10/11/2014 12h06 - Atualizado em 10/11/2014 13h07

Carrorama: app analisa motor de carros populares no Salão do Automóvel

Melissa Cruz Cossetti
por
Para o TechTudo

Que tal ver todos os dados sobre o motor do seu carro no celular? Seja no Android ou no iPhone, essa é a proposta do Carrorama. Os engenheiros da Going2, startup de Sorocaba, São Paulo, desenvolvedora do app, mostraram ao vivo como funciona o sistema de análise por OBD (On-Board Diagnostic), programa que transforma o celular em um computador de bordo. A demonstração aconteceu durante o Salão do Automóvel de São Paulo 2014, que acabou neste domingo (9).

Simulador que bateu recorde no Salão é 'oposto' de games, diz engenheiro

Carrorama Salão do Automóvel de São Paulo 2014 (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Demonstração de como sistema de análise por OBD funciona no Salão do Automóvel de São Paulo 2014 (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)



Disponível na maioria dos veículos novos em circulação no país, a conexão para dispositivos OBD passou a sair de fábrica em modelos produzidos entre 2009 e 2010,  já na segunda geração, a OBD2. O aparelho é encontrado por menos de R$ 100. Já o scanner automotivo, que processa e traduz a informação, é mais caro, e chega a custar algumas centenas de reais.

Carrorama Salão do Automóvel de São Paulo 2014 (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Aparelho para conexão para dispositivos OBD custa menos de R$ 100 (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)


O aplicativo substitui a compra desse scanner, e mostra os dados no celular, com interface amigável e renovada desde a primeira versão, lançada em 2012. A conexão entre o OBD e o celular se dá via Bluetooth. O Carrorama funciona como um autodiagnóstico e fornece relatórios, alertas de manutenção e revisão, impostos, causas de falhas e outros recursos.

Carrorama Salão do Automóvel de São Paulo 2014 (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Carrorama substitui scanner (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)



Segundo Naian Alves, responsável pela equipe técnica, o app leva para donos de carros populares dados que não estão presentes nos painéis mais simples e alerta sobre possíveis causas de mau desempenho do carro como temperatura da água, voltagem da bateria e nível do tanque de combustível. "Levamos informações que vão além do que é oferecido no painel dos carros populares e oferecemos um computador de bordo grátis direto no celular", explica.

Carrorama Salão do Automóvel de São Paulo 2014 (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Naian Alves explica como Carrorama funciona durante Salão do Automóvel (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)


Para quem vai comprar ou vender o carro, o a sistema confirma número de chassi, quilometragem e outras informações úteis. Entretanto, é bom lembrar que o acesso a esses dados dados varia de acordo com o pacote de informações que as montadoras oferecem.

O sistema é gratuito, e está disponível para baixar na página do Carrorama no Techtudo Downloads. Em dezembro, a startup pretende lançar uma nova atualização para que os usuários possam armazenar dados, hoje no celular, na nuvem, acessíveis de qualquer lugar.

Carrorama Salão do Automóvel de São Paulo 2014 (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Carrorama e gratuito e funciona em Android e iOS (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)



O desenvolvedor alerta ainda que este é um recurso de autoanálise, mas não pode ser comparado a tradicional visita ao mecânico. "O aplicativo te dá uma dica do que pode estar causando um problema, mas não substitui a ida ao mecânico", completa. Ainda segundo ele, em breve, o app deve ganhar uma lista de locais para possíveis emergências para condutores. 

Veja uma breve lista de funções da nova versão do Carrorama

Relatórios

Filtra por período os gastos do seu veículo, como abastecimentos, despesas e manutenções;
Consulta o desempenho do seu veículo baseando-se em seus registros de abastecimentos;
Mostra gráfico com o percentual gasto para cada tipo de despesa e auxilia seu planejamento.

Alertas

Alertas para pagamento de parcelas de financiamento, seguro e impostos;
Alerta de vencimento da CNH do condutor.

Abastecimento

Informa quanto o seu veiculo está consumindo;
Controla o abastecimento para veículos à Gasolina, Etanol, Diesel, além de veículos Flex;
Acompanha a evolução dos preços de combustíveis por posto.

Manutenção

Controla Troca de Óleo, Filtro de ar, Filtro de Óleo, Filtro de Combustível, Alinhamento, Balanceamento, Bateria, Extintor, Freios, Troca e/ou Rodízio de Pneus e Peças em Geral;
Controla todas as revisões veiculares;
Guarda um histórico com todas as manutenções do veículo para uma futura venda.

Salão do Automóvel

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014 teve seu último fim de semana nesta sábado (8) e domingo (9), na capital paulista, e contou com expositores que vão além das montadoras, como o estande do Carrorama e outros de central multimídia para os veículos. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel Douglas
    2017-09-28T13:08:42

    Não funcionou no celta life 1.0 2010