27/10/2014 06h00 - Atualizado em 27/10/2014 06h00

Moto G ou Galaxy S4 mini? Confira o comparativo de celular da semana

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Galaxy S4 mini e o Moto G são capazes de atrair a atenção do usuário quando o assunto é preço baixo. Afinal, ambos os telefones trazem especificações e características avançadas para quem quer comprar um novo aparelho sem gastar muito. No entanto, qual será a melhor opção? Confira o comparativo do TechTudo e descubra qual aparelho comprar: 

Android Lollipop é oficial: Google anuncia versão 5.0 do sistema

Moto G ou Galaxy S4 Mini? Qual o melhor para o seu perfil? (Foto: Arte/TechTudo)Moto G ou Galaxy S4 Mini? Qual o melhor para o seu perfil? (Foto: Arte/TechTudo)

- Design

À primeira vista, a preferência pelo design de um aparelho ou outro é bastante pessoal e não depende de uma análise muito profundada. Entretanto, há aspectos que podem determinar se o Galaxy S4 Mini ou o Moto G são as melhores opções para você.

Galaxy S4 mini tem design mais fino e é mais compacto do que aparelho da Motorola (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Galaxy S4 mini tem design mais fino e é mais compacto do que aparelho da Motorola (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Se você está a procura de um celular mais compacto, o Galaxy S4 mini promete ser a melhor opção. O dispositivo da Samsung tem uma tela de 4,3 polegadas resultando num corpo de com medidas de 124,6 mm x 61,3 mm. Já o Moto G é uma boa escolha para quem busca aparelhos maiores, já que possui 141.5 x 70.7 mm.

O S4 mini é ainda um aparelho mais leve, apresentando apenas 107 gramas contra as 149 gramas do Moto G. Além disso, o gadget da Samsung é mais mais fino (8,9 mm) e deve se encaixar mais confortavelmente em bolsos menores do que o Moto G (11 mm). Em outras palavras, o S4 mini promete ser um celular mais amigável às mãos e bolsos pequenos, enquanto o Moto G promete ser mais robusto.

- Tela

No que diz respeito à tela, o aparelho da Motorola promete fazer mais bonito. Equipado com uma tela IPS de 5 polegadas, o Moto G traz resolução HD e uma densidade de 294 ppi. Enquanto isso, mesmo sendo menor, o display Super AMOLED de 4,3 polegadas do S4 mini apresenta uma densidade de 256 ppi graças à sua resolução inferior de 960 x 540 pixels.

Moto G possui tela de cinco polegadas com resolução HD (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Moto G possui tela de cinco polegadas com resolução HD (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

De forma geral, se você procura um aparelho para assistir vídeos, ver filmes e jogos, a melhor opção será o Moto G. Já se suas funções são bastante básicas e você não se importa tanto com a visualização do conteúdo, o S4 mini não promete ser uma escolha decepcionante.

- Desempenho

Na disputa pelo melhor desempenho, Moto G e S4 mini aparecem lado a lado. O aparelho da Motorola possui um processador quad-core Snapdragon 400 de 1,2 GHz e 1 GB de RAM. Enquanto isso, o Galaxy S4 mini aparece com um chip dual-core de 1,7 GHz e 1,5 GB de RAM. De forma geral, ambos se equilibram, mas o que pesa contra ao Galaxy é a personalização aplicada pela Samsung.

Galaxy S4 Mini tem processador dual-core e 1,5 GB de memória RAM (Foto: Bárbara Mannara/TechTudo)Galaxy S4 Mini tem processador dual-core e 1,5 GB de memória RAM (Foto: Bárbara Mannara/TechTudo)

Já no que diz respeito ao armazenamento, o aparelho da Motorola mostra-se mais flexível, já que este possui opções internas com 8 ou 16 GB de armazenamento, com entrada para cartão de até 32 GB. Enquanto isso, o Galaxy S4 mini possui apenas 8 GB internos, mas apenas 5 são disponíveis. Em compensação o ele possui entrada para cartão de até 64 GB.

- Bateria

Galaxy S4 mini possui bateria levemente inferior à do Moto G (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Galaxy S4 mini possui bateria levemente inferior à do Moto G (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Na disputa pela bateria, o Moto G é aquele que traz o maior componente: com 2.070 mAh contra 1.900 mAh do S4 mini. Entretanto, o  S4 mini tem a seu favor possuir uma tela menor e a resolução mais baixa do que o rival, o que faz com que o consumo também seja consideravelmente reduzido.

- Câmera

Ambos celulares são bastante parecidos no quesito fotografia: os dois têm um sensor de 8 megapixels com flash LED e função HDR. No entanto, o Galaxy S4 mini é capaz de gravar em resolução Full HD (1080p), o dobro dos vídeos em HD (720p) do Moto G. Já no quesito câmera frontal, o gadget da Motorola se sai melhor do que o rival com 2 megapixels pera selfies, enquanto o telefone da Samsung possui 1,9 MP.

Moto G tem câmera de 8 megapixels e capinhas coloridas (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Moto G tem câmera de 8 megapixels e capinhas coloridas (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

De forma geral, tanto o Galaxy S4 mini quanto o Moto G prometem dar conta do recado quando o assunto é fotografia e selfie. Entretanto, o modelo da Samsung promete ter desempenho melhor na gravação de vídeos.

- Sistema Operacional

Este talvez seja o maior calcanhar de Aquiles da Samsung. Como a empresa modifica bastante a interface o Android e adiciona muitas funções aos aparelhos, é comum que as atualizações demorem a chegar aos Galaxys. Já o Moto G costuma recebê-las bastante rapidamente por utilizar um sistema mais puro e com poucas mudanças.

Moto G traz sistema bastante puro e na versão 4.4 KitKat do Android (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Moto G traz sistema bastante puro e na versão 4.4 KitKat do Android (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Atualmente, ambos aparelhos rodam a versão mais recente do Android: a 4.4 (KitKat). Porém, o Moto G traz uma edição mais recente e, consequentemente, com correções de erros e outros ajustes que a do Galaxy S4 mini ainda não tem. Fora isso, a Motorola já garantiu o update para a versão Lollipop no seu telefone, enquanto a Samsung não divulgou nada a respeito.

Há um ponto, porém, que o aparelho da Samsung se destaca: as funções exclusivas. No Galaxy S4 mini, por exemplo, há algumas funções importadas do seu irmão mais poderoso S4, como a "Galaxy Camera". Já o Moto G é mais limpo, sem muitos aplicativos, mas que atrai pela sua leveza e otimização.

- Preço e disponibilidade

Galaxy S4 mini tem câmera frontal de 1,9 megapixels e preço similar ao Moto G (Foto: Divulgação/Samsung)Galaxy S4 mini tem câmera frontal de 1,9 megapixels e preço similar ao Moto G (Foto: Divulgação/Samsung)

Ambos os telefones já estão à venda no Brasil e possuem preços bastante parecidos. O S4 mini, por exemplo, pode ser encontrado por valores que variam de R$ 699 a R$ 899. Já o Moto G tem um preço médio na comparação: R$ 799 na versão dual-chip e com TV Digital.

- Afinal, qual comprar?

Decidir por um aparelho novo nunca é uma função fácil,mas apesar disso, é possível escolher o Moto G como a melhor opção de compra por alguns motivos: maior tempo de suporte, atualização garantida e bom custo-benefício. O aparelho da Motorola segue sendo vantajoso por oferecer um bom funcionamento sempre na última versão do sistema do Google.

Como colocar foto no perfil do celular Moto G? Comente no Fórum do TechTudo

Tabela comparativa de especificações entre Moto G e Galaxy S4 Mini (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa de especificações entre Moto G e Galaxy S4 Mini (Foto: Arte/TechTudo)

Já o Galaxy S4 mini perde um pouco do seu brilho no suporte da Samsung, que não garantiu a atualização para o smartphone. Além disso, como trata-se de um aparelho lançado no último ano, é preciso considerar que o número de updates deve ser consideravelmente menor do que o do Moto G. Apesar disso, o aparelho consegue ser uma boa opção para quem não deseja pagar muito por um Galaxy.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • JOÃO SEVERINO
    2014-10-28T08:34:15  

    Se quiser fotografar compre uma câmera, quando for comprar um celular pense em processador e memória ram, como pode o moto G com 1,2 GHZ e 1G de Ram ser a melhor opção contra 1,7GHZ e 1,5 de Ram?? a diferença da tela e bateria onde S4 mini perdeu, são desprezíveis perto do que é mais importante em celular. Matéria paga ou a tia do café quem escreveu isso.

    recentes

    populares

    • JOÃO SEVERINO
      2014-10-28T08:34:15  

      Acho que a questão do processador é por ser um quad-core e do galaxy é dual, por esse motivo e por ser mais lindo no que diz respeito a modificações do fabricante. Mas são ótimos aparelhos.

    recentes

    populares

    • JOÃO SEVERINO
      2014-10-28T08:34:15  

      A verdade João Severino e que o moto G possui o chamado "Android Puro(SO com modificações mínimas)" enquanto que o S4 mini mesmo com 1,5 de RAM e Dualcore de 1,7 a performance dele e prejudicada pelas modificações da samsung, isso e experiência própria.

  • Darlan Melo
    2014-10-27T21:19:38  

    onde vende s4 mini por 699?

    recentes

    populares

    • Darlan Melo
      2014-10-27T21:19:38  

      Aqui na biqueira parça, quer ?

    recentes

    populares

    • Darlan Melo
      2014-10-27T21:19:38  

      Hoje em dia se acha kkk comprei a Ricardo Eletro por esse preço.

  • Claudiadudujoce Santos
    2015-03-05T19:47:52

    Esse teste/comparativo está muito mal feito, comparando o moto G 2014, sem especificar isso, o moto G1 tem 5 megapixel e não 8, foto de análise do sistema operacional tem dois moto G lado a lado.

  • Dani Silva
    2014-11-27T21:41:32

    Nda se comparar ao S4 e S5 em qualidade de tela e camera, já tive Moto G a tela é escura sem brilho, vocês podem comparar tudo mas em questao de tela e camera nada supera, não adianta chorar

  • Camila Felix
    2014-11-19T22:13:27

    o moto g e muito bom ,, mas muito frágeis

  • Ruan Pinho
    2014-10-27T20:50:05  

    Realmente, quando falam da TechTudo, eu relevo. Acho que , geralmente, eles vem com artigos interessantes e tal. Dessa vez, pegaram numa coisa pessoal: meu celular. Fizeram um comparativo com erros e com aparelhos que não são similares nem comparados, pois foram lançados em épocas diferentes. Se comparasse o 9190 com o Moto G versão antiga, beleza. nem ia chiar. Mas com o remake? Comparem com o S5 mini, ué. Só para saberem: o 9190 só tem android 4.4 em Portugal, ainda sendo necessário baixar a ROM para atualização, pois a Samsung nunca faz suporte prioritário para o Brasil. TechTudo atrasada

    recentes

    populares

    • Ruan Pinho
      2014-10-27T20:50:05  

      Marko Schoultz Eu, por muitas vezes, me guiei pela TechTudo. Dessa vez, perderam um seguidor e a credibilidade. Totalmente errada a comparação.

    recentes

    populares

    • Ruan Pinho
      2014-10-27T20:50:05  

      Esses comparativos são fraquíssimos, mas se comparassem com o moto G anterior, o resultado seria o mesmo. Nem nas dimensões gerais o samsung ganharia. Única vantagem seria no cartão SD.

  • Wesley Mattos
    2014-10-27T21:37:11  

    Moto G ? Só se vier com uma tela reserva...É muito grande a reclamação de tela quebrada do Moto G, já pensei em comprar, mas depois dessa to fora.

    recentes

    populares

    • Wesley Mattos
      2014-10-27T21:37:11  

      vai na ideia dos outros... responde ai: Você compra celular para jogar no chão ou para usar nas mãos? Todo celular vai quebrar ou danificar se você o deixar cair. nenhum celular é indestruitível... tem uns loucos por ai que criam umas bombas que resiste a agua, poeira, tiro, lava vulcância ... kkkk mas é loucura comprar um negocio daquele!

    recentes

    populares

    • Wesley Mattos
      2014-10-27T21:37:11  

      olha cara, tenho um moto G há 1 ano, já caiu muitas vezes, e apenas recentemente que a tela veio arranhar. Além de cuidado é preciso ter um pouco de sorte rs

  • Danilo Ribeiro
    2014-10-28T10:07:05

    s4 mini é muito melhor! Fazer comparação com o melhor da linha MOTO G é fácil né!

  • Dandan
    2014-10-28T10:03:22

    Esse resultado apontando o MOTO G como o melhor está mesmo certo? Comparando as informações na tabela, me parece que ele só ganha no quesito bateria e, para alguns, no tamanho - o que é relativo. Eu, por exemplo, não gosto de telefone gigante que parece tablet. Lendo essa matéria e a tabela, eu compraria o GALAXY.

  • Rafael Fernandes
    2014-10-28T09:58:25

    moto g desbanca fácil o s4 mini esse preço é o do moto g de 16 gb + tv

  • Douglas Boselli
    2014-10-28T08:08:04  

    Separação já...Separar aqueles que querem trabalhar e estudar, daqueles que querem viver de bolsa esmola.

    recentes

    populares

    • Douglas Boselli
      2014-10-28T08:08:04  

      Por que você não pega sua trouxinha de roupa e se muda para outra parte do mundo? Você não fará falta alguma.

    recentes

    populares

    • Douglas Boselli
      2014-10-28T08:08:04  

      Douglas Boselli, os petralhas acham que o país é deles!!!

  • Gabriel Branco
    2014-10-27T21:41:47  

    o moto g e muito bom mas o que diz a respeito de tela , não aguenta o tranco nem de uma altura de 15 centímetros, pois dependendo de como cai quebra o lcd e a fabrica não da garantia , pois o mesmo ja fez propaganda ilusória com o tal de gorila glass , estão esperando sobre um processo receber um novo , a varias reclamações e ate paginas nas redes sociais falando sobre esse problema e como conseguir garantia, claro se você deixar ele cair de uma altura de um metro ou mais duvido que vai aguentar ,

    recentes

    populares

    • Gabriel Branco
      2014-10-27T21:41:47  

      Amigão, já teve um moto g? Sabe confirmar se isso é verdade? Ontem (27/10/2014) eu deixei o meu cair. 45cm mais ou menos. NÃO HOU UM ARRANHÃO SEQUER. Cara, alguns fóruns e blogs são totalmente fã boy. Vão criticar para você pegar um sansumg, um apple, sony, etc. Eu já tive nokia, samsung, sony e agora motorola. Sinceramente, no geral o moto g está sendo o melhor de todos. Todos têm suas vantagens e desvantagens, cabe apenas a você decidir qual vai querer.

    recentes

    populares

    • Gabriel Branco
      2014-10-27T21:41:47  

      O meu ja caiu duas vezes, e não teve nenhum arranão, não uso pelicula, e a tela é resistente. agora é aquela questão... vc usa o celular na mão ou no chão? vc cuida bem do seu aparelho? vale a pena pensar nessas coisas.

  • João Rodrigues
    2014-10-28T09:05:59

    Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma. Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma. Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma, Dilma. 13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13, 13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13. 13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13, 13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13. 13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13, 13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13,13.

  • Cuca Beludo
    2014-10-27T20:25:02  

    Moto G ou Galaxy S4 mini ESSES DOIS TELEFONES FEITOS DE GARRAFAS PET RECICLADAS, DEVERIAM NUNCA TER SAÍDO DA LATA DO LIXO...!!!

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2014-10-27T20:25:02  

      Fã boy apple detected.

  • Cuca Beludo
    2014-10-28T00:02:51

    VOTEI NO AÉCIO POR CAUSA QUE A FARINHA IA SER LIBERADA SE ELE FOSSE ELEITO, DANÇAMOS AÉCIO,

  • Cuca Beludo
    2014-10-27T23:35:57

    O PSDB ESTÁ ADOTANDO NO ESTADO DE SP A TER O PROGRAMA MEU BANHO, MINHA VIDA...!!!

  • Tiago Alves
    2014-10-27T12:48:59  

    Eu voltei na diuma e oge tenho direito a educaçãum, o anaufabetismo ta diminuinu e a pobreza tanbem, obrigado pete.

    recentes

    populares

    • Tiago Alves
      2014-10-27T12:48:59  

      PRA DIGITAR MAL DESSE JEITO VC VOTOU NO AÉCIO E MORA EM SÃO PAULO ONDE O GOVERNO É UM TUCANO QUE NÃO REPASSOU A VERBA DA EDUCAÇÃO PRA POPULAÇÃO PODER ESCREVER DIREITO...!!!

    recentes

    populares

    • Tiago Alves
      2014-10-27T12:48:59  

      Não tá vendo que ele tá trollando???? Jegue

  • Carlos Lima
    2014-10-27T22:30:29

    Sou mais o meu celular transformers,fera demais!!

  • Maricelo Santos
    2014-10-27T10:15:46  

    Zenfone 5 e melhor e mais barato!!!!! Vamos atualizar kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Maricelo Santos
      2014-10-27T10:15:46  

      Depende cara. Vc ficaria surpreso com a diferença que faz ter um celular com android sem muitas modificações.

  • Sebastiao Alves
    2014-10-27T20:21:31  

    outra coisa o preço do mini S4 voce naõ compra por menos de 1000.00

    recentes

    populares

    • Sebastiao Alves
      2014-10-27T20:21:31  

      S4 mini DUAL é mais caro. Roda pelo valor de 899 por aí, O 9190 (1 chip/ 4G) sai mais em conta.

  • Wandesson Soares
    2014-10-27T14:43:00  

    Não troco meu S4 mini num Moto G nem que a vaca tussa.

    recentes

    populares

    • Wandesson Soares
      2014-10-27T14:43:00  

      Se vc quiser melhorar muito o desempenho do seu S4 mini, instala uma ROM tipo Cyanogenmod, que pra mim é a melhor. Alem do consumo de bateria diminuir seu telefone vai ficar bem mais rápido.

  • Tiago Alves
    2014-10-27T10:36:18  

    Prefiria o Aécio :(

    recentes

    populares

    • Tiago Alves
      2014-10-27T10:36:18  

      ACORDA MANÉ...!!!

  • Sebastiao Alves
    2014-10-27T20:22:44

    comparativo sem ser pesquisado

  • Rafael Lima
    2014-10-27T17:19:14

    Sabem quanto eu vi o novo Samsung Galaxy Note 4 na loja (SM-N910C)? Tava R$ 3.827.00!!!!!!!!

  • Monsenhor Razão
    2014-10-27T13:37:36  

    Aposto que estes celulares asiáticos são de plástico e rodam um sistema operacional (emprestado) americano. Acertei?

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-10-27T13:37:36  

      Mas assim até eu! heheh O celular Moto Gay é chinês... O Semsunga Galaxy é sul-coreano. Só quem desenvolve o sistema operacional próprio é a Apple e a Microsoft... Ambas são americanas. O resto faz Xing-Lings.