Impressora 3D

29/10/2014 16h20 - Atualizado em 29/10/2014 16h20

HP revela impressora 3D e computador inovador com scanner 3D e projetor

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A HP anunciou, nesta quarta-feira (29), o computador revolucionário Sprout e a impressora 3D Multi Jet Fusion, com tecnologia avançada. O PC, no formato de um modelo "tudo em um", é equipado com um scanner 3D, um projetor e um tipo de esteira touchscreen, que substitui mouse e teclado, ideal para manipular objetos tridimensionais na máquina. A outra novidade busca otimizar velocidade, qualidade e custo na impressão de objetos em 3D.

Nova animação da Disney requer supercomputador de 55 mil núcleos

HP visa atender um perfil de consumidor que precisa de ferramentas que incentivem a criatividadeHP anuncia computador Sprout, com ferramentas que incentivem a criatividade (Foto: Divulgação)

O computador, batizado com o sugestivo nome de Sprout (“broto”, em inglês), visa a atender as demandas de um tipo de usuário específico, que precisa manipular imagens tridimensionais de maneira mais natural do que aquela permitida pelo uso do mouse. O aparelho tem previsão para ser lançado em novembro, por US$ 1.899 (R$ 4.630, em conversão direta).

A máquina conta um dispositivo instalado no topo da tela. Ele desempenha tanto a função de projetor quanto a de scanner. O equipamento pode capturar as formas de qualquer objeto colocado na plataforma que substitui mouse e teclado. A imagem digital do item pode ser então manipulada pelo usuário. Na função projetor, o acessório exibe imagens na esteira, que passa a funcionar como uma segunda tela sensível ao toque. As possibilidade são ainda mais interessantes se o Sprout for usado em conjunto com a impressora 3D.

O Sprout conta com três câmeras, com sensor de 14 megapixels e a tecnologia RealSense. Juntas, elas registram diversos ângulos para formar uma imagem tridimensional. Outra capacidade bem interessante do RealSense é a possibilidade de ajustar o foco da imagem depois da foto pronta.

Sprout promete ser a ferramenta ideal para artistas e designers (Foto: Reprodução/PC World)Sprout promete ser a ferramenta ideal para artistas e designers (Foto: Reprodução/PC World)

Dispensando o uso do mouse e do teclado, o computador é mais voltado a um perfil de uso profissional mais solto e criativo. Não por acaso, a HP recrutou artistas e designers no processo de desenvolvimento para ajudar a criar o computador que rompe com os conceitos tradicionais dos PCs dos últimos 35 anos.

O Sprout mostra força também nas configurações. Trata-se de um "tudo em um" com tela de 23 polegadas, resolução Full HD (1.920 x 1.080p). A esteira, que pode virar tela, tem 20 polegadas e pode exibir imanges de 1.024 x 768p. No centro de tudo, está um Core i7-4790S, 8 GB de RAM DDR3, uma placa de vídeo Geforce 745A e um disco rígido híbrido, com 1 TB de espaço e 8 GB de memória flash.

Impressora 3D mais rápida e de melhor qualidade

As impressoras tridimensionais presentes no mercado se dividem entre dois tipos. Quanto ao funcionamento: há as que depositam camadas de resina para construir o objeto e há aquelas que usam um laser para modelar objetos sobre um tipo de resina, que reage à luz. Segundo a HP, os dois processos são lentos e custosos.

Intenção da HP é lançar a Multi Jet Fusion em 2016 (Foto: Reprodução/CNet)Intenção da HP é lançar a Multi Jet Fusion em 2016 (Foto: Reprodução/CNET)

É por isso que a empresa desenvolve a Multi Jet Fusion: um tipo de impressora que poderá produzir três objetos simultâneamente. Ainda em sendo aprimorado, o sistema, batizado de Stratasys, utilizará uma série de cabeças de impressão que, de uma só vez, produzirão uma camada inteira do objeto a ser impresso.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Comente no Fórum do TechTudo.

De acordo com a marca, essa abordagem aumenta a produtividade e agilidade do processo, além de garantir objetos com maior riqueza de detalhes. Em números, a HP garante que a Multi Jet Fusion terá capacidade de 1,2 mil pontos por polegada, enquanto as concorrentes, hoje, oferecem 600. A empresa informa que as impressoras baseadas na tecnologia Stratasys estarão no mercado em 2016. Veja vídeo do Sprout abaixo:

Via Engadget, PC World e CNET

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Robson Bicalho
    2014-11-12T16:19:50

    Alguns equívocos na tradução. 1) Stratasys é uma empresa renomada de 3d printer que faz parceria com a HP. Inclusive já fez uma 3d há um tempo atrás. 2) A tecnologia de impressão por jatos é a PolyJet, que é patente da Stratasys.

  • Cassio
    2014-11-02T15:17:03

    Um gigante entrando no mundo da impressão 3D. Bom para fortalecer o setor.