15/01/2015 08h00 - Atualizado em 15/01/2015 08h00

Anel ‘revolucionário’ permite escrever mensagens no ar; entenda

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Seguindo a onda de dispositivos wearables, a Fujitsu anunciou que está desenvolvendo um anel capaz de escrever mensagens no ar. O acessório ainda está é um protótipo e foi pensado para ser usado em conjunto com Head Mounted Displays, como o Oculus Rift. A novidade pode possibilitar mandar mensagens com muito mais agilidade e praticidade.

Mala hi-tech “se pesa” e tem até carregador de celular e rastreador

Anel detecta movimentos e permite que usuário escreva mensagens no ar (foto: Reprodução/Fujitsu)Anel detecta movimentos e permite que usuário escreva mensagens no ar (foto: Divulgação)

O anel da Fujitsu pesa menos de 10 gramas e é equipado com diversos sensores, como acelerômetros e giroscópios, capazes de identificar os gestos do usuário e convertê-los em caracteres. O dispositivo também tem um software próprio, capaz de identificar e descartas partes dos gestos que representam os dedos se movendo para a posição correta da escrita – como se fosse uma caneta erguida – e interpretar somente o resto do movimento.

A ideia da empresa é criar uma forma de dispensar teclados e outros periféricos ao usar um HMD. Alguns usos propostos seriam escolher um ponto em uma foto para fazer anotações e escrever respostas rápidas para mensagens recebidas. Ele também pode enviar comandos para o display, facilitando o uso, e ler tags NFC com um leitor embutido.

O acessório pode representar uma nova fase no mercado de mensagens instantâneas. Segundo a Fujitsu, o anel é capaz de reconhecer gestos de pessoas sem treinamento com 95% de precisão, mas a empresa não deu informações mais detalhadas sobre quão bem ele funciona.

Como o acessório ainda está em fase de protótipo, não existe um preço definido para o produto final, mas segundo a Fujitsu ele deve chegar ao mercado ainda em 2015.

Via Fujitsu e The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Bastos
    2015-01-15T13:04:16  

    Ninguém quer escrever nada no ar não, dá muito trabalho, é melhor digitar no celular. Inventem um chip pra conectar meu cérebro ao modem wifi e aceitar comandos por pensamento, isso sim vai vender!

    recentes

    populares

    • Leandro Bastos
      2015-01-15T13:04:16  

      boa sacada kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Leandro Bastos
      2015-01-15T13:04:16  

      Como assim ninguém? Ninguém é muita gente, fale por você!

  • Diego Farias
    2015-01-16T09:43:04  

    Capacetes/óculos de realidade virtual... smart watch... smart ring... nessas horas eu lamento não viver para sempre para ver onde tudo isso vai parar. Tipo, o que será dos aviões, carros, até roupas... será que os telefones e computadores darão lugar a chips implantados diretamente no cérebro conectando a todos através de uma "NeuroWeb" ou quem sabe "BrainNet". Meu sentimento atual é curiosidade =/

    recentes

    populares

    • Diego Farias
      2015-01-16T09:43:04  

      Penso a mesma coisa que você. Se para mim que estou vivendo essa época é difícil acreditar na evolução da tecnologia fico imaginando como essa tecnologia seria vista há mil ou 2 mil anos atrás, certamente como bruxaria, rs. Me faz pensar o que virá daqui a 500 ou mil anos, certamente algo que hoje nos veríamos como bruxaria ou impossível, rs.

  • Ludmila Bringston
    2015-01-15T11:33:35  

    ..Tem muita promoção boa ! cupomdedesconto agregadordeofertas. net

    recentes

    populares

    • Ludmila Bringston
      2015-01-15T11:33:35  

      cuponzinhos bons

    recentes

    populares

    • Ludmila Bringston
      2015-01-15T11:33:35  

      Desconto na hora

  • Charlles Santos
    2015-01-16T09:38:01

    quem em sã consciência usa uma coisa dessas?

  • Geraldo Gomes
    2015-01-16T08:38:18

    A interação com os mundos virtuais esta só começando.

  • Alef Cruz
    2015-01-16T08:24:21

    digitar no ar coisas que o pessoal digital no zap e nos grupos de whats kkkk ai ferro.

  • Bar Refaeli
    2015-01-16T02:16:03

    QUEM NUNCA IMAGINOU UMA LOUSA E FEZ CONTA NO AR OU DESENHOU UM CORAÇÃO NO AR??? ISSO PODE VIRAR FEBRE. EU USO O AR DE LUSA TODO DIA PRA FAZER CONTAS MATEMÁTICAS.

  • Lucas Costa
    2015-01-15T21:23:39

    Bando de doido escrevendo no ar kkk

  • Felipe Anghinoni
    2015-01-15T17:10:20  

    Depois do pau de selfie nada me impressiona!

    recentes

    populares

    • Felipe Anghinoni
      2015-01-15T17:10:20  

      kkkk, eu ri

  • Pedro Martins
    2015-01-15T18:42:28

    Inútil...como o pau de selfie.

  • Mauricio
    2015-01-15T18:11:58

    kkkkkkkkk quero ver a galera digitando no ar kkkkkk

  • Denilson Martins
    2015-01-15T16:32:39

    O povo já anda digitando, imagina agora, vão parecer um bando de doido mexendo o braço na rua kkk

  • Jônatas Machado
    2015-01-15T15:35:41

    Quando li "anel revolucionário", eu pensei que fosse outra coisa..... :/

  • Thiago Oliveira
    2015-01-15T15:16:46

    podiam inventar um chip para deixarem as pessoas inteligentes e tirar o PT do poder

  • Aderbalilson Pereiroso
    2015-01-15T14:54:32

    Vai vender pra K-ralho! Ainda mais de puder desenhar pirocas no zap zap!!

  • Patrick Marques
    2015-01-15T14:25:02

    mais uma coisa ridicula inventada pra tirar dinheiro de trouxas.

  • Eduardo Martins
    2015-01-15T13:55:49

    tudo a ver com whatsapp!!!!!!!!!

  • Igor Estevão
    2015-01-15T12:33:52  

    Não terá a mesma precisão quanto aos dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc)

    recentes

    populares

    • Igor Estevão
      2015-01-15T12:33:52  

      O negócio nem foi lançado e você já sabe que não vai dar certo. Diz uns números da Mega Sena aí!