10/12/2014 08h00 - Atualizado em 10/12/2014 08h00

Windows 8 ganha suporte nativo para vídeos em MKV com legendas

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A Microsoft está cumprindo sua promessa de estender o suporte a vídeos em MKV. A partir de agora, o player de vídeo do Windows 8.1 também será capaz de reproduzir o formato sem a necessidade de usar codecs de terceiros. O suporte nativo ao MKV no Windows dá ao usuário mais opções para compartilhar arquivos de áudio ou vídeo sem ter que baixar outros apps como o VLC Media Player.

Microsoft planeja novas formas de monetizar Windows 10 em 2015

Nova versão do app Vídeos no Windows 8 é capaz de reproduzir formato MKV  (Foto: Reprodução/Microsoft)Nova versão do app Vídeos no Windows 8 é capaz de reproduzir formato MKV (Foto: Reprodução/Microsoft)


O nome MKV vem de Matroska Multimedia Container, um formato aberto que permite a adição de um número ilimitado de faixas de áudio, vídeo e legenda em um único arquivo, e já é suportado por vários concorrentes do Windows, inclusive por dispositivos com Android e várias marcas de Smart TVs.

Um dos motivos que podem ter influenciado a Microsoft a atrasar o suporte ao formato é que ele é um dos mais usados em cópias digitais piratas de filmes e programas de TV que são compartilhados por BitTorrent, uTorrent e outros apps e sites de compartilhamento de arquivos.

O que esperar do Windows 10? Opine no Fórum do TechTudo. 

O Windows 8.1 não é o primeiro sistema operacional da empresa a receber o suporte ao MKV. A extensão já estava disponível de forma nativa em versões de testes do Windows 10 e também no console Xbox One.

A nova versão do aplicativo de vídeos (VIDEO) pode ser baixada diretamente na loja da Microsoft.

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares