Celular

13/10/2014 06h01 - Atualizado em 13/10/2014 14h31

iPhone 4S ou Moto X? Confira o comparativo de celular da semana

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O primeiro Moto X, lançado em 2013, e o iPhone 4S ainda fazem sucesso entre muitos usuários no Brasil. Os dois gadgets “antigos” ainda são mais vendidos no país e já foram os tops de linha da Motorola e Apple. Veja neste comparativo qual é o melhor smartphone e se ainda vale a pena o investimento.

Ainda vale a pena comprar um iPhone 5C, o smart colorido da Apple?

Comparativo: iPhone 4S ou Moto X. Veja qual é o melhor smart (Foto: Arte/TechTudo)Comparativo: iPhone 4S ou Moto X. Veja qual é o melhor smart (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Moto X (2013)

O Moto X tem processador Qualcomm Snapdragon dual-core de 1,7 GHz, 2 GB de RAM e memória interna de 16, 32 ou 64 GB. Conta ainda com NFC, 4G, Wi-Fi, Bluetooth e bateria de 2.200 mAh. Especificações técnicas que são bem mais avançadas do que as do iPhone 4S, que é dois anos mais antigo.

Moto X tem hardware mais avançado do que o iPhone 4S (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Moto X tem hardware mais avançado do que o iPhone 4S (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

O aparelho da Apple tem processador dual-core Cortex A9 de 1 GHz e 512 MB de RAM. Seu espaço para armazenamento é de 8, 16, 32 ou 64 GB, e a bateria tem apenas 1.432 mAh. Dentre as suas conectividades, não estão presentes o NFC e nem o 4G. Sua Internet somente pode ser conectada via Wi-Fi ou 3G.

Dimensões: iPhone 4S

O iPhone 4S é um pouco mais pesado, com 140 g contra 130 g do Moto X, porém tem o tamanho menor do que o aparelho da Motorola. Ele mede apenas 115,2 x 58,6 x 9,3 mm, com dimensões mais modestas em altura, largura e espessura do que o Moto X, que tem 129,3 x 65,3 x 10,4 mm.

iPhone 4S tem tela e dimensões melhores (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 4S tem tela e dimensões melhores (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Tela: iPhone 4S

O display do iPhone 4S é mais de 1 polegada menor do que o do Moto X. Por isso, para quem gosta de telas grandes, o aparelho da Motorola é a opção mais indicada. Porém, a qualidade da tela do gadget da Apple é superior, mesmo com uma resolução com um número menor de pixels.

A tela do iPhone 4S tem 3,5 polegadas com 640 x 960 pixels. Isso gera uma densidade de 330 pixels por polegada. Já a do Moto X tem 720 x 1280 pixels, sendo bem maior, e isso gera uma densidade menor. Com 4,7 polegadas, ela tem somente 312 ppi. Logo, o iPhone é menor e melhor no quesito display.

Câmeras: Moto X (2013)

Os dois modelos têm câmeras apenas razoáveis, mas o Moto X leva vantagem por oferecer uma maior resolução tanto na lente traseira como na frontal. Atrás são registradas fotos com até 10 megapixels e vídeos com 1080p a 30 fps, e na frente as imagens têm até 2 megapixels. O iPhone 4S tem somente 8 megapixels e a resolução VGA, respectivamente.

Moto X tem boas câmeras (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Moto X tem boas câmeras (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Sistema operacional: Empate

Os dois aparelhos podem ser atualizados para as versões mais recentes de seus sistemas operacionais. No caso, Android 4.4 (Kit Kat) no Moto X e iOS 8 no iPhone. Entre as plataformas, as diferenças são muitas, e a preferência pode variar bastante. Mas independente do seu gosto, os dois gadgets, apesar de antigos, ainda estão atualizados.

Preço e disponibilidade: iPhone 4S

Com a chegada do Moto X atualizado, lançado em 2014, o modelo de 2013 ficou um pouco mais difícil de encontrar. Apesar disso, algumas operadoras de telefonia vendem o aparelho bem barato, caso atrelado a um de seus planos. Já o iPhone 4S ainda pode ser encontrado com facilidade, e preço baixo, a partir de R$ 899, em lojas online.

Conclusão: iPhone 4S

A comparação entre iPhone 4S e Moto X termina dando uma pequena vantagem para o smartphone da Apple, com 3 contra 2 critérios (e 1 empate). Isso acontece porque, apesar do Moto X ter melhor desempenho contra o rival, ele perde na disponibilidade, já que a Motorola retirou o modelo da loja oficial. O 4S é mais portátil e tem uma tela melhor, além de ser mais fácil de achar desbloqueado. Já o Moto X tem melhor hardware e câmeras mais potentes, mas atualmente é encontrado, na maioria dos casos, atrelado a planos de operadoras.

Ambos, no entanto, ainda são capazes de oferecer um desempenho digno, com seus sistemas operacionais atualizáveis para as versões mais novas. Um ponto importante a favor do Moto X é sua conectividade 4G, não presente no iPhone.

Qual será o preço do iPhone 5S após o lançamento do iPhone 6? Comente no Fórum do TechTudo

Mas para quem deseja aparelhos bons por um preço bem barato dos tops de linha da geração atual, ainda é possível comprar tanto Moto X como iPhone 4S: o problema é que, principalmente para o 4S, lançado em 2011, atualizações e até aplicativos compatíveis devem começar a diminuir gradativamente. 

Tabela com as configurações do iPhone 4S e Moto X (Foto: Arte/TechTudo)Tabela com as configurações do iPhone 4S e Moto X (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Isaquehg
    2015-06-28T16:09:42

    O moto x perde na disponibilidade porque ele e melhor q o iphone 4 e vende MT mais kkkkkk

  • Isaquehg
    2015-06-28T16:07:49

    O 4s ganha na tela ??!!vcs tao de zuera a tela do galaxy Pocket e maior!!

  • Tiago Alves
    2014-10-17T09:54:47  

    Prefiro aqueles nokias tijoão que tem o jogo da cobrinha *-*

    recentes

    populares

    • Tiago Alves
      2014-10-17T09:54:47  

      Sai veadu '-' KKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Tiago Alves
      2014-10-17T09:54:47  

      kkkkkkk , ele gosta !

  • Barbieri Neto
    2014-10-14T15:03:43  

    FATO: Inteligente e esperto compra iPhone ou Nokia Lumia. Burro e pobre compra Motorola ou Samsung. Desculpem os burros e pobres, mas é verdade.

    recentes

    populares

    • Barbieri Neto
      2014-10-14T15:03:43  

      FATO: E idiota fala o que você falou. Só pra contar, tenho Iphone, mas não sou idiota de falar o mesmo que você.

    recentes

    populares

    • Barbieri Neto
      2014-10-14T15:03:43  

      Já vi comentários idiotas, mas o seu é um dos piores. Porque a pessoa seria "burra e pobre" de deixar de gastar mais de R$ 2000,00 em um Iphone? Tenho um Moto X e tem uma penca de gente por aí querendo trocar o Iphone 4s pelo meu, então essas pessoas estão sendo "burras e pobres"?

  • Fabio Almeida
    2014-12-07T22:02:32

    Acho que o mercado é para todos, e cada um pode pesquisar e escolher com critérios de gosto, preço que quer pagar e qualidade, todos são livres. Acho simplesmente ridículo as pessoas pensarem e falarem que o celular X é para tal pessoa e o Y é pra outra, cada um tem o direito de escolha, independente da profissão ou classe social, simplesmente é necessário mais respeito. Simples né?

  • Tiago Ribeiro
    2014-11-12T15:43:21

    Nossa, esse comparativo é o mais tosco que eu já vi, você teve coragem mesmo de postar isso?

  • Diego Mariano
    2014-10-17T00:58:08

    Acho que o Moto X é superior ao iPhone 4S. O Moto X agitou o mercado ao competir de igual pra igual com os tops com configurações bem mais modestas e preço bem mais atraente. Já não tem mais fôlego pra brigar com os tops mas ainda dará conta do recado por um bom tempo. Já o iPhone 4S foi o melhor celular de seu tempo, mas seu reinado já passou. Mesmo com o preço praticado hoje seu hardware modesto o torna menos vantajoso até do que o Moto G primeira geração, sem falar que é um celular muito pesado pro tamanho dele. Sem falar que ele perderá o suporte muito em breve

  • Rubens
    2014-10-15T12:49:42

    Confesso que até eu fui precipitado, mas recebi uma lição! Peço desculpas a jornalista! Eu queria perguntar para o "Wagner Andrade": qual o problema do Android ser emprestado? Se você estiver se referindo a estrutura de dados, posso lhe garantir que não é bem assim, sistemas operacionais são programas complexos. Os sistemas da Apple também conseguem funcionar em hardwares diferentes, embora não tenha a mesma versatilidade. Sistemas baseados em Linux podem ser recompilados com o que é apenas necessário e ficar tão enxuto quanto qualquer outro.

  • Rubens
    2014-10-15T12:27:11

    A jornalista também acha o Moto X superior! Prestem atenção no que ela comentou no final: "... uma pequena vantagem para o smartphone da Apple ... Isso acontece porque, apesar do Moto X ter melhor desempenho contra o rival, ele perde na disponibilidade, já que a Motorola retirou o modelo da loja oficial. O 4S é mais portátil e tem uma tela melhor, além de ser mais fácil de achar desbloqueado. Já o Moto X tem melhor hardware e câmeras mais potentes, mas atualmente é encontrado, na maioria dos casos, atrelado a planos de operadoras."

  • Rogério
    2014-10-14T03:24:16  

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.................Android..................pura enganação........já tive todos tipos de celular Android nunca mais........IOS......windows..........ou BlackBerry OS........Agora logico pra quem é burrinho vai de Android mesmo pois ele é tão limitado quanto vocês......kkkkkkkkkk...Isso q compararam o Moto X com um celular lançado DOIS ANOS ANTES......kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Rogério
      2014-10-14T03:24:16  

      Limitado tá!!! como vc quer que eu te responda? bluetooth? NFC? WIFIDirect? Ou só pode ser por email???

    recentes

    populares

    • Rogério
      2014-10-14T03:24:16  

      Rogério eu tive iPhone 3GS, 4 e 4S. Quando a tela do meu 4S quebrou pela enésima vez, decidi que era hora de trocar... mas isso aconteceu em julho de 2012 e eu não podia esperar três meses para pegar um iPhone 5, por isso comprei um Galaxy S3 mesmo tendo algum preconceito com Android. O que achei? Basta dizer que depois do S3 eu tive um Xperia Z e atualmente tenho um Moto X que, talvez, troque pelo novo Moto X em dezembro. Claro que o iPhone tem inúmeras qualidades, mas o Android oferece uma liberdade muito grande; além disso o iOS trava tanto quanto o Android em um bom smartphone: quase nada.

  • Fernanda Voi
    2014-10-14T15:06:56  

    Qualidade da Apple é indiscutível... Ela é sinônimo de qualidade, durabilidade, suporte ao cliente e bom design. Invejada, as vezes copiada, mas sempre respeitada... Apple é Apple.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2014-10-14T15:06:56  

      Tiago Costa Não vi verdades nenhuma. Não é à toa que no ramo de tecnologia, o TechTudo é um dos piores sites xD Ou melhor, um dos menos confiáveis.. basta pesquisar. Além do mais, eu digo isso por ser da área a mais de 5 anos :) Mas discutir com fã boy mente fechada de marca tosca é complicado xD Mas eu recomendaria que você procurasse benchmarks (se é que sabe o que é isso) de iPhone vs. Moto G antes de comentar besteiras :)

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2014-10-14T15:06:56  

      Tiago Costa não sei pq esse discurso de sistema emprestado?? A Apple e principalmente o seu novo lançamento usa câmeras da sony!! Na moral é até engraçado ver essa que já foi uma gigante,perder para todas as outras =/

  • Ricleison Peixoto
    2014-10-15T10:34:07

    É notório que o Moto X está superior em tudo, não tem como comparar, o Iphone nem sempre ganha, que ignorância...

  • Thiago Souza
    2014-10-14T15:54:50  

    Motorola é coisa de camelô ou pra gente que nunca estudou na vida. Moto G é lixo chinês de plástico sem qualquer qualidade. O iPhone é sempre a melhor opção... Chupa burro!!!

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2014-10-14T15:54:50  

      Só uma coisa.. câmera frontal VGA?? kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Short Landing
    2014-10-15T00:02:09

    Eu já tive o iPhone 4S e quero deixar minha avaliação: Prós: nenhum. Contras: preço, acabamento horroroso para um cel de R$ 1200,00, não tem nem sequer ventilador, ridículo. Luz espia pra tudo e não tem nda no painel. Botões de dificil manuseio, se cair no chão quebra tudo, já era. Defeitos apresentados: câmbio escapa a ré. Opinião geral: LIXO!! Comprei devido ao iOS mas não compensa!!

  • Sérgio Martins
    2014-10-14T18:38:00

    O Moto G é a melhor opção para os pobres. Ser pobre não é crime, mas ajuda muito a chegar lá.

  • Alexandre Silva
    2014-10-14T09:49:12  

    Os caras comparam o Moto X com um 4s e ainda perdem? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Os androideiros pirammmm

    recentes

    populares

    • Alexandre Silva
      2014-10-14T09:49:12  

      Moto X 1000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 vezes melhor que o Iphone 4s

  • Ana Oliveira
    2014-10-14T14:49:00

    Algum idiota dúvida que a americana Apple é muito superior a chinezinha Motorola? Só me respondam os idiotas ou burros. Obrigada

  • Filipe Massignan
    2014-10-14T16:21:43

    Querem gera polêmica ? ridícula a conclusão...

  • André Souza
    2014-10-14T16:10:45

    Iphone 4s como melhor custo benefício, do que o moto X?? Mesmo com as especificações humilhantes do aparelho da motorola!!??? e diferença de 1000 reais!!??? Aline de Jesus, procura outra profissão, filha...

  • Rubens
    2014-10-14T15:58:22

    + Wagner Andrade, você conseguiu ser mais engraçado do que a jornalista que fez a matéria!

  • Jardel Lincoln
    2014-10-14T15:21:59

    Vergonha como tem gente ignorante que se acha inteligente por desembolsar mais por um celular que só tem nome! kkkkkkkkk vergonha essa matéria, fecha as portas Techtudo vocês não tem profissionais de TI, vocês tem meninas que adoram andar na moda!

  • Everton Araújo
    2014-10-14T15:03:19

    É sério? que absurdo! comparação e argumento ridículo. deixo meu dislike!

  • Adm Brena
    2014-10-14T15:01:03

    proxima materia dos estagiarios. Nokia 1100 ou Iphone 4S, ai dao empate no sistema operacional, kkkkkkkkkkk. Sempre assim estagiarios !!!

  • Graziela Sk
    2014-10-14T14:40:24

    Mais uma prova de que hardware não é nada sem um bom software. O sistema iOS da Apple é sem dúvida muito superior ao Andróide.

  • Rubens
    2014-10-14T14:38:36

    Quem vai pagar 900 reais em um smartphone tosco com tela de 3.5"? Comparar com o Moto X? Só pode ser brincadeira! Não compararia esse 4S com o Moto G.