Internet

27/10/2014 12h19 - Atualizado em 18/11/2014 14h56

Eleições brasileiras batem recorde de interações no Facebook; veja números

Melissa Cruz Cossetti
por
Da redação

As eleições de 2014 no Brasil, que contaram com dois turnos para o cargo de presidente da república e governador em 13 estados mais o Distrito Federal, bateram todos os recordes do Facebook em se tratando de eleições no mundo. Desde o início da campanha eleitoral, que começou em 6 de julho, até o final da noite de domingo (26), foram 674,4 milhões de interações no Facebook - entre posts, curtidas e comentários - tornando as eleições no país a com maior volume de interações na história da rede social.

Apuração: app do TSE dá detalhes sobre total de votos por estado e cidade; baixe

Mapa das Eleições no Facebook mostra Aécio Neves e Dilma Roussef em popularidade (Foto: Divulgação/Facebook)Mapa das Eleições no Facebook mostra Aécio Neves e Dilma Roussef em popularidade (Foto: Divulgação/Facebook)

No dia de votação do segundo turno foram geradas mais de 49 milhões de interações no Facebook. O volume de comentários por candidato foi de 53,8% voltados para a Dilma e 46,2% para Aécio. Segundo a rede social, essa contagem de interações só inclui posts que contenham uma indicação clara de apoio a um candidato, como posts e comentários onde foram identificadas hashtags dos candidatos Dilma e Aécio, mostrando apoio ou oposição e frases como "eu votei em" nos perfis de usuários do Facebook.

O volume de dados permitiu que, logo no primeiro turno, o pleito brasileiro ultrapassasse as eleições da Índia, em que foram registradas 227 milhões de interações. Nesta última fase, o Facebook calcula que tenham ocorrido mais de 23 milhões de interações por dia, mais de 977 mil publicações por hora.

Com o tempo, o interesse do usuário brasileiro pelo assunto também aumentou. As três semanas do segundo turno foram responsáveis por 328 milhões de interações, o que equivale a 48% do total, enquanto as outras interações foram registradas em cerca de três meses de campanha.

Os votos nas urnas eletrônicas são mesmo secretos? Veja no Fórum do TechTudo.

A candidata Dilma Rousseff (PT) recebeu mais comentários e foi mecionada em hashtags no Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Pernambuco e Piauí. Enquanto o Aécio Neves (PSDB) foi mencionado mais em Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo. 

Os estados com maior número de interações no Facebook nas Eleições, entretanto, foram:

1.  São Paulo

2.  Rio de Janeiro

3.  Minas Gerais

4.  Rio Grande do Sul

5.  Paraná

O estudo também mostrou que o assunto repercutiu mais entre as mulheres de 25 a 34 anos. Confira a ordem demográfica de acordo com o volume de interação:

1.  Mulheres, 25-34

2.  Mulheres, 18-24

3.  Homens, 18-24

4.  Homens, 25-34

5.  Mulheres, 35-44

A rede social possui, ao todo, 89 milhões de usuários brasileiros ativos mensais. Destes, 68 milhões acessam através dos dispositivos móveis, todo mês, No uso diário, o número cai para 41 milhões. Dados da E-Marketer mostraram que existem 107,7 milhões de usuários de Internet no Brasil.

No domingo (26), Dilma Rousseff (PT) foi reeleita no segundo turno com 51,64% dos votos válidos em uma vitória apertada contra Aécio Neves (PSDB) que teve 48,36% da preferência dos eleitores, segundo o TSE.

*Colaborou João Kurtz 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Selma Rodrigues
    2014-10-28T21:49:19

    Quem está sempre comentando,discutindo sobre política não são pessoas que recebe bolsa família são esclarecidas. A presidente não foi eleita só com votos dos pobres.