17/11/2014 07h00 - Atualizado em 25/11/2015 16h14

Xperia Z3 ou iPhone 6: confira o comparativo de celular da semana

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Xperia Z3 ou iPhone 6? Dois dos melhores e mais recentes celulares do mercado são os rivais do nosso comparativo de smartphones desta semana. É mais uma disputa entre Android e iOS com preço médio de R$ 3000. Xperia Z3, da Sony, e iPhone 6, da Apple, são os produtos que tiveram suas especificações técnicas analisadas pelo TechTudo. Veja qual celular é a melhor opção na hora de comprar.

iPhone 6 no Brasil: o que você pode comprar com preço 'absurdo' do top?

iPhone 6 ou Xperia Z3? Veja qual é o melhor smart (Foto: Arte/TechTudo)Xperia Z3 ou iPhone 6? Veja qual é o melhor smart (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Xperia Z3

O Xperia Z3 é o mais avançado modelo da linha da Sony, com excelente processador Snapdragon 801 quad-core de 2,5 GHz. Além disso, conta com 3 GB de RAM e 16 ou 32 GB de memória interna, com slot para cartões microSD de até 128 GB. Sua bateria tem 3.100 mAh, e o smart oferece conectividades NFC, 4G, Bluetooth e Wi-Fi, além de ser à prova d’água e poeira. O Z3 conta também com Remote Play para jogos de PS4.

Z3_Novotop (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Xperia Z3 tem processador quad-core de 2,5 GHz (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Já o iPhone 6 tem especificações bem mais modestas. Seu processador é um Apple A8 dual-core de 1,4 GHz, com 1 GB de RAM e 16, 64 ou 126 GB de espaço, sem slot para cartões. A bateria é de 1.810 mAh, e as conectividades são as mesmas, porém o NFC funciona somente para pagamentos via nova tecnologia Apple Pay.

Ambos são os melhores modelos em desempenho de suas marcas. No entanto, pelas especificações técnicas e diferenciais, o Xperia Z3 acaba levando vantagem. Tem um conjunto de características que o tornam mais completo.

Dimensões: iPhone 6

O design sempre foi uma característica diferencial dos produtos Apple, e com o iPhone 6 isso não poderia ser diferente. O aparelho tem um visual premium, e apesar de ser maior do que seu antecessor, oferece dimensões adequadas para o uso: ele mede 138,1 x 67 x 6,9 mm e pesa apenas 129 g. O smart da Apple é bem menor em todas as dimensões em comparação com o Z3, que tem 146 x 72 x 7,3 mm, além das 152 g de peso.

iPhone-6-mão (Foto: Anna Kellen/TechTudo)iPhone 6 é mais leve e menor do que o Xperia Z3 (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Tela: Xperia Z3

Os dois smarts têm vidros resistentes para evitar estilhaços dos displays em caso de quedas. A tecnologia das TVs da Sony é usada no display do novo Xperia Z3. Com o X-Reality Engine e o Triluminos display, ele exibe imagens em alta qualidade com 1920 x 1080 pixels em uma tela de 5,2 polegadas, com densidade de aproximadamente 424 ppi. Já o iPhone 6 tem um display menor e com menos qualidade de imagem: 1334 x 750 pixels, em 4,7 polegadas (326 ppi). Ambos os aparelhos têm telas muito boas, mas com as características do Z3, ele leva a melhor na comparação.

Câmeras: Xperia Z3

O Xperia Z3 tem câmeras com resoluções maiores do que as do iPhone 6. A qualidade das imagens, porém, não depende só disso. Os dois têm Flash LED, geomarcação, os modos panorama e HDR, foco por toque, além de fotos panorâmicas. Porém, cada um conta com seus diferenciais.

Xperia Z3 tem câmera traseira de 20,7MP (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Xperia Z3 tem câmera traseira de 20,7MP (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O aparelho da Sony tem 20,7 megapixels e faz vídeos em até 2160p a 30fps ou 1080p em 60fps. Além disso, pode fotografar e gravar debaixo d’água. Já o iPhone 6 tem apenas 8 megapixels, filma com 1080p a 60fps e seu grande diferencial é um modo timelapse, incluído na câmera básica.

Nas câmeras frontais, 2,2 megapixels e vídeos em 1080p a 30fps no Xperia Z3, contra 1,2 megapixels e vídeos em 720p a 30fps no iPhone 6. Ou seja, no geral, o hardware é superior no Z3.

Sistema operacional: Empate

As diferenças entre Android e iOS são muitas, e o comparativo dos smartphones não se atém tanto a esses detalhes. O importante é saber que o Z3 tem o Android na versão 4.4.4 (Kit Kat), atualizável em breve para o Android 5.0 Lollipop, e o iPhone 6 conta com o seu sistema mais atualizado, o iOS 8.

iPhone-6-destaque (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)iPhone tem iOS 8 como sistema operacional móvel da Apple (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Os dois aparelhos têm funções personalizadas baseadas nas plataformas, e o usuário deve escolher qual sistema mais lhe interessa. A customização e ambiente aberto dos Androids ou a segurança e ótimo desempenho do iOS.

Preço e disponibilidade: Xperia Z3

Para comprar qualquer um deles, o consumidor brasileiro terá que desembolsar um valor alto. Os dois aparelhos podem ser comprados no Brasil, em lojas físicas ou online: o Xperia Z3 tem preço em torno de R$ 2.600. Já o iPhone 6 é mais caro, sendo vendido por R$ 3.199 na versão mais simples, com 16 GB de armazenamento interno.

Os concorrentes da Apple estão deixando o iPhone para trás? Comente no Fórum do TechTudo

Conclusão: Xperia Z3

A opção com maior resistência e hardware mais potente é quem leva a melhor no nosso comparativo entre Xperia Z3 e iPhone 6. Os dois aparelhos são ótimos e a performance deles vai agradar aos fãs de Android e iOS. No entanto, ao analisar os pontos fortes e fracos de cada um, o Z3 aparece com um conjunto mais completo do que o iPhone 6.

Processador melhor, mais memória RAM, slot para cartão de memória, a resistência à água e poeira, Remote Play com o PS4, tela com maior definição e melhores câmeras são os pontos que fazem a diferença no novo aparelho da Sony. Por isso, o Xperia Z3 pode ser considerado uma das melhores apostas entre os celulares no momento.

Tabela com as configurações do Xperia X3 e iPhone 6 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela com as configurações do Xperia X3 e iPhone 6 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gustavo Procopio
    2014-12-24T11:20:07  

    Percebi que 100% das pessoas que falam mal de iphone é pq nunca tiveram um. e só acho que se a sony manda fazer essa comparação o aparelho dela vai ganhar, né!

    recentes

    populares

    • Gustavo Procopio
      2014-12-24T11:20:07  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk gabriel mendonça se o teu cel n travar antes de abrir esta mensagem mudo de nome kkkk

    recentes

    populares

    • Gustavo Procopio
      2014-12-24T11:20:07  

      Já tive iPhone e hoje tenho um z3. Conclusão: os dois são ótimos aparelhos.

  • Gabriel Mendonça
    2015-04-17T18:19:21  

    Matéria desinformada, esse TechTudo não está atualizado não? O Sony mais avançado e o Xperia M4 aqua

    recentes

    populares

    • Gabriel Mendonça
      2015-04-17T18:19:21  

      O top da Sony hj é o Z5! Acho q não tem outro igual ou superior.

    recentes

    populares

    • Gabriel Mendonça
      2015-04-17T18:19:21  

      Samsung 6 edge é melhor. Não tenho, mas gostaria.

  • Bianca Mendes
    2015-05-01T15:13:35  

    melhor em tudo iphone 5s ou z3 travamento, bateria, camera, opniao de pessoas que usam pois comprarei hoje

    recentes

    populares

    • Bianca Mendes
      2015-05-01T15:13:35  

      Tenho Z3 e ele NUNCA travou!! Maçã podre já era.

    recentes

    populares

    • Bianca Mendes
      2015-05-01T15:13:35  

      Bianca, a melhor câmera do mercado é do HTC. A melhor performance é do Samsung 6 Edge e o maior Status é do Iphone, é só escolher o que você deseja para você.

  • Alexandre Biazetto
    2014-11-17T22:49:46  

    Apple deve chegar a 1 trilhão em valor de mercado em 2015 e tem gente que ainda perde tempo fazendo comparativos.

    recentes

    populares

    • Alexandre Biazetto
      2014-11-17T22:49:46  

      Artur Lima $$$ não é problema p/ mim, comprei telefone da Sony, não sou trouxa de pagar mais e levar menos. Nem desenhando os fãs da Maçã Podre entendem q essa marca morreu com Steve Jobs.

    recentes

    populares

    • Alexandre Biazetto
      2014-11-17T22:49:46  

      Marcio Cabral, é o que eu acredito também, mas o tempo esclarecerá esse grupo alienado.

  • Fernanda Voi
    2014-11-17T18:55:48  

    Os números não dizem nada! Porque na realidade, o iPhone 6 é definitivamente o smartphone mais rápido, estável, elegante e confiável do mundo! Só perde para o iPhone 6 Plus da própria Apple. heheheh

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2014-11-17T18:55:48  

      vamos fazer uma comparação um carro da hyundai e uma mercedes, os carro da hyundai te dao muito mais tecnologia mas uma mercedes e uma mercedes assim é os outros telefones pr o iphone, pode ate dar mais uma opcao mas o melhor todos sabem qual é...

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2014-11-17T18:55:48  

      Eu também Pierre, conheço muitos que fazem isso, e acham que o Iphone vai fazê-los galgar um "status quo" que não possuem de fato... Mas são proprietário de um Iphone.

  • Gilcé Júnior
    2014-11-18T09:21:54  

    É igual comparar uma ferrari a um fusca, pode ser o fusca mais envenenado que tiver, mas Ferrari é Ferrari, assim como Apple é Apple e o resto é resto!

    recentes

    populares

    • Gilcé Júnior
      2014-11-18T09:21:54  

      Gilcé não conhece nem de celular e nem de carro!!! Fusca foi projetado em 1938 pelo Ferdinand Porsche e foi sucesso no mundo inteiro. Nenhum carro da Ferrari fez sucesso pelo menos parecido, Porsche é Porsche está anos luz a frente da Ferrari. Apple morreu junto com Steve Jobs em 2011.

    recentes

    populares

    • Gilcé Júnior
      2014-11-18T09:21:54  

      Marcio, falou tudo, rs rs. Aprendeu Gilcé???

  • Carlos Gomes
    2014-11-17T23:15:50  

    O Xperia Z3 só ganha no preço. Ele é de plástico, não tem sistema próprio e tem processador de somente 32 bits. Já o iPhone 6 é de metal, tem sistema próprio e tem processador de 64 bits. Mas jabá é jabá, né Tec$Tudo?

    recentes

    populares

    • Carlos Gomes
      2014-11-17T23:15:50  

      esses android investe mais na tecnologia do telefone para ver se pegam os da apple ios superior

    recentes

    populares

    • Carlos Gomes
      2014-11-17T23:15:50  

      esses android investe mais na tecnologia do telefone para ver se pegam os da apple ios superior

  • Jacques
    2014-11-17T07:59:19  

    Eita, iphone já está perdendo até para a Sony que começou a fazer celular agora. Isso é a morte para os fanboys.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2014-11-17T07:59:19  

      Gente, já tive IPhone, Samsung e agora o Z3 Compact, sem dúvida nenhuma a Sony está dando um show, a primeira vantagem do Z3 compact ou Z3 Plus é a bateria, dura pra caramba, e olha que fico conectada o dia inteiro ( Facebook, whatsapp etc...). Outro diferencial é a câmera, espetacular. Pra mim as pessoas que continuam com IPhone é por status, quer pq é mais caro. Eu poderia comprar um IPhone 6 tranquilamente, e por um preço menor, pq vou para os EUA pelo menos 1 vez ao ano, mas não compro mesmo, bateria e câmera são essenciais pra mim, e o IPhone não tem nada disso. ACORDA PESSOAL.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2014-11-17T07:59:19  

      compre seu android hoje por mil e amanha ele vai atr valendo 500 kkkkk iphone e iphone ios melhor sem duvidas

  • Allan Gomes
    2016-04-04T17:25:51

    so quem teve ou tem um iphone sabe que n existe telefone melhor!!!

  • Carlos Junior
    2014-11-17T13:46:01  

    Comprei um Z3 Compact, pois meu dedo alcança a tela toda, e cara, que aparelho bom. Não trava em momento algum, a qualidade da câmera e hardware em geral é sensacional. Bom, está ai a comparação, não vou repetir tudo que a matéria postou. Não troco meu Z3 por Apple nem se fosse R$ 1.000 o iPhone 6.

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2014-11-17T13:46:01  

      Cara depois que o gênio Steve Jobs morreu a criatividade, a inteligência da empresa foi junto. Ela sempre foi puro marketing, mas ele estava vivo, e hoje pra dar continuidade e poder sobreviverem é mais marketing ainda e menos inteligência tecnologia, já foi se o tempo que a Apple era de ponta.

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2014-11-17T13:46:01  

      Pierre é justamente isso q sempre digo!!

  • Robson Souza
    2015-01-13T15:49:35  

    Esqueceu de falar que por esse preço o Z3 já vem com smartband. Na moral 3 gb contra 1 gb de ram; Camera de 20 contra de 8 mpx; bateria de 3100 contra 1800 mAh; tela de 424 contra 326 ppi; ainda filmo e tiro foto embaixo dágua e economizo 600 reais. A apple deveria ficar com vergonha.

    recentes

    populares

    • Robson Souza
      2015-01-13T15:49:35  

      Assino embaixo!

  • Luís Vasconcellos
    2015-01-19T13:17:12  

    A Apple é a empresa mais valiosa do mundo, mas isso não a faz a melhor fabricante de Smartphone do mundo. Tá na cara que o iBosta... preciso dizer mais nada.

    recentes

    populares

    • Luís Vasconcellos
      2015-01-19T13:17:12  

      eu chamo de "Ai-rcaico"!! Maçã foi enterrada com Steve Jobs.

  • Bianca Mendes
    2015-05-01T15:16:23  

    opniao das pessoas usuarias que possuem o celular z3 compact e 5s qual é o melhor , se trava, a camera frontal é boa?, a bateria dura quanto tempo em uso com 3g ?

    recentes

    populares

    • Bianca Mendes
      2015-05-01T15:16:23  

      5s é melhor

  • Dj Maya
    2015-08-27T11:44:08  

    Acho que o comparativo foi mal feito (ou feito por uma pessoa que desconhece sobre tecnologia).

    recentes

    populares

    • Dj Maya
      2015-08-27T11:44:08  

      Faz uma analise rápida sobre eles aqui então DJ

    recentes

    populares

    • Dj Maya
      2015-08-27T11:44:08  

      Concordo dj maya

  • Alan Maciel
    2014-11-18T10:27:57  

    Bom eu tenho meu iphone 5s, ótimo cell nunca deu problema sistema operacional ótimo e não troco ele pelo iphone 6 nunca, primeiro não mudou quase nada, designe feio prefiro do iphone 5s que é perfeito para mim. iphone 5s não troco por nenhum cell até agora, esse da sony é um ótimo celular mas o que estraga nele é a tela gigante odeio, iphone 5s compacto, cabe no bolso, designe lindo, sistema operacional nem preciso falar todo mundo sabe que é ótimo, irei ficar com meu iphone 5s até a apple lançar um celular que seja realmente melhor que meu iphone 5s, não pq sou fanboy

    recentes

    populares

    • Alan Maciel
      2014-11-18T10:27:57  

      z3 compact ue tela e menor mas se tu gosta do sistema ios continue no iphone eu prefiro android

  • Bianca Mendes
    2015-05-01T15:16:49

    queria saber*

  • Robson Menezes
    2015-03-24T10:42:50

    Comprei um IPhone 4 a 3 anos ou 4 atrás, não lembro. Ele caiu, quebrou e vou ter que trocar, meu amigo tem um 5, e testei em uma loja o 6... É mais veloz, camera melhor, mas n vi nada que me fizesse gastar 2,5 mil reais para um celular que não vi quase diferença nenhuma do meu 4 de quase 5 anos atrás... enjoei do design, n vi quase diferença do 5 do meu amigo e do 6 da loja em imagem e vídeo, a única coisa que gostei foi a filmagem em cameral lenta e a foto panoramica. Vou adquiri o Z3...Pois n acho que valha a pena esse valor...

  • Rubem Santos
    2015-03-20T21:11:42

    Vou lhes dizer o que acontece, de fato. O equipamento Apple é inferior apenas no papel, ou seja, nas especificações técnicas, porém, na prática, na hora do "pepa pra capar" o iPhone é imbatível. Tem desempenho igual, e em alguns casos, superior, não somente ao Z3 da Sony, mas a todos os outros Smartphones Premium do mercado (Moto X, Nokia 930, BB Z10, HTC M9 e LG G3). Engana-se quem acha que apenas o hardware é o suficiente para se ter o melhor desempenho. O conjunto maquina x lógica da Apple entrega um resultado incrível. Só quem já usou, sabe. Uma ressalva: o melhor custo x benefício é o LG

  • Junior Fontes
    2014-11-18T08:20:21  

    Absolutamente não compraria nenhum modelo da linha Sony. Comprei um lançamento(na época) XperiaZQ e seu tempo de vida util foi o tempo suficiente p/ sair da garantia, depois morreu e fiquei com o prejuizo. A assistencia cobrou o preço do aparelho p/ arruma-lo. Linha Sony não me pega mais.

    recentes

    populares

    • Junior Fontes
      2014-11-18T08:20:21  

      Tive o XperiaZQ e, durante o tempo que estive com ele (um ano e três meses), nunca deu qualquer tipo de problema. Agora tenho o Xperia Z2 e é um smartphone espetacular!

    recentes

    populares

    • Junior Fontes
      2014-11-18T08:20:21  

      Tenho um Xperia S (lt26i) a mais de dois anos e não me arrependo em nada! Já tomou vário tombos, muitos mesmo, e nunca deu problema. Só a pouco tempo q comecei a perceber uma certa perda na capacidade da bateria, mas tbm são dois anos carregando e usando muito! Recomendo a linha Xperia, pois já tive outros e nunca me deixaram na mão. Ou melhor, o primeiro sonyericsson, não lembro o modelo, deu problema depois de uma ano e alguns meses, mas os outros nunca deram. Vendi um Xperia V para uma amiga e ela o tem funcionando até hoje!

  • Isabel Carvalho
    2015-01-30T14:50:56  

    Tenho um Iphone 5, e este ano quero mudar e comprar o Xperia Z3, só não sei se o compact ou normal... Eu adoro os produtos apple a qualidade é muito boa, porém vc fica escravo do sistema e fora o problema de bateria já está nessa geração de Iphones e a Apple ainda não resolveu este problema, fora que este novo iphone é praticamente um 5S sem muita melhoria, bem o Xperia tem muitos pontos a favor e vou ficar com ele, e vamos ver...

    recentes

    populares

    • Isabel Carvalho
      2015-01-30T14:50:56  

      qnd trocar nao da para voltar atras....

  • Victor Vaz
    2015-03-04T19:31:14

    Não tem por que comparar '-' IOS é IOS e Android é Android. O fato é, o Iphone sempre será indiscutivelmente mais rápido e sem travamento, o que o faz ótimo. Porém o resto ele não é nada comparado ao Z3, tenho o Z3 e não é por isso que estou defendendo ele, mas sim pelo fato de sua câmera ser melhor, sua tela ser melhor, seu hardware ser melhor, sua forma de interação ser melhor. Além do que no Android temos total liberdade de modificação, o que não tem no Iphone. Fanboys da Apple, sinto muito. Ambos são aparelhos perfeitos, mas o Z3 ganha fácil, sem muita comparação !

  • Agnaldo Neto
    2015-01-19T11:17:37

    ooow heyyy iphonistas aceita né quando perde! não ta vendo que ta comprovado ai kkkk e dificil gente que não sabe perder.

  • Fabio Luiz
    2014-11-17T19:23:45  

    eu so acho que quando compara smartfone nao devia coloca o iphone no meio porque nenhum vai ser igual a ele nunca

    recentes

    populares

    • Fabio Luiz
      2014-11-17T19:23:45  

      Ryan Carvalho Agora em relação a design eles entendem bem, mas perderam muito com a morte do Jobs. Se ele estivesse vivo esse novo aparelho deles não estaria desse jeito, tinha algo a mais com certeza.

    recentes

    populares

    • Fabio Luiz
      2014-11-17T19:23:45  

      bom igual ,não é mesmo não só e melhor né como já foi comprovado ai em cima

  • 100 Miolo
    2014-11-18T08:46:21  

    Preferiria que as operadoras fossem melhores do que os aparelhos...

    recentes

    populares

    • 100 Miolo
      2014-11-18T08:46:21  

      O melhor comentário até agora.

    recentes

    populares

    • 100 Miolo
      2014-11-18T08:46:21  

      A melhor resposta de todas!!!

  • Lavosier Barbosa
    2014-11-27T08:50:40  

    vou deixar uma pergunta aqui no fórum. O que a Apple faz hoje em dia que os outros celulares não faz?

    recentes

    populares

    • Lavosier Barbosa
      2014-11-27T08:50:40  

      Quando um iPhone apresenta problema, o que não acontece com frequência, eles te dão um aparelho novo, mesmo tendo sido comprado nos EUA. O que a Samsung faz?... Te enrola.

    recentes

    populares

    • Lavosier Barbosa
      2014-11-27T08:50:40  

      Claro meu amigo tem que dar outro mesmo porque o hardware tem o valor de 3 celulares, então ainda a apple sai no lucro.