03/12/2014 11h42 - Atualizado em 03/12/2014 14h33

WhatsApp tem falha que trava app com uma única mensagem; saiba fugir

Anna Kellen Bull
por
Da redação

O WhatsApp para Android apresenta um erro de leitura de caracteres que trava todo o aplicativo. Trata-se de um bug descoberto por pesquisadores indianos: ao digitar 2 mil ou mais letras e alguns caracteres especiais que pesam 2 KB, o app decodifica a mensagem como "maliciosa" e mostra o aviso "O WhatsApp parou".

Anna Freud é homenageada com Doodle do Google em seu 119º aniversário

WhatsApp tem falha que possibilita travar o app no Android com uma mensagem (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)WhatsApp tem falha que possibilita travar o app no Android com uma mensagem (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)





Como digitar emoticon 6 no WhatsApp? Comente no Fórum do TechTudo

A pesquisa realizada por dois jovens hackers da Índia, Indrajeet Bhuyan e Saurav Kar, ambos com 17 anos, constatou que uma sequência simples com caracteres especiais pode travar o mensageiro. Anteriormente, já tinha sido revelado um bug em que mensagens com tamanhos maiores que 7 MB poderiam afetar o funcionamento do app. Os indianos conseguiram, então, reproduzir o mesmo efeito com uma mensagem mais leve, com apenas 2 KB. De acordo com os hackers, o erro atinge a maioria dos dispositivos Android - do KitKat até versões mais antigas. Donos de smartphones com iOS e Windows Phone não precisam se preocupar, pois a falha só aparece no sistema operacional móvel do Google.

Travar o WhatsApp é simples e não requer conhecimentos técnicos. Por ser tão fácil, algum "amigo" mal intencionado pode enviar para você. No entanto, isso não é motivo de desespero. Para o usuário driblar a brecha do aplicativo é necessário, em primeiro lugar, iniciá-lo novamente depois do aviso de erro. Sem abrir a conversa, você deve apagar o chat inteiro do contato que enviou a sequência maliciosa.

WhatsApp (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)WhatsApp trava e só volta ao normal ao excluir toda a conversa (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

O erro ainda atinge os grupos do WhatsApp, obrigando todos os usuários com celular Android a excluí-lo e, consequentemente, sair do grupo. Curiosamente, há duas semanas o WhatsApp para Android sofreu outro bug com um emoticon "impossível" de digitar. Até o fechamento desta matéria, o WhatsApp e o Facebook não se pronunciaram sobre o problema.

Via The Hacker News e Reddit

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Zeroni Silva
    2014-12-03T15:03:43  

    Legal. isso tem uma utilidade: Forçar alguém deletar o seu histórico

    recentes

    populares

    • Zeroni Silva
      2014-12-03T15:03:43  

      Verdade, mas não esqueça que a pessoa pode enviar o histórico da conversa antes de apagá-la.

    recentes

    populares

    • Zeroni Silva
      2014-12-03T15:03:43  

      pior...ahhh se todos fossem android...

  • Ludmila Bringston
    2014-12-03T16:45:42

    Tem bastante andróide em promoção hoje ! agregadordeofertas. net

  • Carlos Pinto
    2014-12-03T15:19:42

    Precisam corrigir outra falha do Android. De ativar a sua conexão de dados da operadora sem a sua permissão

  • Hyan Santos
    2014-12-31T22:17:25

    Já trollei a todos com isso! HAHA... eu fico rindo!

  • Edgar
    2014-12-15T13:13:34

    to bolado

  • Edgar
    2014-12-15T13:13:08

    pois é acredite quem quiser .. mais eu poderia ter postado isso na web antes (pelo menos ia ser um brasileiro kk) eu não postei pq sabia que o what ia remove essa bug .... agora os indianos levam os créditos :-P ..tipo eles podem ter postado na web,, mais eu descobri sozinho e já tem tempo..(agora acredite quem quiiser né kk ..) .. mais to indiganado kk.. ae kk é celulares java que tem what se forem travados não da pra volta kk(tem que baixa o app é instala de novo ..)

  • Edgar
    2014-12-15T13:12:48

    Eles descobriram isso a quantos meses atrás ? tava lendo e é quase o msm modo que eu travava os grupos do what kkkkkk (mais agora ta explicado pq eu não conseguia trava os cel com windows phone kk).. eu ja travava what do android dês de agosto kkk(e descobri sozinho )..

  • Radames Silva
    2014-12-03T21:46:08  

    E quem diabo vai digitar caracteres 2 mil vezes? Só quem não mais nada pra fazer na vida né? E outra, os programadores do WhatsApp ta levando algum da Apple e da Microsoft só pode.

    recentes

    populares

    • Radames Silva
      2014-12-03T21:46:08  

      E pra que serve o Ctrl C + Ctrl V? Justamente pra não ter que fazer isso.

    recentes

    populares

    • Radames Silva
      2014-12-03T21:46:08  

      Luiz Fernando mesmo assim, algum besta o fez de inicio.

  • Vinicius Périssé
    2014-12-04T10:08:44  

    isso foi mt bom, encontrei os códigos, haviam 3 garotas com histórico de conversa que eu n queria que elas tivessem lá no cel delas, DONE! ligaram falando que n conseguia abri mais a conversa comigo kkkkkkk tanks techtudo.

    recentes

    populares

    • Vinicius Périssé
      2014-12-04T10:08:44  

      Ronan Gomes mande um email p mim q te passo ou deixa seu contato, ta salvo no email.

    recentes

    populares

    • Vinicius Périssé
      2014-12-04T10:08:44  

      moderador n aceita meu post aki kkk

  • Rogério Alditore
    2014-12-04T08:29:27  

    Os fagboys esquecem que um tempo atrás também era uma mensagem simples, com caracteres especiais, que travava completamente o IOS. Era muito pior e a soluçãobem mais complicada de resolver.

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2014-12-04T08:29:27  

      Não gosta do iOS: percebi, mas para sua informação, a solução era igual, simplesmente apagar a conversa. Nessa mesma época existia um para iOS e um para Android, o iOS travava por alguns segundos até minutos(dependendo do modelo) e o Android chegava a fechar o aplicativo.

  • João Silva
    2014-12-05T13:42:56

    Uso Windows Phone, apesar de não travar, perdeu o histórico do grupo.

  • David Coelho
    2014-12-03T12:53:09

    O meu sempre trava, acho que tenho que sair do Android. No meu antigo Lumia e iPhone nunca travava.

  • Wagner Lima
    2014-12-03T22:19:17  

    Como dizia Steve Jobs: Nunca se aproxime de uma cabra pela frente, de um cavalo por trás ou de um burro que usa Android por qualquer dos lados.

    recentes

    populares

    • Wagner Lima
      2014-12-03T22:19:17  

      Fernando Rodrigues tô satisfeito com meu fraco Galaxy S5!! Não paguei esse preço, foi menos da metade.

    recentes

    populares

    • Wagner Lima
      2014-12-03T22:19:17  

      Paga isso quem quer ...

  • Aislan Mattegi
    2014-12-04T19:21:05

    Não precisa deletar nada de grupo. Se seu amigo do grupo possui um iOS manda ele enviar mensagens no grupo para que o codigo vai ficando pra tras, e vai destravar o grupo. Aconteceu comigo hoje rs

  • Rodrigo Silva
    2014-12-04T09:56:27

    digitar 2 mil caracteres... nem digito 10 direito kk

  • Rodolfo Silva
    2014-12-04T09:40:16

    "Donos de smartphones com iOS e Windows Phone não precisam se preocupar, pois a falha só aparece no sistema operacional móvel do Google." Tenho um LG G3, mas é esse tipo de informação que f*de o Android.

  • Igor Miranda
    2014-12-04T09:30:25

    Alguém faz um grupo no WhatsApp aí, e me coloca! (11) 98182-2480

  • Thiago Alves