15/10/2014 16h30 - Atualizado em 15/10/2014 16h30

Dodge This: brasileiros criam o primeiro jogo para o Samsung Gear VR

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

A IMGNATION Studios, empresa gaúcha de Santa Maria, criou o primeiro jogo brasileiro para o óculos de realidade virtual Gear VR, da Samsung com a Oculus VR, lançado em setembro deste ano. Para conversar mais sobre o projeto, a coluna Geração Gamer entrevistou na Brasil Game Show 2014 (BGS) o diretor de criação Orlando Fonseca Jr. (31), que nos contou detalhes sobre o game Dodge This. Confira o depoimento e o teste que fizemos com o jogo.

'Mortal Kombat X terá finalizações realmente sangrentas', diz Ed Boon

Orlando Fonseca Jr. nos contou sobre o primeiro jogo brasileiro para Gear VR (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Orlando Fonseca Jr. nos contou sobre o primeiro jogo brasileiro para Gear VR (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

O game ainda é um protótipo

Dodge This tem lançamento previsto para o final deste ano, mas já está em funcionamento no Gear VR, que utiliza como tela o display de um smartphone da série Galaxy. Orlando, no entanto, pediu para que nós não fotografássemos o jogo. Ele ainda é um protótipo e não está na versão final.

“Começamos a fazer o jogo no início de 2012 e apresentamos ele para a publisher inglesa Chilingo, que trabalhou com Angry Birds da Rovio em 2009. Os caras fazem parte da Electronic Arts e gostaram da nossa ideia. Lançamos Dodge This para iOS em setembro de 2013″, contou o entrevistado.

Gear VR, óculos de realidade virtual desenvolvido por uma parceria entre Samsung e Oculus VR (Foto: Divulgação)Gear VR, óculos de realidade virtual desenvolvido por uma parceria entre Samsung e Oculus VR (Foto: Divulgação)

Seis pessoas da IMGNATION Studios participaram do processo de desenvolvimento de Dodge This. “Neste ano, o pessoal do Oculus Rift fez uma parceria com a Samsung para fazer o Gear VR, uma versão mobile dos óculos de realidade virtual. Por isso, eles foram atrás de games que se comportariam bem na nova plataforma. Eles nos convidaram para ser um dos jogos de lançamento”, comentou, orgulhoso, Orlando Fonseca Jr.

Para o diretor, o jogo lembra muito “A Ponte do Rio que Cai”, quadro que existia no programa do Faustão. “Na verdade aquele quadro da televisão é baseado em um outro japonês chamado Takeshi’s Castle. Foi assim que surgiu uma ideia de fazer um game em que você joga como o canhoneiro? Viajamos em cima deste tema e criamos tiros especiais, bigorna que cai do céu e galinha que explode. É uma mistura entre o desenho Looney Tunes do PernaLonga e o programa do Faustão”, disse Orlando.

Publisher de Angry Birds ajudou estúdio brasileiro (Foto: Divulgação)Publisher de Angry Birds ajudou estúdio brasileiro (Foto: Divulgação)

Quanto tempo levou na criação do game?

A publisher Chilingo recebeu dos desenvolvedores brasileiros o primeiro protótipo em março de 2012, para só lançar o game em setembro do ano seguinte. “Foi mais de um ano de criação e nós aprendemos neste processo a lidar com uma grande publisher. Eu já tinha trabalhado em outros projetos com empresas, mas a equipe que eu formei era nova com esse tipo de demanda. Era o nosso primeiro jogo mais sério”, disse Orlando Fonseca Jr.

A versão de Dodge This para Gear VR foi desenvolvida entre maio e outubro deste ano. “Essa experiência foi mais fácil, mas tivemos que refazer muitas mecânicas para que ele funcionasse em realidade virtual”, completou o desenvolvedor.

Nós testamos Dodge This

Testamos o primeiro jogo brasileiro para Gear VR (Foto: Divulgação)Testamos o primeiro jogo brasileiro para Gear VR (Foto: Divulgação)

A demo de Dodge This que jogamos tem apenas uma fase em que você precisa derrubar militares e adversários que tentarem atravessar a ponte que está diante do seu canhão. De acordo com Orlando Fonseca Jr., mais fases serão habilitadas na versão final com visuais pirata e medieval.

O jogo funciona com um menu principal apontado para o norte geográfico do Gear VR. Você aciona comandos dando pequenos toques na lateral direita do óculos de realidade virtual. Os disparos de canhão também são efetuados da mesma maneira.

Tela de gameplay do jogo Dodge This (Foto: Divulgação)Tela de gameplay do jogo Dodge This (Foto: Divulgação)

Apesar de ter gráficos relativamente simples, o game brasileiro é imersivo pelos sons e pela riqueza de elementos engraçados no cenário. Ele é um jogo no estilo “tower defense”, em que você tem que impedir que inimigos avancem na ponte para não perder pontos de vida. O tempo real requer que você tenha agilidade com a sua artilharia de canhões, derrubando também possíveis adversários fora da ponte.

O futuro dos jogos é a realidade virtual?

O diretor de criação Orlando Fonseca Jr. formou-se em Desenho Industrial em 2007 e trabalha desde aquela época com jogos. Começou uma empresa com três amigos na incubadora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), fazendo trabalhos de arte conceitual. “Queríamos fazer esse tipo de coisa para filmes e games”, disse o desenvolvedor. Em 2009 saíram os sócios originais e, no ano seguinte, Orlando fez uma pós-graduação em jogos digitais na PUC. No mesmo período, ele refez sua companhia do zero.

Orlando diz que não tem jogo favorito, embora seja um fã confesso de Diablo II e também um admirador da Blizzard. Ele nos contou suas apostas para o futuro dos games: “Sim, eu acredito que iremos usar muito a realidade virtual. Claro que nós temos um histórico de iniciativas que não deram certo no setor, mas agora as empresas mais importantes estão tentando levar os projetos adiante. Tem muita gente séria trabalhando com isso agora e a entrada do Facebook transformará o Oculus Rift num produto para consumidores de verdade”.

Orlando Fonseca Jr. também falou sobre suas crenças pessoais no mundo dos games (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Orlando Fonseca Jr. também falou sobre suas crenças pessoais no mundo dos games (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Para o desenvolvedor, a rede social tem força para ir até a China e massificar esse tipo de produto, além de oferecer um suporte financeiro que a Oculus não possuía na época que surgiu como um projeto de crowdfunding no Kickstarter. “O Gear VR, por utilizar smartphones, é mais um passo importante para popularizar o conceito de realidade virtual”, finalizou.

Qual é melhor jogo para Facebook? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares