Internet

31/10/2014 00h05 - Atualizado em 31/10/2014 10h13

Halloween: Dia das Bruxas ganha doodle e um editor de fotos no Google+

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

Celebrado em diversos países no dia 31 de outubro, o Halloween, conhecido também como Dia das Bruxas, tem origem nos antigos povos celtas. O evento, que acontece na sexta-feira (31), é tradicional nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido e também é festejado pelo Google que homenageia a data com doodles animados. "Este ano convidamos alguns dos nossos artistas favoritos para criar uma série de gifs animados. Atualize para ver todos os seis!", diz o Google na página dedicada aos Doodles.

A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto

Entre os artistas escolhidos para criar os Doodles do Google estão Markus MagnussonOlivia Huyhn e Taylor Price. Cada um fez dois desenhos animados que revezam na página de buscas. O Google também criou o Halloweenify, um app para Google+ que edita fotos "assustadoras".

Este ano, o Google também preparou um doodle do Dia das Bruxas para o Brasil (Foto: Reprodução/Google)Este ano, o Google também preparou um doodle do Dia das Bruxas para o Brasil (Foto: Reprodução/Google)

O desenho da gigante de buscas para comemorar a data - que em 2013 não foi exibido no Brasil -, este ano reúne seis gifs. Para os brasileiros, porém, a data não é oficial. Nesta sexta-feira celebramos o Dia do Saci, personagem serelepe do Folclore Brasileiro com origens indígenas. A data foi escolhida em 2005, estrategicamente, para restaurar a nossa tradição e ir contra as influências estrangeiras como Halloween.

Google preparou uma série de doodles para comemorar o Halloween (Foto: Reprodução/Google)Google preparou uma série de doodles para comemorar o Halloween (Foto: Reprodução/Google)




No total, seis doodles animados comemoram o Dia das Bruxas. Os desenhos vêm ilustrados com personagens e símbolos da data: bruxa e seu caldeirão, fantasmas, lobos, corvos, espantalhos e as abóboras. As imagens alcançam os cinco continentes, incluindo os países da América e Europa, onde a festa é mais popular.


Doodle comemora o Halloween de 2014 (Foto: Reprodução/Google)Doodle comemora o Halloween de 2014 (Foto: Reprodução/Google)
Doodle do Dia das Bruxas são animados e aterrorizantes (Foto: Reprodução/Google)Doodle do Dia das Bruxas são animados e aterrorizantes (Foto: Reprodução/Google)
Espantalhos e corvos ilustram o doodle de Halloween (Foto: Reprodução/Google)Espantalhos e corvos ilustram o doodle de Halloween (Foto: Reprodução/Google)

Outros Doodles de Halloween

O Google prepara um Doodle diferente para o Halloween desde 1999. Desde então, eles ficam mais elaborados a cada ano, contando até com animações atualmente, como é o caso do Halloween 2014. 

O Google comemora o Dia das Bruxas com Doodle desde 1999 (Foto: Reprodução/Google)O Google comemora o Dia das Bruxas com Doodle desde 1999 (Foto: Reprodução/Google)

O que é o Halloween?

Entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., o Halloween acontecia entre os dias 30 de outubro a 2 de novembro, quando se comemorava a “festa dos mortos”, sem nenhuma relação com as bruxas. De acordo com a história, os espíritos voltavam à Terra para reencontrar seus familiares na festa, chamada de “Samhain”.

#Halloweenify: Deixe suas fotos assustadoras para o Halloween com o Google+

As fantasias que hoje são tão usadas na data, antes eram roupas dos celtas para se esconderem e afastarem os mortos - acreditava-se que esses espíritos voltariam nestes dias para possuir os corpos dos vivos gerando temor nas aldeias. Com a chegada do evangelho nas regiões habitadas por esse povo, a celebração foi desaparecendo e mudando com o passar do tempo.

Halloween: ‘doodle do Bing’ lembra lendas urbanas no Dia das Bruxas

Foi pelas mãos da Igreja Católica que ela “retornou” no século VII. O evento foi instituído pelo papa Bonifácio IV como uma festa em honra a “Todos os Santos”, após transformar o Panteão romano em um templo cristão. Chamada “All Hallow”, ela se tornou tão popular que ganhou uma vigília de espera chamada de “All Hallow’s Eve”. E assim surgiu o termo Halloween que conhecemos hoje como Dia das Bruxas.

Que susto! Doodle do Google celebra Halloween (Foto: Reproduçã/Google)Que susto! Doodle do Google celebra Halloween (Foto: Reproduçã/Google)

Qual é o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe Rocha
    2014-10-31T22:23:03

    Cadê os comemorativos do dia do Saci ? Cadê Cultura Brasileira ?!

  • Camila Felix
    2014-10-31T10:07:24

    Acho muito legal essas artes da google e o Dia das Bruxas é mágico!!!! Doces ou Travessuras