27/11/2014 08h55 - Atualizado em 27/11/2014 10h01

Windows 10 terá suporte nativo a FLAC, padrão de áudio de alta qualidade

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Windows 10 deverá contar com suporte nativo ao FLAC, um dos formatos de áudio mais populares entre os usuários que exigem alta qualidade de som. Segundo o site WMPowerUser, dedicado às plataformas da Microsoft, a nova versão do sistema operacional contará com suporte nativo à reprodução de áudio em FLAC, uma novidade entre os sistemas da Microsoft.

Reconhecimento de gestos chega à versão de testes do Windows 10

Site divulgou imagem do Media Player do Windows 10 executando uma playlist em FLAC (Foto: Reprodução/WMPowerUser)Site divulgou imagem do Media Player do Windows 10 executando uma playlist em FLAC (Foto: Reprodução/WMPowerUser)

A galera que exige alta qualidade de som na hora de ouvir músicas costuma preferir o formato em relação ao MP3, por exemplo. A razão é simples: como arquivos MP3 cortam frequências de som e compactam a informação para serem menores, eles teriam menos fidelidade ao som original. Isso não ocorre com o FLAC. Em todo caso, as diferenças são bem sutis, mas quem é exigente, ou utiliza um sistema de som de alta performance, garante que consegue notá-las.

Segundo o site, o suporte nativo ao formato não fica restrito ao Windows Media Player. Na versão prévia do Windows, que foi usada em testes, o suporte ao formato de som se estende a qualquer outro aplicativo que tenha capacidade de reproduzir áudio.

Até o momento, quem ouve som em FLAC no Windows depende do uso de codecs de som externos. Essa novidade, somada a descoberta recente de que o Windows 10 rodará vídeos em MKV nativamente, mostra que a Microsoft está mais atenta ao perfil de uso dos seus usuários.

Via WMPowerUser e Ubergizmo

O que esperar do novo Windows? Opine no Fórum do TechTudo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares