande!

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2014-10-15T21:15:09  

      Se é facil, me explica como faz então, seu ze mane. O android da google é totalmente contrario ao afirmado por você.

  • Monsenhor Razão
    2014-10-16T08:52:40  

    Cada coisa que eu leio aqui nesses comentários.... o cara tem um celular de plástico que roda um sistema emprestado do outro e ainda acha que é inteligente. hehehe Android é coisa de desprovido de inteligência que tem direito ao programa bolsa familia.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-10-16T08:52:40  

      Você nem é preconceituoso hein

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-10-16T08:52:40  

      Falando assim até parece que o iPhone 6 é muito diferente do Nexus 4.

  • Lula Molusco
    2014-10-16T03:12:14  

    TEM GENTE QUE DIZ QUE O ANDROID É UM LIXO. POIS EU DIGO QUE É PIOR DO QUE LIXO!

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-10-16T03:12:14  

      Garotas... se apresentem pra esses donzelos NOW!

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-10-16T03:12:14  

      Não seria o android um lixo e sim a configuração de celular.Ois tente usar um windows 7 num pc dos anos 2000 vai passar aperto.

  • José Rodrigues
    2014-10-16T03:38:06  

    O iPhone 6 Plus é o smartphone mais rápido, estável, seguro e elegante do mundo! É fato... Não adianta ninguém dizer algo diferente aqui. Além do excelente processador (A8) de 64 Bits, ele roda o fantástico sistema operacional (iOS 8) da Apple, que foi desenvolvido e projetado para perfeita otimização com o hardware do aparelho. Os outros fabricantes não tem nem competência para fazer o próprio sistema operacional. Sem saída, só podem usar o sistema operacional "empestado" da americana Google. A Apple está mil anos à frente da concorreria!

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2014-10-16T03:38:06  

      só esqueceu de falar q ele é "flex" kkkkkkkkk flexivel kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2014-10-16T03:38:06  

      Próprio sistema como assim? chega já tem 3 (4 ou 5 se considerar o web os e firefox os)o que as fabricantes fazem e editar o sistema de acordo com suas características.

  • Nildo Paulino
    2014-10-16T08:51:21  

    Pobre são vcs que ficam pagando pau para iPhone, gente metido a besta americanizados, eu curto mesmo é tecnologia japonesa, ando de Mitsubishi Triton, Lancer EVOLUTION X 290cv, e vcs se achando, devem tá andando de pálin, golzin, celtin, ou francês, tenho um XPERIA Z2 e recentemente fiz uma aposta com um amigo que tem um iPhone 6s, jogamos os dois na água por 1 hora, e o resultado foi: ele perdeu o celular e o meu XPERIA Z2 INTACTO! Fica aí bando de metido a rico comendo das migalhas de americanos.

    recentes

    populares

    • Nildo Paulino
      2014-10-16T08:51:21  

      Do mesmo jeito que existem idiotas que ficam mostrando que tem iPhone, existem outros que ficam ostentando carros kkkkkk quem será né, mas olha que engraçado, não vi ninguem te perguntando que carro que você tem kkkkk fala q tem triton mas q na verdade é um ponei kkkk é cada um viu

    recentes

    populares

    • Nildo Paulino
      2014-10-16T08:51:21  

      Vocês é que estão falando coisas sem sentido, agora quem compra Iphone é Americanizado? é pobre pagando pau de ricão? Iphone é uma opção dentre as dezenas de opções que existem em aparelhos no mercado, cada um compra o que deseja, não entendo a raiva que existe contra quem têm Iphone.

  • Murilo Carvalho
    2014-10-23T21:37:40

    Lollipop? que nomezinho mais fresco este

  • Gean Melo
    2014-10-18T00:46:44

    HTC M8 ESTÁ TÃO A FRENTE DOS AIPONE QUE QUANDO UM BESTA DE AIPONE PEGA O HTC FICA SEM GRAÇA !!! POVO PARECE BOBO COM AIPONE TECNOLOGIA ULTRAPASSADA ISSO TUDO POR PROPAGANDA????

  • Cuca Beludo
    2014-10-15T21:59:16  

    QUERO QUE O AÉCIO POEIRA GANHE PRA LIBERAR A BOCA DE FUMO, JÁ QUE ELE É DOIDÃO POR FARINHA, VIVA AÉCIO PÓ...!!!

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2014-10-15T21:59:16  

      QUEM CHEIRA UM PÓ É VC MENINO DE 10 ANOS....ALIAS VAI DORMIR VAI....

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2014-10-15T21:59:16  

      Será que é por isso que está cheio de alcoólatra pelo país?

  • José Luiz
    2014-10-15T19:53:09  

    Galaxy Note 4 é o melhor de todos dá pau no iPhone 6

    recentes

    populares

    • José Luiz
      2014-10-15T19:53:09  

      idiota nem nunca viu um galaxy note 4.0 e já vem falando asneira....Quem compra apple tá nem aí pra isso, compra para mostrar que pode

    recentes

    populares

    • José Luiz
      2014-10-15T19:53:09  

      Tah nervoso porque? Gastou todo seu dinheiro em um iPhone ??? kkkkkkkkkkk

  • MARLOS OLIVEIRA
    2014-10-16T16:41:58

    Techtudo, pode atualizar ai que o 5.0 sai para todos os dispositivos que receberam o 4.4, isso inclui o Nexus 4 e o Nexus 7 anterior. E tem gente que diz que a Apple mantém mais aparelhos atualizados que a concorrência... hahahaha os poucos atualizados, ainda ficam lentos ou com problemas... hahahaha

  • Rafael Lima
    2014-10-15T20:13:45  

    Quem tem Android 4.4 pode fazer upgrad para o iOS 8? Ou tem que ficar usando a porcaria do Android?

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-10-15T20:13:45  

      Dá para fazer upgrade para o r a b o d a s u a m ã e ,,,,,,

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-10-15T20:13:45  

      Nem quem tem iOS ta fazendo o upgrade, piorou quem tem KK. KKKK

  • Graziela Sk
    2014-10-15T19:46:00  

    Diz a sabedoria popular que nada da Apple é caro quando satisfaz nossos desejos. Em contrapartida, a mesma sabedoria rebate que existem outras situações em que qualquer Android, mesmo de graça é caro demais. Uma vez que nem todos percebem a baixa qualidade dos produtos asiáticos. além disto, o sistema Android é um lixo! É coisa de pobre que não estudou na vida.

    recentes

    populares

    • Graziela Sk
      2014-10-15T19:46:00  

      KKKKKK ESSA GRAZIELA DEVE SER GAROTA DE PROGRAMA...

    recentes

    populares

    • Graziela Sk
      2014-10-15T19:46:00  

      Concordo com João Rocha,IOS é ótimo,oque a Apple ta deixando a desejar é os seu Iphone,que vamos combinar,perde pra todos dispositivos atuais.. Os asiáticos deu um baile Graziela.

  • Renan Fernandes
    2014-10-16T10:26:49  

    Se as discussões aqui fossem pelos melhores celulares do mundo, até que ia. Falem sobre o HTC M8, comparem qualquer aparelho com ele. KKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Renan Fernandes
      2014-10-16T10:26:49  

      Z2 já ganha,nem vou comparar o Z3... ;)

  • Perecles Barros
    2014-10-16T10:02:18

    Wagner Andrade, concordo com você quando citamos sistema operacional do aparelho, visto que a Apple e Windows phone, sempre mantém os sistemas atualizados seja em qualquer aparelho (desde que tenha suporte), já no caso do Android, é uma verdadeira novela ter que esperar chegar as atualizações no Brasil, e alguns aparelhos não podem ser atualizados para determinado sistema. O Android deixa muito a desejar nesse quisito. Tenho o sistema android e Apple os dois são ótimos, no entanto prefiro o da Apple que é mil vezes mais seguro e sempre atualizado.....

  • Fábio Magalhães
    2014-10-16T09:56:28

    Se controlem fãboys Apple, só pq o a Google lançou a nova versão do Android vcs ficaram alvoroçadas, enlouquecidas, desesperadas. Relaxem e vão curtir o Iphone de vcs.

  • Benedito Barbosa
    2014-10-16T09:50:47

    O "youphone" deve ser bom mas o Android é bem melhor!

