Internet

29/10/2014 16h36 - Atualizado em 29/10/2014 16h36

Nova política antipirataria do Google derruba 30 sites de vídeos e música

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A nova política antipirataria do Google entrou em vigor esta semana e já está sendo funcionando na prática para muitos sites. Segundo uma avaliação recente da SearchMetrics, especializada em estatísticas do tipo, sites de torrent e outros conteúdos que violam direitos autorais como filmes e músicas caíram no ranking de busca. Ou seja, está mais difícil de encontrá-los nos resultados.

Google oferece o primeiro minuto de ligação grátis no Hangouts

Google-site (Foto: Pond5)Regras do Google fecham o cerco contra sites de conteúdo pirata (Foto: Pond5)

A visibilidade dos sites caiu até 98% em alguns casos, graças à filtragem de conteúdo feita pelo algoritmo do gigante de buscas. O código avalia tanto palavras-chave buscadas quanto elementos do site. Por exemplo, quanto mais as palavras “free movie” (filmes gratuitos) forem encontradas em uma página, menos chances ela terá de aparecer para o usuário e alternativas dentro da lei se destacam.

“Entre os sites que mais perderam (visibilidade) estão os que tinham links e conteúdo para cinema, TV e música. Sites como movie4k.to perderam 98% de visibilidade nas buscas por possuírem palavras-chave como “baixar filmes gratuitos” “assistir (nome do filme) on-line gratuito”, “filmes online grátis”, “download de filmes”, ou “onde posso assistir (nome do filme) on-line”, explicou a análise da SearchMetrics.

Quais os melhores sites para compras online? Veja no Fórum do TechTudo

A lista dos 30 domínios que mais perderam pontos no ranking do Google também inclui os populares kickass.to, 4shared.com, torrentz.co e thepiratebay.se. Ao procurar por termos potencialmente rastreáveis pelo buscador, a página de resultados também exibe no rodapé itens não exibidos devido a alguma violação de direito autoral. Ou seja, ficou mais difícil usar o Google para baixar conteúdo pirata.

Ranking mostra sites de conteúdo pirata que perderam posição no Google (Foto: Reprodução/ Searchmetrics)Ranking mostra sites de conteúdo pirata que perderam posição no Google (Foto: Reprodução/Searchmetrics)


Via SearchMetrics

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anderson Souza
    2014-10-30T13:01:04

    Rapaz, tinha uns que eu não possuía, obrigado!

  • Sylvio Pascolato
    2014-10-30T10:48:29

    Ja que colocaram a listagem ai, tudo para o favoritos. alguns eu ja tenho.

  • Jose Oliveira
    2014-10-29T18:47:30

    Isso promove ainda mais procurar o submundo da net!!!

  • Stenilson Silva
    2014-10-29T18:30:26

    pior pro google que vai perder acessos também.

  • Murilo Carvalho
    2014-10-29T16:58:33

    simples que quer baixar algo não vai mais usar o google para busca