Internet

07/11/2014 09h00 - Atualizado em 07/11/2014 12h33

Zuckerberg diz por que forçou download do Messenger: 'Melhor experiência

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O cofundador e criador do Facebook, Mark Zuckerberg, finalmente  explicou porque obrigou os usuários a baixar o Messenger em smartphones e tablets. Em um bate-papo com estudantes e internautas, o diretor executivo da rede social disse que o objetivo ao tomar a polêmica decisão foi oferecer aos usuários “a melhor experiência” para bate-papo. Zuckerberg falou ainda sobre outras curiosidades e assuntos ligados à rede social.

Facebook: muito além do sticker, baixe outros emoticons grátis

Mark Zuckerberg falou sobre futuro do Facebook nesta quinta-feira (Foto: Divulgação/Facebook)Mark Zuckerberg falou sobre futuro do Facebook nesta quinta-feira (Foto: Divulgação/Facebook)

Facebook Messenger

Ao ser questionado por um internauta sobre a decisão de retirar a função de chat do app principal do Facebook, Mark Zuckerberg disse que a razão foi oferecer uma experiência mais adequada e completa ao usuário. “A troca de mensagem tem ficado cada vez mais importante. Nos smartphones, cada app pode focar apenas em fazer uma função bem”, respondeu.

Segundo o criador da rede social, o aplicativo principal do Facebook tem como proposta principal o News Feed, ou seja, as publicações e atualizações dos usuários, assim como as curtidas e comentários, por exemplo. Já o Messenger promete ser uma ferramenta mais rápida e mais completa inteiramente dedicada à troca de mensagem.

“Pedir às pessoas que instalem mais um aplicativo é, à curto prazo, algo incômodo, mas se nós queríamos focar em entregar isso [troca de mensagens] bem, nós tínhamos que desenvolver uma experiência dedicada e focada”, finalizou Zuckerberg.

- Linha do tempo

Outro assunto polêmico foi tocado durante a conferência com o chefão do Facebook: a linha do tempo. Nos últimos meses, mudanças nos algoritmos do Facebook fez com que diversas Fanpages e conteúdo de usuários da rede social não tivessem o mesmo alcance de antes, desaparecendo da linha do tempo de muitos usuários.

Linha do tempo do Facebook destaca conteúdo relevante para usuário, segundo Zuckerberg (Foto: Divulgação/Facebook)Linha do tempo do Facebook destaca conteúdo relevante para usuário, segundo Zuckerberg (Foto: Divulgação/Facebook)

Segundo Zuckerberg, mais pessoas estão compartilhando coisas diariamente no Facebook, gerando uma grande competição de conteúdo. “Uma pessoa comum lerá no máximo 100 publicações no Facebook diariamente, porém o número de histórias que esta poderia ver a cada dia chega a 1500″, argumentou.

A proposta, segundo o criador da rede social, é personalizar aquilo que é exibido para cada pessoa na rede social. Sem entrar em detalhes sobre como essa escolha é feita, Zuckerberg explicou apenas que a linha do tempo tenta ligar uma pessoa ao que é mais importante para ela, como um nascimento do filho de um amigo, por exemplo.

Celulares e tablets

Responsável pelo Messenger, Instagram e WhatsApp, Mark Zuckerberg respondeu ainda sobre as intenções da empresa para os aplicativos de celulares. O executivo lembrou que a maior parte do população do mundo ainda não tem acesso à Internet e boa parte faz isso pelo celular, diante disso a empresa tende a investir em chamadas pela Internet, serviços de mensagens, entre outros.

Outro assunto tocado pelo criador da rede foi ainda a migração de parte dos usuários dos computadores para os smartphones. “Há alguns anos, muito de vocês [presentes no evento] usavam o Facebook majoritariamente em computadores, mas hoje o fazem nos telefones. Então, o que temos que fazer é criar aplicativos mais rápidos e continuar a trabalhar neles”, explicou.

Facebook bloqueado, o que fazer? Veja no Fórum do TechTudo.

- Ebola

Recentemente, Zuckerberg anunciou que doaria US$ 25 milhões para instituições de combate à epidemia do Ebola. Ao ser questionado sobre as ações da rede social, o executivo-chefe disse acreditar que o melhor é parar a epidemia antes que ela se espalhe por toda a África, Índia e outros países populosos.

“Eu acredito que essa é a oportunidade o mundo tem de combater o Ebola agora. Não devemos esperar os próximos dois, três seis meses ou até que isso vire o próximo HIV”, explicou.

- “Facebook está deixando de ser legal?”

Outro ponto alto do bate-papo foi a pergunta de usuários sobre uma possível queda no interesse dos usuários pela rede social. Zuckerberg rapidamente respondeu que o objetivo da empresa nunca foi fazer da rede social algo animador ou excitante, mas sim útil.

Não criamos o Facebook para ser legal ou excitante, mas sim útil, afirmou Zuckerberg (Foto: Divulgação/Facebook)'Não criamos o Facebook para ser legal ou excitante, mas sim útil", afirmou Zuckerberg (Foto: Divulgação/Facebook)

“Os serviços que nos inspiram no mundo são aquelas coisas básicas que você pode confiar no seu dia a dia, mas que incomodam quando fazem falta. Ninguém acende a luz e comemora”, argumentou o Zuckerberg.

O primeiro “Comunidade Q&A” de Mark Zuckerberg reuniu internautas, estudantes e outros profissionais em torno do futuro da rede social nesta quinta-feira (6), embora não tenha apresentado nenhuma novidade da empresa. O evento, segundo o criador da rede, foi uma forma de encontrar novas respostas e inspiração para a rede social.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Nunes
    2014-11-07T12:19:40  

    A nova do WhatsApp do Zucker: Essa mensagem será enviada com 4 mensagens separadas. Apenas os primeiros 32.768 caracteres serão enviados. Você deseja continuar? Não acredito que li isso! hehehehe

    recentes

    populares

    • Rafael Nunes
      2014-11-07T12:19:40  

      Taura Duriogrande Não desvia o foco não! Ja viu que entrou no Instragram do Junior Nanetti e se tocou que ta errada. Isso pra vc aprender a pesquisar as coisas primeiros antes de sai atirando pra qualquer ledo q chamando as pessoas de doentes.

    recentes

    populares

    • Rafael Nunes
      2014-11-07T12:19:40  

      Leandro Silva KKKKKKKK E quem vai achar que Taura é nome masculino. Carteiro entregando carta: Alô! Alô! A dona Taura se encontra em casa? kkkk

  • Taura Duriogrande
    2014-11-10T10:39:11

    A verdade é que o facebock é bom só quando estamos chavecando alguma gatinha, se nao estamos com nenhum contato importante ele se torna injuativo, e outra o sser humano só valoriza depois que perder vejam só o orkut e msn quantos comentarios saudosos ainda ha em relação a essas extintas redes sociais

  • Oswaldo
    2014-11-07T18:52:55  

    O problema não é a rede social e sim quem usa. Os usuários mataram o Orkut e vão fazer a mesma coisa com o facebook. Redes sociais só fazem sucesso no início pq ainda não deu tempo de serem estragadas.

    recentes

    populares

    • Oswaldo
      2014-11-07T18:52:55  

      pode cre viu epoca de eleicao eu nem entro em facebook

    recentes

    populares

    • Oswaldo
      2014-11-07T18:52:55  

      Não são usuários, o facebook esta ultrapassado.

  • Julio Baretta
    2014-11-07T19:30:05  

    FACEBOOK VAI ACABAR EM BREVE. SIMPLES ASSIM!!!

    recentes

    populares

    • Julio Baretta
      2014-11-07T19:30:05  

      Porque nada é eterno... É o curso natural das coisas!!!!

    recentes

    populares

    • Julio Baretta
      2014-11-07T19:30:05  

      entao vc quer dizer pra mim que o mundo vai acabar? é isso mesmo hippie?

  • Renata Pinheiro
    2014-11-08T10:17:33

    Graças á Deus!!! Este povo que adora ficar se expondo no face vai sumir! Desculpem mas acho o face muito ridículo,até mesmo os que dizem que é para "uso profissional".Outro dia vi a página de uma empresa onde os homens tiram as fotos dentro do carro, todos competindo e mostrando quem pode mais.Ridículo.

  • Gilberto Ferreira
    2014-11-08T09:46:53

    ENTRE NA NOVA REDE SOCIAL A TSU PARA CADASTRAR CLICK AKI tsu.co/Gil357 E FAÇA PARTE DE UMA REDE ONDE VC POSTA E GANHA DINHEIRO PARA ISSO CONFIRA.

  • Rafael Arantes
    2014-11-08T09:16:10

    tá bom... então o facebook não precisa ser interessante? kkk vai virar museu logo,logo! Mas o grande vilão dessa história chama-se PRIVACIDADE... facebook coleta e distribui descaradamente os dados dos usuários e ainda colabora com políticas de espionagem.

  • Fluminense Stjd
    2014-11-08T03:48:05

    antigamente ficar na internet era coisa de nerd, o que aconteceu ???

  • Charlles Reis
    2014-11-08T00:25:33

    Vislumbro no futuro uma sociedade de Zumbis.

  • Alberto Santos
    2014-11-07T18:41:14

    Tb só uso o Whatsapp para trabalhar e tenho um face que fiz pro meu cachorro e que eu raramente acesso e nem me lembro qdo foi a última vez que entrei. Acho inacreditável que as pessoas se exponham nesse face, mas o ser humano eh um bicho louco mesmo.

  • Jaime Lenzarini
    2014-11-07T18:09:36

    a 10 anos o orkut era fenomenal. o facebook está indo pelo mesmo caminho.

  • Alberto Santos
    2014-11-07T18:00:09

    Se ele só investe em coisas que incomodam quando faltam, ele podia começar a engarrafar água e vender em SP....kkkkkkkk

  • Eduardo Costa
    2014-11-07T17:51:53

    Pior programa de msgs da história o Facebook Messenger...deixa meu celular lento quando o acesso, recebo mensagens pelo Whats e ele fica tentando estabelecer conexão com a internet...pesado e inútil

  • Adm Brena
    2014-11-07T17:37:15

    Mark deixou de criar faz tempo, ele apenas compra empresas que são criativas e podem incomodar o mercado dele.Ele entrou na terrivel zona do conforto, comprar empresas que fazem sucesso não é necessariamente ser criativo. Acredito que nos proximos 2 anos ele comece a perder mercado.

  • The Zuera
    2014-11-07T17:27:09

    O FACEBOOK SERA MELHOR A PARTIR DO DIA QUE DESAPARECER DO MAPA.

  • Alexjoneshow
    2014-11-07T17:23:53

    No Brasil da dama de ferro, o face faz maior sucesso. Imagina quantos smartphones se compram a prestação com os cards do bilbo bolseiro. Aqui sempre vai ter a bússola apontando para o norte e trazendo um monte de grana para o Zukinha.

  • Marcio Ribeiro
    2014-11-07T17:12:49

    assim como ele na epoca de faculdade criou algo pra fugir da mesmice e da chatice do orkut e outros .... ele não compra ideia qualquer um pode fazer algo melhor q o facebook é só ser criativo o problema é que se vc colocar $$$ na brincadeira vai querer fazer o mesmo que ele fez por isso que Linux/Gnu ta vivo até hj pq disponibiliza ideias pros outros em troca de NADA !!! fica nesse mundinho daq 5 anos sua fortuna será reduzida a 4 zeros .......

  • Wilson Pimenta
    2014-11-07T16:46:10

    PODERIA SER MELHOR, SE FOSSE MELHOR ADMINISTRADO , NÃO, FICAM ENVIANDO PORCARIAS E SOMOS OBRIGADOS A ACEITAR.

  • André Lima
    2014-11-07T13:45:00  

    REALMENTE O WHATSAPP, FACEBOOK, TWITTER, INSTAGRAM, QUALQUER REDE SOCIAL ESTÁ DESTRUINDO O MUNDO. A MELHOR REDE SOCIAL É PESSOALMENTE! ANTES AS PESSOAS TE LIGAVAM, IAM NA SUA CASA, TE VISITAVAM EM OUTROS LOCAIS, IA ATÉ VOCÊ SÓ PRA FALAR CONTIGO.. HOJE, O WHATSAPP E O RESTANTE TODO MUNDO FUÇA E BISBILHOTA A VIDA DO OUTRO E ENCURTA A DISTÃNCIA COM ESSAS REDES SOCIAIS, PRINCIPALMENTE QUANDO VOCÊ NÃO PAGA UM MISERO CENTAVO POR DIVERSOS ACESSOS E SIM MENSALMENTE OU UTILIZA O WI-FI.

    recentes

    populares

    • André Lima
      2014-11-07T13:45:00  

      Kenseiden pelo meu ponto de vista é sim! Claro que há exagero das pessoas ao utilizar em 90% do seu dia, mas acredito que ao mesmo tempo que une algumas pessoas, as separam também. Vá em uma mesa de bar e veja quantas pessoas mexendo em Celular. É como se fosse aqueles bixinhos virtuais! Eu um dia espero que isso diminua e tudo volte ao normal, sem abusos e exageros! É legal a rede social? É sim, mas tem que usar moderadamente! Falo isso, porque já fui um dos que usavam o dia inteiro.

    recentes

    populares

    • André Lima
      2014-11-07T13:45:00  

      Consegui reunir alguns amigos do jardim de infância da minha primeira escola (tenho 27 anos), graças as buscas pelo Facebook...sabendo utilizar, é uma ótima ferramenta para reaproximar pessoas importantes em algum momento na vida!!

  • Leo Onan
    2014-11-07T16:12:03

    Saudades do orkut onde suas comunidades eram em melhor que linha do tempo com noticias chatas de quem curte essa princesa e afins, tudo para mendigar "curtir". face só serve pra rapaziada mais nova que não tem nada na cabeça mesmo e não vê que é muito chato.

  • Duas Barras
    2014-11-07T15:41:21

    Tenho apenas Whatsapp e só para trabalho! FAcebook, Orkut(RIP), Instagram, twiter, nada disso me interessa! Apenas o churrasco com a roda de amigos! Esse negocio de rede social está acabando com a juventude! Em 5 anos não teremos mais profissionais capacitados porque os jovens esqueceram de estudar pq estavam no FEICE!!

  • José Passos
    2014-11-07T14:54:43

    Na minha opinião, o que acaba tornando um pouco chata esta rede social é o comportamento da maioria dos usuários. As pessoas se expõem mais que o necessário, se é que há alguma necessidade nisso. Mas, "cada um, cada um". Não gosto dessas coisas, mas respeito.

  • Senadorjb
    2014-11-07T14:43:54

    O facebook logo terá seu fim assim como o orkut, podem apostar!!!

  • Lalah
    2014-11-07T14:43:37

    Acho o messenger do facebook muito lento no smartphone, fica travando o tempo todo...

  • Homem Negativo
    2014-11-07T14:26:05

    Aqui no condomínio de praia onde estou morando, a maioria dos casais de namorados sentam e conversam lado a lado - enviando mensagem um para o outro pelo smartphone. É ridículo isso. Talvez a solução pra tudo isso seja o Suckerberger contrair Ebola e ir pro inferno.