Fabricantes

10/12/2014 06h30 - Atualizado em 27/11/2015 19h48

Final Fantasy, Chrono Trigger: veja os melhores jogos de RPG para SNES

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Eles não estão mais em evidência, mas os RPGs tiveram uma trajetória meteórica no Super Nintendo.  Diversos títulos ficaram marcados para sempre na vida dos jogadores e alguns acabaram criando verdadeiras franquias. Confira os games de RPG mais importantes do console 16 bits da Nintendo em uma lista que reúne as aventuras mais heroicas do console:

Gosta de jogos retrô? Veja mais dicas de jogos no fórum do Techtudo!

Veja os principais jogos de RPG da era SNES (Foto: Reprodução / TechTudo)Veja os principais jogos de RPG da era SNES (Foto: Reprodução / TechTudo)

- Breath of Fire 2

Pelo fato de não possuir tanto fãs como outras séries de RPG dos anos 90, Breath of Fire 2 é apreciado por poucos, o que o torna um fenômeno cult nos dias atuais. O motivo disso não são gráficos esplendorosos ou batalhas com larga estratégia, mas sim, uma história sobre família e religião.

Segure o lencinho, pois em Breath of Fire 2 os personagens que você mais gosta morrem sem mais nem menos (Foto: Reprodução)Segure o lencinho, pois em Breath of Fire 2 os personagens que você mais gosta morrem sem mais nem menos (Foto: Reprodução)

O jogo chega a ser polêmico em alguns aspectos aos insinuar críticas ao fervor religioso, mas o grande destaque é mesmo a história trágica envolvendo os personagens do jogo. O tom sombrio da trama sobre veneração a demônios e morte de parentes, torna Breath of Fire 2 um RPG pouco recomendado para crianças, mas com enredo rico o suficiente para sobreviver por eras.

- Final Fantasy VI

Outro RPG com história sombria é Final Fantasy VI. Diferente do jogo da Capcom, Final Fantasy VI foi uma superprodução para a época. Ótimo visual, trilha sonora inesquecível e, como qualquer RPG marcante, dono de uma história excepcional.

 Terra Branford tenta salvar seu mundo do temível, e hilário Kefka (Foto: Reprodução) Terra Branford tenta salvar seu mundo do temível, e hilário Kefka (Foto: Reprodução)

Ambientado em um mundo onde magia estava praticamente extinta e a tecnologia começava a dominar tudo, Final Fantasy VI narra as aventuras de um grupo de guerreiros que tentam salvar o mundo de um vilão fanfarrão. Além da história cheia de sacrifícios e momentos memoráveis, Final Fantasy VI ainda tem um sistema de evolução de magias, batalhas com evocações e muito mais, tudo embalado em uma jogabilidade fácil.

- Tales of Fantasia

Na era de ouro dos RPGs japoneses para Super Nintendo, a Namco também queria aproveitar o “filão” e apostou em um jogo do gênero com Tales of Fantasia. Mas para se destacar em meio a tantos jogos a Namco apostou alto, o que resultou no primeiro cartucho para Super Nintendo com 48 megabits de tamanho.

Kousuke Fujishima, Character Design do jogo é bastante conhecido por ser autor do mangá e animê Oh My Goddess! (Foto: Reprodução)Kousuke Fujishima, Character Design do jogo é bastante conhecido por ser autor do mangá e animê Oh My Goddess! (Foto: Reprodução)

O game continha inovações para a época, como cenas narradas com vozes e música tema cantada. Para se diferenciar dos outros jogos, Tales of Fantasia apresenta inovações no sistema de batalha onde os combates se dão com a câmera posicionada lateralmente, como se fosse em um jogo de luta.

- Ogre Battle

Desenvolvido pela então novata Quest em 1993, Ogre Battle: The March of the Black Queen, ou simplesmente, Ogre Battle, apresenta muitas inovações para um jogo de RPG daquela época. Focada em estratégia e tática, o game exige muito mais do jogador do que apenas “upar” os seus personagens.

Ogre Battle tem abordagem diferente focando em combates estratégicos e escolhas morais (Foto: Reprodução)Ogre Battle tem abordagem diferente focando em combates estratégicos e escolhas morais (Foto: Reprodução)

Durante os combates, o jogador não controla totalmente eles, mas escolhe a “abordagem”, podendo ser mais defensiva ou agressiva. Isso irá impactar na personalidade do personagem e pode torná-lo malvado, o que não é necessariamente uma coisa ruim. Esse retorno às origens do RPG de mesa, e foco em estratégia, influenciou games posteriores, dentre eles, Final Fantasy Tactics.

- Terranigma

O não lançamento de Terranigma no Estados Unidos, faz com que muita gente desconheça esse grande RPG. Lançado na “sobrevida” do SNES, Terranigma chegou apenas em 1996, uma época em que os RPGs perdiam cada vez mais espaços para os jogos de ação em terceira dimensão para Playstation e Saturn.

Terranigma clássico é um dos primeiros a utilizar combates em tempo real ao invés de turnos (Foto: Reprodução)Terranigma clássico é um dos primeiros a utilizar combates em tempo real ao invés de turnos (Foto: Reprodução)

Com uma história cheia de elementos contemporâneos, Terranigma narra a destruição e ressurreição da Terra. O sistema de combate em tempo real é um dos destaques do jogo, dando mais ação a aventura. Aproveitando tudo que o Super Nintendo ainda tinha a oferecer, Terranigma é um dos RPGs mais bonitos do sistema.

- Illusion of Gaia

Apelidado como “sequência” de Terranigma, apesar de ter sido lançado antes, Illusion of Gaia é um RPG com combates em tempo real e várias referências a Terranigma e Soul Blazer. Além de referências a outros jogos da série, Illusion of Gaia escondo muitas referências a monumentos históricos, locais reais e referências a Bíblia.

 Várias localizações de Illusion of Gaia existem de verdade (Foto: Reprodução) Várias localizações de Illusion of Gaia existem de verdade (Foto: Reprodução)

Não estranhe topar com a Muralha da China, a Torre de Babel ou os Jardins suspensos da Babilônia. A história, apesar dos contornos infantis dos sprites, tem uma abordagem bastante madura, minimizando as piadas e focando principalmente na carga dramática.

- Super Mario RPG

Se alguém te dissesse que iriam colocar Kratos em um jogo de kart, você provavelmente iria torcer o nariz. Era essa a sensação que muitos jogadores tiveram ao ver o lançamento de Super Mario RPG, em 1996. Felizmente, eles não poderiam estar mais enganados. Super Mario RPG se revelaria um dos melhores jogos de RPG eletrônicos não só do SNES, mas de todos os tempos.

 União que parecia impossível na época, rendeu um dos melhores RPGs do SNES (Foto: Reprodução) União que parecia impossível na época, rendeu um dos melhores RPGs do SNES (Foto: Reprodução)

O game começa no eterno clichê da donzela em perigo. Mas logo no começo, Mario resgata a princesa Cogumelo, o que revela que O rei Koopa não é o verdadeiro vilão, mas uma espada flutuante chamada Exor. Assim se inicia uma das melhores aventuras do Super Nintendo. Combinando os elementos da franquia Super Mario de maneira única, Super Mario RPG é um game praticamente sem falhas.

- Earthbound

Desconhecido por estas bandas, EarthBound, Mother 2 no Japão, é um RPG para Super Nintendo lançado em 1995. Saindo de temas medievais, Earthbound é localizado em uma trama infantil com traços de ficção científica.

Personagens de Earthbound são mais conhecidos por causa de suas aparições em outros jogos, como Super Smash Bros (Foto: Reprodução)Personagens de Earthbound são mais conhecidos por causa de suas aparições em outros jogos, como Super Smash Bros (Foto: Reprodução)

Na história do jogo um meteoro caiu perto da casa do protagonista do game, que depois de receber poderes de uma estranha criatura, deve salvar o mundo. a temática colorida e descompromissa é a marca do jogo, com inimigos que vão de disco voadores até xicaras de café quente.

- Secret of Mana

Final Fantasy já era uma franquia firmemente consolidada no mundo dos games em 1993, mas a Square queria mais. Sem querer arriscar-se muito, a produtora decidiu colocar parte de suas ideias e mentes criativas em Secret of Mana. O resultado é um jogo de ação e RPG bonito, simples e um foco em exploração como pouco se viu em outros games.

Um dos jogos mais belos e refinados do Super Nintendo (Foto: Reprodução)Um dos jogos mais belos e refinados do Super Nintendo (Foto: Reprodução)

A narrativa conta os confrontos entre humanos e deuses pelos recursos do planeta. Porém, Secret of Mana é mais lembrado pela sua interface inteligente que garantiu uma tela mais limpa para aproveitar os cenários de Akira Ueda. Destaca-se também a trilha sonora marcante de Hiroki Kikuta, com uma sonoridade que aproveita bem o chip de áudio do SNES e rapta, em poucos segundos, o senso de admiração do jogador.

- Chrono Trigger

Chegamos então ao final da nossa lista com a quintessência dos RPGs japoneses. Desenvolvido por algumas das mentes mais criativas no gênero, Chrono Trigger reuniu vários produtores de renome da Squaresoft, criadores de Final Fantasy, com o mangaká Akira “Dragon Ball Z” Toriyama.

A definição pura do que é um RPG japonês (Foto: Reprodução)A definição pura do que é um RPG japonês (Foto: Reprodução)

Com uma abordagem simples que se desdobra em viagens pelo tempo, Chrono Trigger equilibra sua narrativa de forma única, cativando praticamente qualquer um que se interesse pelo gênero RPG, a história é bem equilibrada entre humor, tensão e momentos marcantes. Os gráficos são deslumbrantes e utilizam praticamente todo o poder do Super Nintendo. O áudio é perfeito e os combates até dispensam a mudança de câmera. Tudo isso perfeitamente amarrado com a força dos personagens inesquecíveis como Chrono, Lucca e Frog.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pedro Braga
    2014-12-10T22:09:53  

    "A própria Nintendo blá blá blá" Zelda não está na lista por ser um action-adventure? Secret of Mana, Illusion of Gaia e Terranigma também são estilo combate em tempo real, sem utilização de turnos, e estão na lista. Agora só por detalhes como por exemplo, não haver pontos de experiência, significa que o jogo não possa ser considerado um RPG?

    recentes

    populares

    • Pedro Braga
      2014-12-10T22:09:53  

      Você está totalmente equivocado meu caro, que elementos de escolha Zelda tem? este conceito é pra jogos de RPG de mesa, que são muito diferentes de jogos eletrônicos, se usamos este conceito de rpg de mesa 90% dos rpgs eletrônicos deixarão de serem rpgs, visto que a maioria deles já vem com uma história pré-definida sem muitas escolhas para o personagem.

    recentes

    populares

    • Pedro Braga
      2014-12-10T22:09:53  

      Você enfrenta um chefe que é muito mais forte que você, num jogo de rpg você treina os status do seu personagem desenvolvendo ele para enfrentar o chefe, no Zelda isso não existe, Porém isso não faz Zelda ser pior, pelo contrário.

  • Fernando Cruz
    2016-07-18T21:13:54

    Eu incluiria nessa lista Soul Blazer/Soul Blade (jap.). Curti bastante. Há tambem Seiken Densentsu III, muito bacana!

  • Methuzael Boeira
    2016-03-19T19:03:59

    esqueceram o dbz legend of the ssj

  • Bar Refaeli
    2014-12-10T12:07:46  

    Melhor que jogar videogame é assistir uma boa NOVELA para podemos relaxar e conhecer países, culturas, condição social ou física. Conhecer perfis psicológicos dos personagens. Interagir e conhecer melhor a nossa língua portuguesa; visto que a mesma é rica em gírias, expressões e linguajares novos. Aprender e aceitar; mesmo que; às vezes seja por exemplos negativos, a não agir conforme pessoas e situações. Inteirar da moda atual. Desenvolver o espírito crítico Trazer as questões da novela para o cotidiano, aplicando de maneira filosófica e antropológica, pode ser de grande valia e aprendizado.

    recentes

    populares

    • Bar Refaeli
      2014-12-10T12:07:46  

      Ela está sendo irônica povo. Meu Deus como não percebem isso?

    recentes

    populares

    • Bar Refaeli
      2014-12-10T12:07:46  

      Povo é burro demais Ricardo. E nem sabem quem é Bar Refaeli.

  • Roberto Guimarães
    2014-12-11T03:23:38  

    Menção Honrrosa à LUFIA I e II. Belíssimos jogos.

    recentes

    populares

    • Roberto Guimarães
      2014-12-11T03:23:38  

      O 2 valeria a menção. O 1 é bobinho.

    recentes

    populares

    • Roberto Guimarães
      2014-12-11T03:23:38  

      Lúfia 2 é simplesmente o melhor rpg que eu já joguei, apesar de ser apaixonado por todos eles!

  • Rodrigo Reis
    2015-04-28T14:50:54

    E Zelda?

  • Fábio Santos
    2014-12-10T09:08:49  

    Chrono Trigger, na minha humilde opinião, continua sendo o melhor RPG que eu já joguei até hoje. Design sensacional, personagens muito cativantes, e a história é muito boa mesmo, principalmente pelo fato de que no meio do jogo tem um trecho com o protagonista (Crono) que vc fica meio que sem saber o que fazer (sem spoilers) Recomendo o pessoal instalar um emulador no PC, ou pedir emprestado um Nintendo DS só pra jogar essa obra-prima :D

    recentes

    populares

    • Fábio Santos
      2014-12-10T09:08:49  

      Fabricio Santos Na época do SNES eu joguei muito foi o Zelda. Vou correr atrás desse jogo então!!!

    recentes

    populares

    • Fábio Santos
      2014-12-10T09:08:49  

      O jogo é cativante, a história é fodastica, os combos de skills são sensasionais... e realmente existem opções de RPG durante o jogo, inclusive existe opção para finalizar o jogo sem o personagem principal no grupo.

  • Adolfo Wilson
    2014-12-10T15:15:19  

    Chrono Trigger só perde para Baldur's Gate no quesito melhor jogo de RPG de todos os tempos.

    recentes

    populares

    • Adolfo Wilson
      2014-12-10T15:15:19  

      Baldur o quê?

    recentes

    populares

    • Adolfo Wilson
      2014-12-10T15:15:19  

      O melhor sem dúvidas é o Temple of Elemental Evil. Em segundo Chrono Trigger, seguido de Skies of Arcadia.

  • Alexandre Guerreiro
    2014-12-11T13:04:44

    Gente ZELDA Não é RPG....o novo zelda o Wii U, sim eh RPG, Zelda A Link to the Past, Ocarina of Time, Majoras Maks, The Four Sword, e etc... não é RPG...é Action/Adventure

  • Alessandro Scheidegger
    2014-12-10T11:46:34  

    Os melhores pra mim em Ordem.... Mario RPG, CHRONO e Super Metroid.... A Nintendo dá muito mole em não fazer um Novo Mario RPG.... Seria Épico... Com certeza que não tem iria comprar o Wii ou Wii U só pra jogar esse game. Eu seria um deles !!!! fica a dica Nintendo.

    recentes

    populares

    • Alessandro Scheidegger
      2014-12-10T11:46:34  

      A Nintendo optou pelas séries Paper Mario e Mario & Luigi pra colocar o bigodudo no gênero RPG. Super Mario RPG foi uma parceria com a Square, que, infelizmente, não se repetiu nos demais jogos da Big N. Eles passaram a fazer jogos com a Sony.

    recentes

    populares

    • Alessandro Scheidegger
      2014-12-10T11:46:34  

      Essa série "Paper" eu nunca curti nem nunca vi como sequência para Super Mario RPG. Já Mario & Luigi, essa sim tem elementos que lembram bem do jogo do SNES, inclusive a música da batalha parecida.

  • Roberto Junior
    2014-12-11T11:14:27

    Ah, Terranigma... segundo melhor game do SNES, na minha opinião. Só fica atrás de Chrono Trigger.

  • Emilson Alencar
    2014-12-11T09:15:11

    ZELDA, o melhor de todos os tempos!!!!

  • André
    2014-12-11T08:42:58

    Alguém não falou do Zelda???

  • Jaques Menezes
    2014-12-10T21:03:02  

    Ué? Por que um dos maiors rpgs lançados até hoje não está na lista? Legend of Zelda: um Link com o passado.

    recentes

    populares

    • Jaques Menezes
      2014-12-10T21:03:02  

      reclamaçãos ligue: 0800 681 3333

  • Yago Miranda
    2014-12-11T08:35:21

    ainda prefiro vê o filme do pelé

  • Guilherme Bernsts
    2014-12-11T07:32:55

    Não falou de ZELDA ? Nem se apresenta.....

