Celular

27/11/2014 12h16 - Atualizado em 27/11/2014 12h16

Vale a pena trocar o Xperia Z2 pelo Xperia Z3? Confira a análise

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A Sony lançou dois tops de linha em 2014: o Xperia Z2, em fevereiro, e o Xperia Z3, pouco depois, em setembro. Quem comprou o primeiro modelo, provavelmente, está na dúvida: será que vale a pena trocá-lo pelo mais recente? O TechTudo faz uma análise sobre isso abaixo. Confira.

Qual é o melhor smartphone da atualidade? Opine no Fórum do TechTudo

Dimensões

O Z3 é bem mais fino e leve do que o Z2. Ele mede 146,5 x 72 x 7,3 mm, com 152 g. Já o seu antecessor tem 146,8 x 73,3 x 8,2 mm e 163 g. Para quem curte aparelhos mais portáteis (dentro do possível, já que ele tem uma tela muito grande, de 5,2 polegadas), pode ser uma opção mais interessante. Visualmente, não é nem possível diferenciá-los. Eles tem o mesmo formato retangular e acabamento semelhante.

Z2 é um pouco maior do que o Z3 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Z2 é um pouco maior do que o Z3 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Hardware

A melhora apresentada no Z3 em relação ao Z2 em termos de hardware é pouco significativa. No processador, por exemplo, o modelo mais antigo tem um Snapdragon 801, da Qualcomm, quad-core, com 2,3 GHz. Já o Z3 tem uma versão de um pouco mais de potência, com 2,5 GHz.

 A memória RAM de ambos é de 3 GB, e os dois têm 16 GB de memória interna, e ambos aceitam cartão microSD de até 128 GB. Na área de conectividade e sensores, especificações idênticas: Wi-Fi, 4G, Bluetooth, NFC, as portas USB, mapas em GPS, acelerômetro, bússola, giroscópio, etc.

O mesmo acontece nas câmeras: iguaizinhas, com filmagem em 4K, sensor de 20,7 megapixels na traseira e 2,2 megapixels na frontal. Até as telas são iguais: 5,2 polegadas, com 1080 x 1920 pixels de resolução. Os dois aparelhos são à prova d’água e têm display resistente a arranhões.

Xperia Z3 tem câmera traseira de 20,7MP (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Xperia Z3 tem câmera traseira de 20,7MP (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


O Z3, no entanto, está disponível em duas versões que têm diferenciais interessantes ao seu antecessor. No Brasil, é possível comprá-lo em modelo dual-SIM ou equipado com TV digital. O Z2 não conta com nenhum destes atrativos. O Z3 também é ótimo para quem tem PlayStation 4, pois conta com Remote Play, para jogar no celular.

Xperia z3 Compact permite jogar PS4 na tela do smartphone (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Xperia z3 permite jogar PS4 na tela do smartphone (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)


Sistema operacional

A operação dos aparelhos também é igual. Eles contam com Android 4.4 (KitKat) e utilizam a interface customizada da Sony sobre as propriedades básicas da plataforma do Google. Não há nenhuma grande diferença no funcionamento dos aparelhos.

Preço

A diferença de preço de um para outro não é tão grande. O Z2 tem preços a partir de R$ 1.600, enquanto o Z3 pode ser encontrado por cerca de R$ 1.900.

Xperia Z2, smart top de linha (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Xperia Z2 tem preços em torno de R$ 1.600 atualmente (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Conclusão

Obviamente, o Z3 é um salto de qualidade em relação ao Z2. E para quem vai comprar um telefone, é mais indicado, especialmente porque a diferença de preço é relativamente pequena (podendo ser de apenas R$ 300) entre eles. No entanto, para os usuários que já têm o Z2, não vale a pena “atualizar” para o Z3.

Isso porque será preciso desembolsar quase R$ 2 mil para comprar um aparelho que não é tão melhor assim do que o seu. O hardware do Xperia Z3 é ligeiramente superior, mas as especificações de ambos são suficientes para garantir um desempenho impecável.

Especificações técnicas do Xperia Z2 e do Xperia Z3 (Foto: Arte/TechTudo)Especificações técnicas do Xperia Z2 e do Xperia Z3 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renan Guilherme
    2016-11-08T08:57:41

    Ainda compensa comprar o XPERIA Z2?

  • Gustavo Camilo
    2015-05-04T11:58:58

    Meu Xperia Z2 tem TV sim

  • Suzane Braz
    2015-04-20T11:49:36

    Opa... tem um erro aí... Meu Xperia Z2 pega tv digital sim...

  • Natanael Filgueira
    2015-01-28T01:56:30

    o Z2 não pega TV DIGITAL? Tem certeza?

  • Ricardo Rafael
    2015-01-21T16:07:57

    comprei o Z3 dual-chip estou muito satisfeito, em questão de jogos roda muito bem Real Racing 3 em configuração máxima, sem travar em nenhum momento, sem falar que a câmera é muito boa com algumas funções interessantes, por exemplo filmar em 4K, o áudio com os dois alto-falantes na frente ficou muito bom... e varias outras funções... paguei R$ 2.000,00 em um site on-line... o que demorou foi a entrega, graças aos nossos CORREIOS

  • Raphael Magal
    2014-11-28T09:39:36  

    Digam onde acharam esse preço... esperando p poder comprar 1 de cada.....

    recentes

    populares

    • Raphael Magal
      2014-11-28T09:39:36  

      Bom, tenho dois xperia z3 compact preto na caixa... Trouxe de miami para uma mulher e ela mudou de ideia, caso se interesse... R$ 1.900

    recentes

    populares

    • Raphael Magal
      2014-11-28T09:39:36  

      Balão da informática...comprei o meu a 1591 Dilmas ( z2 )

  • Joao Araújo
    2014-11-27T20:01:47  

    Aonde que v6 do techtudo encontraram o Xperia z2 e z3 por esse preço?

    recentes

    populares

    • Joao Araújo
      2014-11-27T20:01:47  

      Eu tenho

    recentes

    populares

    • Joao Araújo
      2014-11-27T20:01:47  

      Balão da Informática...comprei o meu a 1591,00 dilmas

  • Renato Carlos
    2014-12-01T16:58:28

    O meu Z3 chega amanha 02/12/14 vendi o galaxy S5 CANSEI da samsung

  • Maycon Martins
    2014-11-30T17:21:18

    Acabei de comprar o z2 a unica diferença dele pro z3 é so o preço, pois o restante é tudo igual!

  • Raphael Gomes
    2014-11-28T18:41:14

    Eu tenho dois... Vendo se alguém quiser... O smartphone Z3 realmente é muito top.

  • Gerardo Pereira
    2014-11-28T11:12:26  

    Estagiário errou feio hoje, além das diferenças entre os dois modelos não serem tão grandes, realmente o xperia z3 é uma evolução, mas não chega a ser tão grande, os preços anunciados foram encontrados onde? xperia z3 ninguém compra por menos de 2300,00

    recentes

    populares

    • Gerardo Pereira
      2014-11-28T11:12:26  

      Meu pai comprou o Z3 compact, por R$1599,99 1 semana e 2 dias antes do Black Friday ;D

  • Jefferson Barbara
    2014-11-28T10:17:08

    Por estas e outras que é "meio" arriscado se aventurar por marcas que "abandonam" aparelhos "antigos" tão logo lançam aparelhos "novos". Tudo isto PARA FORÇAR as VÍTIMAS (Clientes) a comprarem os novos aparelhos. No caso em questão, a própria reportagem AFIRMA que "NÃO VALE A PENA ATUALIZAR"... mesmo com o grande "salto de qualidade" (ou seja, mesmo com a reportagem "puxando saco", ela afirma que NÃO vale trocar um pelo outro - o que acaba, por fim, contradizendo o "salto de qualidade"). ANTIGAMENTE, quem era mestre em fazer esta besteira (abandonando os aparelhos), era a MOTOROLA.

  • Luiz Alves
    2014-11-28T09:29:29

    O Z2 vendido no Brasil tem TV digital sim. Esses caras nem leem as especificações dos celulares. A única mudança foi a troca do processador snapdragon diferença de 200 Mhz e a bateria do Z2 é 100 ma maior. Eu naum vejo vantagem nenhuma em trocar. Melhor esperar o Z4.

  • Ilton Costa
    2014-11-28T08:28:41

    Tenho um Z2 que no Brasil tem TV digital e é vendido com a smartband, na análise está assim: "No Brasil, é possível comprá-lo em modelo dual-SIM ou equipado com TV digital. O Z2 não conta com nenhum destes atrativos". ERRARAM, POR FAVOR, QUANDO "ANALISAREM" UM SMARTPHONE TEM DE LIGAR O APARELHO. O Z2 PARA O Z3 NÃO TEM NEM UMA MUDANÇA SIGINCATIVA.

  • Wagner Andrade
    2014-11-27T17:15:38  

    PESSOAL DA MAÇAZINHA PODRE,,,VAMOS COMPARAR SÓ UM ITEM DO MEU MAIS NOVO MOTO MAXX COM A MAÇA PODRE 6? POR EXEMPLO NOS TESTES DE BENCHMARKS, MOTO MAXX = 21.238 pontos,,,,,,,,, MAÇA PODRE 6 DE 4.500,00 REAIS = 17.493. SERIA A MESMA COISA QUE COLOCAR O SAUDOSO AIRTON SENNA DO LADO DO TARTARUGA BARRICHELLO..KKKKKKKK FORA A BATERIA,,,3900..KKKKKKKKK CHUPA,,PAGUEM QUASE 5 MIL SÓ PELA MARCA..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-11-27T17:15:38  

      Wagner Andrade, tenho um iphone, não é o novo e tenho um HTC M8 e esse negocio de BENCHMARKS é uma besteira, instalei o antutu e cada vez ele da uma pontuação. O M8 fica sempre entre 29100 e 29400. Vc acaba de fazer, repete o teste e ja é outra pontuação. Os aparelhos apple são muito bons, não há como não concordar que o ios é superior ao android,isso é inegavel, só não concorda quem nunca usou. MAis o android não é ruim e tem de todos os preços, desde 300 até 3000 mil reais, enquanto um iphone os mais novos saem em torno de 2 mil com 16 gb, um absurdo. Por este motivo comprei o M8,

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-11-27T17:15:38  

      Daí dizer que é ruim é outra coisa. O Iphone é bom? Sim é bom, mais não vale 4300,00 reais. O HTC M8 é bom, é muito bom e custa 2 mil reais e faz tudo que um iphone faz.

  • Fábio Lopes
    2014-11-27T21:29:00

    O Z2 tem TV digital sim, ok?

  • Rodrigo Sobrinho
    2014-11-27T18:39:40  

    Por isso que eu deixei de comprar Sony e Samsung... se bem que a Samsung deu uma parada com isso de ficar lançando celular a torto e a direita... é uma falta de respeito com os consumidores. Ao invés disso deveriam é dar suporte ao produto. Nesse aspecto Apple e Motorola são nota 10. A Microsoft parece que vai seguir o mesmo exemplo. Não me arrependo de ter comprado o moto g, mesmo tendo sido lançado nova versão o primeiro continua com suporte garantido.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Sobrinho
      2014-11-27T18:39:40  

      Você tem razão...

  • Joao Araújo
    2014-11-27T19:56:17

    Aonde é que v6 da techtudo encontraram o z3 por cerca de 1900?

  • Wagner Andrade
    2014-11-27T17:22:02

    PESSOAL OLHA,,,ESSE OUTRO "WAGNER ANDRADE" QUE É UM FAKE MEU ELE SE CHAMA TIAGO,,,,VCS ACREDITAM QUE ESSE RETARDADO ESTA DESDE MANHA AQUI NO G1, DE PAGINA EM PAGINA FALANDO A MESMA ABOBRINHA O DIA INTEIRO??? E O PIOR VCS NÃO SABEM>>>>> ESSE RETARDADO INFANTIL FICA CHAMANDO OS USUARIOS DE ANDROID DE BURROS E POBRES,,SENDO QUE ELE TEM SABE O QUE??? UM MAC 2012 E UMA MOTO HORNET....KKKKKKKKKKKKKKK CONCLUSÃO...UM POBRE RECALCADO, E PAGA PAU PRO TIM GAY COOK....E SÓ....KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Wagner Andrade
    2014-11-27T17:20:21

    PESSOAL OLHA,,,ESSE OU "WAGNER ANDRADE" QUE É UM FAKE MEU ELE SE CHAMA TIAGO,,,,VCS ACREDITAM QUE ESSE RETARDADO ESTA DESDE MANHA AQUI NO G1, DE PAGINA EM PAGINA FALANDO A MESMA ABOBRINHA O DIA INTEIRO??? E O PIOR VCSA NÃO SABEM>>>>> ESSE RETARDADO INFANTIL FICA CHAMANDO OS USUARIOS DE ANDROID DE BURROS E POBRES,,SENDO QUE ELE TEM SABE O QUE??? UM MAC 2012 E UMA MOTO HORNET....KKKKKKKKKKKKKKK CONCLUSÃO...UM POBRE RECALCADO, E PAGA PAU PRO TIM GAY COOK....E SÓ....KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Fabiano Lopes
    2014-11-27T19:11:27

    Aline de Jesus o Z2 tem Tv digital também, passe a informação correta.

  • Wagner Andrade
    2014-11-27T19:02:02

    o moto maxx de 64 giga, 21 megapixels, filmando em 4k, 565 ppi na tela, melhor teste de bechmark entre todos, bateria de 3900, deu um tchauzinho pra maça podre 6 de 4 mil reais. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Daniel Vack