Computadores

18/10/2014 05h50 - Atualizado em 18/10/2014 11h54

Vale a pena comprar novo iMac? Modelo mais barato sai por R$ 14 mil

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O novo iMac, anunciado nessa quinta-feira (16), chamou a atenção por conta de sua tela Retina com resolução 5K, mas o que pode ter impressionado mais foi o preço do computador: a partir de R$ 14 mil. O lançamento se trata de um modelo "tudo em um", que reúne no monitor todas as configurações de um gabinete, que são de botar respeito. Esse tipo de computador ainda é uma solução estética, por ocupar menos espaço e poupar o uso de fios. Mas toda essa potência compensa o valor à venda?

Apple revela no Mac mini e novo iMac, com tela Retina e resolução 5K

Novo iMac de 27 polegadas promete imagens impressionantes e espaço de sobra (Foto: Reprodução)Novo iMac de 27 polegadas promete imagens impressionantes e espaço de sobra (Foto: Reprodução)


Seja bem vinda, Tela Retina

Talvez, a Apple tenha demorado um pouco para inserir a tela Retina no iMac. Só quem já experimentou a tecnologia consegue perceber que a diferença entre um dispositivo com e sem o recurso é gritante. Mas tudo foi por uma boa causa. Como os rumores apontavam, o modelo de 27 polegadas ganhou ainda a resolução Ultra HD, de 5.120 x 2.880, que seria a maior do mundo em um display, segundo a fabricante.

O iMac promete surpreender até mesmo os mais céticos com imagens cada vez mais nítidas. Ao todo, são 14,7 milhões de pixels — sete vezes mais do que uma televisão Full HD. A quantidade de pixels é tão grande que a Apple teve de desenvolver um controlador específico para gerenciá-los.

Novo iMac conta com tela Retina e resolução 5K (Foto: Reprodução)Novo iMac conta com tela Retina e resolução 5K (Foto: Reprodução)

A nova tecnologia inserida no monitor garante também uma maior eficiência energética. Graças à utilização de TFT (transistor de película fina, em tradução) e um novo conjunto de iluminação LED, a tela chega a consumir 30% menos energia do que os modelos anteriores.

Em comparação, temos um monitor 5K que foi apenas anunciado pela Dell, em setembro. O UltraSharp HD 5K tem o mesmo tamanho e resolução do novo iMac e custará cerca de US$ 2,5 mil, o mesmo preço do iMac nos Estados Unidos, com a diferença de que o modelo da Dell é apenas um monitor, não um "tudo em um". O consumidor teria de investir ainda em um gabinete, mas também não se sabe por quanto estará à venda o monitor da Dell no Brasil, nem quando será lançado aqui. É possível que chegue mais barato do que o iMac no país, apesar do suposto valor igual de ambos no mercado estrangeiro.

Hardware renovado

Claro que não adiantaria de nada ter um monitor excelente se o hardware não o acompanhasse. Dentro da carcaça metálica de 5 mm, podem pulsar os já conhecidos processadores da Intel Core de quatro núcleos: i5 de 3,5 GHz ou i7 de 4,0 GHz.

A placa gráfica pode ser uma AMD Radeon R9 M290X com 2GB ou uma Radeon R9 M295X com 4GB, ambas com memória GDDR5. Estas são umas das GPUs mais aclamadas da atualidade, com capacidade de 3,5 Teraflops de processamento.

O novo iMac conta ainda duas portas Thunderbold 2; 8 GB de memória RAM, com capacidade de expansão para até 32 GB; e HD Fusion Drive de 1 TB ou 3 TB ou SSD de 256 GB, 512 GB ou 1TB. O resto da configuração segue a mesma linha dos iMacs mais velhos: quatro portas USB 3.0, Bluetooth 4.0, Wi-Fi 802.11ac e câmera FaceTime HD.

Vale a pena comprar um Mac mini? Comente no Fórum do TechTudo.

É possível encontrar o Intel Core i5 de 3,5 GHz por cerca de R$ 750. Já a GPU do iMac está disponível no mercado por cerca de R$ 1,8 mil, um valor já bem puxado. Um modelo de memória RAM G.Skill sai por aproximadamente R$ 460, e um HD de 1 TB, por R$ 250. A placa-mãe Asus P8Z77-V Deluxe custa em torno de R$ 2 mil e inclui Wi-Fi, Bluetooth 4.0, seis portas USB 3.0 e capacidade para 32GB de RAM.

Sistema operacional

O novo iMac já virá de fábrica com o OS X Yosemite, novo sistema operacional da Apple. O download dele, inclusive, chegou gratuito para Mac. Entre as principais novidades, estão uma maior integração com iGadgets. Será possível atender e fazer chamadas pelo computador, assim como começar um e-mail no iPhone e terminá-ló direto no iMac, automaticamente. Por outro lado, um Windows 8.1 Pro, o sistema mais atual da Microsoft por enquanto, custa cerca de R$ 500.

Preço

A Apple não é conhecida por pegar leve nos preços, principalmente para os brasileiros. A versão de entrada, se é que pode ser chamado assim, do novo iMac custa R$ 14 mil, R$ 3 mil reais a mais do que o aparelho da geração anterior.

Se somarmos os valores levantados para se montar um computador top concorrente do iMac no Brasil, já há um gasto de R$ 5.260. Como ainda não existe um monitor 5K à venda por aqui, o consumidor teria que optar por um modelo 4K, com o UD590, da Samsung, que sai por R$ 3,2 mil. Então, todo esse investimento, por enquanto, está estimado em R$ 8.460.

No entanto, é necessário ainda um gabinete com bom fluxo de ar para manter a temperatura estável e uma fonte que suporte todos os componentes. O case pode ser um Level GTS 10, da Thermaltake, de R$ 500, e a fonte, uma Antec 850 W com certificação 80 plus, que sai por aproximadamente R$ 590. Ao todo, o computador customizado com todas essas configurações custará, no mínimo, R$ 9.550.

Vale a pena comprar?

Esta é uma questão que alguns pontos devem ser levados em consideração. É evidente que o preço do novo iMac está fora da realidade da grande maioria dos brasileiros e que o modelo é mais voltado para uso profissional, como por designers ou editores de vídeo.

A Apple vende exclusividade, com componentes únicos que não podem ser encontrados nas lojas, como o HD Fusion Drive e o OS X Yosemite, além da nova tela Retina 5K.

Claro, se você estiver com o dinheiro sobrando e quiser investir em uma máquina top de linha, sem se preocupar em gastar um bom tempo com atualizações de hardware, o novo iMac pode ser considerado. Entretanto, lembre-se de que, com até mesmo um pouco menos de dinheiro, é possível montar, uma máquina semelhante em termos de hardware, mas não equivalente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Souza
    2014-10-19T03:03:50  

    Alguém poderia me ensinar como apago o fogo de todo celular com Android ???? ...Não aguento mais ele pega fogo sozinho quando coloco pra carregar. Talvez jogando no lixo ele pare de pegar fogo.

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2014-10-19T03:03:50  

      Olha para conseguir apagar o fogo destes celulares você deve primeiramente, afagar bem o saco do Steve Jobs, acredito que esteja no caminho certo.

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2014-10-19T03:03:50  

      ESSE THIAGO SOUZA, TA PRECISANDO ARRUMAR UM NAMORADO...GENTEEEE VAMOS AJUDA ELE...OLHA TIAGO TEM O BADOO.. VAI LA....KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Thiago Lollipop
    2014-10-19T01:21:22  

    .....Alguém poderia me ensinar como coloco o Android no iPhone ???? ...Não aguento mais ele entortando sozinho quando eu sento em cima dele. Talvez mudando o sistema ele pare de entortar quando eu sento nele.

    recentes

    populares

    • Thiago Lollipop
      2014-10-19T01:21:22  

      Ricardo Malta -Sou pobre mais sou LIMPINHA.

    recentes

    populares

    • Thiago Lollipop
      2014-10-19T01:21:22  

      AI OLHA A FOTO DA TIAGUINHA DE LADO...HUMMMMMMMM QUE LINDINHA...TA FAZENDO BIQUINHO???..KKKKKKKKKKK

  • Rafael Lima
    2014-10-18T21:12:06  

    Então quem tem muito dinheiro e pode comprar um iMac ou uma Ferrari é trouxa? Pois é... Preciso rever meus conceitos! Você nota que precisa rever seus conceitos quando alguém diz que você é pobre e você encara como elogio.

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-10-18T21:12:06  

      Samuellendia, você disse: pessoa que tem dinheiro jamais compraria um computador por esse valor. hehehe A Apple já vendeu milhões de iMac pelo mundo... Quem tem dinheiro quer qualidade. Apple é Apple e resto é resto.

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-10-18T21:12:06  

      Quem quer exclusividade nao compra ferrari,compra outro carro.kkkk claro,como se nos tivessemos ferraris por ai em cada esquina.E cada um viu!!

  • Thiago Souza
    2014-10-19T03:11:26

    mais ele pega fogo sozinho quando coloco pra carregar. Talvez jogando no lixo ele pare de pegar fogo. Sou lixeiro e desentupidor da Zoox Media & Connectivity. De lixo eu entendo! Me liga...

  • Thiago Souza
    2014-10-19T03:03:19

    ...Alguém poderia me ensinar como apago o fogo de todo celular com Android ???? Não aguento mais ele pega fogo sozinho quando coloco pra carregar. Talvez jogando no lixo ele pare de pegar fogo.

  • Thiago Souza
    2014-10-19T03:02:39

    .....Alguém poderia me ensinar como apago o fogo de todo celular com Android ???? ...Não aguento mais ele pega fogo sozinho quando coloco pra carregar. Talvez jogando no lixo ele pare de pegar fogo.

  • Rafael Nunes
    2014-10-18T15:38:34  

    Vou esperar parcelar em 60x pelas Casas Bahia.

    recentes

    populares

    • Rafael Nunes
      2014-10-18T15:38:34  

      Pensando bem vc tem razão. Pra quer vou querer uma mac com tela de 5K? Os japas ja trabalham na criação de uma tela 12K. Sendo assim logo logo esse 5K ficara ultrapassado.

  • Tiago Costa
    2014-10-19T05:09:21  

    É igual a Ferrari... iMac não é para pé-rapado. Tem que estudar muito, conseguir um bom emprego e nunca se misturar com pobres e emergentes. Inveja-se a riqueza, mas não o trabalho que deu para consegui-la. Ninguém fica doido de tanto estudar... É mais fácil ficar doido de tanto ser burro. Então estude como se você fosse viver para sempre e viva como se você fosse morrer amanhã. Boa sorte!

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2014-10-19T05:09:21  

      Os produtos da Apple tem qualidade e duram a vida inteira.

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2014-10-19T05:09:21  

      Rafael Lima kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk garota propaganda da eipol...huhuhuhuhuhuhuhu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Lula Molusco
    2014-10-18T22:12:11

    É surpreendente como em todos os sites, blogs, etc. que publicam algum assunto relacionado à Apple, vêm muitos "defensores" de PC e Android criticar negativamente os produtos da empresa, poucos são os comentários positivos feitos por consumidores da Apple (não porque estão insatisfeitos, mas porque não há espaço). Mesmo que iPhone, ou qualquer outro produto da Apple, não seja o foco central da notícia, sempre chega à mesma discussão "Apple não presta porque é altamente "cara". Nunca é pensado na grandiosidade da empresa, que cada produto supri a necessidade de distintas.

  • Thiago Lollipop
    2014-10-19T01:20:27

    ...Alguém poderia me ensinar como coloco o Android no iPhone ???? ..Não aguento mais ele entortando sozinho quando eu sento em cima dele. Talvez mudando o sistema ele pare de entortar quando eu sento nele.

  • Thiago Lollipop
    2014-10-19T01:20:05

    ..Alguém poderia me ensinar como coloco o Android no iPhone ???? Não aguento mais ele entortando sozinho quando eu sento em cima dele. Talvez mudando o sistema ele pare de entortar quando eu sento nele.

  • Thiago Lollipop
    2014-10-19T01:18:48

    Alguém poderia me ensinar como coloco o Android no iPhone ???? ---------não aguento mais ele entortando sozinho quando eu sento em cima dele. Talvez mudando o sistema ele pare de entortar quando eu sento nele.

  • Wagner Andrade
    2014-10-19T12:14:33

    Tiago costa = pobre = pé-rapado = mac 2012 (arcaico) = moto 600 hornet = lixo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Lucas Speridião
    2014-10-19T11:02:35

    ESSE E O BRASIL!! NO SITE DA APPLE ESTE MAC QUE AQUI TEMOS QUE PAGAR 14 MIL LA ESTA 2.5OO DOLARES(6.075 reais). ISSO QUE DA ESSE GOVERNO QUE COBRA AS MAIORES TAXAS DE IMPOSTO DO MUNDO!

  • Serginho
    2014-10-19T10:38:55

    pobre compra monitor crt por 20 reais no sites de negocios usados.kkk

  • Cristiano
    2014-10-19T09:58:38

    Vocês da coluna acham que esse monitor da Dell que só tem lá fora e custa o mesmo que o iMac 5K (que é um computador completo) vai sair por quanto aqui no Brasil? Então deixe-me dizer: A mesma fortuna! Esse maldito governo covarde, ladrão e corrupto que muitos defendem por aqui é o único responsável por essa sacanagem, não os fabricantes. Vocês acham que os fabricantes não iriam preferir preços menores com vendas maiores? Vai ver que a única experiência que você tem com um Mac é um iPhone ou um iPad, não sabe o que é um computador e um sistema operacional de verdade. Fique com seu Ruindows...

  • Fernando Adams
    2014-10-19T06:14:52

    Quando se trata de produtos top de primeira linha, percebemos o quanto o Brasil é limitante, desigual e injusto. Esse iMac custa menos que a metade do preço nos E.U.A.

  • Anônimo 5100
    2014-10-19T05:02:09

    ate comida no Brasil e mais cara que nos EUA , e olha que o Brasil e um dos maiores exportadores alimentos do mundo, se voce quer pagar o preço justo por algo esta vivendo no pais errado , o Brasil nao tem jeito perdemos em tudo pros outros paises logística, qualidade e organização

  • Ricardo Malta
    2014-10-19T03:14:07

    Aqui nos EUA eu paguei $900,00 ...... kkkkk Brasil, o pais da sacanagem ! Que tristeza

  • Ricardo Malta
    2014-10-19T03:05:05

    Brasil e uma Tristeza mesmo ...... kkkkkkkk Moro nos EUA e paguei $950,00 - Brasil o Pais da Roubalheira e da sacanagem !

  • Rafael Lima
    2014-10-19T02:44:40

    R$ 14,000 em um pc só pq é da Apple?? Aff !!!

  • Rafael Nunes
    2014-10-19T02:22:01

    14 mil pra um deputado federal "analfabalta" é troco de bala. Ele tem BOLSA PALETÓ. BOLSA COMBUSTÍVEL, BOLSA CARTÃO DE CRÉDITO, BOLSA SAPATO, BOLSA IPHONE, BOLSA JATINHO, BOLSA CARRO DO ANO E BOLSA CUECA. Esqueci alguma? Enfim, é só ele se desprender de uma das bolsas que compra um Imac de 5K e ainda sobra muita grana.

  • Rafael Faleiro
    2014-10-18T23:40:31

    Se o nosso Real não fosse tão desvalorizado perante o Dólar como é, os impostos do governo fossem baixos e as empresas não fossem tão gananciosas com os lucros. Todo mundo teria condições de parcelar e pagar justamente pelo produto. Custaria a metade do preço que eles pedem meus caros! Ou seja a versão de entrada por exemplo que custa 14mil, seria vendido por volta de 7mil.

  • Danilo Barros
    2014-10-18T23:18:31

    País Lixo. Deveria custar 220.000 pra ver q dia esses demônios vão acordar.

  • Lula Molusco
    2014-10-18T22:28:23  

    Apple é Apple e resto é coisa de pobre que nunca estudou da vida. Verdade ou mentira? Por favor, só responda os pobres e burros aqui. Obrigado e vão pro inverno seus miseráveis!

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-10-18T22:28:23  

      AI TIAGUINHA......KKKKKKKK VC É POBRETÃO TAMBEM,,,,TEM UMA MOTINHA 600. E UM MEQUI 2012...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK