Internet

03/12/2014 11h47 - Atualizado em 03/12/2014 16h32

Vídeo de Gangnam Style quebrou YouTube e obrigou Google a mudar sistema

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

O recorde de audiência do vídeo “Gangnam Style” obrigou o Google a fazer uma pequena alteração nas linhas de código do YouTube. O vídeo ultrapassou 2.147.483.647 visualizações, número máximo que o contador do site conseguia exibir. Ou seja, é o máximo que um valor inteiro de 32 bits consegue atingir.

Como buscar usando a pesquisa por frames do YouTube

Psy (Foto: Psy)Psy, sucesso absoluto que quebrou o YouTube com Gangnam Style (Foto: Divulgação/Psy)


O problema é que os desenvolvedores, na época, acharam que nenhum vídeo poderia ter mais visualizações que isso. Eles não contavam com o sucesso do Psy, com o hit Gangnam Style, segundo relato oficial na página do YouTube na rede social Google+.

Sendo assim, a solução encontrada pelos programadores foi mexer no algoritmo e aumentar a escala para 64 bits. Agora, qualquer vídeo no YouTube pode ser visto mais de 9 quintilhões de vezes que o contador aguentará. Será o “Gangnam Style” o primeiro vídeo a chegar nesta marca também?

Qual o melhor serviço de streaming de música? Opine no Fórum do TechTudo.

Easter egg Gangnam Style

Sempre com bom humor, o Google brincou com a situação e incluiu um pequeno “easter egg”. Ao passar o mouse por cima do atual contador, os números giram como se fossem uma máquina de caça-níquel (como uma roleta louca, que não para) e exibem um número negativo, que é o que realmente aconteceria caso eles não tivesse mexido no código.

Sucesso de Gangnam Style quebrou o contador do YouTube (Foto: Reprodução)Sucesso de Gangnam Style "quebrou" o contador do YouTube (Foto: Reprodução)


O videoclipe do Psy foi hospedado no YouTube no dia 15 de julho de 2012, e para chegar à incrível marca de 2 bilhões de visualizações, ele foi rodado mais de 71 milhões de vezes por mês. No total, o público gastou mais de 133 milhões de horas vendo o clipe no canal OficialPSY, no YouTube.

Perfil do Guinness conversa com YouTube em vídeo de Gangnam Style, de PSY (Foto: Reprodução/YouTube)Perfil do Guinness conversa com YouTube em vídeo de Gangnam Style, de PSY (Foto: Reprodução/YouTube)

Perfil do Guinness World Records comemora

O perfil oficial do Guinness no YouTube (GuinnessWorldRecords) celebrou mais esse recorde em um comentário no vídeo de PSY, destacado no canal do cantor pop sul-coreano. "Wow! PSY já tem muitos títulos do Guinness World Records, incluindo o vídeo mais visto online (geral), o vídeo de música mais visto online, o vídeo online com mais curtidas e o primeiro vídeo a receber um bilhão de visualizações. Mas, agora ele quebrou o YouTube! Parabéns novamente PSY", diz a mensagem nos comentários.

Página oficial de PSY no Facebook celebra mais um recorde que 'quebrou o YouTube' (Foto: Reprodução/YouTube)Página oficial de PSY no Facebook celebra mais um recorde que 'quebrou o YouTube' (Foto: Reprodução/YouTube)

PSY celebra nas redes sociais

PSY, autor do sucesso Gangnam Style, usou as redes sociais para celebrar o novo recorde. Na sua página oficial no Facebook (facebook.com/officialpsy) e no Twitter (twitter.com/psy_oppa) o astro pop publicou mensagens como "Gangnam Style tem mais visualizações do que o YouTube consegue contar" e compartilhou links de notícias e vídeos de emissoras de TV com todos seus milhares de seguidores.

Fã de Gangnam Style provoca Kim Kardashian em comentário sobre como 'quebrar a Internet' (Foto: Reprodução/Facebook)Fã de Gangnam Style provoca Kim Kardashian em comentário sobre como 'quebrar a Internet' (Foto: Reprodução/Facebook)

Kim Kardashian quebrou a Internet?

Em comentários, fãs deram alfinetas na estrela Kim Kardashian, que "quebrou a Internet" recentemente com uma foto ousada e sexy. "Querida Kim Kardashian, é assim que se quebra a Internet", disse um deles em comentário no vídeo. Entretanto, Kim voltou a ser notícia com mais um recorde, desta vez a foto do seu casamento com Kanye West foi a mais curtida de 2014 no Instagram (2.74 milhões de likes).

Você já viu? Anna Freud é homenageada com Doodle do Google em seu 119º aniversário no buscador.

Via The Register e YouTube no Google+