29/12/2014 17h23 - Atualizado em 29/12/2014 17h30

Adeus, Internet Explorer? Windows 10 pode ganhar um novo navegador

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Os rumores que, antes indicavam a chegada de um Internet Explorer com visual mais próximo do padrão atual do Google Chrome e Mozilla Firefox, agora apontam para outra direção: um novo navegador da Microsoft. Se lançado no Windows 10, o browser decretará o fim do desenvolvimento do IE.

Como corrigir o erro que encerra o Internet Explorer inesperadamente

Spartan: novo navegador da Microsoft poderá substituir o Internet Explorer (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)Spartan: novo navegador da Microsoft poderá substituir o Internet Explorer (Foto: Arte/Edivaldo Brito)

Segundo as fontes do site Zdnet, a Microsoft estaria construindo um navegador chamado Spartan, porém, esta não seria uma nova versão do IE, mas sim um novo navegador criado para substituí-lo.

O desenvolvedor da versão Modern do VLC, Thomas Nigro, mencionou no Twitter, no início deste mês, que ouviu um funcionário da Microsoft afirmar que estava construindo um novo browser, durante um episódio de dezembro do podcast LiveTile.

O navegador usará o motor JavaScript Chakra e de renderização Trident (não WebKit) - também da Microsoft. Brad Sams, do site Neowin, reportou em setembro a chegada do Spartan e informou que ele teria um visual parecido com o do Chrome e Firefox, suportando também o uso de extensões. Em dezembro, a mesma fonte ainda informou que a Microsoft teria duas versões diferentes do Trident sendo construídas.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.

As informações, portanto, indicam que o Windows 10 - pelo menos a versão desktop - será lançado com o Spartan e o IE 11, e que este último, ainda estará disponível por questões de compatibilidade com versões anteriores, continuando assim por algum tempo. Ainda segundo as fontes, o Spartan também estará presente em versões do Windows 10 para dispositivos móveis (smartphones e tablet).

Neste momento Spartan é apenas um codinome, mas se já estiver funcional, ele poderá ser revelado publicamente no dia 21 de janeiro, quando a Microsoft mostrará seu próximo conjunto de características do Windows 10. Por enquanto, resta apenas aguardar. 

Via ZDNet

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adm Brena
    2014-12-30T01:12:20  

    IE ?? o que é isso?? No meu mac não existe isso

    recentes

    populares

    • Adm Brena
      2014-12-30T01:12:20  

      Essa declaração foi só pra dizer que tem um mac,

    recentes

    populares

    • Adm Brena
      2014-12-30T01:12:20  

      Adm Brena, pode até ser que tem um mac, mais daí a não conhecer o IE !!! É ser ignorante demais e provar que não tem mac coisa nenhuma, e se tem não deve nem saber ligar. Todos sabemos que mac usa o safari e não tenho mac, apenas não sou idiota igual a vc.

  • Bruno Macena
    2015-04-27T16:05:00

    O IE no Windows 10 é top. Roda lisinho. Quando a Microsoft corrige o bendito do IE, ele resolve parar

  • Volta Lula
    2014-12-29T20:04:19  

    A MICROSOFT VAI SEGUIR O EXEMPLO DO NEYMAR ? TRAIU O POVO BRASILEIRO EM TROCA DE MARKETING VOTANDO NO AECIO NEVES E NO PSDB

    recentes

    populares

    • Volta Lula
      2014-12-29T20:04:19  

      Isso é uma anta.

    recentes

    populares

    • Volta Lula
      2014-12-29T20:04:19  

      REALMENTE ELEITORES DO PSDB NÃO SABEM INTERPRETAR TEXTO COITADOS TIVERAM QUE TRABALHAR NO TRABALHO ESCRAVO NOS TEMPOS DE FHC E NÃO TIVERAM EDUCAÇÃO

  • Victor Silva
    2014-12-29T19:41:16  

    Já abandonei o IE há muito tempo, assim como muitos. Mas me agradou bastante o IE para o Windows 8, o melhor para usar em telas touch.

    recentes

    populares

    • Victor Silva
      2014-12-29T19:41:16  

      O IE antigo é ruim, mais os últimos são bons, rápidos, não travam.É o tipo da coisa, já se queimou e mesmo que ele seja melhor que os demais vão continuar falando mal dele. As pessoas usam marcas, por tempos o Opera foi melhor que todos e poucos usavam ele. Os novos navegadores são todos bons, mais o chrome só falta entrar em sua casa ou ativar sua cam para te espionar. Um monte falam mal só por modismo.

  • João Pedroso
    2014-12-29T23:28:16

    até que enfim hein para mim só 2 tipos de pessoas usam o IE quem é obrigado por causa de determinados sites que por incrível que pareça só rodam no IE ou quem tem pouco conhecimento de informática e acha que só existe o IE. Encaixo, infelizmente, no primeiro grupo pois no serviço tenho que usar essa praga pois alguns sites lá só rodam nele