Internet

02/10/2014 06h01 - Atualizado em 02/10/2014 10h19

Orkuti: rede social de brasileiro 'bomba' e sai do ar por muitos acessos

Carol Danelli
por
Da Redação

Os usuários do Orkut, rede social do Google que disse adeus na terça-feira (30), podem ficar felizes com a novidade. O brasileiro Alex Becher, capixaba de 35 anos, criou o Orkuti, uma alternativa à finada rede social. Muito parecido com o site de relacionamento do Google, a versão já é puro sucesso. Nesta semana em que o Orkut foi descontinuado, a procura foi tão grande que o Orkuti saiu do ar. Foram mais de 10 mil acessos em um único dia, volume que o pequeno servidor contratado não suportou e caiu.

Lista tem sete coisas que você ainda pode fazer após o fim do Orkut

Comunidade do Orkuti lembra a fanpage e os grupos do Facebook (Foto: Reprodução/Alex Becher)Comunidade do Orkuti lembra a fanpage e os grupos do Facebook (Foto: Reprodução/Alex Becher)




O Orkuti (orkuti.net) surgiu após o anúncio do gigante de buscas sobre a morte do Orkut. Nesse momento, Becher teve a ideia de criar uma rede social que atingisse seus amigos e algumas pessoas que ainda gostavam da antiga rede do Google. O "i" no final, segundo o criador, se deve à pronúncia que os brasileiros tem, forçando a letra "i" no fim, para deixá-lo mais próximo dos usuários. 

Foram três meses de trabalhos noturnos, já que Becher trabalha como técnico em web designer e programação durante o dia. Para criar o Orkuti, ele estudou os pontos fortes de redes sociais de sucesso, como o Facebook, o Google+ e o próprio Orkut, claro.

"Fiz um levantamento do que poderia ter de bom dos três sites e uni em um só, porém com simplicidade e de fácil acesso para os usuários", explica.

Segundo Becher, que trabalhou sozinho, sem nenhuma estrutura comercial ou equipe dedicata, o objetivo de criar o Orkuti é resgatar a essência da interação entre grupos de amigos. 

"A ideia é trazer aquele charme de enviar depoimentos, scraps e também de levar as pessoas de volta ao computador", disse o web designer. Pensando justamente no último tópico, o criador pensou em  algo mais simples e funcional. "Boa parte [das pessoas] tem dificuldade de usar", conclui.

No Orkuti há a possibilidade de comentar o depoimento (Foto: Reprdoução/Alex Becher)No Orkuti há a possibilidade de comentar o depoimento (Foto: Reprdoução/Alex Becher)

Porque o Brasil é tão presente nas redes sociais? Comente no Fórum do TechTudo.

Outro motivo de criação da nova rede social, de acordo com Brecher, é a carência do povo brasileiro. "Ficamos muito reféns de tecnologia de fora do Brasil, e porque não termos algo bom e funcional aqui mesmo", conta Brecher.

Atualmente o Orkuti possui 11 funções que os usuários conhecem bem:

1.  Vibe: o usuário define uma característica de seu perfil, público a todos. São exemplos as características bacana, sexy e legal;

2. Depoimentos: os depoimentos funcionam como no falecido Orkut, podendo o usuário deixá-lo público ou privado;

3. Comunidades: as comunidades no Orkuti é uma mistura dos grupos do Facebook com a comunidade do Orkut. Elas podem ser públicas ou privadas e seus participantes podem criar enquetes, postar fotos, vídeos, hashtags, além de possuir uma capa definindo melhor a ideia;

Não tenho nada do Google em minha rede, tudo fiz do zero 
Alex Becher, criador do Orkuti

4. Vídeos: os usuários podem adicionar urls do YouTube;

5. Álbuns de Fotos;

6. Bate-papo: os usuários poderão se comunicar online ou offline com amigos, somente. Há a possibilidade de usar figurinhas;

7. Eventos: os usuários podem criar eventos públicos e privados;

8. Atualizações suas e de seus amigos;

9. Scraps: os queridinhos do Orkut estão de volta. Reunidos em um fee principal, os usuários podem postar fotos, vídeos, hashtags, links e emoticons. Tudo aparecerá no scrapbook;

10. Perfil: uma página dedicada ao usuário, onde aparecerão seus amigos, comunidades e todas as suas interações sociais;

11. Jogos: os jogos em flash rodam no próprio servidor e podem ter players de todas as idades. O usuário pode marcar com estrelas os jogos que mais gostou;

E para quem reclama da invasão de privacidade em outras redes sociais, no Orkuti somente seus amigos podem interagir com o seu perfil.

Como o site foi criado sem a expectativa de muitos acessos, até terça-feira (30), dia do fim do Orkut, a rede social possuía apenas 200 usuários cadastrados. Na mesma manhã, começou o boom de acessos e, no final do dia, o Orkuti contabilizou 10 mil usuários cadastrados, cinco vezes mais acessos que o suportado pelo servidor. Devido a isso, Becher se viu obrigado a contratar um servidor de grande porte para receber os novos cadastrados.

De acordo com Becher, não houve nenhum problema com o Google quanto ao nome de visual da rede social. "Não tenho nada do Google em minha rede, tudo fiz do zero", explica o criador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mineiro
    2014-10-02T10:32:07  

    Vamos lá meu povo Brasileiro, PT Dilma 13 o partido da igualdade social. PSDB o partido do desemprego, da estagnação, do descaso.

    recentes

    populares

    • Mineiro
      2014-10-02T10:32:07  

      Todo post petista alienado toma pau. Daí vc pensa, da onde vem essas pesquisas?!

    recentes

    populares

    • Mineiro
      2014-10-02T10:32:07  

      40 neleeees!

  • Gilberto Filho
    2014-10-02T16:14:29  

    Quem vai votar na Dilma click em na mãozinha pra cima, quem vai votar na Marina click na mãozinha pra baixo e quem vai votar no Aecio Comenta. Vamos ver se essa pesquisa do IBOPE é verdadeira mesmo.

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2014-10-02T16:14:29  

      não voto na dilma nem na marina

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2014-10-02T16:14:29  

      Impossível fazer pesquisa na internet, porque só vota na Dilma quem é sustentado pelo Bolsa Família e não tem condições de comprar um computador, ou aqueles velhos fanáticos pelo PT.

  • Luiz Campos
    2014-10-03T10:38:37

    A GALERA DO BOLSA FAMILIA VAI PIRAR......

  • Receptador Silva
    2014-10-02T19:17:25  

    Piada... o difícil vai ser encontrar alguém usando ... principalmente amigos...

    recentes

    populares

    • Receptador Silva
      2014-10-02T19:17:25  

      eu ate acho que nao amigo muita gente que nem eu nao aguenta mais o face pelo fato de ter muita besteira ta muito chato . se voce leu a materia vai ver que o site chegou a sair do ar pro site sair do ar tem que ter uma procura mto grande mesmo eu sou web designer e disso eu intendo ! se realmente ele coloca pra rodar isso vai ser otimo !

  • Rogro
    2014-10-02T21:31:06

    todos os sites de rede social, celular, qualquer meio de comunicação que não seja face to face deveria ser banido e todo mundo deveria viver pelado igual adao e eva

  • Célio Júnior
    2014-10-03T00:59:24  

    E os direitos autorais do nome e do design do Orkut?

    recentes

    populares

    • Célio Júnior
      2014-10-03T00:59:24  

      direito autorais de uma coisa que nao existe mais ? é apenas um nome entao nao existe isso ! mesma coisa teu nome Celio mais ninguem tem esse nome so voce . ai o senhor morre e vai uma pessoa e coloca esse nome no filho dele . e sua familia querer direitos autorais por isso . nao existe essa possibilidade ! por ser uma empresa se voce existe podiria sim pedir mais como nao existe mais . vamos parabenizar ele . pode ser algo que nos fassa sair do facebbok aonde eu nao aguento mais tanto bandido modinha mais preciso usar entaoo nao posso fazer nada tambem !

  • Igor Nóbrega
    2014-10-03T07:26:58

    Boa. Só não entendo porque um nome homenageando o Orkut, se a rede social for realmente boa tudo bem copiar o que foi de mais sucesso de outra, mas não precisa fazer uma copia quase exata começando justamente pelo nome. Essa rede social aparentemente é boa, com um nome destes nunca vai crescer, sempre vai fica a sombra e servir como 'homenagem' ao velho e falecido Orkut. Se a intenção do dono é ganhar cada vez mais grana com esse site, é melhor ele começar a pensar em algo mais original, se é apenas homenagear mesmo então ele obteve sucesso!

  • Gilmar Faustino
    2014-10-03T02:43:14

    O dinheiro da copa foi destinado para a campanha da Dilma. Será que ninguém vai entender o que significa "manobras" políticas?

  • Gilmar Faustino
    2014-10-03T02:42:09

    Pesquisa Ibope, quem acredita em Ibope? Gilberto Filho, você acredita em papai noel? Fala sério!

  • Saulo Guedes
    2014-10-03T01:46:40

    Quem foi o melhor no debate? Por que ?

  • Gg Izi
    2014-10-03T01:26:07

    GALERA VAMOS VOTAR NO AECIO E LEVAR ELE PRO SEGUNTO TURNO, TA MAIS PREPARADO QUE MARINA.. DA JOIA

  • Célio Júnior
    2014-10-03T00:57:12

    Fora Dilma! Fora PT! Fico pensando em como a Google lidará com as questões autorais do nome e do design do Orkut.

  • Tiago Luiz
    2014-10-02T13:32:51  

    PT NA VEIA

    recentes

    populares

    • Tiago Luiz
      2014-10-02T13:32:51  

      PT NO NARIZ

    recentes

    populares

    • Tiago Luiz
      2014-10-02T13:32:51  

      NO NARIZ PT TBM!!!!! kkkkk

  • Carlos Alberto
    2014-10-02T14:05:58  

    Votem no PT por um país ainda melhor! E vem ai Lula...

    recentes

    populares

    • Carlos Alberto
      2014-10-02T14:05:58  

      basta!

    recentes

    populares

    • Carlos Alberto
      2014-10-02T14:05:58  

      A melhor coisa que o Lula poderia fazer pelo país era morrer. e já

  • Lula Molusco
    2014-10-02T12:38:42  

    REDE SOCIAL NO BRASIL É A COISA QUE MAIS VINGA. ------------ESSE POVO QUE VOTA NO PSDB DEVERIA TRABALHAR IGUAL FAZEM OS PETISTAS. EM VEZ DE FICA PAPEANDO NA INTERNETE.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-10-02T12:38:42  

      Tá ganhando bem..

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-10-02T12:38:42  

      Bom mesmo era a Erundina!

  • Luiz Chaves
    2014-10-02T21:28:33

    Não vai vingar, o pessoal vai procurar no começo, mas depois vai esquecer.

  • Rafael Gueto
    2014-10-02T17:01:39  

    Em entretenimento comentam política, no futebol falam de preconceito, em política falam da copa do mundo, na copa do mundo falam de hospitais, em hospitais falam do governo cubano... nunca uma matéria tem um comentário que diga sobre o assunto. Tipo esse meu comentário agora.

    recentes

    populares

    • Rafael Gueto
      2014-10-02T17:01:39  

      Deve ser por que a Globo bloqueia ,não acha?

    recentes

    populares

    • Rafael Gueto
      2014-10-02T17:01:39  

      óBVIO

  • Odilia Rodrigues
    2014-10-02T19:11:34

    Marina !

  • Douglas Santos
    2014-10-02T18:12:30

    olaaa o site ja volto pro ar ? estou querendo participar nao aguento mais o facebook com tantos retardados ! enquanto eles nao invadem o orkuti podemos usar numa boaa !

  • Carlos Alberto
    2014-10-02T14:12:19  

    Oleoleole olá...Dilma...Dilma

    recentes

    populares

    • Carlos Alberto
      2014-10-02T14:12:19  

      Oleoleole olá...bolsista!!!...Bolsista!!!

  • Julio Cesar
    2014-10-02T17:17:48

    nao vote no pt !

  • San Salan
    2014-10-02T13:50:41

    Ô Lula Molusco tu errou a palavra trabalhar dos petistas por roubar ne.Se liga maluco.

  • Aeria Gloris
    2014-10-02T12:26:53  

    Heh. Primeiro as coisas são novidades, depois são mais do mesmo, depois são ultrapassadas...e no fim viram preciosidades do passado a serem veneradas com olhos úmidos. Até um ano atrás quase todo mundo odiava o Orkut, foi só ele acabar que começou essa onda de saudosismo. Particularmente não tinha nada contra a rede em si, o problema é que (como o Facebook hoje) era extremamente mal frequentada.

    recentes

    populares

    • Aeria Gloris
      2014-10-02T12:26:53  

      Aí eu faço uma rápida busca no Google, apenas para encontrar dados que eu JÁ sabia que existiam...e acho algo interessante. "Orkut perde 95,6% dos acessos no Brasil em três anos". Vejam só que legal isso, eu conheço 95,6% de todos que um dia foram usuários do Orkut e deixaram de ser! Siiiiim, porque de acordo com o fanboy aí em cima, essa galera toda que abandonou o Orkut era conhecida minha. Claro que isso é uma hipótese MUUUITO mais plausível que o contrário, ou seja, os poucos que permaneceram no Orkut serem os amigos dele. Brilhante argumento, quando eu crescer quero ser que nem você.

    recentes

    populares

    • Aeria Gloris
      2014-10-02T12:26:53  

      E só de dizer que foi a criação do Google+ que causou a derrocada do Orkut já faz com que qualquer possibilidade de eu levar você a sério acabe. Eu diria que contra fatos não há argumentos, mas você não tem argumentos, só achismo e fanboyismo irracional. Faça uma busca rápida no Google e você achará facilmente em tudo quanto é canto todas as razões pelas quais o Orkut foi para o buraco, desde em sites da grande mídia até em blogs alternativos que eu sei que são mais ao seu gosto, Sr. "Alternativo Não-Sou-Massa-De-Manobra", pffhahaha.

  • Daniel Santos
    2014-10-02T15:50:38

    Legal a ideia, mas se a Google quiser processar ele por plágio tem todo direito, Orkut ou Orkuti tem pronuncias idênticas, as cores do site também são as mesmas.

  • Alexjoneshow
    2014-10-02T14:14:47

    Botar a mão no bolso e contratar uma AWS.