01/10/2014 07h30 - Atualizado em 01/10/2014 16h26

Matchstick é concorrente ‘baratinho’ do Chromecast e roda Firefox OS

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A Mozilla é mais uma empresa a apostar em dispositivos de streaming de conteúdo para TVs. Ela lançou um projeto de arrecadação, que já é um sucesso no Kickstarter, para financiar o seu dongle, o Matchstick, que é um novo concorrente para o Chromecast, do Google, e para os muitos aparelhos do tipo que vêm sendo lançados recentemente.

Microsoft anuncia produto para competir com Chromecast, do Google

Matchstick visa ser o Chromecast da Mozilla (Foto: Divulgação)Matchstick pretender ser o 'Chromecast' da Mozilla (Foto: Divulgação)

O diferencial do Matchstick é que ele funciona com Firefox OS, permitindo que seus usuários acessem uma loja de aplicativos própria, onde serão disponibilizados mais programas do que os que já aparecem na Mozilla App Store. Segundo os criadores, serviços famosos como Pandora, Netflix e HBO Go serão alguns dos compatíveis.

Com processador Rockchip 3066 dual-core, 4 GB de memória interna e 1 GB de RAM, ele dispõe de conexão de Internet via Wi-Fi padrão 802.11 b/g/n e performance capaz de fazer transmissão não somente de vídeos, como também de jogos. O objetivo é fazer com que o usuário “passe suas coisas favoritas da Internet para a tela grande”.

Apps podem ser baixados pela loja da Mozilla (Foto: Divulgação)Apps podem ser baixados pela loja da Mozilla (Foto: Divulgação)

O funcionamento é bem parecido com o do Chromecast. Basta o usuário conectar seu Matchstick à televisão, fazer uma rápida configuração utilizando um computador ou até um celular e fazer o streaming do conteúdo de aplicativos compatíveis. Além disso, o dispositivo pode ser usado para espelhar sites abertos no Chrome e Firefox direto para a TV.

Sucesso em poucas horas

O projeto do aparelho é um sucesso estrondoso no Kickstarter. Em apenas algumas horas  online, mais de 2.300 pessoas já haviam dado suas contribuições, somando um valor impressionante de mais de US$ 50 mil (cerca de R$ 122 mil) arrecadados. A meta é de US$ 100 mil (quase R$ 244 mil) já foi ultrapassada nesta quarta-feira (1).

Dongle faz streaming de múltiplos tipos de conteúdo (Foto: Divulgação)Dongle faz streaming de múltiplos tipos de conteúdo (Foto: Divulgação)

O preço do Matchstick também ajudou a fazer com que ele fosse um sucesso quase instantâneo. As primeiras 500 unidades do aparelho custaram somente US$ 12 (R$ 29). Depois, o preço dele passou para US$ 18 (R$ 44). Já foram vendidos mais de 4 mil dongles por esse valor. Entregas internacionais custam US$ 5 (R$ 12).

Vale a pena comprar um Chromecast? Comente no Fórum do TechTudo.

As unidades de desenvolvedores, com acesso a SDKs e APIs, também tiveram ofertas: por US$ 24 (R$ 58) para os primeiros 250 compradores (opção já esgotada) e por US$ 34 (R$ 40) para os outros (que já são mais de mil). Quando chegar às lojas em fevereiro de 2015, o Matchstick custará US$ 25 (R$60). No Brasil, o Chromecast pode ser encontrado por R$ 249 em varejista.

Via Kickstarter, Cnet e Engadget

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Flávio Rodrigues
    2014-10-02T09:22:02

    É 13, É 13, É 13, É 13, É 13, É 13, É 13, E QUEM NÃO AGUENTAR, PODE IR PESCAR.

  • Adriana
    2015-02-23T10:21:40  

    O projeto beta, no qual alguns pagaram para receber antes ta no maior furo! Mudaram a entrega de fevereiro para agosto alegando mudança no hardware. Quem pagou esta pedindo cancelamento do bakers. Pra mim que paguei e estou nessa, acho que é maior furada! Mostrou desorganização! E ainda pior, mostrou que nao sabiam nem o que fazer direito.

    recentes

    populares

    • Adriana
      2015-02-23T10:21:40  

      Adriano estou com Você esta esperando a entrega para Fevereiro e até agora nada! que vergonha isso.

  • Alexandre Borges
    2014-10-18T22:06:20

    Não sou petista nem nenhum outro, mas a CULPA NÃO É SÓ DO PT, NÃO !!!!! NÃO É DE HOJE QUE POSSUÍMOS A MAIOR CARGA TRIBUTÁRIO DO MUNDO. CHEGA DE CORRUPÇÃO EM TODOS OS NÍVEIS!!!!!!

  • Alexandre Borges
    2014-10-18T22:04:02

    Meu Deus!!!!! Como pode, pagarmos os maiores impostos do mundo ?!?! Até parece que somos o povo mais rico...

  • Marcelo
    2014-10-02T09:37:54

    É UMA VERGONHA O QUE PAGAMOS DE IMPOSTOS NO NOSSO PAIS... PARA UM BRASIL MELHOR....FORA DILMA....FORA PT .....CHEGA DESSA CORRUPÇÃO

  • Marcelo
    2014-10-02T09:43:56

    É UMA VERGONHA O QUE PAGAMOS DE IMPOSTOS NO NOSSO PAIS ... PARA UM BRASIL MELHOR ....FORA DILMA....FORA PT .....CHEGA DESSA CORRUPÇÃO

  • Marcelo
    2014-10-02T09:49:20

    É UMA VERGONHA O QUE PAGAMOS DE IMPOSTOS NO NOSSO PAIS... PARA UM BRASIL MELHOR....FORA DILMA....FORA PT .....CHEGA DE CORRUPÇÃO

  • Marcelo
    2014-10-02T09:52:31

    UM ABSURDO O QUE PAGAMOS DE IMPOSTOS FORA DILMA....FORA PT .....CHEGA DE CORRUPÇÃO

  • Marcelo
    2014-10-02T09:38:29

    É UMA VERGONHA O QUE PAGAMOS DE IMPOSTOS NO NOSSO PAIS... PARA UM BRASIL MELHOR....FORA DILMA....FORA PT .....CHEGA DESSA CORRUPÇÃO

  • Luan G.
    2014-10-01T11:46:19  

    Tomara que tenha a mesma eficiência do produto da Google, concorrência é sempre bom... Assim talvez baixem o valor do Chromecast.

    recentes

    populares

    • Luan G.
      2014-10-01T11:46:19  

      O negócio é comprar lá de fora, pagar o frete e ser feliz.

    recentes

    populares

    • Luan G.
      2014-10-01T11:46:19  

      Leonardo Barros Isso se não parar na receita ne? ahahahahah. Eu pedi hj pra uma amiga trazer de fora, pro risco ser menor. ahahahaha

  • Cidadão.
    2014-10-02T10:46:21

    Será que tem a TV Senado? Já que somos roubados nos impostos quero ver os ladrões.

  • Marcelo
    2014-10-02T09:46:24

    É UMA VERGONHA O QUE PAGAMOS DE IMPOSTOS NO NOSSO PAIS... PARA UM BRASIL MELHOR....FORA DILMA..../@FORA PT ...../@CHEGA DESSA CORRUPÇÃO

  • Marcelo
    2014-10-02T09:31:16

    PARA UM BRASIL MELHOR...FORA DILMA...FORA PT

  • Paulo Henrique
    2014-10-01T18:11:00  

    200 conto aqui.....FORA PT

    recentes

    populares

    • Paulo Henrique
      2014-10-01T18:11:00  

      E tu acha que custa 200 aqui por causa do PT? Sabe de nada, inocente!

    recentes

    populares

    • Paulo Henrique
      2014-10-01T18:11:00  

      O Paulo Henrique não deve conhecer NADA do processo legislativo para criação de leis...

  • Marcio Marques
    2014-10-02T09:05:17

    249 no varejo? Ganhar dinheiro pode mas meter a mão não!

  • Raphael Moraes
    2014-10-02T08:56:53

    não vou falar só desse produto mais como um todo, até quando vamos viver pagando o triplo quadruplo, para comprar as coisas ? isso é uma realidade pagamos imposto quem coisas subir faturados e nós ficamos tudo quetos, não aceitamos, mas não fazemos nada também

  • Alex Sales
    2014-10-01T16:55:33  

    dica; TV Smart tá barato agora, compra uma direto que é melhor. Troca a velha e compra uma nova mais barata com o recurso....

    recentes

    populares

    • Alex Sales
      2014-10-01T16:55:33  

      Alex, eu tenho smartv em casa e acho excelente porém esse dongle é bastante útil, quando se viaja e se hospeda em um hotel, é só plugar ele na tv do hotel e assistir e os netflixs da vida.

    recentes

    populares

    • Alex Sales
      2014-10-01T16:55:33  

      Eu tenho um Chromecast e não me arrependo nem um segundo da compra... Minha televisão não é smart e não vou me desfazer dela por causa disso. Valeu cada centavo. Levo para a casa da minha mãe, tenho o conteúdo que quiser em viagens só com o celular, sem presisar carregar tablet ou notbook.

  • Geraldo Silva
    2014-10-02T06:36:47

    pais governado por ladrão é isso, tudo caro. abandona não compra.

  • Cleyton Silva
    2014-10-01T22:15:05

    pena que nós brasileiros não temos a sorte de ter produtos como esses com preços justo fora a demora para chegar aqui no brasil e quando chega custa o olho da cara 200 reais , essa e nossa realidade

  • Jardel Freires
    2014-10-01T19:59:37

    O lance agora é esperar um pouco, esse tipo de dispositivo vai evoluir muito ainda e em bem pouco tempo, comprar agora, no meu ponto de vista, é se arrepender pouco tempo depois.

  • Arthur Muhlenberg
    2014-10-01T18:08:28

    SERA QUE PEGA A IURDTV, SE PEGAR O EDIR MACEDO VAI ARREMATAR O LOTE TODO.

  • Daniel Marinho
    2014-10-01T18:03:04

    A matéria fez uma comparação do preço do Matchstick nos EUA com o do Chromecast no Brasil. O Chromecast custa US$ 35 contra os US$ 25 que o Matchstick promete custar.

  • Lula Molusco
    2014-10-01T17:20:32

    AS AZBOX OU AZAMERICA É MELHOR QUE ESSE PENDRIVE XEXELENTO. ----------E AINDA VEM DESBLOQUEADO TODOS OS CANAIS HD.

  • Paulo Silva
    2014-10-01T16:36:29

    Qual o link para compra ?

  • Junior Guimarães
    2014-10-01T15:36:28

    Funciona o SBT ?