Redes sociais

05/12/2014 21h52 - Atualizado em 05/12/2014 22h23

Player do YouTube será mantido no Facebook para acesso via desktop

Melissa Cruz Cossetti
por
Da redação

O Facebook Brasil enviou para a imprensa na noite desta sexta-feira (5) uma nota de correção sobre a polêmica envolvendo o player do YouTube no feed de notícias. A rede social, que havia confirmado anteriormente que os links do YouTube não poderiam mais rodar quando incorporados em posts, voltou atrás e disse que "a questão já está sendo corrigida". Isso significa que os vídeos do YouTube, que já estavam sendo "barrados" no feed e redirecionando o usuário para uma nova aba com o link original, voltarão a ser exibidos no feed por acesso desktop. No celular, conforme já acontece, abrirá no canvas.

AirDroid: atualização permite ver e responder mensagens do WhatsApp no PC

youtube-player-destaque (Foto: Pond5)YouTube (Foto: Pond5)


Conforme explica o Facebook em nota, houve, de fato, uma mudança na maneira como são exibidos os vídeos do YouTube e de outros sites externos como o Vimeo."Desde a última quarta-feira, porém, alguns usuários observaram uma alteração relacionada a exibição direta de vídeos externos dentro do Facebook", confirmam. Entretanto, "a questão está sendo corrigida" pela equipe de plataformas.

A mudança que permanece, e já não é nenhuma novidade para boa parte dos usuários, é a visualização de vídeos do YouTube no celular ou no tablet por meio do canvas, uma moldura em que o conteúdo é carregado. "Quando o usuário navega a partir de um desktop, poderá visualizar os vídeos externos normalmente em seus players no feed de notícias. Já para quem acessa pelo celular, a visualização acontecerá no canvas do Facebook ou na plataforma nativa (leia-se aplicativo do YouTube), onde esse vídeo está hospedado", diz a nota oficial.

Anteriormente, a rede social havia divulgado que, quando acessado via navegador para desktop, os links para vídeos do YouTube não abririam mais no player do Google no feed de notícias, em sim em uma nova aba, na página original do YouTube. O que obrigaria o usuário a sair do ambiente e interface da rede social. Em testes feitos pelo TechTudo, os vídeos do YouTube já estavam abrindo em outra aba. Porém, isso deve mudar já nas próximas horas.

O que é o Canvas?

O Canvas é um quadro/frame em que os desenvolvedores incorporam aplicativos ou jogos diretamente no Facebook.com. Segundo o artigo sobre o Canvas no Facebook Developers (developers.facebook.com), "o Canvas Frame é simplesmente uma tela em branco dentro do Facebook na qual é possível executar um aplicativo ... Isso resulta em um conteúdo exibido dentro do Facebook cromo padrão". Entretanto, o modo de exibição no Canvas está disponível apenas nos celulares.

Leia a nota do Facebook, na íntegra:

CORREÇÃO:  Facebook mantém experiência de visualização de vídeos na plataforma

O Facebook tem como compromisso sempre oferecer a melhor experiência para o usuário. Neste ano, um foco importante de investimento foi em melhorias na visualização de vídeos compartilhados na plataforma. Todos os dias 31 milhões de brasileiros veem ao menos 1 vídeo dentro do Facebook. Por isso, gostaríamos de reforçar que não estamos limitando ou restringindo a exibição de vídeos de nenhum player externo. Ou seja, na prática, nada muda.

Desde a última quarta-feira, porém, alguns usuários observaram uma alteração relacionada a exibição direta de vídeos externos dentro do Facebook, mas a questão já está sendo corrigida.

Isso significa que, quando o usuário navega a partir de um desktop, poderá visualizar os vídeos externos normalmente em seus players no Feed de Notícias. Já para quem acessa pelo celular, a visualização acontecerá no canvas do Facebook ou na plataforma nativa, onde esse vídeo está hospedado. Esse formato de visualização em dispositivos móveis não é diferente do que acontece com qualquer outro conteúdo externo, como notícias, por exemplo.

"As pessoas têm uma experiência muito melhor quando assistem a um vídeo em sua plataforma de origem”, diz Camila Fusco, diretora de comunicação do Facebook no Brasil. "Ainda assim, a publicação e compartilhamento de vídeos de players externos continua igual, não há nenhuma mudança”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joae Amorim
    2014-12-06T18:42:01

    estou impressionado porque antes estava dificil de acessar o yotub