Internet

03/12/2014 07h25 - Atualizado em 03/12/2014 08h42

Anna Freud é homenageada com Doodle do Google em seu 119º aniversário

Anna Kellen Bull
por
Da redação

Anna Freud, pioneira da psicologia infantil e filha de Sigmund Freud o "pai da psicanálise", recebeu uma homenagem em um colorido Doodle do Google nesta quarta-feira (3). Nascida em 3 de dezembro de 1895 em Viena, na Áustria, a sexta filha de Sigmund e Martha completaria seu aniversário de 119 anos.

A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto

Anna focou seus estudos principalmente no tratamento de crianças, dando início à psicanálise infantil. Seu primeiro caso de análise foi W. Ernest Freud, um sobrinho que tratou em duas ocasiões. O doodle colorido faz referência à sua relação com o mundo infantil e lúdico na terapia voltada para as crianças.

Anna era a filha mais nova de Freud e é a única de seus seis filhos a seguir estudando a psicanálise.

119º aniversário de Anna Freud é celebrado em Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)119º aniversário de Anna Freud, filha de Sigmund Freud, é celebrado em Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)


Anna teve grandes divergências com Melanie Klein, psicanalista dissidente do freudismo ortodoxo e iniciou os estudos sobre a obra de seu pai ainda bem jovem, aos 13 anos de idade, quando começou a participar de discussões semanais sobre as ideias e teorias psicanalíticas e análise de casos.

Anna e seu pai Sigmund Freud, em foto de acervo da família em setembro de 1913 (Foto: Reprodução/Wikipédia)Anna e seu pai Sigmund Freud, em foto de acervo da família em setembro de 1913 (Foto: Reprodução/Wikipédia)

Após um início de carreira como professora, ela deixou a profissão devido a problemas de saúde e passou a acompanhar mais de perto os passos de seu pai nos anos após a primeira guerra mundial.

Anna Freud tornou-se membro da Sociedade Psicanalítica de Viena em 1922 e tornou-se diretora do Instituto de Formação Psicanalítica de Viena em 1935, seguindo os passos do pai.

Após a família Freud fugir da Áustria em razão do aumento da perseguição dos judeus pelos nazistas, Anna continuou com o seu trabalho em Londres, além de cuidar do pai, então gravemente doente devido a um câncer. Sigmund Freud morreu aos 83 anos. Já sua filha, viveu um pouco mais e faleceu aos 86 anos, em Londres.

Com a chegada da Segunda Guerra, abriu a The Hampstead War Nursery, uma casa para as crianças que sem-teto e muitas vezes órfãs, como consequência direta do conflito armado. Sua pesquisa sobre o impacto do estresse e da separação em crianças foi publicado em parceria com Dorothy Burlingham, sendo seguida de outras obras importantes para a atual psicologia infantil. 

Anna Freud Centre, em Londres (Foto: Reprodução/AnnaFreud.org)Anna Freud Centre, em Londres (Foto: Reprodução/AnnaFreud.org)

Anna aplicou a sua formação e conhecimento em crianças da instituição, que foi renomeada como Hampstead Child Therapy Course and Clinic no ano de 1952, quando foi reconhecida como obra e local de caridade. Após sua morte, em 1982, o local ganhou um novo nome, Anna Freud Centre (annafreud.org), e continua a ser uma das principais instituições para a saúde mental de crianças.

*Colaborou Melissa Cruz

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Elym Cunha
    2014-12-03T17:00:47

    Linda a homenagem para a pessoa linda que foi Anna Freud. Exemplo de vida, exemplo de dignidade, exemplo de amor e altruísmo. Iniciar aos 13 anos estudos sobre a obra de seu pai, dedicar sua vida à psicanálise infantil, criar um espaço de apoio a crianças órfãs e sem lar pela guerra... Só isso já seria suficiente para não a esquecermos jamais. Nos dias de hoje, em que o noticiário passou a ser coletânea de golpes, violência, fraudes e roubos, a homenagem Google se destaca pela elegância da homenageada. Aliás, Google sempre prima pelas lindas e justas homenagens. Parabéns! Adoro!

  • Sancan Lima
    2014-12-03T12:37:09

    Sem dúvida, bom trazer à consciência coletiva aqui desse mundo virtual gente cujos mergulhos vão além das aparências, além da superfície e tanto mais da superficialidade. Sugiro, quem sabe para o próximo ano, que esse dia seja lembrado pelo aniversário de Anton Webern, compositor austríaco, de importância fundante para a música dos séculos XX e XXI.

  • Ricardo Augusto
    2014-12-03T09:03:03

    Em Memória dos Personagens do BEM: Desenvolvimento da Humanidade. Neste mundo repleto de agentes do BEM e do MAL há que se relevar, reconhecer, honrar, homenagear e memorizar o trabalho de pessoas que contribuem para o desenvolvimento da raça humana. Desta forma, Anna Freud e seu pai Sigmund Freud, são ícones ao lado de milhares de outros conhecidos... e de milhões e milhões de anônimos!