14/10/2014 18h10 - Atualizado em 14/10/2014 18h10

Windows 10 Preview gera polêmica ao rastrear arquivos, teclas e voz no PC

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Mais de 1 milhão de pessoas já baixaram a versão de testes do Windows 10, e a recepção do software parece ter sido positiva. Porém, a política de privacidade do novo sistema da Microsoft vem causando polêmica na Internet. Isso porque, os termos de utilização é um tanto invasivo, e autoriza a coleta de uma série de informações do usuário, como uso de arquivos, histórico de navegação, comandos de voz e ligações telefônicas e SMS. 

Microsoft revela Windows 10; sistema vai rodar em celulares, tablets e PCs

Windows 10 Technical Preview tem muitas novidades no visual (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Windows 10 Technical Preview causa polêmica ao coletar dados pessoais (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Dessa forma, a fabricante de softwares tem acesso livre a todas as interações dos usuários, indo muito além de dados básicos. As informações podem ser coletadas em todos os sistemas, tanto nos PCs quanto nos dispositivos móveis. 

Nas regras de privacidade, a Microsoft diz que pode “obter informações de voz”, “dados sobre um arquivo aberto, o aplicativo usado para isso e o tempo que foi necessário para executar”, além de “caracteres digitados”. No entanto, a desenvolvedora do Windows garante que não vai compartilhar os dados dos usuários sem o consentimento deles. 

O que esperar do novo Windows? Opine no Fórum do TechTudo. 

Segundo a nota oficial, trata-se apenas de um feedback sobre a utilização desta versão do Windows 10, Techcnical Preview, que é uma edição de testes e que precisa deste retorno. “O Windows 10 Technical Preview é um build pré-lançado do sistema, desenhado para testes, avaliações e feedbacks. Usamos uma série de medidas de segurança para proteger suas informações pessoais. Todos os dados enviados para a Microsoft são criptografados e gravados em computadores com acesso limitado”, assegura o comunicado.

Via Forbes

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Milton Silva
    2014-12-10T15:33:11

    Isso que é um serviço de espionagem, coisa de americano

  • William
    2014-11-10T16:46:59

    De uma vez por todas estou indo para o X Lion. Apple , lá vou eu !

  • Rodrigo
    2014-10-22T12:28:14

    Os Fatos citados em que a Microsoft pretende coletar informações foi sempre valido não e de hoje que eles coletam esse tipo de informação então não e novidade...Por isso sempre fui um usuário de LINUX mais o sistema e ótimo eu gostei :)

  • Juberto Lima
    2014-10-21T09:51:52

    Vou experimentar e testar, agora essa de "regras de privacidade" sei nao..kkkk

  • Filipe Santos
    2014-10-15T11:35:48  

    O SO está completo e disponível para uso gratuito para qualqer usuário, é natural que a empresa receba um feedback sobre a experiência do usuário. E não é somente o acesso aos dados que a MS utiliza, durante o uso, o próprio windows faz perguntas ao usuário como "Qual foi a sua experiência com o uso do novo ALT + TAB" ? As pessoas ficam cabreiras com as formas que a empresa utiliza para saber como o público está recebendo o novo windows e reclama que a empresa não ouve os usuários ? meio contraditório...

    recentes

    populares

    • Filipe Santos
      2014-10-15T11:35:48  

      Caro Filipe, não é contraditório, o problema é que a MS não resolve os problemas, eu como analista de software jamais utilizei o registro do windows para guardar informações dos meus produtos, pois acho uma ignorância sem fundamento de todas as empresas de software do mundo ficar gravando chaves no registro e depois nem um programa até hoje consegue apagar tudo, e não adianta virem me falar de InstallShield e bla bla bla que já testei todos, qualquer computador que sofra instalação e desinstalação fica cheio de lixo no registro!, esse é só um erro da MS no meu ponto de vista, tenho outros!!!

  • Botafogo Campeão
    2014-10-15T23:19:38

    Mudança? não muito. Lembro da mudança do Win98 para o XP essa sim foi impactante. A Microsoft só quer vender e nada mais. Não vi nada de GRANDE mudança. NTFS ainda continua.

  • Vandir Ribeiro
    2014-10-15T01:09:05

    Continua com as mesmas bugigangas de sempre, também já tem o i7 5960x, vamos detona com o processamento dele..kkkkk

  • Rafael Santos
    2014-10-15T00:16:06

    Isso sempre existiu no Windows, pq só agora que veio atona?