Impressora 3D

21/11/2014 12h59 - Atualizado em 21/11/2014 13h13

Impressora 3D usa banana como matéria-prima para fabricar objetos

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Usar comida em impressoras 3D é algo que vem se tornando cada vez mais popular. O site 3DCooks, dedicado às variedades de receitas possíveis nas impressoras, conseguiu usar banana para criar formas com uma impressora. O aparelho utilizou a Plyump, uma cabeça de impressão específica, criada para ser capaz de usar comida como material.

Impressora 3D é usada para tatuar e faz 150 perfurações por segundo

 Plyump é uma cabeça de impressão desenvolvida pelo criador da receita (Foto: Divulgação/3digitalcooks) Plyump é uma cabeça de impressão desenvolvida pelo criador da receita (Foto: Divulgação/3digitalcooks)

Para imprimir com banana, é necessário esmagar a fruta para criar uma pasta homogênea. Segundo Luis Rodrigues Alcalde, criador da receita, a pasta da banana é incapaz de manter a forma, portanto é necessário adicionar amido de batata para dar rigidez às formas geradas pela impressora.

Resultado da impressão é uma flor, feita de banana, amido de batata e um pouco de suco de laranja (Foto: Reprodução/3DCooks)Resultado da impressão é uma flor, feita de banana, amido de batata e um pouco de suco de laranja (Foto: Reprodução/3DCooks)

A combinação de banana mais amido de batata, sem alguns cuidados na hora de mistura, acaba criando um preparo muito rígido, em que podem surgir alguns caroços, que podem comprometer a impressão. Para evitar isso, o ideal é dissolver o amido antes de misturá-lo à banana. Para garantir uma coloração mais agradável, é recomendado o uso de suco de laranja.

A impressão com comida usa a Plyump, uma cabeça de impressão desenvolvida pelo criador da receita. O mais bacana a respeito da peça é que os interessados podem fazer download dos arquivos e imprimir o acessório para usá-lo domesticamente.

Via Engadget e 3DCooks

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Shutakoko Nakara
    2014-11-21T15:51:06

    cariocas pra q servem

  • Gutembergue Carvalho
    2014-11-21T20:29:40  

    Por falar em bandidos!!!! já escutei um zum!zum!zum! de que esta tal impressora 3D está sendo usada para criar outras coisas!!!para fazer furos por ex. entenderam!!! fiquem alertas!!!!

    recentes

    populares

    • Gutembergue Carvalho
      2014-11-21T20:29:40  

      Fabio "foce" tem Sertesa? Comenta nada e ainda escreve tudo errado!

  • Bar Rafaeli
    2014-11-21T15:20:48  

    JÁ QUE A MATÉRIA É UMA B0XTA. VAMOS FALAR DE OUTRA COISA??? TIPO..... O FINAL DO ANO ESTA VINDO AI E A NOSSA LINDA PRESIDENTA VAI SOLTAR MILHARES DE BANDIDOS NO INDULTO DE NATAL. OBRIGADO MINAS, RIO DE JANEIRO E TODO NORDESTE POR TER VOTADO NA DILMA. SEM VOCÊS A BANDIDAGEM NÃO TERIA TANTA MOLEZA. PENSEM NISSO QUANDO O BANDIDO LEVAR SEU CELULAR OU CARRO E TE DEIXAR COM O CARNE PRA PAGAR. ISSO SE NÃO FIZER COISA PIOR.

    recentes

    populares

    • Bar Rafaeli
      2014-11-21T15:20:48  

      Sério... vocês ganham pra ficar fazendo isso aqui nos posts dos sites da Globo? Incrivel como só vejo essas coisas aqui...

    recentes

    populares

    • Bar Rafaeli
      2014-11-21T15:20:48  

      Diego Honorato kkkkkkkkkkk eu só entro para fazer a oposição mas não recebo nada

  • Fabio Portapila
    2014-11-21T23:09:40  

    Parabéns Bar Rafaeli e mesmo vamos deixar a robalheira so com o PT mais conhecido como a vergonha nacional parabéns para os aumentos que ela falou que o PSDB ia fazer realmente acho que se foce o psdb pelo menos eles iriam esperar virar o ano Grande bju pra vc

    recentes

    populares

    • Fabio Portapila
      2014-11-21T23:09:40  

      VÍRGULAS! Pelo amor de Deus!

  • Geraldo Gomes
    2014-11-22T16:43:29  

    Você vai poder levar banana em vários formatos.

    recentes

    populares

    • Geraldo Gomes
      2014-11-22T16:43:29  

      diga ae banana "naquele" formato que os homens gostam.

  • Mayckon Secko
    2014-11-21T18:54:37

    Bar Rafaeli todo estado votaram em dilma e em todos eles ela teve uma grande votação pare de culpar os estados que não tem nada a ver ate o seu estado votou nela

  • Paulo Junior
    2014-11-21T17:49:47

    Bar Rafaeli, o PSDB não existe no RJ (nem candidato à senador teve) e mesmo assim, 45% da população votou em Aécio. Imagina se o PSDB resolve vir aqui hein? PENSA CAMARADA ANTES DE ESCREVER!

  • Willams
    2014-11-21T17:40:47

    Pra min é o fim do mundo !

  • Davison Nunes
    2014-11-21T17:05:23

    Isso é pro final do ANO ou final do MUNDO ?

  • Alef Cruz
    2014-11-21T16:53:19

    ta quinem o pokemom... quem assistiu sabe do que to falando materializar objetos

  • Alef Cruz
    2014-11-21T16:52:05

    a pode deixar valeu pela dica vo ve se fica bom aki.

  • Vilani
    2014-11-21T16:22:13

    hoje é sexta!!!

  • Marcos Isaias
    2014-11-21T16:21:26

    Se colocar o PT como matéria-prima com certeza imprime um par de Algemas!

  • João Roberto
    2014-11-21T16:16:46

    A inutilidade a serviço do nada.

  • Shutakoko Nakara
    2014-11-21T15:50:43

    fui peidar e me borrei

  • Shutakoko Nakara
    2014-11-21T15:50:15

    eu amo a dilma e o lula, eles sao demais

  • Thomas Turbano
    2014-11-21T15:12:00

    Imprimir com uma uma banana no formato de banana.

  • Marcelo
    2014-11-21T15:09:32

    Agora sim! Tá aí o que a gente precisava!

  • Leonardo Silva
    2014-11-21T14:59:57

    Que isso, um quadricú?

  • Ângelo Craco
    2014-11-21T14:54:40

    fez um objeto em forma de monossílabo tônico, terminado em U.

  • Joaquim José
    2014-11-21T14:49:06

    Que útil

  • Rodrigo Gomes
    2014-11-21T14:28:58

    com casca ou sem casca?

  • Eduardo Melo
    2014-11-21T14:10:44

    Felipe Carrett. Que porcaria de matéria!