Armazenamentos

27/11/2014 07h00 - Atualizado em 27/11/2014 10h15

Memória DRAM e SRAM: entenda as tecnologias e suas diferenças

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A memória RAM, ou memória de acesso randômico, é utilizada por computadores de todo tipo para armazenar informações de forma temporária, usualmente perdidas após o desligamento de uma fonte de energia, seja tomada ou bateria. Mas, vale aprender que há dois tipos de memória RAM principais a serem considerados: DRAM e SRAM. Confira quais são suas diferenças fundamentais.

Qual a diferença entre versões HDMI 1.3, 1.4 e 2.0? Entenda a tecnologia

Veja a diferença entre as memórias RAM estática e dinâmica (Foto: Reprodução/Creative Commons)Veja a diferença entre as memórias RAM estática e dinâmica (Foto: Reprodução/Creative Commons)

DRAM é a sigla em inglês para Dynamic Random Access Memory, ou Memória de Acesso Randômico Dinâmica. Isso significa que ela precisa que a informação seja atualizada o tempo todo para que permaneça armazenada. Com isso, esse tipo de RAM gasta mais energia se comparado com a SRAM.

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Comente no Fórum do TechTudo.

Isso porque a Memória de Acesso Randômico Estática (SRAM) consegue manter os bytes mesmo sem atualização contínua, perdidos somente após a interrupção da fonte de energia. A memória RAM estática é mais econômica, além de entregar mais performance.

Mas o problema dessa tecnologia é o preço. Isso porque a SRAM precisa de muito mais transistores para operar, resultando em pentes com até seis vezes menos capacidade de armazenamento do que uma DRAM do mesmo preço. 

Em memórias cache de processadores e discos rígidos, a preferência é comumente dada à SRAM devido à melhor performance e menor dissipação de calor. Mesmo sendo mais cara, os fabricantes não costumam economizar para evitar problemas mais sérios no armazenamento físico ou flash.

Mas memórias do tipo DRAM são naturalmente encontradas em notebooks e desktops de diversas marcas. No final, caso você pretenda adquirir uma memória RAM, a preferência deverá ser sempre por um modelo SRAM, desde que dinheiro não seja o problema.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas
    2017-08-27T14:19:45  

    Acho que tem uma contradição em seu texto. "...A memória RAM estática é mais econômica, além de entregar mais performance..." Não seria "mais cara"??

    recentes

    populares

    • Lucas
      2017-08-27T14:19:45  

      Creio que econômica nesse caso se refira à economia de energia

  • Junior Soft
    2014-11-28T22:37:27

    Ótima matéria deveriam fazer mais matérias com assuntos parecidos!

  • Geraldo Gomes
    2014-11-27T09:19:27

    Boa matéria. Podiam fazer uma também sobre memórias Flash, Eeprom, e discos SSD.