Jogos de ação

05/11/2014 07h10 - Atualizado em 19/06/2015 16h56

Alien Isolation: saiba como é jogar o game de terror usando o Oculus Rift

Dayan Valente
por
Para o TechTudo

Alien: Isolation foi lançado no começo de outubro, porém poucas pessoas puderam fazer o que vamos descrever por aqui. O TechTudo foi convidado para conhecer a nova versão do Oculus Rift, o DK2. O gadget de realidade virtual que foi financiado no Kickstarter há anos atrás e, recentemente, comprado pelo Facebook por US$ 2 bilhões em 2014.

Alien Isolation: testamos o game de terror que faz o jogador sentir pânico

Oculus Rift DK2Oculus Rift DK2 (Foto: Dayan Valente/ TechTudo)

Conferimos toda a imersão que o gadget de realidade virtual traz e curtimos diversas demos, até chegar a vez de Alien: Isolation. Entre as demontrações, testamos dois simuladores de montanha-russa e um jogo que testa a imersão dentro do jogo colocando insetos, e até um tiranossauro, atacando você.

A nova versão do Oculus Rift continua sendo para desenvolvedores e ainda não foi lançada para o público, mas já mostra grande melhora em relação ao Development Kit 1. O dispositivo não apresenta lag e tem duas telas de 960×1080p (em cada olho), além de contar com um sensor que captura seus movimentos.

Para ir se acostumando com o dispositivo de realidade virtual, começamos com algumas demontrações. O próprio site oficial da marca disponibiliza diversas opções de jogos e aplicações para testar a funcionalidade do OR.

Oculus Rift DK2Oculus Rift DK2 (Foto: Dayan Valente/ TechTudo)

Incorporando Amanda Ripley

Finalmente, chegou o momento mais esperado. O próximo teste a ser feito com o Oculus Rift seria a versão demo do jogo Alien: Isolation — segundo o demonstrador, esta versão só esteve disponível na E3 2014. Jogamos o modo sobrevivência usando um controle de Xbox One no PC.

Demorei um pouco para me acostumar com o controle do Xbox ao mesmo tempo que controlava a visão com o Oculus Rift, mas aos poucos tudo faz mais sentido já que é natural de um gamer, inclinar a cabeça para poder ver atrás de caixas, por exemplo. O sensor que acompanha o Development Kit 2, captura este movimento natural e faz com que a imagem siga com naturalidade.

O clima sombrio da versão jogada, junto com a imersão causada pelo Oculus Rift gera muita tensão. Amanda Ripley — sua personagem — possui apenas um lança-chamas (que não mata o Alien), ou seja, você precisa apenas sobreviver fugindo do gigante alienígena que anda pela nave.

Alien Isolation tem DLC com os tripulantes da Nostromos (Foto: Divulgação) (Foto: Alien Isolation tem DLC com os tripulantes da Nostromos (Foto: Divulgação))Alien Isolation (Foto: Divulgação)

Depois do fracasso do game Aliens: Colonial Marines, este novo game chegou para levantar a moral da SEGA com os fãs da série. Gráficos muito bem feitos e detalhados, os cenários são muito parecidos com os mostrados nos filmes e a tensão pode ser sentida a todo momento.

Há muitos locais para se esconder no mapa como armários e caixas, mas não se engane, se ele te ver, ele vai te matar mesmo escondida. E convenhamos que morrer no Alien: Isolation — jogando com Oculus Rift — é muito mais assustador do que você imagina.

Quais os jogos que você mais espera em 2014? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lander Lopes
    2014-11-05T10:32:20

    Legal essa ideia! Mas acho que todas as redes sociais ficarão atrás da Tsu, pois essa é a única que paga seus usuários (dividindo seu lucro publicitário). Se alguém quiser conhecer, segue um convite (basta colar em seu navegador): tsu.co/landeville