Impressora 3D

19/01/2015 08h00 - Atualizado em 19/01/2015 08h00

Casas impressas em 3D com lama podem ser solução acessível; entenda

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Italianos desenvolveram uma impressora 3D que é capaz de usar lama para construir casas. A ideia por trás do projeto da WASP é a de promover um recurso prático e acessível para que habitações sejam construídas de maneira ágil em qualquer parte do mundo. As aplicações da tecnologia vão de ações emergenciais em áreas afetadas por desastres naturais à criação de residências baratas em comunidades de baixo poder aquisitivo.

Projeto usa Oculus Rift para ensinar jovens a dirigir com atenção

Camada por camada, impressora deposita o material que formará a casa (Foto: Reprodução/Ubergizmo)Camada por camada, impressora deposita o material que formará a casa (Foto: Divulgação)

A ideia de usar terra como material de construção não é nova. A novidade introduzida pelo projeto italiano é a de utilizar uma impressora 3D para agilizar o processo. Em desenvolvimento nos últimos dois anos, a tecnologia está pronta para construir habitações ao redor do mundo. Massimo Moretti, criador da WASP, foi inspirado por uma vespa que constrói seu ninho com lama.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Opine no Fórum do TechTudo.

A impressora da WASP é formada por um conjunto que tem 6 metros de altura. Portátil, o equipamento pode ser carregado num caminhão e montado no local da construção em duas horas.

Idealizadores do projeto mostram resistência dos blocos impressos com lama (Foto: Divulgação)Idealizadores do projeto mostram resistência dos blocos impressos com lama (Foto: Divulgação)

Montada, a impressora é capaz de construir casas com até 3 metros de altura, usando uma mistura que, além da terra, conta com argila e fibra. Como uma impressora 3D convencional, a máquina da WASP deposita camada sobre camada para concluir cada etapa da construção.

No momento, o processo de construir uma casa com a impressora italiana pode levar algumas semanas, o que os seus criadores reconhecem não ser o ideal. Apesar desse ponto negativo, os idealizadores do projeto valorizam a praticidade do equipamento e o baixo custo de manutenção.

Via Tree Huger e Ubergizmo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eustáquio Silva
    2016-02-04T04:23:58

    não seria mais pratico, que se usasse plastico, acrilico, ou produtos semelhantes a esses, para a construção de imóveis ? em lugar da lama, barro que apresenta um trabalho, bem negativo de apreciar ? fica a sugestão !

  • Roger Serrano
    2015-01-19T12:38:20

    É UMA IMPRESSORA OU UM JOÃO DE BARRO???????

  • Goliath
    2015-01-20T09:43:51

    nada feito por maquinas é mais resistente e duradouro do que feito artesanalmente à mão.

  • Eduardo Santos
    2015-01-20T06:04:42  

    tirando o emprego do povo!!!

    recentes

    populares

    • Eduardo Santos
      2015-01-20T06:04:42  

      Ultimamente os servente de pedreiro só quer fazer filho pra render mais Bolsa família.

  • Jose Souza
    2015-01-19T20:33:10  

    Vamos lá, porque o PT vem subindo tudo neste mês de janeiro em? eles acham que o C.. do brasileiro ainda cabe mais piroc@? aonde vamos parar com a gasolina? governo pau no C..!!!

    recentes

    populares

    • Jose Souza
      2015-01-19T20:33:10  

      Fernando Vieira exatamente... por isso que o nosso país continua neste processo de regresso... enquanto houver PT no comando, mais regredimos.

    recentes

    populares

    • Jose Souza
      2015-01-19T20:33:10  

      Aébrio é tão bom que não ganhou nem em casa! Os mineiros o conhece, por isso não votaram nele! Chega de mimimi, vão trabalhar, eleições só em 2018 e se Lula se candidatar, pra ver o PT fora, só em 2022!

  • Josmar Barbosa
    2015-03-24T14:35:58

    Mas a impressora de casas populares - quando ficar eficiente feito um joão de barro - vai ser uma coisa de loko mano!

  • Vagner Santos
    2015-01-20T10:03:06  

    AGORA NAO ADIANTA PAGUEM SEUS IMPOSTOS OU SERAO CONDENADOS A FORCA PRA MIN Q GANHO 20 MIL POR MÊS TA BEM BOM A E A GASOLINA TOMARA QUE VA LOGO A R$ 5,00 POR LITRO .

    recentes

    populares

    • Vagner Santos
      2015-01-20T10:03:06  

      PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN PRA MIN

  • Geraldo Gomes
    2015-01-19T08:17:43  

    Deviam mostrar uma casa construída com esta tecnologia. Uma casa é muito mais que paredes, tem telhado, pisos, hidráulica, elétrica, etc.

    recentes

    populares

    • Geraldo Gomes
      2015-01-19T08:17:43  

      Perdeu seu tempo com seu comentário nada produtivo.

    recentes

    populares

    • Geraldo Gomes
      2015-01-19T08:17:43  

      Podia inventar uma impressora 3d pra cimentar seu c u

  • Eduardo Teodoro
    2015-01-19T15:30:06  

    e igual aquela porcaria de exoesqueleto kkkk nao serve pra nada

    recentes

    populares

    • Eduardo Teodoro
      2015-01-19T15:30:06  

      Se você fosse um deficiente fisico não pensaria assim.

    recentes

    populares

    • Eduardo Teodoro
      2015-01-19T15:30:06  

      esse Eduardo Teodoro deve ser um analfabeto funcional.

  • Felipe Araujo
    2015-01-20T10:30:37

    ja com a tecnologia do "Contour Crafting" (nome da tecnologia que iniciou esta ideia) o indice de desperdicio seria proximo aos 3% ou seja 10 vezes menos, o tempo de construção seria algo em torno de 5 dias (o levante e feito em 24 horas) 18 vezes menos tempo, sobre a resistencia é a mesma pois o material utilizado tem uma composição parecida ao do concreto, agora pense na demanda de habitação que o mundo tem, será se esta tecnologia e mesmo ruim? penso que nao... FICA A DICA

  • giovani
    2015-01-19T13:26:21  

    essa impressora ja é usada na china a mais de um ano, acho que esses cara estão atrasados kkkkk tem video fazendo casa de verdade mesmo, antigo, melhor o editor da globo se atualizar mais antes de posta!

    recentes

    populares

    • giovani
      2015-01-19T13:26:21  

      Pensei que estavamos no Brasil, vou ter que estudar geografia para me atualizar...

  • Vladimir Araujo
    2015-01-19T13:25:44  

    Ai está algo em que o governo deveria investir tempo e não em bandido que esta no corredor da morte, vamos la PRESIDENTE Dilma, quero ver usar o mesmo vigor em algo que possa nos fazer algum bem e alivio a tantas familias.

    recentes

    populares

    • Vladimir Araujo
      2015-01-19T13:25:44  

      E vai fazer o que com isso aí? Vender pras empreiteiras que superfaturam obras pra dividir o dinheiro público com os governantes?

    recentes

    populares

    • Vladimir Araujo
      2015-01-19T13:25:44  

      Que isso Vladmir a Dilma tá fazendo muito pelos amigos do Rei Lula e a toda corte do PT, veja quanto você vai pagar de impostos a partir de agora.

  • Mauricio
    2015-01-19T18:13:21  

    Comodismo tudo que brasileiro quer! kkkkkk misericordia o povo preguiçoso, não são todos mas tem uns ai que é preguiçoso mesmo

    recentes

    populares

    • Mauricio
      2015-01-19T18:13:21  

      Foi inventada por italianos....

  • Francisco Freire
    2015-01-20T01:38:12  

    isso ta mais para um forno de fazer tapioca kkkk povo sem criatividade

    recentes

    populares

    • Francisco Freire
      2015-01-20T01:38:12  

      "Montada, a impressora é capaz de construir casas com até 3 metros de altura, usando uma mistura que, além da terra, conta com argila e fibra. "

  • Fluminense Stjd
    2015-01-19T21:57:46

    Descobriram como as pirâmides do Egito foram construídas.

  • Alef Cruz
    2015-01-19T18:49:41

    Até chegar no Brasil os pedreiros vão comemorar la pra 2030 chega.

  • Marco Praciano
    2015-01-19T13:02:26  

    Geraldo Gomes o típico brasileiro.Prefere criticar em vez de sugerir!

    recentes

    populares

    • Marco Praciano
      2015-01-19T13:02:26  

      Geraldo Gomes para presidente !!!

    recentes

    populares

    • Marco Praciano
      2015-01-19T13:02:26  

      Tá bom, sugiro que refaçam a reportagem, pois do jeito que esta não dá para fazer casa nenhuma.

  • Diego Melo
    2015-01-19T17:06:41

    Arruma o titulo da matéria por favor. Reconstrói casa destruída pela chuva, ai não, ergue um pedaço de parede.

  • Fabio Cardoso
    2015-01-19T16:43:17

    da pra construir uma mulher que seje só boa sem ser chata com o homem?

  • Renan Magalhães
    2015-01-19T13:40:34  

    Que inútil, vou la pra página do meu Vascão que ganho mais !!!

    recentes

    populares

    • Renan Magalhães
      2015-01-19T13:40:34  

      ridiculo, inutil é você

    recentes

    populares

    • Renan Magalhães
      2015-01-19T13:40:34  

      O Brasil é esse país porque as pessoas são iguais a você. Futebol e Novela são fundamentais. Estudo e Política são superfulos. Continue assim.

  • Wilson Nascimento
    2015-01-19T16:20:23

    Trabalhar de verdade não que não né !!!

  • Jucélio Carvalho
    2015-01-19T16:18:51

    Por enquanto não serve de nada.

  • Rafael Soares
    2015-01-19T14:34:26  

    Vejo pedreiros perdendo emprego.

    recentes

    populares

    • Rafael Soares
      2015-01-19T14:34:26  

      SE VC ACHAR UM PEDREIRO QUE VAI RECLAMAR DISSO, QUANDO VC PRECISA DE UM NÃO ACHA É TUDO ENRROLÃO E NAO QUER SERVIÇO

    recentes

    populares

    • Rafael Soares