Jogos de RPG

15/12/2014 06h30 - Atualizado em 06/07/2015 10h19

GTA 5, Destiny e mais: confira como cada jogo usa a luz do DualShock 4

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

O DualShock 4 trouxe muitas novidades no PlayStation 4 em relação a outros joysticks de consoles da Sony, porém uma das mais sutis é a barra de luz na frente do controle, normalmente utilizada para identificar cada usuário. Ao jogar no escuro, no entanto, ela pode ser uma ferramenta extra de imersão, como muitos títulos fazem. Confira alguns dos usos mais interessantes da barra de luz do DualShock 4 em jogos.

Confira os códigos e cheats para GTA 5 no PS3, PS4, Xbox One, Xbox 360 e PCs

Barrra de luz do DualShock 4 tem vários usos que ajudam na imersão em jogos como GTA 5, Destiny e outros (Foto: Niche Gamer)Barrra de luz do DualShock 4 tem vários usos que ajudam na imersão em jogos como GTA, Destiny e outros (Foto: Reprodução)

GTA 5

No nível mais básico de interação, cada protagonista da história possui sua própria cor na barra de luz, nada muito chamativo. O uso mais interessante fica por conta das perseguições policiais, nas quais o controle começa a piscar em vermelho e azul para imitar as sirenes da polícia.

Destiny

Um dos usos mais comuns da luz está aqui em Destiny, que é mudar seu tom para vermelho quando seu personagem está com pouca energia. Porém, ela também fica amarela quando seu ataque especial está carregado e branca quando você ativa a lanterna do seu Ghost, permitindo um bom nível de imersão.

Tomb Raider Definitive Edition

A lanterna de Destiny no entanto, perde fácil para o uso da barra de luz na remasterização de Tomb Raider. Quando você está em um ambiente escuro e acende uma tocha, o controle alterna entre os tons amarelo e vermelho para fazer parecer que o fogo está mesmo na sua mão.

Com tons de azul e vermelho as luzes do DualShock 4 simulam sirenes de polícia em GTA 5 (Foto: Attack of the Fanboy)Com tons de azul e vermelho as luzes do DualShock 4 simulam sirenes de polícia em GTA 5 (Foto: Reprodução)

Infamous: Second Son

O tema principal da série Infamous toma também a maior parte da função da barra de luz em Second Son, exibindo uma cor de acordo com seu karma. Por exemplo, quanto mais maldades seu personagem faz, mais forte ficará a cor vermelha no controle. Além disso, quando você tenta pichar uma parede ela também exibe a cor do spray.

Alien Isolation

Toda a imersão e suspense do novo título da série Alien praticamente exigem que ele seja jogado no escuro, onde a barra de luz do DualShock 4 tem uma função que aumenta ainda mais a tensão. Ao usar o detector de movimento no jogo, o controle pisca com as mesmas cores verde e branco indicando se a criatura Alien está por perto.

Thief

Ainda na temática de se esconder, toda a proposta de Thief é que o jogador se mantenha nas sombras, sem ser visto e evitando confronto direto com inimigos. Para ajudar na sua tarefa a barra de luz do joystick avisa quando você está completamente visível, fazendo uma luz branca brilhar forte.

Luz verde do DualShock 4 combina perfeitamente com a visão noturna de Outlast (Foto: PS4 Site Polska)Luz verde do DualShock 4 combina perfeitamente com a visão noturna de Outlast (Foto: Reprodução)

Outlast

Outro jogo de suspense que utiliza bem a luz para imersão é Outlast, com seus ambientes extremamente escuros. Devido a falta de iluminação jogadores às vezes precisam utilizar óculos de visão noturna, os quais deixam tudo em um tom esverdeado, cor que o DualShock 4 também exibe para aumentar a imersão.

Transistor

O uso da barra de luz em Transistor também é bastante interessante, simbolizando a própria espada Transistor que os jogadores carregam. Quando a espada começa a falar a luz do DualShock 4 começa a piscar em azul no mesmo ritmo que as palavras saem da boca da Transistor, para fazer parecer que você realmente está com a espada em suas mãos.

Fez

Talvez um dos usos mais sutis da barra de luz esteja em Fez, apesar de não deixar de ser criativo. Dependendo da hora do dia dentro do jogo a luz do seu DualShock 4 irá acompanhar a iluminação natural do local.


O que você acha da bateria do DualShock 4?
Comente no fórum do TechTudo.

Via Joystiq


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mais Tolo
    2016-11-23T16:15:24

    tinha que ter mais jogos com essas funções

  • Rodrigo Bernardes
    2014-12-15T18:54:22  

    Sony adorei o controle as luzes o som, o problema é o botão R2 ele já ta travando e afundando com 3 meses de uso, sacanagem hein.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Bernardes
      2014-12-15T18:54:22  

      o meu fez 1 ano hj, e nada de problema, só saber usar....

    recentes

    populares

    • Rodrigo Bernardes
      2014-12-15T18:54:22  

      O Dualshock 4 tá bem frágil mesmo. Os meus dois controles descascaram a borracha do L3 e tive problemas com o R1 agarrando já na primeira semana de uso. O pior é que pesquisando na internet você percebe que tem muita gente com os mesmos problemas. Enquanto isso meu controle do PS3 tá aqui inteirinho, guerreiro depois de tantos anos de jogatina.

  • Fred Costa
    2014-12-19T09:43:23

    Funciona com MotoGP14 também. A barra de luz acompanha as cores do indicador de troca de marchas no painel da moto. (Branco, Verde, Amarelo, Laranja, Vermelho).

  • Artur Napoleão
    2014-12-18T13:08:44

    o controle do ps4 pode ter as luizinhas de enfeite mais o controle do xbox não desmancha na mão hehehehe

  • Artur Napoleão
    2014-12-16T13:15:34  

    temos que ser honestos amigos, vocês sabem que não faz diferença pra quem joga essas luzes ai, é legal e interessante pra quem ta vendo você jogar, porque duvido que tem alguém aqui que joga olhando pro controle e não pra tv. rsrsrs

    recentes

    populares

    • Artur Napoleão
      2014-12-16T13:15:34  

      Jogue no escuro! E preste atenção no ambiente também.

    recentes

    populares

    • Artur Napoleão
      2014-12-16T13:15:34  

      Jogue no escuro! E preste atenção ao seu redor também.

  • Maicon Hentz
    2014-12-15T11:25:32  

    e o controle do X caixinha é a pilha!!! ....por favor...sou sonysta sim PS sempre..

    recentes

    populares

    • Maicon Hentz
      2014-12-15T11:25:32  

      Marcelo verdade gosto é gosto...hoje em dia tudo é copiado e melhorado... foi isso que a Sony fez...1 não me interessa o kinect nem a PS eye por que não acho graça ficar dançando na frente da tv...2 justamente, vc não fica olhando pra o controle... por isso a interação fica melhor em ambientes escuros...3 o Wii nem video game é...!!!

    recentes

    populares

    • Maicon Hentz
      2014-12-15T11:25:32  

      Renan Souza por que vc está falando isso pra mim não sou técnico ou criador ou sei lá como se chama quem cria esses controles....sou apenas quem utiliza...se vc ta falando que esquenta o teu deve está com problemas o meu não esquenta isso te dou certeza..

  • Danilo
    2014-12-16T12:18:35

    Acho ótimo o controle,porém meu L2 está rangendo desde a primeira semana que comprei.

  • Renato Carlos
    2014-12-16T10:30:20

    to viciado no meu far cry 4 pra ps4. muito bom o jogo!!! vale a pena pessoal

  • Fred Costa
    2014-12-16T09:30:51

    Realmente a interação do DS4 é interessante. Porém, essa barra de luz tinha que ser um pouco mais visível. Ela fica praticamente escondida. Só da pra ver pelo reflexo na TV, ou pelo brilho refletido nos dedos que estão próximos aos botões (L, R) 1 e 2.

  • Gustavo
    2014-12-15T10:40:40  

    Se trata nada mais nada menos que uma via..dag...em de nerdzinhos. Gamer não precisa disso não seus frescos kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Gustavo
      2014-12-15T10:40:40  

      curto mais o ps4, mas concordo que essa luz é palhaçada

    recentes

    populares

    • Gustavo
      2014-12-15T10:40:40  

      Emannuel Silveira eu joguei o tomb raider definitive edition apaguei as luzes do quarto... e deixei as luzes do controle no maximo cada tiro que eu dava a luz do controle piscava branco dando a impressão que os tiro eram no quarto... eu achei legal a interação ...mas cada um tem uma opinião...

  • Paulo Jr
    2014-12-15T17:36:57

    o melhor controle ate hoje foi do nintendo 64

  • Joao Silva
    2014-12-15T17:26:47

    Playstation sempre melhor que xbox.

  • Artur Napoleão
    2014-12-15T14:36:12  

    to feliz de mais com meu controle do xbox one , pra mim ta perfeito esse esquema de luzes ai não faz diferença nenhuma pra quem joga.

    recentes

    populares

    • Artur Napoleão
      2014-12-15T14:36:12  

      George Ribeiro voce deve ser o cara mais intendido do mundo para falar uma barbaria dessa ahhahahaha

    recentes

    populares

    • Artur Napoleão
      2014-12-15T14:36:12  

      Eita dor de cotevelo hein Napoleao kkkkkkkkkkk

  • Victor Santana
    2014-12-15T16:08:02

    Não faz diferença pra mim...

  • Leandro Mathes
    2014-12-15T13:47:36

    Eu mesmo nunca tinha percebido isso. De fato, é mais perceptível pra quem joga no escuro.

  • Augusto Aquino
    2014-12-15T13:28:59

    Mano.. Até hoje nem sabia que essa frescurada existe.. KKKKK Nunca reparei nessa questão de mudar de cor junto com o game. Já joguei várias e várias horas do GTA e Infamous e até agora nem sabia da existência disso.

  • Carlos Schneider
    2014-12-15T12:30:03

    Melhor controle, mas anatomicamente NUNCA farão um igual ao Gamecube.