01/10/2014 14h36 - Atualizado em 06/10/2014 17h55

Windows 10 Technical Preview já está disponível para download

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Um dia depois de revelar o Windows 10, a Microsoft liberou uma versão de testes, chamada Technical Preview, que pode ser baixada de graça por desenvolvedores e pessoas curiosas sobre as novas funções que estarão disponíveis na versão final do sistema operacional até o encerrar de 2015.

Como baixar e instalar o Windows 10 Preview

Aplicativos voltam a ter janelas com botões fechar e minimizar (Foto: divulgação/Microsoft)Aplicativos voltam a ter janelas com botões fechar e minimizar (Foto: divulgação/Microsoft)

O preview pode ser baixado na página do Windows 10 no TechTudo Downloads, através do programa Windows Insider. Os usuários devem se cadastrar e ler os requerimentos do sistema. Em seguida, eles terão acesso ao Windows 10 em formato ISO. Após o download, o arquivo deve ser extraído para um DVD ou USB e carregado para instalação. Finalmente, basta executar o setup para instalar na sua máquina.

A versão de testes está disponível em versões para 32 e 64 bits em quatro idiomas, incluindo o português brasileiro. Os requisitos são similares aos do preview do Windows 8: processador de 1GHz, 1GB de memória RAM para versão 32 bits e 2 GB para 64 bits, 16GB de espaço no disco rígido, placa de vídeo compatível com DirectX 9, uma conta da Microsoft e acesso à Internet.

O Techinal Preview é uma versão ainda incompleta e em construção (build) do Windows 10 e está sujeita a vários bugs e instabilidade. Os usuários poderão testar recursos, ajudar na detecção e eliminação de erros e indicar o que deve permanecer na versão final até o seu lançamento em 2015.

A Microsoft alerta que somente pessoas que estejam preparadas para lidar com estes problemas instalem a versão. A empresa também reforça que a versão não deve ser instalada em um computador usado no dia a dia.

Versão de testes do Windows 10 pode ser baixada de graça (foto: Reprodução/Microsoft)Versão de testes do Windows 10 pode ser baixada de graça (foto: Reprodução/Microsoft)

CPUs 64-bit antigas

Por se tratar de uma versão de testes, alguns processadores ou outras peças de hardware ainda não são suportadas, incluindo, segundo a Microsoft, “um pequeno número de CPUs 64-bit antigas que podem bloquear a instalação”. Ele também não funciona em dispositivos com Windows RT 8.1 e Windows N.

Alguns problemas já encontrados no Technical Preview são a incapacidade de rodar DVDs usando o Windows Media Player. A instalação também vai remover o Windows Media Center se ele estiver instalado no computador.

Quem estiver inscrito no Windows Insider também vai receber atualizações periódicas com novas versões teste do Windows 10, incluindo novos recursos. Porém, muitos deles podem estar incompletos e cheios de bugs, sem a garantia de que eles estejam disponíveis na versão final do produto.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Maikon Rodrigo
    2015-05-09T14:25:17

    João, não é por que a versão do Windows 9 estava ruim que foi "abandonada". Essa versão provavelmente nunca existiu. A Microsoft simplesmente pulou para versão 10, eles tem novos planos para o Windows, segundo as equipes de desenvolvimento da empresa.

  • João Moura
    2014-10-01T15:51:50  

    A versão do 9 estaria tão ruim a ponto de nem "sair da forma"!?

    recentes

    populares

    • João Moura
      2014-10-01T15:51:50  

      Acabei de me lembrar de um detalhe... em alguns códigos do windows ele trata a versão 9 como win95 e win98. possivelmente, para não ter que mexer nos códigos, colocaram o novo como 10.... alem da questão de um belo marketing

    recentes

    populares

    • João Moura
      2014-10-01T15:51:50  

      Pelo que li a versão do Windows 8.1 nada mais é do que o Windows 9, por isso este sera o 10.