27/11/2014 20h00 - Atualizado em 24/11/2016 10h03

Veja o que considerar antes de comprar um notebook na Black Friday

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Black Friday pode ser um bom período para comprar notebooks. A ação de vendas chega a registrar descontos de até 80% no varejo, o que sem dúvida pesa no bolso. Mas como nada é de graça, é bom ponderar na hora de gastar seu dinheiro. Para que o barato não saia caro, veja a seguir algumas dicas sobre o que considerar antes de adquirir um laptop.

Black Friday no Brasil pode sair mais caro que viajar e comprar nos EUA

Os três fatores mais importantes na hora de escolher um dispositivo são tecnologia de processamento, gestão de bateria e tela. Esta é a opinião do gerente de marketing da Intel, Carlos Augusto Buarque. Em todos os quesitos, é fundamental avaliar qual uso será feito do aparelho. Alguém que vá usar o laptop para ver filmes ou rodar games com gráficos pesados, por exemplo, precisará de um chip mais rápido.

Black Friday é comemorado no Brasil há 4 anos (Foto: Reprodução/Black Friday Brasil)Veja o que é importante avaliar na hora de comprar um notebook na Black Friday (Foto: Reprodução/Black Friday Brasil)

O especialista ainda faz questão de desfazer o mito de que o poder de um dispositivo depende do número de núcleos de processamento. “Um processador de dois núcleos com uma tecnologia antiga ou inferior não será melhor que outro com apenas um núcleo, mas com última tecnologia do mercado. O segredo da eficiência é a melhor tecnologia, que consegue executar várias tarefas ao mesmo tempo, além de assegurar um consumo de energia muito mais eficiente”, afirma.

O que você achou do novo código de ética da Black Friday? Comente no Fórum do TechTudo.

Em relação à bateria, é imprescindível considerar não apenas o valor expresso em sua capacidade. Uma bateria de 3.000 mAh pode ser suficiente para o notebook durar o dia inteiro e em outro, com display maior, a carga acabar em muito menos tempo. Assim, mais uma vez, é importante levar em conta o perfil de uso do usuário. Se o seu objetivo for mobilidade, escolha um aparelho que consome pouca energia e tenha boa capacidade. Mas se você passa a maior parte do tempo em ambientes com tomadas à vontade, pode se dar ao luxo de comprar um device mais exigente.

As especificações de tela também são cruciais. Displays maiores costumam ser mais adequados para quem tem dificuldade de visão, enquanto telas de alta resolução são voltadas para quem vai jogar ou ver vídeos. “Cada pessoa tem uma necessidade. Uma criança que só quer usar os aplicativos e jogos precisa de um equipamento completamente diferente de um adolescente que usa as redes sociais ou de um usuário que, além destas tarefas, precisa também do equipamento para facilitar seu o trabalho”, finaliza Carlos Augusto.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dhyure Rodrigo
    2014-11-28T00:11:48

    monitorei um site com print pra ver se iam muadr os preços. eles baixaram mesmo. comprei um celular agora lá no marcelo smart

  • João Carvalho
    2014-11-27T23:25:30

    No site FindPrice tem uma relação de produtos chamados Top Ofertas, onde é possível acessar todos os produtos que estão com desconto nessa Black Friday, além de comparar os preços e validar, se realmente há o desconto ou não.

  • Leandro Lacerda
    2014-11-27T20:09:44

    Gosto de acompanhar as ofertas pela Econovia, o comparador mostra apenas marcas e lojas conhecidas e tem gráfico com histórico diário dos preços.