Internet

03/12/2014 10h05 - Atualizado em 15/04/2015 16h16

Firefox no iOS: Mozilla planeja levar app do navegador para smarts Apple

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A Fundação Mozilla pode fazer algo que até então negava constantemente: lançar uma versão do Firefox para iOS. A mudança parece ser resultado da recente administração, que está focada em levar o navegador aos principais sistemas operacionais da atualidade.

Anna Freud é homenageada com Doodle do Google em seu 119º aniversário

Firefox 34 traz chat por vídeo nativo (Foto: Reprodução) (Foto: Firefox 34 traz chat por vídeo nativo (Foto: Reprodução))Fundação Mozilla poderá lançar uma versão do Firefox para o sistema iOS (Foto: Divulgação/Mozilla)

Até então, a principal dificuldade para lançar uma versão do Firefox para o iOS era a Apple não autorizar que a Mozilla utilizasse seu próprio motor web (engine Gecko) em sua plataforma, sendo permitido apenas o webkit. Por causa disso, a Mozilla afirmava que não iria lançar uma versão do browser para o sistema.

Agora, com um novo CEO, parece que a posição da empresa está mudando. Em um evento interno da companhia em Portland, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (2), a organização falou sobre a necessidade de ter o seu navegador no sistema operacional mobile da Apple. Além disso, o gerente de lançamento do Firefox, Lukas Blakk, escreveu em seu Twitter:  “Precisamos estar onde nossos usuários estão”. E complementou: “Então, iremos disponibilizar o Firefox no iOS.”

Lukas Blakk anunciou a nova posição da Mozilla em seu Twitter (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Lukas Blakk anunciou a nova posição da Mozilla em seu Twitter (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

A Apple tem sido muito restritiva no que diz respeito aos motores de navegador de terceiros em sua plataforma. Dos atuais browsers de outras empresas presentes no iOS, apenas o Google Chrome e o Opera podem funcionar no sistema. Isso porque eles usam motores de JavaScript e de renderização da Apple.

Qual é o melhor navegador do mercado? Comente no Fórum do TechTudo.

Ainda não está claro como a Mozilla planeja levar o Firefox para iOS. Mas, como a Apple não abre a sua plataforma para os motores de navegador de terceiros, provavelmente eles terão que trabalhar com a tecnologia da empresa de Tim Cook. A boa noticia é que, mesmo assim, o navegador ainda poderá suportar contas, suas ferramentas de sincronização de favoritos e todos os outros recursos que ele oferece para Android atualmente.

Mesmo que a Mozilla faça tudo de acordo com as regras da Apple, a nova posição da entidade poderá esquentar ainda mais a briga dos navegadores no sistema móvel da maçã. Quem mais sai ganhando com a mudança é o usuário, que terá mais uma opção na hora de navegar na web.

Via TechCrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares