Internet

06/11/2014 09h27 - Atualizado em 06/11/2014 09h27

Facebook: muito além do sticker, baixe outros emoticons grátis

Carol Danelli
por
Da Redação

As figurinhas do Facebook já faziam sucesso no Facebook Messenger da rede social e ganharam mais fama ainda quando passaram a ser aceitas nos comentários na timeline dos usuários. São cerca de 90 conjuntos de stickers, desenvolvidos por diversos grupos de designers e atualizados constantemente. Fizemos uma lista mostrando todos as figurinhas e uma breve explicação sobre cada uma delas. Se você ainda não sabe como baixar e instalar novos emoticons, confira ao final da lista como fazer isso.

Como salvar rascunhos de posts no Facebook em páginas de fãs

Conheça as figurinhas do Facebook (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Conheça as figurinhas do Facebook (Foto: Reprodução/André Sugai))Conheça as figurinhas do Facebook (Foto: Reprodução/André Sugai)

As mais conhecidas

O Meep foi o primeiro conjunto de figurinhas disponibilizadas pelo Facebook e mostra uma série de rostinhos muito simpáticos. Já as carinhas e o curtir são pacotes clássicos e já estão no seu bate-papo.

As figurinhas mais conhecidas foram também as pioneiras (Foto: Reprodução/Carol Danelli)As figurinhas mais conhecidas foram também as pioneiras (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Com animais

São 27 conjuntos de figurinhas dedicados aos animais. O primeiro, o Yarukizero, foi criado pela empresa Tailandesa Quan Inc. e oferece uma série de animais gorduchos e simpáticos. Os Animais Fofos foram desenvolvidos por Jerrod Maruyama e mostra as atividades de um gato e seus amigos. Heromals é uma série de ilustrações com animais heróis que foi desenvolvida pela Funnyeve.com. Série de figurinhas criadas por Jayde Fish, as Raposas do Facebook hora se comportam como animais e hora se comportam como humanos fazendo coisas do dia a dia. Kukuxumusu é uma série de ilustrações de animais em situações cotidianas que foi criado pela Kukuxumusu Ideas SL. O Pandadog e amigos foi criado pela Funnyeve.com com um apanhado de animais fofinhos nos mais diversos estados de humor.

Animais fofos são temas de conjuntos de figurinhas do Facebook (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Animais fofos são temas de conjuntos de figurinhas do Facebook (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Fat Rabbit é um coelhinho gorducho que conta com site e produtos próprios, nesta coleção de figurinhas ele aparece fantasiado e no meio de diversas situações diferentes. Piyomaru é outra série da empresa tailandesa Quan Inc. que desta vez mostra um pequeno pássaro esportista em diversas situações. O HamCat é uma criação do ilustrador Dee Chavez e mostra um personagem metade gato, metade presunto em diversas situações engraçadas. O Party Fowls é uma série de ilustrações criadas por Shiu Pei Luu com diversos pássaros que adoram tomar umas e farrear por aí. A Oakley é uma série de ilustrações de uma coruja verde criada por Shiu Pei Luu, em seu portfólio é possível encontrar outros personagens que também se tornaram conjuntos de figurinhas na rede social; basta conferir.

Animais fofos são temas de conjuntos de figurinhas do Facebook  (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Animais fofos são temas de conjuntos de figurinhas do Facebook (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

O Biscuit foi criado pelo famoso ilustrador Ghostbot e apresenta um cachorro brincalhão. Na mesma linha estão as ilustrações do urso Opi, desenvolvidos por Óscar Ospina. Bun é um monstrinho muito fofinho. Também desenvolvido por David Lanham, essa criaturinha curiosa alegra bastante o chat dos usuários. Mugsy é um cãozinho que vive situações bem inusitadas nas ilustrações de Ghostbot. Ilustração com atitude é o canário Plum, da Birdman Inc. O conjunto de figurinha traz o canário rosa e situações divertidas do dia a dia. O beagle mais famoso do mundo também está no Facebook. O ilustrador Charles M. Schulz criou o pacote Humores do Snoopy, dedicado ao pet de Charlie Brown.

Até o Snooppy foi para o Facebook (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Até o Snooppy foi para o Facebook (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

O cachorro Koko, da Hanasake Pictures Inc., e a panda Pandi, da Patty Variboa, são animais fofinhos em situações divertidas. Outro cãozinho adorável é o Beast, que nesta série de figurinhas aparece brincando e interagindo com outro personagem do ilustrador David Lanham, a ovelha Baach. O gorila azul Banana é mais uma série de figurinhas criadas por Jayde Fish.

Os animais nunca são sozinhos, sempre tem um amigo por perto (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Os animais nunca são sozinhos, sempre tem um amigo por perto (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Tigerbell é uma tigresa filhote que canta, dança e faz diversas outras coisas, foi desenhada por Julie West. Mas Tigerbell não está sozinha quando o sticker é sobre animais artistas. Manga, desenvolvido Brian Brasher, é um gatinho que odeia trabalho, brócolis e tédio.

Nas ilustrações, os animais fazem atividades do dia-a-dia (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Nas ilustrações, os animais fazem atividades do dia-a-dia (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Pusheen é um gatinho muito fofo que possui site e loja virtual. No Facebook,  ele aparece em forma de figurinhas. O bichano é tão querido que possui dois conjuntos dedicados a ele: um com o seu nome e outro chamado Refeições do Pusheen. Os dois são desenvolvidos pelo Pusheen.com.

Mas nem todos os animais dos stickers são bonzinhos. O NuaNia é uma série de figurinhas que mostra um gatinho siamês nos mais diversos estados de espírito, desenvolvido pela PRANEAT. Já o Gato Azul mostra um bichano muito mal humorado e agressivo, as ilustrações são desenvolvidas pela Kangoroo. O Ya-Ya é um macaquinho azul, desenvolvido pela Birdman Inc, que se transforma até em super-herói.

O bom humor não é o forte dessas figurinhas (Foto: Reprodução/Carol Danelli)O bom humor não é o forte dessas figurinhas (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Ações e campanhas

Até a WWF entrou na brincadeira. O Tour com 1600 pandas é um conjunto de figurinhas criado pela ONG, em parceria com o designer francês Paulo Grangeon, para promover a tour de suas 1600 obras de papel em formato de Pandas que visitaram os pontos turísticos de Hong Kong para alertar sobre a extinção do animal. Orgulho é outro conjunto que representa uma ação. Criado por Cathy Lo, as ilustrações apoiam o movimento LGBT.

A causa LGBT e a preservação dos animais são temas dessas figurinhas (Foto: Reprodução/Carol Danelli)A causa LGBT e a preservação dos animais são temas dessas figurinhas (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Apaixonados

Para os apaixonados, o Facebook tem dois conjuntos de figurinhas: o Mugsy apaixonado, que ilustra um cãozinho cheio de amor para dar, desenvolvido por Ghostbot, e  O amor está no ar, uma compilação de personagens em várias cenas de amor.

Conjuntos de figurinha cheio de amor para dar (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Conjuntos de figurinha cheio de amor para dar (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Sobre Futebol

O futebol é a paixão nacional e durante a Copa o Facebook investiu em figurinhas para animar o bate papo sobre os jogos. Ao todo são 6 conjuntos, confira! 

Durante a Copa do Mundo no Brasil, dois conjuntos de stickers foram lançados dedicados aos torcedores. Desenvolvidas pelo ilustrador Ghostbot, as faixas de time dividiram as seleções em grupos, por ordem alfabética: de A a F e de G a U.

Brasil x Argentina: quem será que ganha na disputa de torcida? (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Brasil x Argentina: quem será que ganha na disputa de torcida? (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Nessa categoria também entraram figurinhas de ações e pessoas conhecidas no esporte. O conjunto Linguagens do Futebol foi desenvolvido pela Nike e, assim como o conjunto Futebol!, de Ghostbot, mostra comemorações e passes que ilustram o esporte. O próprio Facebook também criou ilustrações, mas este pacote é dedicado aos juízes. 

David Luiz, jogador brasileiro, foi um dos personagens da Nike (Foto: Reprodução/Carol Danelli)David Luiz, jogador brasileiro, foi um dos personagens da Nike (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Não foi só a Copa que foi parar na lojinha da rede social, o time catalão Barcelona FC ganhou um conjunto só deles, também desenvolvido pelo Ghostbot.

O time do craque Messi tem um conjunto só para ele (Foto: Reprodução/Carol Danelli)O time do craque Messi tem um conjunto só para ele (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Datas Especiais

Halloween, aniversário e até ano novo chinês também já se tornaram ilustrações no Facebook. Feliz Aniversário é uma compilação de stickers, desenvolvidos por diversos artistas, para os usuários parabenizarem seus amigos na rede social. Além dele, a ilustradora Shiu Pei Luu lançou o conjunto Ano do Cavalo, para comemorar no ano novo chinês. No dia 2 de novembro, comemora-se o Dia dos Mortos. No México, as festividades duram dois dias e tem origem indígena. Sua maior representação é caveira mexicana, que também é a personagem principal das ilustrações de Eric Gonzalez. Dia de los muertos são duas amigas caveiras que comemoram o feriado.

Ano do Cavalo, Aniversário e Dia de los Muertos (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Ano do Cavalo, Aniversário e Dia de los Muertos (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Com a aproximação do Halloween, não poderia deixar de ter figurinhas dedicadas ao Dia das Bruxas. O Fat Rabbit e o Waddles entraram no clima da festa. O primeiro, desenvolvido pelo estúdio FatRabbiteFarm.com, traz o coelhinho em diversas fantasias. O pinguim Waddles, criado pelo ilustrados Jerrod Maruyama, segue a mesma linha do coelho, com figurinhas criativas do animalzinho fantasiado. A Turma do Amendoim também não ficou de fora da festa. A colheita do Snoopy mostra Charlie Brown e seus amigos em cenas dos Dia das Bruxas.

Tirinhas dedicadas ao Halloween (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Tirinhas dedicadas ao Halloween (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Das telas para o Facebook

Seja da telinha ou da telona, personagens invadiram a rede social. Ao todo, 12 conjuntos são figurinhas conhecidas do público. Com origem na televisão, os pacotes são: Power Ranger, de SCG Power Rangers; Apenas um show, Hora da Aventura e Gumball, do Cartoon Network; Bee and PuppyCat, do Cartoon Hangover; e Muppets, da Walt Disney.

Saindo das telinhas direto para o Facebook (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Saindo das telinhas direto para o Facebook (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Direto das telas de cinema para o Facebook são: The Box Trolls, ilustrado por Focus Features & Laika; Os Mercenários 3, de Lionsgate; Lego Minifigures, por The LEGO Group; As aventuras de Peabody e Sherman, da DreamWorks Animation; Frozen da Disney, do estúdio Animação da Disney; Bons de Bico, de Buck McDonald Prods; Pacote Pixar, do Estúdio de Animação Pixar; e Meu malvado favorito, sem desenvolvedor.

Facebook bloqueado, o que fazer? Veja no Fórum do TechTudo.

Sucessos do cinema também viraram figurinhas (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Sucessos do cinema também viraram figurinhas (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Com pessoas e textos

MiM é uma garota super tecnológica, criada pelo Funnyeve.com, tem conjuntos de figurinhas dedicados a ela: o Mobile Girl e o MiM contra-ataca. Outras figurinhas que seus personagens adoram tecnologia são os Hackers. Hacker Girl e Hacker Boy, desenvolvidos por Birdman Inc., mostram uma menina e um menino em atividades muito suspeitas em frente ao computador.

Conjuntos de figurinhas falam sobre tecnologia (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Conjuntos de figurinhas falam sobre tecnologia (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

A marca registrada de Sr. Baldy e seus amigos, desenvolvido por nu1t, são as caras e bocas. A ilustração mostra o personagem principal em diversas ações cotidianas. Stella Supernova é uma astronauta, criada por Shiu Pei Luu. A menina é cientista e suas ilustrações são bem divertidas. Saindo da lua para o mar, First Mate, de Jayde Fish, é um marinheiro que canta, surfa e se diverte muito.Um garoto que canta karaokê, toca guitarra e corre na esteira no seu tempo livre. Esse é o Olhos Grandes, de Richard Perez.

Figurinhas do Facebook super divertidas (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Figurinhas do Facebook super divertidas (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

O pacote em movimento foi feito especialmente para os usuário que passam bastante tempo no transporte público. O conjunto de figurinhas, desenvolvido por trendy1.com, tem como cenário o ônibus e ilustra as ações cotidianas. Chumbak, de Chumbak.com, e OMG!, de trandy1.com, são conjuntos que retratam expressões escritas.

Anime seu diálogo com as figurinhas do Facebook (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Anime seu diálogo com as figurinhas do Facebook (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Robôs

Robôs também têm sentimentos! A Ruby, uma robô rosa criada por Joey Ellis, traz o coração na manga. Já o conjunto Dweores, de John Ottinger, são vários robôs com diversas expressões.

Os robôs também tem espaço nas figurinhas do Facebook (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Os robôs também tem espaço nas figurinhas do Facebook (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

De outro mundo

Cogumelos, monstros, ostras e sorvetes são só alguns personagens dos conjuntos cheios de coisas de outro mundo. Kinokoko, por exemplo, são cogumelos criados por Aurora Alcantar. A ostra sinistra, de David Lanham, é uma ostra ranzinza com pavio curto e um tesouro de pérolas, segundo seu criador. Tuzki é um coelhinho diferente. Desenvolvido por TM & © 2014 Turner Broadcasting System Asia Pacific, Inc., Tuzki tem ações um tanto diferentes. Skullington, uma caveirinha cheia de ironia e sarcasmo foi desenvolvida Jared Nickerson e traz ao Facebook ilustrações bem curiosas.

Monstrinhos adoráveis vão invadir seu Facebook (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Monstrinhos adoráveis vão invadir seu Facebook (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Criado por Kangaroo, Sunny Egg é um ovo que saiu da casca e vive diversas aventuras. Óscar Ospin, desenvolveu a figurinha Opi e também sua versão monstro. Monstropi é um bichinho azul bem engraçado. Om Nom é um monstrinho que parece um sapo e adora doces. O conjunto Cute the rope foi desenvolvido por Zeptolab UK Limited. Nem o pé grande escapou das figurinhas do Facebook. Richard Perez criou o Big and Yeti, onde o Pé Grande e o Homem das Neves se divertem em várias atividades normais. Mikey, criado por Joey Ellis, é um dinossauro urbano com um grande coração e uma força de super-herói.

Lendas e dinossauros irão animar o seu chat (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Lendas e dinossauros irão animar o seu chat (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Anooki são astronautas que adoram se divertir juntos. O pacote foi desenvolvido por Annoki.com. Todas as coisas em volta de você atingiram o nível máximo de fofura com o pacote de figurinhas criado por Jerrod Maruyama. No Happy-Go-Lucky, cupcakes, cama, papel higiênico e talheres ganharam ilustrações fofíssimas. Já imaginou em um cacto pescando? O Prickly Pear faz! Desenvolvido por Jayde Fish, a plantinha festeja, chora e até surfa. Hatch, que leva o nome do seu desenvolvedor, é uma bolinha dramática que adora tirar cochilos. Napoli é um sorvetinho de três bolas, criado por David Lanham, que se derrete todo por um pouco de diversão.

Ilustrações fofíssimas estão disponíveis na Loja de Figurinhas do Facebook (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Ilustrações fofíssimas estão disponíveis na Loja de Figurinhas do Facebook (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Inspirado em jogos

Tia Tiffi e os outros personagens do famoso jogo Candy Crush Saga ganharam um conjunto de figurinhas só para eles. Candy Crush foi desenvolvido por King.com Ltd especialmente para os usuários que amam esmagar docinhos.

Candy Crush Saga é o único jogo que tem um pacote de figurinhas dedicado no Facebook (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Candy Crush Saga é o único jogo que tem um pacote de figurinhas dedicado no Facebook (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Como instalar Figurinhas no messenger do Facebook no Desktop
Passo 1. Clique no emoticon que existe no canto inferior da caixa de escrita do messenger;

Instalando figurinhas no messenger do Facebook (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Instalando figurinhas no messenger do Facebook (Foto: Reprodução/André Sugai))Instalando figurinhas no messenger do Facebook (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 2. Clique no botão de + no canto superior direito da caixa de figurinhas;

Clique no ícone de + (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Clique no ícone de + (Foto: Reprodução/André Sugai))Clique no ícone de + (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 3. Escolha a figurinha desejada, clique em Prévia para ver os ítens do conjunto ou Adicionar para instalar em sua coleção;

Loja de Figurinhas (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Loja de Figurinhas (Foto: Reprodução/André Sugai))Loja de Figurinhas (Foto: Reprodução/André Sugai)

Como instalar Figurinhas no messenger do Facebook em um dispositivo móvel

Passo 1. Clique no ícone de Smile no rodapé do messenger;

Instalando figurinhas no messenger mobile (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Instalando figurinhas no messenger mobile (Foto: Reprodução/André Sugai))Instalando figurinhas no messenger mobile (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Instalando figurinhas no messenger mobile (Foto: Reprodução/André Sugai))

Passo 2. Clique no ícone da cestinha que fica no canto inferior direito;

Clique no ícone da cestinha (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Clique no ícone da cestinha (Foto: Reprodução/André Sugai))Clique no ícone da cestinha (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 3. Clique na opção Todos ou Destaque na parte superior e depois clique no ícone de download ao lado da figurinha para instalar;

Adicione os conjuntos desejados (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Adicione os conjuntos desejados (Foto: Reprodução/André Sugai))Adicione os conjuntos desejados (Foto: Reprodução/André Sugai)

Agora que você já conhece todas as opções de figurinhas disponíveis basta adicioná-las em sua coleção e usá-las no messenger ou comentários do Facebook!

*Colaborou André Sugai

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares