Internet

10/12/2014 10h40 - Atualizado em 10/12/2014 10h40

Vimeo libera upload de vídeos em 4K para usuários pro; veja o que muda

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Vimeo finalmente entrou na onda do 4K. A partir desta terça-feira (9), assinantes do serviço PRO poderão fazer upload de vídeos na nova resolução e oferecê-los via download direto para seus usuários. Ainda não é dessa vez, porém, que o streaming 4K desembarca no concorrente do YouTube, já que não é possível baixar e executar ao mesmo tempo qualquer conteúdo em resolução 2160p.

Onde e como assistir vídeos em 4K na Internet; veja lista de streaming

O Vimeo PRO é um serviço pago que oferece diversas vantagens a quem utiliza um canal canal para fins comerciais ou mesmo para divulgar seu trabalho independente, como 1 TB de armazenamento, banda ilimitada para uploads, suporte a vários tamanhos de tela, estatísticas e, agora, o suporte a vídeos 4K. 

Vimeo libera download de vídeos em resolução 4K (Foto: Reprodução)Vimeo libera download de vídeos em resolução 4K (Foto: Reprodução)

Segundo o diretor técnico do Vimeo, Andrew Pile, o streaming na resolução máxima foi deixado de lado por enquanto pois “não há reprodutores de vídeo 4K com preço viável para o consumidor, e só poucas pessoas têm monitores com essa resolução em seus desktops”.

Vale lembrar que o YouTube já oferece streaming em tempo real de vídeos em 4K desde 2010 com uma lista restrita, e liberou o upload por qualquer usuário em 2014.

TVs OLED ou 4K: qual vale mais a pena? Comente no Fórum do TechTudo.

Para isso, o Google apostou em um novo codec para otimizar a transferência dos arquivos, geralmente grandes demais mesmo para conexões banda larga de alta velocidade: o VP9, que substitui o mais popular HEVC. O Vimeo não divulgou quais codecs seu reprodutor irá suportar.

Via Vimeo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares