26/11/2014 14h03 - Atualizado em 20/11/2015 11h05

Black Friday Brasil: Procon lista sites para fugir de dor de cabeça

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro e, como já é de costume, sites mal intencionados de compras online e promoções aproveitam a data para aplicarem golpes nos consumidores. Pensando nisso, o Procon-SP divulgou um série de dicas para reduzir ao máximo os problemas na hora de aproveitar os preços baixos.

Black Friday: confira dez dicas para economizar e comprar com segurança 

O órgão tem monitorado os preços de grandes varejistas na Internet para ajudar a detectar aumentos abusivos antes do evento e a recomendação é para os usuários conferirem os preços dos produtos antes da liquidação para ter certeza que os descontos são reais.

Black Friday (Foto: Pond5)Black Friday: Confira as dicas do Procon de sites que devem ser evitados (Foto: Pond5)


Também é aconselhável confirmar as descrições dos produtos e compará-los com outras marcas. Além disso, é importante imprimir ou salvar documentos que comprovem a oferta e a confirmação do pedido – como comprovantes de pagamento, contratos ou anúncios.

O Procon também alerta para a importância de ler a política de privacidade da loja virtual para confirmar os compromissos assumidos e procurar saber mais sobre o uso de dados fornecidos pela Internet. É recomendável só comprar de sites que não tenham tido problemas no passado. Para ajudar os consumidores, a instituição divulgou uma lista de sites sempre atualizada que devem ser evitados durante a Black Friday.

Lista do Procon mostra sites que devem ser evitados durante a Black Friday (foto: Reprodução/Procon)Lista do Procon mostra sites que devem ser evitados durante a Black Friday (foto: Reprodução/Procon)

Outro detalhe a ser lembrado é que a liquidação não elimina os direitos do consumidor. A empresa é responsável por cumprir qualquer oferta veiculada e deve manter canais de atendimento de fácil acesso para o esclarecimento de dúvidas.

O consumidor tem prazo de até sete dias para desistir de compras feitas fora do estabelecimento comercial – por telefone, em domicílio, via telemarketing, catálogos ou Internet. Este prazo conta a partir da aquisição ou do recebimento do produto.

O Código de Defesa do Consumidor também estabelece prazo de 30 dias para reclamações de problemas aparentes e de fácil constatação para produtos não duráveis e 90 dias para duráveis, contados a partir da identificação do problema.

O Procon lembra que os produtos importados adquiridos no Brasil seguem as mesmas regras dos nacionais, desde que em estabelecimentos legalizados. Por fim, o usuário deve examinar a mercadoria e só assinar o documento de comprovação de recebimento após confirmar seu estado. Qualquer irregularidade deve ser justificada e a empresa responsável deve resolver o problema.

O que você achou do novo código de ética da Black Friday? Comente no Fórum do TechTudo. 

O órgão vai manter seus canais de atendimento operando 24 horas por dia no período entre as 19h de quinta-feira (27) até a meia noite de sexta-feira. Os consumidores podem registrar queixas pelo Atendimento Eletrônico no site e nas páginas do Facebook e Twitter do serviço. 


Segundo o diretor executivo da Fundação, Alexandre Modonezi, o Procon está preparado para a Black Friday. “Nosso objetivo é equacionar o problema do consumidor junto a empresa em tempo real. Além disso, recomendamos que as compras sejam feitas rapidamente por causa dos estoques”, aponta.

Via Procon

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Pinto
    2014-11-27T10:49:51  

    Ouvi dizer que o PS4 pode sair por menos de R$ 1.200

    recentes

    populares

    • Carlos Pinto
      2014-11-27T10:49:51  

      Mas nao precisa de black friday para achar por esse preço.

  • Am Soberano
    2014-11-27T08:19:11  

    Galera! não existe nenhuma possibilidade de existir blackfriday no Brasil, exceto para produtos sem muitos impostos , piratas ou aqueles encalhados!!! As lojas usam deste artificio para vender mais!! Nos brasileiros pagamos IMPOSTO em cima de IMPOSTO...não há como a loja reduzir o preço igual aos outros países!!Infelizmente essa é a politica do nosso governo!! Inves de uma politica expansiva, utilizam de politica recessiva... mais dinheiro pro governo e mais juros e impostos para o povo!! Que beleza!!

    recentes

    populares

    • Am Soberano
      2014-11-27T08:19:11  

      Vinicius Bezerra Você tem problema de interpretação, mas tudo bem,acontece!! Em lugar algum disse que o empresário não deve ganhar mais, e claro gerar emprego, disse que É IMPOSSÍVEL HAVER UMA PROMOÇÃO DESTA NO BRASIL POR CONTA DOS IMPOSTOS QUE OS COMERCIANTES PAGAM!!!resumidamente.. critico os impostos!!!!

    recentes

    populares

    • Am Soberano
      2014-11-27T08:19:11  

      Vazio, monte uma empresa, "se conseguir" e tente manter ela por 2 anos, conseguindo um bom lucro, mas contrate funcionários...

  • José Neto
    2014-11-26T20:45:51  

    O esquema é trabalhar, viajar e comprar nos EUA, pois no BrasilPT temos a Black Fraude

    recentes

    populares

    • José Neto
      2014-11-26T20:45:51  

      Vazio Eu tbem não sou fã do governo do PSDB, só que essa história de que na época do FHC não se comprava nada é pura conversa, na época, viajar de avião era coisa de gente com muita grana, não só aqui no Brasil como em vários outros países.

    recentes

    populares

    • José Neto
      2014-11-26T20:45:51  

      Vinicius Bezerra Fato!!!

  • Joao Vinsk
    2014-11-27T07:37:08  

    Black Friday = PT uma farsa.

    recentes

    populares

    • Joao Vinsk
      2014-11-27T07:37:08  

      ou = quebra do bolso alheio

  • Andre Robben
    2014-11-27T01:02:15  

    Quanto mais tempo vivo longe do Brasil mais vejo e percebo o quanto o brasileiro em si EH RIDICULO! BLACK FRIDAY ?! Desde quando inventaram isso no Brasil ? Qual a porcentagem de pessoas q REALMENTE sabem se quer a origem desse dia e dessa expressao nos EUA ? O brasileiro mal sabe falar e escrever portugues e querem. a partir de agora, usar expressoezinhas em ingles pra certos eventos q sao COMUNS NOS EUA e NUNCA foram comuns no BRASIL ?! Brasileiro falando de BLACK FRIDAY, eh sem duvida nenhuma, o maior exemplo de quanto o brasileiro eh ATRASADO E PAGA PAU

    recentes

    populares

    • Andre Robben
      2014-11-27T01:02:15  

      Mar Celo, pessoas como eu fora do Brasil e voces se fhudendo na mao do PT, assaltantes e traficantes ? Bacana ne ? Realmente, voces se merecem. Parabens, seu portugues (lingua falada no Brasi, Portugal e Angola basicamente) esta otimo. Use seu otimo portugues em uma entrevista onde o DIFERENCIAL sera uma lingua estrangeira fluente.

    recentes

    populares

    • Andre Robben
      2014-11-27T01:02:15  

      Interessante alguém que n se importa com o Brasil ou quem vive nele ou até msmo o português "fajuto" estar em site de notícias brasileiro lendo e escrevendo em português.

  • Dirce Braga
    2014-11-26T15:10:37  

    Só uma observação... Até ontem, 25/11, o P$4 estava no Submarino por R$1.999,00. Hoje, 26/11, passou para incríveis R$ 3.999,99.

    recentes

    populares

    • Dirce Braga
      2014-11-26T15:10:37  

      Sim estou acompanhando o PONTOFRIO em TVS segunda feira existiam 37 TV's abaixo de 2000,00 estas SMART TV. Ontem conferindo esse número caiu para 30. Hoje caiu novamente, to até tirando Screen Shots dessa "BLACK FRIDAY" lixo desse país.

    recentes

    populares

    • Dirce Braga
      2014-11-26T15:10:37  

      Galera, comprei o PS4 no mercado livre e paguei 1500, recebi o produto sem problemas, indico até o comprador se quiserem, abraço !

  • Leandro Dávila
    2014-11-26T20:30:23  

    *O melhor é o agregadordeofertas . net ,que reúnde ofertas das melhores lojas e ainda dá desconto ! O resto é enganção !

    recentes

    populares

    • Leandro Dávila
      2014-11-26T20:30:23  

      Vicente Neto Tem um site , com final eletro anunciando produtos falsificados no Google e Yahoo Ads, tem que tomar cuidado!

    recentes

    populares

    • Leandro Dávila
      2014-11-26T20:30:23  

      Todo cuidado é pouco !

  • Kelly Cruz
    2014-11-27T11:50:09

    andre robben porque voce nao se naturaliza americano EUA com certeza eles nao te aceitam americao e povo mais feio do mundo sao gordo mal educado nao escovam os dentes e tratam brasileiro como sub raça com certeza este robben e pedreiro e mora em maiame e se acha o maximo se marase em genebra/monaco/milao/paris/estocolmo nao seria tao chato

  • Luiz Alcântara
    2014-11-27T15:43:09

    A black friday brasileira pode ser black month ou black year, basta ir ao Paraguai ou conhecer alguém que sempre vai...

  • Jony Limao
    2014-11-27T13:26:58

    Vi muitos comentários, tanto aqui no site como de amigos, a genialidade de muitas lojas/sites de empresas importantes e de grande porte que um mês ou meses antes antecipam o aumento no valor para agora ofertar o desconto agora. Vejo o absurdo de abuso quando anunciam: Camisa Polo de 129 reais por 49 reais. Cara, se nesse valor de 49,00 já lucram, imagine 129,00. Depois os comerciantes reclamam que as vendas estão estagnadas, difíceis... também querem lucrar mais de 300%. Tem que parar mesmo!

  • Alex Barros
    2014-11-27T13:16:30

    não é pecado imitar nesta questão comercial os americanos. a verdade é empresas que querem enganar oferecendo na verdade metade do dobro. na questão de imposto isto é mais protecionismo as empresas e serviços no brasil. porque temos um mercado atraente ao mundo porem oque os repele a entrar aqui é a herança burocrática e a escalada de impostos.

  • Sylvio Pascolato
    2014-11-27T12:29:18

    Esse Robben é o parceiro que o batman da um flight de vez em quando?? so pode ser ne. O cara se prostitui para conseguiu atravessar a fronteira, lava prato de manha, limpa casco de barco a tarde, e ainda faz bico em boate a noite e quer opinar alguma coisa sobre o Brasil??? Se cuida hein, sabe que não pode ficar doente ai... se não ja sabe.

  • Paulo Silva
    2014-11-27T11:07:16

    Esse tal de Black Friday, é mais um grande incentivo extra, para você comprar o que não precisa, com o dinheiro que não tem, para impressionar quem você não conhece...

  • Joao G
    2014-11-27T10:52:12

    MAS TEMOS UMA BOA NOTICIAS PARA HOJE GALO CAMPEÃO? EM CIMA DE QUEM?

  • Joao G
    2014-11-27T10:49:41

    COMO DISSE O ADV. DOS MENS. NOSSA CULTURA É ESSA, VERGONHOSO COMO TEM PESSOAS OPORTUNISTAS E USAM PARA SE DA BEM. VMS COPIAR MAS COM RESPEITO COMO VCS QUEREM QUE RESPEITEM VCS. VERGONHOSO DEMAIS.

  • Bruno
    2014-11-27T10:46:37

    se você sabe que o preço daquele produto que você quer abaixou mesmo, blz. Mas comprar um produto só porque ta escrito "promoção black friday" acreditando naquele preço antes e depois... o asno merece pagar caro mesmo. Gente estúpida pra mim tem q se ferrar.

  • Eduardo Santos
    2014-11-26T15:23:22  

    Esqueceram de mencionar a mais trambiqueira de todas..... As lojas Americanas, com "TUDO PELA METADE DO DOBRO DO PREÇO"!!!

    recentes

    populares

    • Eduardo Santos
      2014-11-26T15:23:22  

      Americanas, Submarino, shoptime e outras lojas grandes são as primeiras a subir os preços...

  • Daniela Salas
    2014-11-27T08:18:57  

    Como eu quero comprar um celular, estou acompanhando os preços...o Moto E DTV estava R$ 429,00 no Walmart ontem, e hoje já está R$ 499,00...amanhã volta o preço normal R$ 549,00....rs

    recentes

    populares

    • Daniela Salas
      2014-11-27T08:18:57  

      Daniela confira o site da cissa magassine tem o melhor preço, comprei o MOTO E TV a R$379,00.

    recentes

    populares

    • Daniela Salas
      2014-11-27T08:18:57  

      Conselho aos navegantes: Pega o celular direto na operadora e grátis. Todo ano troco o meu por um novo na claro. Com garantia. Pontos acumulados valem um aparelho novinho.

  • Adriano Teles
    2014-11-27T10:16:03

    Fiz uma compra no baratoajato há mais de 3 anos e NUNCA RECEBI!!!!

  • Leandro Lacerda
    2014-11-27T09:58:49

    Gosto de acompanhar as ofertas pela Econovia, o comparador mostra apenas marcas e lojas conhecidas e tem gráfico com histórico diário de preços. Dizem que na sexta vão atualizar os valores a cada 10 minutos.

  • Honório Silva
    2014-11-27T09:48:58

    O Procon ja sabe e então pq não toma providência? Deixa apenas no site, que ridículo. Serviço meia boca

  • Brasileiro
    2014-11-27T09:36:22

    Época boa para comprar as coisas é janeiro e fevereiro.. nesses meses já passou a euforia...

  • Jessica Carvalho
    2014-11-27T04:13:04  

    Este ano estou preparada, no site bizoo . com . br tem histórico de preços com fotos (prints) das alterações de preços durante o ano e por loja, ideal para o blackfriday!

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2014-11-27T04:13:04  

      :)

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2014-11-27T04:13:04  

      oba

  • Danilo
    2014-11-27T09:05:48

    BlackFriday : Dia de comprar pela metade do dobro,coisas que você nem precisa,com um dinheiro que não tem!

  • Allan Pires
    2014-11-27T08:51:11

    A lista apresenta o site "anabolizantes maromba" que deveria ser evitado não por problemas no black friday, mas por vender um monte de medicamento controlado sem receita médica.