  • Roberto Guimarães
    2014-12-11T03:21:13

    Menção Honrosa à LUFIA I E II... Belíssimos jogos.

  • Adauto Barretti
    2014-12-11T01:08:24

    Bar Refaeli - A mulher q mais ganhou negativos num comentario q eu ja vi...kkkkkkkkkkkkk Isso pq eu só posso clikar uma vz... se nao estaria com uns 1000 a mais...

  • Gozadana Guela
    2014-12-10T15:14:03  

    Em primeiro lugar deveria estar o The Legend Of Zelda - A link to the past. Mas esse site não sabe nada da geração 80/90 dos games...

    recentes

    populares

    • Gozadana Guela
      2014-12-10T15:14:03  

      A própria Nintendo considera Legend of Zelda um jogo de ação e aventura. Então não havia cabimento colocar ele na lista.

    recentes

    populares

    • Gozadana Guela
      2014-12-10T15:14:03  

      O cara do site só deve ter escrito sobre os que ele conhece... Tem outros vários RPGs excelentes pro Snes!!!

  • Jeronimo Nascimento
    2014-12-10T20:05:13

    Final Fantasy é simplesmente sensacional. Em meio de tantos jogos com gráficos realistas e cheios de efeitos especiais, Final Fantasy até hoje consegue me dar algumas horas de diversão jogando em meu emulador. A história é simplesmente fantástica, recheada com humor e muito drama. E pra quem achar que FF é só upar personagens, venho aqui dizer que o jogo gira em torno de enigmas. Acertar a hora do relógio de Zozo ?! Só para os mitos! E por falar em mito, tiro meu chapéu para quem compôs a trilha sonora do jogo, simplesmente de arrepiar. Seja hoje ou daqui a 10 anos, FF será meu jogo preferido!

  • Mario Anna
    2014-12-10T15:41:54  

    Aos que comentaram a ausência de The Legend of Zelda - A Link to the Past vale resaltar que a Nintendo caracteriza ele como um Action-Adventure e isso explicaria o pq dele não estar na lista.

    recentes

    populares

    • Mario Anna
      2014-12-10T15:41:54  

      A própria Nintendo considera Legend of Zelda um jogo de ação e aventura.

  • Joao Silva
    2014-12-10T18:18:50

    Faltou sonic.

  • Fabio Nascimento
    2014-12-10T11:53:38  

    Chrono Trigger é o Melhor RPG de todos os tempos, isso é fato... Mas uma lista de jogos do SNES sem o Zelda - A Link to the Past??? Depois de Chrono Trigger e FF6,Zelda fecha o trio de RPGs do SNES! Lamentável a falta desse jogo épico!

    recentes

    populares

    • Fabio Nascimento
      2014-12-10T11:53:38  

      Ai é que está, Zelda é um jogo de aventura com todos elementos de RPG... Acho que o jogo pode ser considerado RPG/Aventura!

    recentes

    populares

    • Fabio Nascimento
      2014-12-10T11:53:38  

      @Fabio - Pesquisa no Google "O que torna um game de RPG um RPG?". Lá eu coloco uma explicação mais ampla. Pra mim, The Legend of Zelda você tem basicamente UM caminho, e suas atitudes não determinam o rumo da estória. A evolução ou obtenção de equipamentos é algo que, na maioria das vezes, independe das suas escolhas... elas ocorrem pq o jogo quer que elas ocorram. É contestável sim, a classificação de um game. Por isso tem tanto debate em fóruns especializados. Mas eu acho que no caso de Zelda, a própria essencial do jogo é a exploração, que é um elemento de AVENTURA. RPG = Interpretação.

  • Marcelo
    2014-12-10T15:54:31

    Chrono Trigger é O JOGO de RPG! Aos mais novos que não conhecem, recomendo que baixem um emulador e a ROM que pode ser encontrada traduzida para português. Desses da lista eu curtia muito também o Ogre Battle, Secret of Mana, e Super Mario RPG.

  • Arthur Nascimento
    2014-12-10T15:45:27

    Clico no comparativo Just Dance 2015 x Dance Central e aparece essa matéria...