01/10/2014 16h46 - Atualizado em 01/10/2014 16h47

App faz com que arquivos se autodestruam com hora marcada no Mac

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Os usuários do Mac OS X agora têm uma ferramenta de autodestruição de arquivos dos seus computadores. É o aplicativo Self Destruct, que utiliza a própria ferramenta usada para a marcação de documentos, que é nativa do sistema operacional, para agendar a destruição automática deles.

Falha no Firefox permite falsificar criptografia Mozilla NSS; entenda

App permite agendar para vários períodos (Foto: Divulgação)App permite agendar para vários períodos (Foto: Divulgação/SelfDestruct)

Disponível para o download gratuitamente no site GitHub, o OS X Self Distruct (github.com/os-x-self-destruct) funciona tanto no OS X 10.9 como no 10.10, e na verdade é um pequeno script que o usuário pode colocar à mão ou executar um comando de instalação. Depois disso, quando já estiver rodando, será possível taggear um arquivo com um tempo de duração.

Ao todo, são cinco tags predeterminadas: um minuto, uma hora, um dia, uma semana ou então um ano. Quando clicar com o botão direito em cima de um arquivo, o usuário deve selecionar a opção de marcação e depois escolher um delas. Assim, exatamente naquele mesmo horário, no período determinado, o arquivo vai ser apagado.

Qual a melhor combinação de antivírus e anti-hacker? Opine no Fórum do TechTudo.

Para não se confundir, caso agende a autodestruição de muitos arquivos, o usuário tem a opção de fazer uma busca pelas tags para ver todos os documentos cuja remoção está agendada.

Um detalhe interessante é que os arquivos quando são deletados passarão a ser irrecuperáveis, sem deixar rastros.

Via Life Hacker

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Moura
    2014-10-01T18:29:26

    A gente sempre se pergunta agora o que significa " ferramenta de autodestruição", o fato é que a segurança foi por água abaixo faz tempo e realmente é muito difícil acreditar em ferramenta de autodestruição.