Celular

13/10/2014 06h01 - Atualizado em 13/10/2014 14h31

iPhone 4S ou Moto X? Confira o comparativo de celular da semana

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O primeiro Moto X, lançado em 2013, e o iPhone 4S ainda fazem sucesso entre muitos usuários no Brasil. Os dois gadgets “antigos” ainda são mais vendidos no país e já foram os tops de linha da Motorola e Apple. Veja neste comparativo qual é o melhor smartphone e se ainda vale a pena o investimento.

Ainda vale a pena comprar um iPhone 5C, o smart colorido da Apple?

Comparativo: iPhone 4S ou Moto X. Veja qual é o melhor smart (Foto: Arte/TechTudo)Comparativo: iPhone 4S ou Moto X. Veja qual é o melhor smart (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Moto X (2013)

O Moto X tem processador Qualcomm Snapdragon dual-core de 1,7 GHz, 2 GB de RAM e memória interna de 16, 32 ou 64 GB. Conta ainda com NFC, 4G, Wi-Fi, Bluetooth e bateria de 2.200 mAh. Especificações técnicas que são bem mais avançadas do que as do iPhone 4S, que é dois anos mais antigo.

Moto X tem hardware mais avançado do que o iPhone 4S (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Moto X tem hardware mais avançado do que o iPhone 4S (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

O aparelho da Apple tem processador dual-core Cortex A9 de 1 GHz e 512 MB de RAM. Seu espaço para armazenamento é de 8, 16, 32 ou 64 GB, e a bateria tem apenas 1.432 mAh. Dentre as suas conectividades, não estão presentes o NFC e nem o 4G. Sua Internet somente pode ser conectada via Wi-Fi ou 3G.

Dimensões: iPhone 4S

O iPhone 4S é um pouco mais pesado, com 140 g contra 130 g do Moto X, porém tem o tamanho menor do que o aparelho da Motorola. Ele mede apenas 115,2 x 58,6 x 9,3 mm, com dimensões mais modestas em altura, largura e espessura do que o Moto X, que tem 129,3 x 65,3 x 10,4 mm.

iPhone 4S tem tela e dimensões melhores (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 4S tem tela e dimensões melhores (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Tela: iPhone 4S

O display do iPhone 4S é mais de 1 polegada menor do que o do Moto X. Por isso, para quem gosta de telas grandes, o aparelho da Motorola é a opção mais indicada. Porém, a qualidade da tela do gadget da Apple é superior, mesmo com uma resolução com um número menor de pixels.

A tela do iPhone 4S tem 3,5 polegadas com 640 x 960 pixels. Isso gera uma densidade de 330 pixels por polegada. Já a do Moto X tem 720 x 1280 pixels, sendo bem maior, e isso gera uma densidade menor. Com 4,7 polegadas, ela tem somente 312 ppi. Logo, o iPhone é menor e melhor no quesito display.

Câmeras: Moto X (2013)

Os dois modelos têm câmeras apenas razoáveis, mas o Moto X leva vantagem por oferecer uma maior resolução tanto na lente traseira como na frontal. Atrás são registradas fotos com até 10 megapixels e vídeos com 1080p a 30 fps, e na frente as imagens têm até 2 megapixels. O iPhone 4S tem somente 8 megapixels e a resolução VGA, respectivamente.

Moto X tem boas câmeras (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Moto X tem boas câmeras (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Sistema operacional: Empate

Os dois aparelhos podem ser atualizados para as versões mais recentes de seus sistemas operacionais. No caso, Android 4.4 (Kit Kat) no Moto X e iOS 8 no iPhone. Entre as plataformas, as diferenças são muitas, e a preferência pode variar bastante. Mas independente do seu gosto, os dois gadgets, apesar de antigos, ainda estão atualizados.

Preço e disponibilidade: iPhone 4S

Com a chegada do Moto X atualizado, lançado em 2014, o modelo de 2013 ficou um pouco mais difícil de encontrar. Apesar disso, algumas operadoras de telefonia vendem o aparelho bem barato, caso atrelado a um de seus planos. Já o iPhone 4S ainda pode ser encontrado com facilidade, e preço baixo, a partir de R$ 899, em lojas online.

Conclusão: iPhone 4S

A comparação entre iPhone 4S e Moto X termina dando uma pequena vantagem para o smartphone da Apple, com 3 contra 2 critérios (e 1 empate). Isso acontece porque, apesar do Moto X ter melhor desempenho contra o rival, ele perde na disponibilidade, já que a Motorola retirou o modelo da loja oficial. O 4S é mais portátil e tem uma tela melhor, além de ser mais fácil de achar desbloqueado. Já o Moto X tem melhor hardware e câmeras mais potentes, mas atualmente é encontrado, na maioria dos casos, atrelado a planos de operadoras.

Ambos, no entanto, ainda são capazes de oferecer um desempenho digno, com seus sistemas operacionais atualizáveis para as versões mais novas. Um ponto importante a favor do Moto X é sua conectividade 4G, não presente no iPhone.

Qual será o preço do iPhone 5S após o lançamento do iPhone 6? Comente no Fórum do TechTudo

Mas para quem deseja aparelhos bons por um preço bem barato dos tops de linha da geração atual, ainda é possível comprar tanto Moto X como iPhone 4S: o problema é que, principalmente para o 4S, lançado em 2011, atualizações e até aplicativos compatíveis devem começar a diminuir gradativamente. 

Tabela com as configurações do iPhone 4S e Moto X (Foto: Arte/TechTudo)Tabela com as configurações do iPhone 4S e Moto X (Foto: Arte/TechTudo)