  • Renan Souza
    2014-10-16T08:28:13  

    Nexus é da Google, e o Android também é da Google..kkk

    recentes

    populares

    • Renan Souza
      2014-10-16T08:28:13  

      Calma aí Renan, entendo que queria defender o Android mas o Nexus é um projeto da Google porém o celular é fabricado por outras marcas que já foram samsung, lg e agora, Motorola.

    recentes

    populares

    • Renan Souza
      2014-10-16T08:28:13  

      NEXUS é como uma marca da Google. O 5 foi feito pela LG e o 6 pela Motorola. Logo eles fazem parceria e cedem a marca.

  • Tiago Messias
    2014-10-15T15:40:43  

    O Moto G segunda geração vai ter update pra o Android 5.0?

    recentes

    populares

    • Tiago Messias
      2014-10-15T15:40:43  

      Sim, para as duas gerações dos moto g's!

    recentes

    populares

    • Tiago Messias
      2014-10-15T15:40:43  

      Sim! Até o antigo vai.

  • Gilmar Holanda
    2014-10-16T01:47:56  

    Xperia Z3 da um baile nesse novo Iphone 6 Plus, Vale destacar que se você tiver um problema no Xperia Z3, É só mandar pra assistência frete grátis (Na Garantia), tenta fazer o mesmo c/ o Iphone com certeza terá de pagar o frete pois como todos sabem será enviado para fora do Brasil. Sem falar que o Z3 é a Prova d'agua, Camera com 4K (2160p), preço com custo beneficio melhor do que o da Apple, possui nas bordas amortecedores para as quedas, TV, 3GB de RAM, SD até 128GB, Camera 20.7 Mp, não sou contra os iPhone mais olhando as estatísticas não tem como falar que ele é o melhor por ser mais caro.

    recentes

    populares

    • Gilmar Holanda
      2014-10-16T01:47:56  

      Gilmar, não fale o que não sabe, por favor. Tive vários Iphones, desde o 3 e meu último foi um 4S (hoje tenho um lumia 930, que por sinal, dá banho em qualquer iphone), mas os iphones, na garantia, SÃO TROCADOS POR NOVOS! Isto mesmo, eles não são consertados, são trocados por novos, DE GRAÇA. Passei por isso por duas vezes e recebi aparelhos novos. E outra, já existe assistência da Apple em qualquer esquina. Claro que as peças são caras, mas será que da Sony são baratas e trocam os aparelhos por novos?

    recentes

    populares

    • Gilmar Holanda
      2014-10-16T01:47:56  

      Até meu Motorola foi trocado por novo quando levei na assitência (por um modelo superior).

  • Adriano Felipe
    2014-10-16T09:20:09

    Impressão minha ou os fanqueers da apple estão cada vez mais bravinhos?

  • Techtudo
    2014-10-16T03:18:51

    Se você tem um celular com Android e alguém te chamar burro, não ligue, mas continue pastando. Obrigado

  • Ana Oliveira
    2014-10-15T17:40:41  

    Como dizia Steve Jobs: Nunca se aproxime de uma cabra pela frente, de um cavalo por trás ou de um burro que usa Android por qualquer dos lados.

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2014-10-15T17:40:41  

      vai votar na dilma

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2014-10-15T17:40:41  

      Ana, porque algo me diz que não foi você quem comprou seu iPhone? Quem deu, papai ou namorado?

  • Adriano Felipe
    2014-10-16T08:36:08

    Pra mim é um simples exercício de lógica. Você paga hoje 1200 reais num android top e faz tudo que é feito em um iphone e ainda mais. Se você quiser pagar 2000 reais para ter um smartphone que faz menos, é um direito teu.

  • Gilson Vitorino
    2014-10-16T08:22:51

    Cada coisa que eu leio aqui nesses comentários .... o cara tem um iPhone de 2000,00 ou 3000,00 e acha que é rico... celular não é status.

  • Lula Molusco
    2014-10-16T03:10:14

    TEM GENTE QUE DIZ QUE O ANDROID É UM LIXO. POIS EU DIGO QUE É EXCREMENTO VERDE!