05/12/2014 08h00 - Atualizado em 05/12/2014 08h00

Tecnologia inovadora permite ‘tocar’ hologramas; entenda

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, desenvolveram uma tecnologia que permite “tocar” e "sentir" imagens projetadas em 3D. Os hologramas táteis, com são chamados, são resultado de fortes alterações nas moléculas que compõem o ar usando ultrassom e criam objetos virtuais que podem ser tocados com as mãos em três dimensões.

Descubra como aproveitar melhor o Chromecast com dicas especiais

Tecnologia de ultrassom cria holograma tátil no ar (Foto: Reprodução/University of Bristol)Tecnologia de ultrassom cria holograma tátil no ar (Foto: Reprodução/University of Bristol)

A invenção é composta por uma base com diversos micro alto-falantes que emitem sons de alta frequência diretamente nas mãos do usuário. Esta, por sua vez, é rastreada em tempo real por sensores Leap Motion. Ou seja, quando a pessoa move as mãos em torno do objeto, na verdade são as ondas sonoras que estão se movimentando no ar e pressionando a pele.

A ideia é que a tecnologia trabalhe em sincronia com projetores de holograma comuns, dando a impressão para o usuário de que ele pode ver e tocar um objeto virtual. Em chamadas de vídeo transmitidas dessa forma, seria possível até mesmo cumprimentar uma pessoa do outro lado da linha, por exemplo.

Sensação tátil é provocada por emissão focada de som em alta frequência (Foto: Reprodução/University of Bristol)Sensação tátil é provocada por emissão focada de som em alta frequência (Foto: Reprodução/University of Bristol)

Mas a aplicação inicial da novidade será principalmente na medicina, permitindo que médicos toquem tumores gerados em exames de imagem. A expectativa é que o holograma tátil possa facilitar o tratamento do câncer.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ludmila Bringston
    2014-12-05T21:27:39

    *Nossa, hoje os tablets estão muito baratos ! agregadordeofertas. net

  • Rafaela
    2014-12-22T09:32:46

    Só eu percebi que a tomada do aparelho aparece ao lado desligada?Esse treco ta desligado,que safados dando noticias falsas u.u

  • Geraldo Gomes
    2014-12-07T22:20:00

    Diferentemente do mostrado na imagem, não é possível sentir a parte inferior de uma esfera com esta tecnologia, visto que as ondas sônicas viriam de baixo para cima. Outra ponto é que ainda não se consegue gerar o holograma e ao mesmo tempo simular o efeito de pressão na mão. A imagem mostrada ainda é ficção.

  • Marcos Gonçalves
    2014-12-05T19:30:05  

    Tocar no holograma é mole! Quero ver essa menina da camisa do Ramones dizer o nome de 5 músicas deles...

    recentes

    populares

    • Marcos Gonçalves
      2014-12-05T19:30:05  

      Fala aí poliglota.

  • Miguel
    2014-12-06T11:06:52

    esta hologramas ja faz tempo que tem no japao,vai ser usado na olimpiadas de tokyo tambem

  • Electro
    2014-12-05T15:16:31  

    Esses "colaboradores" do Techtudo devem ser formados em Ciências Humanas, porque tudo pra eles é "mágica".

    recentes

    populares

    • Electro
      2014-12-05T15:16:31  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Electro
      2014-12-05T15:16:31  

      Pior que isso é essa mania de colocar uma chamada de uma matéria e no final: "entenda". Esse entenda é tão inútil quanto começar uma frase com "tipo assim". Linguagem de adolescente.

  • Raul Gil
    2014-12-05T12:18:54  

    e a cura do cancer? já inventaram?

    recentes

    populares

    • Raul Gil
      2014-12-05T12:18:54  

      Pablo Santos Já inventaram sim, leia acima.

    recentes

    populares

    • Raul Gil
      2014-12-05T12:18:54  

      Depende de que câncer você está falando, pois uma dezena deles já têm cura, sim.

  • Jackson Vieira
    2014-12-05T15:46:20

    Sensacional!

  • Talvanes Araújo
    2014-12-05T15:40:16

    Projeto Blue Beam chegando

  • Elson Melaceta
    2014-12-05T13:45:00  

    Quando vai ter holograma da Sasha Grey?!

    recentes

    populares

    • Elson Melaceta
      2014-12-05T13:45:00  

      Se fizerem um da Aleska Diamond ou da Angelica Heart eu serei uma pessoa muito mais feliz. hauhuahauhauh

    recentes

    populares

    • Elson Melaceta
      2014-12-05T13:45:00  

      Se fizerem um da Aleska Diamond ou da Angelica Heart eu serei uma pessoa muito mais feliz.

  • Lula Molusco
    2014-12-05T14:15:02

    FIQUEI 10 DIAS DIRETO EM CASA E RECEBI UM HOLOGRAMA DOS CORREIOS DIZENDO PRA COMPARECER NA FIRMA.

  • James Miserável
    2014-12-05T11:40:48  

    não inventaram nem o holograma ainda, e ja querem dizer q da pra tocar nele kkk

    recentes

    populares

    • James Miserável
      2014-12-05T11:40:48  

      Você precisa conhecer um pouco mais do mundo.

    recentes

    populares

    • James Miserável
      2014-12-05T11:40:48  

      Concordo com o James, uma coisa de cada vez.

  • Elizier Testa
    2014-12-05T12:42:39

    tsc tsc tsc...Onde vamos enfiar tanta tecnologia???Que feio, sem muito bem o que você pensou...

  • Igor Estevão
    2014-12-05T12:21:51

    Ramones

  • Bar Refaeli
    2014-12-05T12:16:11

    O HOLOGRAMA QUE EU GOSTO DE TOCAR É A DA NOTA DE 100.00 Reais.

  • Erik Stilhano
    2014-12-05T12:13:16

    Questão de tempo pra surgir uma máquina igual a do desenho Tá Chovendo Hamburguer, em que transforma moléculas de água do ar em comida.

  • Isaque Lima
    2014-12-05T12:00:37

    Esse tipo de coisa ninguém comenta né