Acessórios

13/10/2014 07h30 - Atualizado em 19/06/2015 17h14

Óculos de realidade virtual são usados como terapia contra estresse

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Um projeto em desenvolvimento por psicólogos da Universidade da Califórnia do Sul usa a realidade virtual para ajudar pessoas que sofrem de estresse pós-traumático. A Virtual Reality Exposure Therapy (ou “terapia de exposição à realidade virtual”, em tradução livre) cria cenários de imersão fictícia e coloca pacientes para enfrentar seus maiores traumas com um tipo de óculos como o Oculus Rift. Pode parecer brincadeira, mas a iniciativa já apresenta bons resultados.

Chromecast ganha ferramenta para trocar imagens de descanso de tela

Realidade virtual é usada para combater estresse pós traumático (foto: Reprodução/USC)Realidade virtual é usada para combater estresse pós traumático (foto: Reprodução/USC)

Desde 2005, o projeto vem sendo implantado. Atualmente, ele é aplicado em mais de 60 locais diferentes e atende muitos soldados, que precisam de acompanhamento depois de voltarem de campanhas. Nesses casos, os games de guerra costumam ser muito usados.

Mas a iniciativa também cria os seus próprios cenários. Eles começaram a ser construídos inspirados no game Full Spectrum Warrior. Os ambientes são desenvolvidos para representar contextos específicos, como cidades do Oriente Médio ou estradas no deserto. A realidade virtual inclui, além do estímulo visual, áudio 3D, vibrações e cheiros. Essa ambientação ajuda ainda mais o paciente.

Não é de hoje que a realidade virtual é usada para tratar problemas de saúde. Os primeiros estudos na área datam a década de 1990, quando pesquisadores usavam pontes e sacadas virtuais para fazer com que pacientes com medo de altura pudessem enfrentar cenários controlados e seguros. Posteriormente, uma terapia semelhante foi usada para reconstruir cenas traumáticas da guerra do Vietnã e dos ataques ao World Trade Center

Via USC, Popular Science e Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares