03/12/2014 11h47 - Atualizado em 03/12/2014 16h32

Vídeo de Gangnam Style quebrou YouTube e obrigou Google a mudar sistema

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

O recorde de audiência do vídeo “Gangnam Style” obrigou o Google a fazer uma pequena alteração nas linhas de código do YouTube. O vídeo ultrapassou 2.147.483.647 visualizações, número máximo que o contador do site conseguia exibir. Ou seja, é o máximo que um valor inteiro de 32 bits consegue atingir.

Como buscar usando a pesquisa por frames do YouTube

Psy (Foto: Psy)Psy, sucesso absoluto que quebrou o YouTube com Gangnam Style (Foto: Divulgação/Psy)


O problema é que os desenvolvedores, na época, acharam que nenhum vídeo poderia ter mais visualizações que isso. Eles não contavam com o sucesso do Psy, com o hit Gangnam Style, segundo relato oficial na página do YouTube na rede social Google+.

Sendo assim, a solução encontrada pelos programadores foi mexer no algoritmo e aumentar a escala para 64 bits. Agora, qualquer vídeo no YouTube pode ser visto mais de 9 quintilhões de vezes que o contador aguentará. Será o “Gangnam Style” o primeiro vídeo a chegar nesta marca também?

Qual o melhor serviço de streaming de música? Opine no Fórum do TechTudo.

Easter egg Gangnam Style

Sempre com bom humor, o Google brincou com a situação e incluiu um pequeno “easter egg”. Ao passar o mouse por cima do atual contador, os números giram como se fossem uma máquina de caça-níquel (como uma roleta louca, que não para) e exibem um número negativo, que é o que realmente aconteceria caso eles não tivesse mexido no código.

Sucesso de Gangnam Style quebrou o contador do YouTube (Foto: Reprodução)Sucesso de Gangnam Style "quebrou" o contador do YouTube (Foto: Reprodução)


O videoclipe do Psy foi hospedado no YouTube no dia 15 de julho de 2012, e para chegar à incrível marca de 2 bilhões de visualizações, ele foi rodado mais de 71 milhões de vezes por mês. No total, o público gastou mais de 133 milhões de horas vendo o clipe no canal OficialPSY, no YouTube.

Perfil do Guinness conversa com YouTube em vídeo de Gangnam Style, de PSY (Foto: Reprodução/YouTube)Perfil do Guinness conversa com YouTube em vídeo de Gangnam Style, de PSY (Foto: Reprodução/YouTube)

Perfil do Guinness World Records comemora

O perfil oficial do Guinness no YouTube (GuinnessWorldRecords) celebrou mais esse recorde em um comentário no vídeo de PSY, destacado no canal do cantor pop sul-coreano. "Wow! PSY já tem muitos títulos do Guinness World Records, incluindo o vídeo mais visto online (geral), o vídeo de música mais visto online, o vídeo online com mais curtidas e o primeiro vídeo a receber um bilhão de visualizações. Mas, agora ele quebrou o YouTube! Parabéns novamente PSY", diz a mensagem nos comentários.

Página oficial de PSY no Facebook celebra mais um recorde que 'quebrou o YouTube' (Foto: Reprodução/YouTube)Página oficial de PSY no Facebook celebra mais um recorde que 'quebrou o YouTube' (Foto: Reprodução/YouTube)

PSY celebra nas redes sociais

PSY, autor do sucesso Gangnam Style, usou as redes sociais para celebrar o novo recorde. Na sua página oficial no Facebook (facebook.com/officialpsy) e no Twitter (twitter.com/psy_oppa) o astro pop publicou mensagens como "Gangnam Style tem mais visualizações do que o YouTube consegue contar" e compartilhou links de notícias e vídeos de emissoras de TV com todos seus milhares de seguidores.

Fã de Gangnam Style provoca Kim Kardashian em comentário sobre como 'quebrar a Internet' (Foto: Reprodução/Facebook)Fã de Gangnam Style provoca Kim Kardashian em comentário sobre como 'quebrar a Internet' (Foto: Reprodução/Facebook)

Kim Kardashian quebrou a Internet?

Em comentários, fãs deram alfinetas na estrela Kim Kardashian, que "quebrou a Internet" recentemente com uma foto ousada e sexy. "Querida Kim Kardashian, é assim que se quebra a Internet", disse um deles em comentário no vídeo. Entretanto, Kim voltou a ser notícia com mais um recorde, desta vez a foto do seu casamento com Kanye West foi a mais curtida de 2014 no Instagram (2.74 milhões de likes).

Você já viu? Anna Freud é homenageada com Doodle do Google em seu 119º aniversário no buscador.

Via The Register e YouTube no Google+

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Silvio Fernandes
    2014-12-04T08:17:11  

    Deveriam aumentar pra 64 bits o tamanho do pau desses coreanos, eles e japoneses sofrem com pipi pequeno ...

    recentes

    populares

    • Silvio Fernandes
      2014-12-04T08:17:11  

      Silvio Fernandes Hahaha cara, eu tenho mais conhecimento em tecnologia móvel do que vc de vida.. ;) E vc? Me diz aí aonde se formou, aonde trabalha...

    recentes

    populares

    • Silvio Fernandes
      2014-12-04T08:17:11  

      João Rocha 64bits se refere ao tamanho da variável. Um exemplo utilizando Java é que variáveis do tipo int tem tamanho de 32bits (2 elevado a 32) e long 64bits (2 elevado a 64). A propósito, as variáveis são armazenadas na memória, nesse caso por ser um tipo primitivo, o valor é armazenado na HEAP (Java).

  • Edd Closs
    2014-12-03T14:05:24  

    10 anos depois, finalmente eu descobri o porque de o limite de adenas no Lineage 2 Interlude ser de 2.147.483.647... quem diria :)

    recentes

    populares

    • Edd Closs
      2014-12-03T14:05:24  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Com certeza você não jogava o oficial ;P

    recentes

    populares

    • Edd Closs
      2014-12-03T14:05:24  

      Mas lembrando isto é o valor máximo para 16 bits e não 32.

  • Daniel Matos
    2014-12-03T14:17:18  

    2 bilhões de pessoas assistiram essa porcaria.

    recentes

    populares

    • Daniel Matos
      2014-12-03T14:17:18  

      Eu sei. Dói menos saber disto.

    recentes

    populares

    • Daniel Matos
      2014-12-03T14:17:18  

      melhor que pagode e funk kkkkkkkkk

  • Jane Silva
    2014-12-03T17:34:52  

    O cara ele é da China e lá é bilhões de pessoas, por isso esse recorde, que música que ele transmite com aquela dança, é como se fosse o Lacraia aqui no Brasil.

    recentes

    populares

    • Jane Silva
      2014-12-03T17:34:52  

      que buurro....dá zero prá ele professor...

    recentes

    populares

    • Jane Silva
      2014-12-03T17:34:52  

      E vocês todos com esse português devian morar em CUBA, com passaporte pra PAPUIA DA GUINÉ.

  • Pedro Henrique
    2014-12-07T22:21:29

    Mais ridículo ainda são as pessoas de todas as idades imitando isso

  • Andrey Herchonvicz
    2014-12-03T12:55:48  

    Só mudar de int para long

    recentes

    populares

    • Andrey Herchonvicz
      2014-12-03T12:55:48  

      Ah, vá, jura? Foi justamente isso que comentaram no post. Ahh, sim, int = long (4 bytes) em muitas versões do C++, inclusive o do Visual Studio. O lance é que isso envolve propagar o tratamento desse valor de um tipo para o outro em todos os lugadores no código do sistema onde forem pertinentes. Não tão simples quanto chegar e mudar a precisão do campo no banco de dados, pronto e acabou :D

    recentes

    populares

    • Andrey Herchonvicz
      2014-12-03T12:55:48  

      Marcio Machado Isso sem falar em tipagem no banco de dados, chaves estrangeiras, etc etc... Esse vídeo custou caro pra Google...

  • Wagner Lima
    2014-12-03T22:31:19  

    Quer dizer que a solução encontrada foi aumentar a escala para 64 bits? Então, o YouTube copiou a Apple. Quem é o "responsável" pelo YouTube?

    recentes

    populares

    • Wagner Lima
      2014-12-03T22:31:19  

      Óbvio que esse sujeito está brincando... ninguém pode ser tão... "bobo".

    recentes

    populares

    • Wagner Lima
      2014-12-03T22:31:19  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • James Miserável
    2014-12-03T20:01:23  

    O governo brasileiro deveria criar o Bolsa YouTube, uma ajuda de custo para pessoas socialmente injustiçadas pela sociedade assistirem a videos do youtube com notebooks pagos pelo governo alem de internet, bolsa pipoca, bolsa wi-fi, e etc, assim diminuiriamos a injustiça daquelas pessoas que por injustiça da sociedade não podem assistir videos, vamos fazer um abaixo assinado para nossa Presidenta apelar esse apelo, tenho certeza que ela nos ouvira!

    recentes

    populares

    • James Miserável
      2014-12-03T20:01:23  

      Bolsa Youtube no Brasil ja!

    recentes

    populares

    • James Miserável
      2014-12-03T20:01:23  

      sai dai doido

  • Davi Cardoso
    2014-12-04T11:16:17

    Isso foi a maior besteira que ja vi que deu certo , parabens ao coreano doido . rsrs

  • Helena Santos
    2014-12-04T10:26:58

    Ahh, pensei que tivesse quebrado financeiramente. kkkkkk

  • André
    2014-12-03T15:49:56  

    Agora eu descobri porque deu problema na minha conta do banco, só chega até esse valor...vou ter que comprar algumas coisas esse fds...

    recentes

    populares

    • André
      2014-12-03T15:49:56  

      Você poderia começar fazendo uma transferência de uns 5 milhões para minha conta. Já te ajudaria a resolver um pouco do problema. KKkkkkkk

    recentes

    populares

    • André
      2014-12-03T15:49:56  

      5 milhões só??? to transferindo...abraço

  • Marcos Wanderley
    2014-12-04T09:54:26

    Bom, eu não vejo nenhuma graça no vídeo, embora a música realmente anime crianças e adultos, mas nem por isso vou ficar criticando. As pessoas parecem que vivem para criticar tudo. Achou uma bobagem? Guarde pra vc sua opinião e, se ficou com inveja, invente alguma besteira e post la também. E claro, torça para que seja muuuuito visualizada.

  • Kelly Ferreira
    2014-12-04T09:52:39

    Op, op, op, op oppan Gangnam style....Op, op, op, op oppan Gangnam style. Muito massa!

  • Benedito Silva
    2014-12-04T09:18:29

    PRA QUEM GOSTA DAQUILO ESSE VÍDEO É UMA FOSSA TRANSBORDANDO.

  • Bar Refaeli
    2014-12-03T21:57:49

    QUE IDIOTICE ESSE VÍDEO DESSE COREANO. PREFIRO VER O VÍDEO DA FAMÍLIA DE NEGROS CANTANDO "PARA NOSSA ALEGRIA". ISSO SIM É UM SUCESSO.

  • Silvio Fernandes
    2014-12-04T08:25:43

    "HooOO pacadadanstáa hohooo cadanstáa

  • Andre Felipe
    2014-12-04T04:40:03

    Uma pena que boa parte dessas visualização são tudo de bots! =/

  • Escravos Dijó
    2014-12-04T00:41:09

    BostadeMUSICA.

  • Escravos Dijó
    2014-12-04T00:38:53

    UmaBOSTA

  • Carlos Sting
    2014-12-03T23:47:24

    Isso mostra como o ser humano é idiota...

  • Igor Silva
    2014-12-03T23:46:20

    seriam mais de 5 milhões de dias dese vídeo o que da 15 mil anos.... incrível!

  • Nivaldo Brito
    2014-12-03T22:04:08

    chinês da coréia....

  • Alessandro Alves
    2014-12-03T20:16:07  

    Está certa esta conta? Pois para cada (Bit) temos 2 possibilidades (0 e 1), para 2 bits são 4 e para 32 é 4.294.967.296 e não 2.147.483.647.

    recentes

    populares

    • Alessandro Alves
      2014-12-03T20:16:07  

      Obrigado, Robson tanto sua Observação e a do Denis estão corretas!

    recentes

    populares

    • Alessandro Alves
      2014-12-03T20:16:07  

      Se tivesse lido com atenção a parte do easter egg teria visto a faixa negativa.

  • George Luz
    2014-12-03T21:35:54

    Essa coisa chamada Psy, é o sinal da decadência humana! E o funk ajudando a desgraçar mais ainda as famílias! Que beleeza!

  • Mariza
    2014-12-03T20:42:14

    O pior é fazer todo esse sucesso, e depois cair no anonimato e não conseguir emplacar mais nada. Triste realidade. Tudo é efêmero.