Celular

02/12/2014 12h37 - Atualizado em 02/12/2014 12h57

Apple garante patente que protege o iPhone contra quedas livres

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Apple patenteou um recurso muito interessante, que pode surgir nos futuros iPhones. Trata-se de um dispositivo capaz de identificar quando o smartphone está em queda livre. Com essa informação, o sistema calcula o ponto de impacto mais provável com o solo e age mecanicamente para alterar o centro de gravidade do iPhone, prevenindo um choque que poderia causar danos graves. O pedido de registro dessa ideia foi submetido pela Apple em 2013.

Conheça os principais smartphones à prova d’água à venda no Brasil

Sistema pode evitar danos muito graves em quedas (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Sistema pode evitar danos muito graves em quedas (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Problema no iphone 6? Comente no Fórum do Techtudo

O trauma da queda que destrói a tela e danifica o chassi do smartphone é cada vez mais presente, especialmente para quem investe bastante dinheiro nos modelos mais recentes, como o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus. A solução da Apple não impede as quedas, mas visa garantir que, caso você seja mais desastrado, o tombo não cause muito prejuízo.

A ideia é bem simples: o sistema monitora o posicionamento do aparelho em tempo real, usando o conjunto de sensores presentes no telefone (acelerômetros, GPS e giroscópio), além de novos sensores ultrassônicos, que precisariam ser incluídos nos novos iPhones.

Toda essa rede identifica o posicionamento do iPhone e consegue monitorar, por inércia, se ele sofre alguma aceleração brusca, o que seria um indicativo de queda. O processador recebe esses dados e faz uma série de cálculos, que determinam velocidade, tempo estimado para o impacto e ângulo da queda. Caso o cenário desenhado seja o de tragédia eminente para a tela e outros componentes sensíveis, o iPhone age para reduzir os danos.

Esquema mostra a disposição dos sensores e do motor responsável por garantir quedas mais suaves ao iPhone (Foto: Reprodução/AppleInsider)Esquema mostra a disposição dos sensores e do motor responsável por garantir quedas mais suaves ao iPhone (Foto: Reprodução/AppleInsider)

Com os dados prontos, o processador pode acionar um pequeno motor embutido no telefone. Esse dispositivo tem a capacidade de mover uma pequena quantidade de massa no interior do iPhone. Um movimento súbito desse peso pode alterar o centro de gravidade do dispositivo, alterando o ângulo de queda do seu smartphone, garantindo que ele não sofra muito com o impacto ao chocar-se com o solo tanto de costas quanto de lado.

Via Apple Insider e TechCrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thomas Delonge
    2014-12-06T08:22:28  

    Iphone é uma coisa que não combina com Heterossexuais!

    recentes

    populares

    • Thomas Delonge
      2014-12-06T08:22:28  

      Aiii, ela ficou ofendida... a moça quando ve uma lampada fluorescente deve até ficar em choque achando que vai ser agredido. Vira homem krlh

    recentes

    populares

    • Thomas Delonge
      2014-12-06T08:22:28  

      Esses que falam assim sao todos enrustidos, desde quando um celular significa genero de uma pessoa

  • Jacques
    2014-12-02T15:08:12  

    Atualmente a Apple só faz isso, lançar patente. Lançar inovações no celular que é bom nada. A única patente que ela usa e bem e cobrar preços abusivos por um celular que não inova mais nada.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2014-12-02T15:08:12  

      Thomas Delonge: - melhor camera do mercado. sim, viajei p fora e não precisei levar nem camera, só utilizei a do iphone. sabe: estabilização, hdr, foco automatico, iluminação... isso sem precisar ter 32436 pixels; - segurança q nenhum outro smart apresenta. sabe, bloqueio pelo icloud em caso de perda, rastrear o iphone em qq lugar; melhor e + segura loja de aplicativos a sua disposição; sistema limpo e fluido, sem a necessidade de estar "customizando" o aparelho p q ele fique melhor... Enfim, tem um bocado de coisa! Cuidado c a generalização. Nem todo mundo usa o iphone só p musica e whatsapp.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2014-12-02T15:08:12  

      Gabriel Lotero Icloud e segurança são duas palavras que não deveriam aparecer na mesma frase (conta aquela do papagaio agora), qualquer opinião contra questione isso para as famosas donas das fotos que vazaram na internet, e sim a câmera é excelente, porem um pouco melhor que alguns celulares com android e tao boa quanto a de outros androids, se vc não for idiota vc compra um bom celular e uma GoPro (Se vc considera um pouquinho de qualidade de imagem um problema, claro) com o dinheiro e se bobear ainda viaja sem gastar mais que um Iphone 6. To manjando esse "um bocado de coisas ai". Flw vlw!

  • Wagner Andrade
    2014-12-02T19:54:37  

    Apple é Apple e resto é sempre resto. Não compra porcarias asiáticas,,, Quem avisa amigo é!

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-12-02T19:54:37  

      Que legal, adivinha quem produz a tela LCD IPS do seu querido Iphone 6? A LG..... surpreso?

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-12-02T19:54:37  

      Desculpa, onde mesmo é feito os aparelhos da maçã?

  • Elcimar Rocha
    2014-12-03T10:05:08

    estude a mente dos gatos, pois eles conseguem fazer manobras no ar, e nunca caem de mal geito. ja arremessei muito bichanos ao ar livre pra ver o resultado, entao, todos caem de pé. i...... nao podia falar isso aqui, tem umas ongs dos animais monitorando. puts

  • Tiago Costa
    2014-12-02T19:05:54  

    Fazem isso desde quando Steve Jobs estava vivo e a Apple continua inovando como nunca. O cara que fazia a coisa ser diferente ainda está presente no coração da Apple. Os que ficaram, fizeram o iPhone 6, sem sombra de duvida o melhor smartphone do mundo! E ainda um dos mais rápido e estáveis já lançados pela Apple. Das duas uma vai acontecer, ou a Google vai falir ou a Microsoft vai falir. Apple é Apple e resto é sempre resto.

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2014-12-02T19:05:54  

      Tiago, vc deve ser um troll, só pode. Não é possível uma criatura racional escrever tanta asneira em um só comentário.

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2014-12-02T19:05:54  

      Esse é um alienado mesmo

  • Diego Santos
    2014-12-02T22:19:51  

    Nossa! Quanta inveja dos produtos da Apple, pelo amor de Deus! Na empresa onde eu trabalho um monte de trouxas utilizando o Andoids, porque simplesmente não estudaram. Mas o dono da empresa utilizando um belo iPhone 6 Plus cinza espacial de 128GB. Quem pode pode, quem não pode se Android.

    recentes

    populares

    • Diego Santos
      2014-12-02T22:19:51  

      "porque simplesmente não estudaram" .. Burro querendo menosprezar quem faz o que quer com seu celular. Acho que ninguém questiona a qualidade dos produtos Apple... mas eu não pago caro para ter que me adaptar ao celular.. pelo contrário, o celular que deve se adaptar a mim. Já tive um iPad. Produto maravilhoso... mas não atende minhas necessidades.

  • Monsenhor Razão
    2014-12-03T02:42:04  

    Na época da polêmica dos "supostos" iPhones 6 entortados, percebemos o quanto a repercussão da mídia foi exagerada. Não é à toa que, milhões e milhões de aparelhos vendidos depois, hoje em dia ninguém mais toca no assunto. Nos poucos casos ocorridos naturalmente (e não assim), a Apple faz a troca dentro da garantia do produto.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-12-03T02:42:04  

      Depois que eu atualizei para o Android 5.5 meu Moto G entortou. Falar de celular que entorta é piada de trouxas que não tem dinheiro pra comprar. Pura inveja ou recalque.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-12-03T02:42:04  

      Anônimo Android, 5.5? Aham, senta lá agora...

  • Cesar Fonseca
    2014-12-03T08:50:37

    Essa patente já tem uns dois anos, que eu saiba.

  • Wagner Andrade
    2014-12-02T18:15:40  

    Quando tenho uma duvida ou quero passar uma sugestão para os desenvolvedores do sistema (iOS 8) da Apple, eu ligo pra Apple do Brasil (0800 644 2255). Quando vocês tem uma duvida ou querem passar uma sugestão para os desenvolvedores do sistema Android, vocês ligam pra quem?

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-12-02T18:15:40  

      A diferença é: Quando eu quero provocar o travamento no sistema Android eu mesmo faço. hahahahahahahahaha (As vezes tenho que tirar a bateria pra destrava-lo)

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-12-02T18:15:40  

      Rodrigo Silva, as vezes nem tirando a bateria destrava. kkkkkkkkkkkk

  • Alex Oliveira
    2014-12-02T20:31:39  

    A última inovação da Apple foi Ipod (idéia roubada), aquilo realmente era fantástico pra época, agora celular é pra fanboy, notes e desktop são mais cômodos, mas qualquer desktop montado ou note de boa performance se equivale, tem apenas a qualidade um pouco superior em alguns produtos e o preço tbm... custo x beneficio no brasil não compensa nunca ter...

    recentes

    populares

    • Alex Oliveira
      2014-12-02T20:31:39  

      Sabe de nada inocente!

  • Lucas Barbosa
    2014-12-02T21:23:16  

    Nâo sei como funciona mais o meu notebook da HP já tem algo parecido com o acelerômetro, isso não é nenhuma novidade. Novidade mesmo seria se ele ficasse levitando e não caindo.

    recentes

    populares

    • Lucas Barbosa
      2014-12-02T21:23:16  

      Cara, está se falando de patente nova, se não fosse novidade, não estariam patenteando. Oque seu notebook tem é um acelerômetro para desligar o HD em caso de queda e assim evitar que ele danifique.

  • Toni Maia
    2014-12-02T23:16:35

    R$70000 à vista.

  • Alexandre Oliveira
    2014-12-02T21:36:50

    que comece a briga entre os internautas samsung x apple , ja tive essas duas marcas sao otimas tem seus pontos positivos e negativas ambas.

  • Edgard Santos
    2014-12-02T21:25:56

    esse negócio de Apple, pelo amor de Deus, na empresa onde eu trabalho um monte de marmiteiros utilizando o iphone enquanto a marmita esquenta e o dono da empresa utilizando um Moto X.

  • Wagner Andrade
    2014-12-02T20:06:25

    em pouco mais de 3 dias, mais de 9 milhoes de trouxas nerds que não tinham o que fazer na vida fizeram fila nas apples stores pra comprar a maça podre 6. isso prova que os fanboys da aplle são os mais trouxas do planeta. e mais uma vez o presidente machao da APLLE tim cook que estava em sua banheira de ouro maciço viu seus lucros aumentarem muito. graças a quem??? aos trouxas que so querem status e manter aparencia. alias tim cook ja prometeu as fanzetes da marca que logo logo a apple vai lancar fone de ouvido rosa e capinhas com orelhinhas em cima. afinal apple é apple.

  • Lauro Vasconcelos
    2014-12-02T19:47:13

    A Samsung também patenteou sua invenção anti-queda. Ao deixar o galaxy S12 soltar da mão em queda livre ao chão o aparelho que tem 125 sensores aciona uma hélice e abre duas asas fazendo o aparelho se transformar num drone. O Gadget que tem um sensor que reconhece o dono pelo cheiro pousa suavemente como uma borboleta nas mãos do seu proprietário.

  • Elton Freitas
    2014-12-02T19:43:52

    A Apple não funciona assim. Essa é uma carta Ás na mão dela para usar em futuros aparelhos. Ela faz isso para manter as novidades com os anos, e já possui muitas patentes 'inovadoras'. Ela nunca irá lançar um iphone 'revolucionário' porque isso não é preciso, eles sempre vendem. O segredo é segurar as atualizações para não encarecer os aparelhos demais (porque eles já são muito caros), nem para que outras empresas copiem a tecnologia e vendam mais barata. Vai levar muito tempo pra que tecnologia anti-choque e outras sejam embutidas no iphone.

  • Wagner Andrade
    2014-12-02T19:35:34

    tiago drogado me responda: no que esse iphone 6 inovou em relação ao iphone 5????? VIROU PRANCHA?? SÓ ISSO?? os retardados fanboys metiam o pau nos asiaticos que lancavam telas grandes...e agora?? ta lindo a prancha 6 da apple???? faca-me o favor tiago,,,vai comprar uma moto descente num leilão vai...... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Wagner Andrade
    2014-12-02T19:29:43

    Fazem a cor rosa desde quando Steve Jobs estava vivo e a Apple continua lançando cor rosa como nunca. O cara que fazia a cores diferentes ainda está presente no coração da Apple (tim cook). ele fez o iPhone 6 rosa e se deus quiser (vai ter fone de ouvido rosa) iphone 6 o melhor smartphone do mundo! É ainda o mais caro e instável já lançados pela Apple. Das duas uma vai acontecer, ou a Google vai dominar a apple ou a Microsoft vai morder a maça rosa.

  • Rander Pereira
    2014-12-02T19:20:39

    The new iCat tool. lol

  • Wagner Andrade
    2014-12-02T18:49:20

    essa maça podre 6 é o smartphone mais feio lançado pela eipol. meu moto maxx com 64 giga e bateria (a melhor de todas) de 3900. mah deu um tchauzinho pra maçazinha .kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rodrigo Santos
    2014-12-02T17:46:08

    Era exatamente o que eu ia escrever quando li seu comentário Jacques, a uns dois anos escuto esse papo de que a Apple registrou patente disso daquilo, vai no Google e digita "a Apple registrou patente" e veja o quanto essa história está ridícula, e olha que escrevo este texto em meu MacBook, só não sou um fanboy cego, em minha opinião no que diz respeito a Desktops e Notes (OSX) eles realmente dão um banho, mas quando falamos em smartphones estão muito, mas muito atrasados em relação aos Androids Top, o próprio Wozniak compartilha da mesma opinião.

  • Flamulambo
    2014-12-02T17:41:17

    a Apple não consegue fazer um telefone a prova de agua nunca vai fazer um aprova de queda ... piadas

  • Rogério Alditore
    2014-12-02T17:28:04

    Falou a mesma coisa com a tela de safira indestrutível, que no fim não deu em nada. Essa engenhoca ai também não vai vingar, pois se usarem, só vai "tentar" não quebrar muito o aparelho...rsrs.

  • Amanda Gomes
    2014-12-02T15:32:53

    vcs tem que inventar é uma bateria de longa duração.