Impressora 3D

21/10/2014 07h30 - Atualizado em 21/10/2014 10h54

Impressora 3D é utilizada para criar nova técnica cinematográfica

Felipe Velloso
por
Para o TechTudo

A partir de uma impressora 3D, um artista gráfico francês promete revolucionar a forma como fazemos cinema. Ele utiliza 85 pequenas esculturas feitas com a tecnologia para criar cada cena da animação, sem precisar de um tradicional rolo de filme, mas sim com o suporte de um projetor. O projeto de Julien Maire está no no iMAL (Centro de Cultura e Tecnologia Digital de Bruxelas).

Telescópio impresso em 3D usa Nokia Lumia e pode ser fabricado em casa

Técnica mais antiga do cinema é reinventada de maneira nova (foto: Reprodução/3dPrint)Técnica mais antiga do cinema é reinventada de maneira nova (foto: Reprodução/3dPrint)

Se antigamente todo longa-metragem era feito a partir de um rolo de filme, com imagens impressas sob uma película, hoje em dia, com o avanço das técnicas digitais, raramente nos defrontamos com os velhos projetores, usando mídias como blurays e cartões de memória.

O que Maire propõe é uma volta às origens, ainda que de forma completamente diferente. Os diminutos bonecos translúcidos, quando exibidos em sequência sob um ponto fixo, contam a pequena história de um homem cavando um buraco no chão.

As pequenas esculturas formam uma película contínua (foto: Reprodução/3dPrint)As pequenas esculturas formam uma película contínua (foto: Reprodução/3dPrint)

O curta-metragem, com pouco menos de um minuto, funciona em um loop contínuo. Sua característica mais impressionante é a impressão de que se trata de uma animação em 3D justamente pela profundidade do protagonista que pode ser percebida pelos espectadores. Por um feixe de luz branca, o projetor lança cada uma das “películas” na parede assim como um cinematógrafo do século XIX.

As 85 esculturas impressas em 3D (foto: Reprodução/3dPrint)As 85 esculturas impressas em 3D (foto: Reprodução/3dPrint)

O pequeno filme está totalmente em branco e tons de cinza, justamente graças a cor translúcida dos objetos retratados na cena. A técnica empregada pode facilmente criar filmes com cores ao imprimir peças de outras colorações em tons transparentes, como vitrais de igreja.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Comente no Fórum do TechTudo.

A ideia parece ter dado muito certo, e Julien espera agora fazer filmes ainda maiores utilizando essa técnica especial. A escolha do homem cavando um buraco com as próprias mãos e uma pá foi uma referência direta à qualidade artesanal desse tipo de animação, que passa a impressão de movimento com as 85 peças.

Cada frame é devidamente organizado em uma ordem (foto: Reprodução/3dPrint)Cada frame é devidamente organizado em uma ordem (foto: Reprodução/3dPrint)

O que você acha da novidade? Será que o aperfeiçoamento das técnicas de impressão 3D podem nos levar a verdadeiras revoluções em outras mídias artísticas?

Via CNET e 3DPrint

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lula Molusco
    2014-10-21T11:12:59

    QUE BESTEIRA ISSO. ---------VAMOS FALAR DE COISAS BOAS?? ------------------------------------------- -----------------------PESQUISA DATAFOLHA Dilma tem 52%, e Aécio, 48% ------JÁ GANHEMOS ESSA ELEIÇÃO HAHAHA HÉHÉHÉ. -----VOCES OPOSITORES BURGUESES QUE VOTA NO AÉCIO NEVER DA QUADRILHA DE LARAPIOS DO PSDB NÃO TEM MILITANCIA NEM FAZEM PROPAGANDA DE BOCA A BOCA COMO NOS PETISTAS. ---------------DIA 26 É DILMA NA CABEÇA. -------------------CHUPAAAAAAAAAAAAA OPOZIÇAUM.

  • Percival Oliveira
    2014-10-21T12:10:00

    Ridiculo é as pesquisas eleitorais. Cheia das fraudes. Assisti alguns vídeos de gente encontrando urnas sem computar os votos. Estão manipulando tudo.

  • Danilo valerio
    2014-10-21T11:34:55

    Achei uma idiotice sem tamanho, coisa mais sem lógica, mas depois que vi que era um artista plástico deu para entender, é uma obra de arte... Mais uma notícia "para mudar a sua vida"....

  • Alexandre Juliano
    2014-10-21T11:30:29

    Novidade muito tosca!!!

  • Bruno Nardini
    2014-10-21T10:34:30

    Tá, mas e o vídeo?

  • Geraldo Gomes
    2014-10-21T09:14:16

    A reportagem devia ter mostrado o filme sendo rodado para vermos o resultado. É uma concepção artística sem fins comerciais.