24/11/2014 15h50 - Atualizado em 24/11/2016 10h41

Black Friday: 10 dicas para economizar e comprar com segurança

Barbara Mannara
por
Da redação

Na Black Friday algumas dicas podem ajudar na hora de fazer as compras online. Com elas, é possível aproveitar ao máximo as ofertas na data, ainda mais se já estiver antecipando as compras de Natal. No Brasil, o evento está marcado para a madrugada da última sexta-feira de novembro, promovido pelo Busca Descontos, que apresenta ofertas de diversos sites nacionais. Veja um guia com as melhores dicas para não perder os preços baixos.

Plugin ajuda consumidor a evitar preços inflacionados na Black Friday

Black Friday contará com descontos em diversas lojas online nesta sexta-feira (28) (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Black Friday contará com descontos em diversas lojas online nesta sexta-feira (28) (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Para quem não conhece, a Black Friday é uma grande promoção que ocorre no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos - a última sexta-feira do mês. No dia do evento no Brasil, prepare o computador e deixe tudo organizado para conseguir as melhores ofertas, já que o acesso promete ser ainda maior. 

Dica 1 - Selo de segurança da Black Friday e código de ética

Para ajudar os consumidores a escolher qual site é confiável para as compras da Black Friday, a organização da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico elaborou um selo oficial para identificar e evitar a ‘maquiagem dos preços’ por lojas online duvidosas, assim como um código de ética, que deve ser seguido pelos estabelecimentos cadastrados. Para conseguir o selo, os lojistas devem passar por inspeção da própria Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, que verifica possíveis irregularidades. Então vale ficar de olho, principalmente nesta dica para ter mais segurança.

Selo de segurança do Black Friday 2014 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Selo de segurança do Black Friday 2014 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Dica 2 - Faça o cadastro nos sites que vão participar da Black Friday

Todos os sites de compras pedem um cadastro interno para o pagamento e envio da mercadoria. Portanto, para evitar perder tempo, ou ser alvo de quedas de conexão no site, pelo grande fluxo de acesso no dia, é recomendado já fazer uma conta com antecedência. Tudo isso facilita as compras: no dia da oferta, basta fazer o login e confirmar as informações de pagamento.

Dica 3 - Prepare uma lista de desejos

Antes de comprar, vale fazer uma lista com todas as prioridades. Assim, você não corre o risco de esquecer algum produto importante e perder a oferta. Alguns sites tem essa opção, mas que pode ser no lápis e papel mesmo. Depois, basta começar a caçada pelo melhor preço.

O novo Moto G irá entrar na Black Friday? Veja as dicas no Fórum do TechTudo.

Dica 4 - Segurança: conheça os sites não recomendados e evite problemas

Não quer ter dor de cabeça depois das compras? Então tenha em mãos quais são os sites não recomendados para compras online. A lista divulgada pelo Procon (sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php) ajuda bastante da hora de escolher em qual loja virtual comprar e mostra os sites podem ser uma cilada.

Os golpes ocorrem com mais frequência na Black Friday, dia no qual os usuários fazem compras em maior fluxo e acabam acreditando na oferta mais baixa. Sempre escolha os sites de compras com as melhores recomendações: assim, o internauta tem mais garantias de receber o produto no prazo e em boas condições.

Dica 5 - Fique de olho: compare preços e confira a melhor oferta

Quando chegar o momento de fazer os cliques das compras, vale conferir se os preços realmente caíram e até selecionar a loja virtual com melhor valor. Para isso, alguns sites de buscas gratuitas como Zoom e Buscapé, além do Busca Descontos podem ajudar. Faça quantas pesquisas precisar para ter certeza da compra. 

Dica 6 - Aproveite para fazer as compras de Natal

A família é grande? Então aproveite a Black Friday para fazer suas compras de Natal e garantir uma boa economia nas festas de final de ano. Assim, é possível adquirir um bom presente com preço mais barato. Lembrando que os valores tender a aumentar nos dois últimos meses do ano, principalmente por essa correria nas lojas. Vale garantir as lembranças e presentões.

Dica 7 - Prepare o computador e Internet

Como na Black Friday o fluxo de acesso aos sites aumenta bastante, é comum haver quedas na conexão com a loja online. Portanto, lembre de garantir uma boa velocidade de Internet no seu computador, para facilitar ao abrir várias páginas. Além disso, uma dica é tentar acessar a loja por dois navegadores, como Firefox e Chrome, por exemplo: as vezes a resposta é melhor em um deles e você não perderá a chance de uma boa promoção.

Conexão no Black Friday fica mais lenta do que o normal: vale tentar com dois navegadores (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Conexão no Black Friday fica mais lenta do que o normal: vale tentar com dois navegadores (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Mas, não se desespere: por vezes a conexão cai e o único jeito é esperar. Enquanto isso, atualize o navegador para ver a plataforma voltou ao ar (apertando o botão F5 no teclado). Também vale lembrar de deixar o antivírus atualizado e ativo, já que em grandes ofertas online os ataques de malwares tendem a aumentar, com o intuito de roubar dados dos usuários e cartões de crédito.

Dica 8 - Anote o horário das promoções

Apesar de quase todos os sites envolvidos na promoção ofertarem seus produtos em horários próximos, vale conferir na sua loja de destaque o horário do inicio das vendas. Assim, o usuário não corre o risco dos estoques esgotarem antes de comprar determinado equipamento. Também vale ficar de olho no fuso horário para não ter enganos.

Dica 9 - Conheça os sites participantes

Durante a Black Friday as irregularidades e enganações rolam na Internet. Para tentar fugir disso, conheça quais lojas estão realmente participando do evento. Assim, você não perde tempo nem cai em algum golpe. Segundo o site Reclame Aqui, os descontos devem ficar em torno de 30%. Então, desconfie de algum preço muito abaixo da concorrência.

Dica 10 - Denuncie irregularidades

Além disso, para denunciar irregularidades, o site Reclame Aqui oferece uma plataforma especialmente para a Black Friday, para que os consumidores relatem os problemas durante o evento. Basta acessar a página do Reclame Aqui e contar o que ocorreu. Lá também tem algumas dicas de como fugir das enganações.

Agora, é só esperar liberarem as ofertas para começar a comprar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel Luna
    2014-11-25T08:30:28  

    Sou pechincheiro nato, só compro quando está realmente muito barato, isso para tudo, geladeira, fogão, sofá, roupas, brinquedos, jogos, meias, tudo isso eu compro na internet, eu acompanho os preços das coisas quase todos os dias e digo com muita propriedade, a Black Friday brasileira é a maior enganação da internet brasileira, nunca comprei nada em Black Friday daqui, porque nunca achei algo que valesse a pena, qualquer coisa que você achar que está barata, pode ter certeza que você vai achar mais barato em outra época do ano !!! Black FRAUDE total !!!

    recentes

    populares

    • Gabriel Luna
      2014-11-25T08:30:28  

      a bfraude existe, mas ano passado consegui comprar o moto x por 870 reais. preco esse que jamais apareceu desde entao. como o The Fury disse acima, tem que pesquisar bastante e saber o valor daquilo que se quer comprar. quem compra por impulso ou porque recebeu um email de "promocao" e nunca pesquisou sobre o produto corre o risco de estar pagando mais caro sim.

  • Felipe Santos
    2014-11-25T11:12:33

    Black171!!!! Tem muitos trouxas no Brasil que compram ponta de estoque, produtos fora de linha, aquela ''TV HD'' de 42 polegadas de 60Hz achando que fez um bom negócio. Sabe de nada, inocente!!!

  • Bruno Boscolo
    2014-11-25T10:11:48

    Tudo pela metade do dobro !!!!

  • Derrick Rose
    2014-11-25T02:21:17

    Sera q esse ano finalmente compro alguma coisa?

  • Diego Mariano
    2014-11-25T02:09:48

    A questão é você ter em mente o que quer e ficar pesquisando os preços semanas antes pra você ter uma noção do preço real do produto e quando chegar a hora saber se o desconto vale a pena. Eu ainda não comprei coisas em Black Friday, mas um amigo meu ano retrasado comprou um Macbook Pro a um preço que já não me recordo, mas pesquisei o preço dele na época e o desconto foi realmente grande. Se você souber o que quer, onde é confiável comprar e sabe o preço não tem erro.

  • Ricardo Lemos
    2014-11-25T01:48:23

    Eles elevaram preços nas duas ultimas semanas, para dia 28 eles colocarem o preço normal do produto, isso é uma palhaçada só trouxa cai nessa ainda

  • Denis Douglas
    2014-11-25T00:06:04

    A dica para economizar é não gastar nada. Black Friday no brasil é só pra engana!

  • Leandro Lacerda
    2014-11-24T23:19:01

    Prefiro acompanhar as ofertas pela Econovia, o comparador monitora apenas lojas e marcas conhecidas além de mostrar de cara as melhores ofertas. Na sexta vão atualizar os preços a cada 10 minutos.

  • Joao Mendes
    2014-11-24T21:16:35  

    Chego a hora da enganação e as lojas empurrarem as porcarias engalhadas

    recentes

    populares

    • Joao Mendes
      2014-11-24T21:16:35  

      verdade, entra na camisaria colombo e só as camisas feias ( tipo rosa listrada) estão disponíveis. As bonitas nuncam tem esoque.

  • Rafael Costa
    2014-11-24T23:15:40

    entrei em um dos sitescom centenas de camisas de todos os tipos e tamanhos. As que eu queria não tinha em estoque. Só as camisas feias (lixões) estavam em promoção.

  • Kleiton Santos
    2014-11-24T23:12:57

    aqui no brasil é só enganação vendem estoque velho e coisas q niguem quer e os produtos de qualidade eles aumentam antes o preço e depois baixam ex: se um produto custa 800 eles hj aumentam para 1.200 ai na black frudis baixa pra 800 entenderam a jogada.

  • Jessica Carvalho
    2014-11-24T22:34:31

    Este ano estou preparada, o site bizoo . com . br tem histórico de preços com fotos (prints) das alterações de preços durante o ano e por loja, ideal para o blackfriday!

  • Alex Silva
    2014-11-24T21:59:34

    Estava pesquisando uma maquina LAVA e SECA da LG ... no começo do mês em 2 sites de Lojas Grandes ... Estava R$1800.00 o modelo WD1485 ... agora esta na casa de 2200 a 2300 ... pra depois cair para os mesmo 1800 ... é só um ou outro produto que vem algum desconto relevante ...

  • Gerson Silva
    2014-11-24T21:11:46

    Black Friday - Tudo pela metade do dobro do preço...

  • Farley Silva
    2014-11-24T21:05:22

    nao acho a black friday total enganaçao como dizem ano passo comprei um xbox 360 440,00 nem hoje se encontra por este preço , tambem ja comprei uma tv de 39 pol por 850,00 a 2 anos atras hoje talvez se encontre de 32 polegadas por este valor

  • Hudson Silva
    2014-11-24T20:35:19

    black fryday - tudo pela metade do dobro!!!!! kkkk

  • Fernando
    2014-11-24T18:50:42

    Gostei do Black Fakeday. Infelizmente no Brasil isso é tudo enganação, lá fora é de verdade. Um exemplo, estou querendo comprar um aspirador de pó ja a algum tempo, logo, tenho feito pesquisas. Um que estava na faixa de 130 a 150, incrivelmente esta semana apareceu por 240, com um mega desconto que caia para...adivinhem???? APENAS 150 reais. Olha que legal !!! Black Friday = iê ié pegadinha do malandro

  • João Carvalho
    2014-11-24T17:03:54

    Nosso site tmb vai ter uma página dedicada a Black Friday, com produtos que vão obter um desconto real. Sem enganação. Pesquisa no google por "FindPrice".