Internet

01/10/2014 06h45 - Atualizado em 06/12/2015 16h55

Lista tem sete coisas que você ainda pode fazer após o fim do Orkut

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Aconteceu. O Orkut deu adeus aos usuários nesta última terça-feira (30). A rede social criada em 2004 e que já foi a queridinha dos brasileiros, não está mais no ar. Muitos internautas encerraram a conta ao migrarem para outras plataformas, especialmente para o Facebook. Porém, muita gente ainda tinha perfil por lá.  O TechTudo fez um guia de perguntas e respostas sobre o fim do Orkut. Mas, se você quer saber o que fazer após esse período, veja dicas de como resgatar recordações ou simplesmente superar a perda.

O que acontecerá com as comunidades após o fim do Orkut? Saiba tudo

Redes se superam (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Adeus Orkut, rede social do Google sai do ar (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


1) Baixar seus dados para o HD do seu computador

Informações como depoimentos, scraps, fotos, vídeos e a própria lista de amigos podem ser salvas no computador. Este tutorial ensina o passo a passo para fazer backup dos dados. O procedimento usa uma ferramenta nativa do Google chamada Google Takeout, que exporta os arquivos em pacote ZIP.

2) Transferir seus dados direto para o Google Drive

O Google Takeout também permite armazenar todas as informações direto no Google Drive. Dessa forma, você mantém as memórias da época do Orkut sem precisar gastar espaço do disco rígido ou de um computador pessoal. O processo é um pouco diferente do anterior. Caso tenha alguma dúvida, verifique as etapas neste guia sobre como levar seus dados direto ao Drive, sem precisar baixar nada.

3) Criar uma conta no Google+

Verdade seja dita: o Google+ não ganhou o coração dos internautas. Mas, a impopularidade da rede social tem pouco a ver com seus recursos, que são bastante diversificados. Ele reúne algumas das característas como: feed de notícia, seguir alguém sem ser seguido, comunidades e o suporte a GIFs animados. Há muitas funcionalidades não exploradas (veja 15 funções tops), o que o torna melhor que o Orkut em vários aspectos. Na transição entre as plataformas, muita gente que tinha perfil no Orkut acabou fazendo o do Google+ e depois esqueceu a história. Este tutorial ensina a verificar se você já tem conta no Google Plus e, se não, como criar uma. Pode ser uma boa hora de conhecer o Google+.

4) Baixar o arquivo público com informações de comunidades

O Google deixou para o último dia a liberação do download das informações sobre comunidades. O Arquivo das Comunidades do Orkut conta com 51 milhões delas e está disponível no próprio site Orkut.com. Para quem tinha conteúdo relevante em alguma – ou várias – comunidades, vale a visita.

5) Conhecer outras redes sociais

Todo fim precisa ser superado e a internet está cheia de redes sociais. O Facebook dispensa apresentações, mas outros serviços menos conhecidos podem ser desbravados. Uma das novidades é o Ello, que volta com a proposta de ser restrito a convidados, assim como o início do Orkut.

O VK, por sua vez, é conhecido como “Orkut russo” e já conta com mais de 340 mil usuários brasileiros – disponível em português. No comparativo com a rede original, o site apresentou melhor desempenho em vários aspectos, motivo pelo qual merece ao menos um voto de confiança.

Porque o Brasil é tão presente nas redes sociais? Comente no Fórum do TechTudo.

Porém a aposta como melhor substituto do Orkut é uma rede social que sequer foi lançada. Orkut Buyukkokten, o criador do saudoso portal, está desenvolvendo um novo site de relacionamento chamada Hello. A cor predominante do site é roxa, o que pode ser um indício de mais semelhanças entre os serviços de relacionamento.

6) Relembrar e sentir saudades

Mas se você quer mergulhar de vez no mar de lembranças, aqui estão algumas boas listas. Esta reúne 15 coisas extremamente características do Orkut , como os depoimentos e os indicadores de popularidade através de cubos de gelo, smiley e corações. Funcionalidades como visitante recentes, BuddyPoke e sorte do dia são lembradas nesta outra relação. Há ainda um artigo que mostra a história de ascensão e queda do site a partir de números, ajudando a entender a trajetória de 2004 até hoje.

Veja como recuperar seus arquivos no Orkut


7) Protestar

Se nada disso te deixa satisfeito, só resta uma coisa: reclamar muito na Internet. Recentemente uma petição no Avaaz pediu ao Google que não encerrasse a rede social no Brasil. Ela terminou com 88.341 assinaturas, o que não foi suficiente para mudar os planos da companhia. Mas, nada impede que novas campanhas sejam criadas, principalmente para quem acredita que “a esperança é a última que morre”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Francisco Junior
    2014-10-03T18:23:59  

    Peço por favor gostaria muito de poder saber como se tenho ainda chance de recuperar meus albuns,tenho muita recordações que não queria peder,peço uma grande ajuda...

    recentes

    populares

    • Francisco Junior
      2014-10-03T18:23:59  

      Muito obrigado!! Consegui recuperar todas as minhas fotos!!!