25/01/2015 06h20 - Atualizado em 25/01/2015 06h20

Adeus, IE: tudo sobre Project Spartan, o novo navegador da Microsoft

Laura Martins
por
Para o TechTudo

O lançamento do Windows 10 trouxe uma grande novidade da Microsoft: um novo browser. A fabricante do sistema operacional acredita que esse seja o momento de descontinuar o famoso Internet Explorer e deixar no lugar o “Project Spartan” – que é ainda um “apelido” para o novo programa. Para conhecer um pouco mais, confira os três principais pontos, de acordo com Joe Belfiore, vice-presidente de software.

Microsoft Office 2016 será lançado ainda este ano com o Windows 10

1. Interação na web e com outras pessoas

O novo browser permite que o usuário congele o site e faça anotação na tela como, por exemplo, grifar partes importantes de um texto. Isso pode ser feito com uma caneta stylus, dedos ou com o mouse.

Novo browser permite anotações em site (Foto: Reprodução / Laura Martins)Novo browser permite anotações em site (Foto: Reprodução / Laura Martins)

Além disso, é possível abrir caixas de comentários e selecionar fragmentos de páginas para compartilhar em redes sociais ou por e-mail. Uma página pode, também, ser gravada no seu OneNote.

Compartilhe artigos com seus amigos no Project Spartan (Foto: Reprodução / Laura Martins)Compartilhe artigos com seus amigos no Project Spartan (Foto: Reprodução / Laura Martins)

2. Modo de leitura

A experiência de leitura foi um dos pontos destacados por Belfiore. Com o aumento de informações em cada site, ler um artigo pode se tornar difícil. Pensando nisso, a Microsoft incluiu em seu novo browser um modo de leitura, onde somente o texto fica destacado.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Caso você não possa ler um texto assim que o abrir, você pode salvá-lo em uma lista de leitura e acessá-lo posteriormente. A principal novidade nesse modo é que após guardar um artigo, não é necessário ter Internet para entrar novamente.

Projeto traz melhor experiência de leitura (Foto: Reprodução / Laura Martins)Projeto traz melhor experiência de leitura (Foto: Reprodução / Laura Martins)

3. Cortana

A Cortana, assistente virtual que agora está disponível para tablets e computadores, também pode ajudar ao navegar na Internet. O executivo mostrou uma suposição de aniversário de sua irmã.

Ao entrar no site do restaurante onde será a comemoração, Cortana dá as principais informações do lugar, como direção, fotos e horário de funcionamento. A inteligência dela vai além, ao grifar uma comida do cardápio, a assistente demonstra as informações nutricionais do alimento.

Cortana ajuda na navegação de usuário (Foto: Reprodução / Laura Martins)Cortana ajuda na navegação de usuário (Foto: Reprodução / Laura Martins)

O browser ainda está em desenvolvimento e estará disponível, também, em todos os smartphones e tablets com Windows 10.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ernel Castro
    2015-04-18T07:14:45

    Eu não entendo muito de computador, mas posso falar com propriedade que o melhor navegador que tenho é o Internet Explorer 11. Abre mais rápido que o Chrome, na verdade é tão rápido quanto abrir uma pasta de arquivos qualquer, já quanto a segurança eu realmente desconheço, mas abrir sites, ele nunca apresentou problemas em meu notebook. Não sei se o responsável por isso são os 16gb de memoria ram do meu notebook, mas entre Chrome, Mozilla e Explorer, o Explorer sempre esteve a frente em todos os quesitos em MEU NOTEBOOK. E se dizem que o Spartan será melhor, então ficará com folga novamente.

  • Antonio Melo
    2015-03-18T11:09:18

    Demoraram pra percebê ...

  • Felipe Oliveira
    2015-01-26T08:42:13  

    Qualquer coisa que seja melhor que o IE e consuma menos ram que o Chrome tá de bom tamanho.

    recentes

    populares

    • Felipe Oliveira
      2015-01-26T08:42:13  

      Pois é... o Chrome é um ótimo navegador, mas é um voraz devorador de ram! A Google devia resolver logo esse problema, que já se estende desde o lançamento do browser, mas parece que tem preguiça de fazê-lo por liderar o rank.

  • Jonathan Llk
    2015-01-25T14:03:08  

    Google Chrome mandou abraços.

    recentes

    populares

    • Jonathan Llk
      2015-01-25T14:03:08  

      Renato Carlos existem alguns bugs no Chrome, tanto é que vc encontra milhares e milhares de pessoas reclamando. As ferramentas do Chrome são excelentes, mas infelizmente consomem muitos recursos do processador, e por algum motivo desconhecido, algumas pessoas acabam sofrendo com os travamentos deste browzer, e streamings de vídeo. As vezes que isso aconteceu comigo, busquei várias soluções, mas sem sucesso, só formatando para acabar com os problemas. Hoje o Chrome trava em alguns sites de vez em quando, como o G1 por exemplo. Espero o Browzer da MS seja superior ao Chrome.

    recentes

    populares

    • Jonathan Llk
      2015-01-25T14:03:08  

      Jose Neto realmente qnd vejo vídeos aqui na globo é uma lentidão horrível pra carregar, quer dizer então que no Firefox isso não acontece e ainda não ocupa tanto memória ram?

  • O Imortal
    2015-01-26T10:09:33

    Quando o windows foi lançado o IE era o melhor que "tá tendo". Agora já vai tarde.

  • David Nascimento
    2015-01-26T10:07:52

    thi is spartan neles

  • Comentarista 13
    2015-01-25T11:02:00  

    Fim do IE? A primeira boa notícia de 2015...

    recentes

    populares

    • Comentarista 13
      2015-01-25T11:02:00  

      O novo sistema operacional da Microsoft irá contar com ambos navegadores

    recentes

    populares

    • Comentarista 13
      2015-01-25T11:02:00  

      Vai manter os dois por um tempo até o novo se manter estável.

  • Fernando Silva
    2015-01-25T19:11:39

    "Trair"