Internet

29/10/2014 16h44 - Atualizado em 29/10/2014 16h44

W3C finalmente recomenda o padrão HTML5 para Internet; entenda o que é

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O HTML5 chegou ao estágio final de aprovação e passa agora a constar na lista de recomendações do W3C para desenvolvimento de sites. Com a iniciativa, espera-se que mais empresas e programadores independentes adotem o padrão para criar páginas mais rápidas e com suporte nativo a vídeos e animações, tanto no desktop quanto em dispositivos móveis; dando adeus ao Adobe Flash Player.

Como corrigir o erro que encerra o Internet Explorer inesperadamente

HTML5 é finalmente o padrão recomendado pelo W3C para criar conteúdo para a web (Foto: Reprodução/W3C)HTML5 é finalmente o padrão recomendado pelo W3C para criar conteúdo para a web (Foto: Reprodução/W3C)

Nos celulares, o HTML5 é responsável pela criação de páginas com desempenho mais rápido, sem a necessidade de carregamentos longos. Além disso, os programadores podem usar essa linguagem para criar sites compatíveis com mais tamanhos de tela e navegadores – o padrão é o mais indicado para desenvolver sites adaptáveis, ou seja, aqueles que escalam o conteúdo de acordo com o dispositivo.

O padrão já está presente em sites e aplicativos há alguns anos, com impulso forte da Apple, que, ao lançar o iPhone em 2007, deixou de lado a necessidade do Flash para exibir sites com animações e vídeos.

Desde então, o HTML5 vem crescendo e tomando boa parte dos sites que antes requeriam a instalações de plug-ins, como o próprio Quicktime, da Apple.

Conexão Wi-Fi não carrega imagens? Veja como resolver no Fórum do TechTudo.

O W3C, consórcio internacional responsável por definir padrões de funcionamento da Internet no mundo, demorou alguns anos para finalmente recomendar a utilização do HTML5 devido a uma longa bateria de testes. O grupo trabalhou lado a lado com mais de 60 empresas para aprimorar a linguagem, tendo solucionado cerca de 4 mil bugs desde o começo dos trabalhos. Como resultado, o HTML5 se reafirma como alternativa ideal para desenvolver conteúdo para web, com benefício direto ao usuário final.

Via W3C

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares