TechTudo

21/01/2015 07h00 - Atualizado em 21/01/2015 07h00

Empresa chinesa constrói primeiro edifício do mundo com uma impressora 3D

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

A empresa chinesa WinSun é a pioneira na construção do primeiro prédio do mundo com peças elaboradas em uma impressora 3D. As estruturas foram produzidas por um equipamento em larga escala para a montagem final do prédio de cinco andares com apartamentos.

Casas impressas em 3D com lama podem ser solução acessível; entenda

Empresa chinesa WinSun constrói primeiro edifício do mundo com uma impressora 3D (Foto: Reprodução/Cnet)Empresa chinesa constrói primeiro edifício do mundo com uma impressora 3D (Foto: Reprodução/Cnet)

A companhia WinSun já é reconhecida no mercado na construção de casas com peças impressas em 3D, mas colocar de pé um edifício é um desafio ainda maior. A estrutura precisa de uma grande impressora matriz, fabricada pela Ma Yihe, que tem dimensões de 6,6 metros de altura, 10 metros de largura e 40 metros de comprimento. Essa máquina de grande porte imprime as peças em 3D para a montagem do edifício.

Peças em larga escala são produzidas por impressora 3D para montagem (Foto: Divulgação/WinSun)Peças em larga escala são produzidas por impressora 3D para montagem (Foto: Divulgação/WinSun)

O prédio de cinco andares pode ser visto no Parque Industrial de Suzhou, na China. Na elaboração no projeto, a empresa pensou em todos os detalhes, com elementos decorativos na parte externa e interna.

Edifício com cinco andares tem detalhes internos e externos (Foto: Divulgação/WinSun)Edifício com cinco andares tem detalhes internos e externos (Foto: Divulgação/WinSun)

Um dos fatores interessantes é que a WinSun utiliza também materiais reciclados para preparar a “massa” utilizada na impressão dos grandes blocos em 3D. Dentre eles estão uma mistura de solo e resíduos de construções industriais, como o vidro, que são adicionados em uma base de cimento com secagem rápida. Para finalizar, é incrementada uma substância que funciona como endurecedor especial, para que as peças possam ser manipuladas e montadas com maior velocidade.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Saiba no Fórum do TechTudo.

Por dentro do edifício: janelas foram embutidas nos apartamentos (Foto: Reprodução/Cnet)Por dentro do edifício: janelas foram embutidas nos apartamentos (Foto: Reprodução/Cnet)

Para seguir as leis e normas de construções, as peças e estruturas são montadas no local, com isolamento e reforço de aço para manter a prédio firme, capaz de receber os visitantes curiosos para saber como o edifício ficou por dentro. Para o projeto parecer ainda mais convencional foram adicionadas janelas decorativas nas aberturas, seguindo um design externo.

Ligas e reforços em aço prometem uma estrutura segura no edifício impresso em 3D (Foto: Divulgação/WinSun)Ligas e reforços em aço prometem uma estrutura segura no edifício impresso em 3D (Foto: Divulgação/WinSun)

As paredes impressas em 3D são ocas e a massa é aplicada em formato de zigue-zague, deixando espaço para o isolamento interno. Tudo isso pode baratear as construções civis, já que além de utilizar material reciclado, deixando a matéria-prima mais acessível, a montagem pode ser até 70% mais rápida.

Via Cnet


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wanderlei Tressmann
    2015-01-21T16:19:02  

    como o povo tem inveja da dilma e do lula.coitados.

    recentes

    populares

    • Wanderlei Tressmann
      2015-01-21T16:19:02  

      No cair da noite jogam um monte de impostos para tapar o rombo da PETROBRAS e voce ainda tem coragem de dizer que o povo tem inveja, coitado de voce.

    recentes

    populares

    • Wanderlei Tressmann
      2015-01-21T16:19:02  

      Boneca do chuck... assaltantes do Brasil

  • Claudios Tavares
    2015-01-22T11:09:10

    Meu sonho era o avisão da Dilma cair sobre a casa do BBB

  • Montanha
    2015-03-07T15:55:12

    PALACE 2 ?

  • Carlos Silva
    2015-01-21T17:55:46  

    ALGUNS INSCETOS CONSTRÓI A CASA COM LAMA E MESMO ASSIM A CHUVA NÃO DERRUBA...PODE SER UMA BOA OPÇÃO PARA QUE O PREÇO NÃO SE ELEVEM!!

    recentes

    populares

    • Carlos Silva
      2015-01-21T17:55:46  

      Alessandra Trindade Falou tudo!! Comentários depreciando o erro de português do Sr. Carlos, só demonstram a mentalidade pobre do brasileiro.... Quantas idéias revolucionárias se perderam por esse tipo de gente.... O tipo de pessoas que vivem a "vibe" brasileira.... Que não pensam, só agem... Que o mundo caia!!! Mas que tenha carnaval!! E tem gente que não sabe por que somos, e sempre seremos, um país sub desenvolvido...

    recentes

    populares

    • Carlos Silva
      2015-01-21T17:55:46  

      Incrível como tem gente que acha bem normal escrever errado.

  • José Mejeve
    2015-01-22T07:56:11  

    ao invés de fazer um estadio inútil na amazonia poderia fazer hospitais nas regioes ribeirinhas

    recentes

    populares

    • José Mejeve
      2015-01-22T07:56:11  

      LEMBRE-SE: COPA NÃO SE FAZ COM HOSPITAIS!

    recentes

    populares

    • José Mejeve
      2015-01-22T07:56:11  

      João Burim . putz é verdade , pra que fazer hospitais né? kkkkkkkk

  • David Nascimento
    2015-01-21T08:13:50  

    essa impressoras 3d podem imprimir mais impressoras 3d que vão fazer mais impressoras 3d e tb essa impressoras vão imprimir até chineses que vão fazer mais impressoras 3d pra imprimi mais impressoras ou seja elas vão dominar o mundo '-'

    recentes

    populares

    • David Nascimento
      2015-01-21T08:13:50  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • David Nascimento
      2015-01-21T08:13:50  

      Ciro Filho nao o Estadio do corinthians ja eh uma impressora 3d gigante que so imprimi lixo e dividas..

  • Sergio
    2015-01-21T11:07:47  

    PERAEW COMO ASSIM A PRIMEIRA?...PQ AQUI NO BRASIL, PRECISAMENTE EM SP, TEM UMA ARENA QUE É UM IMPRESSORA....ORA BOLAS...

    recentes

    populares

    • Sergio
      2015-01-21T11:07:47  

      Talison Dalamaria kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....mengãoooo

    recentes

    populares

    • Sergio
      2015-01-21T11:07:47  

      Rafael kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....mengãooooo.....sorte ao palmeiras esse ano acho inclusive são os dois clubes que estão crescendo certinho,com responsabilidade......

  • Ronaldo
    2015-01-21T23:23:58  

    Estes chineses heim, quase sempre na frente no quesito inovações. Á 30 anos atrás, quem se destacava cada dia mais era o Japão. Os tempos mudam... Quando aprenderem á fabricar carros sem tentar copiar os outros, e com materiais de qualidade, vão dominar o mercado mundial de automóveis. Na construção civil, se estas casas e edifícios 3D forem realmente resistentes, quando isso se popularizar, e chegar ao Brasil lá por 2020, já com um custo de produção muito mais barato, vai dar para arrancar muitos barracos por aí, e construir casas populares com baixo custo.

    recentes

    populares

    • Ronaldo
      2015-01-21T23:23:58  

      Inovacao???? Copiacao talvez...

    recentes

    populares

    • Ronaldo
      2015-01-21T23:23:58  

      Quando eles cansarem de copiar, e aprenderem á fazer bem feito, vão inovar em todos os campos da tecnologia. Hoje, eles inovam em poucas áreas, mas estão melhorando.

  • Goku Kakaroto
    2015-01-22T08:41:55  

    China mais uma vez na frente do resto do mundo.... Ninguém segura, né Tio Sam???

    recentes

    populares

    • Goku Kakaroto
      2015-01-22T08:41:55  

      Se o mundo dependesse das invenções chinesas, estaríamos lendo livros a luz de vela! Os chineses a séculos não inventam nada, pegaram algo já inventado e adaptaram a uma outra utilização!

    recentes

    populares

    • Goku Kakaroto
      2015-01-22T08:41:55  

      Ainda bem que eles adaptaram... Caso contrário, os EUA passariam mais 20 anos fabricando pecinhas de Lego e armas de fogo com as impressoras 3D.

  • Danilo Oliveira
    2015-01-21T21:17:18  

    Esse prédio fica em Itaquera, só pode ser obra do "Impressorão".

    recentes

    populares

    • Danilo Oliveira
      2015-01-21T21:17:18  

      LÁ É DE MADEIRA!

  • Luciano Bayer
    2015-01-21T20:24:58  

    "é a 'pioneira' na construção do 'primeiro' prédio... ??? Já pensou se ela fosse a pioneira na construção do 'segundo' prédio?????

    recentes

    populares

    • Luciano Bayer
      2015-01-21T20:24:58  

      a famosa redundância.

    recentes

    populares

    • Luciano Bayer
      2015-01-21T20:24:58  

      viva o enem!

  • João Burim
    2015-01-22T07:44:56  

    R$ 20 bilhões desviados da Petrobras já daria para construir ao menos 20 mil moradias!

    recentes

    populares

    • João Burim
      2015-01-22T07:44:56  

      Reginaldo Rodrigues : Foi o que eu quis dizer mas falhei por um zero Valeu!

    recentes

    populares

    • João Burim
      2015-01-22T07:44:56  

      Fernando Chauar : errei por um zero, correção aceita.

  • Edson Assai
    2015-01-22T08:50:27  

    O Corinthians já tem a sua impressora gigante.

    recentes

    populares

    • Edson Assai
      2015-01-22T08:50:27  

      Verdade Edson, como o Brasil é um país de primeiro mundo, já temos nossa impressora gigante feita pelo Lula. A Dilma falou que já está imprimindo as casas do projeto Minha Casa Minha Vida por ela. Nós somos os melhores!

    recentes

    populares

    • Edson Assai
      2015-01-22T08:50:27  

      Falta imprimir o dinheiro e pagar.

  • Soberano Jr.
    2015-01-22T10:34:37

    DEFEQUEI PRA ISSO

  • Anderson Borges
    2015-01-21T10:57:02  

    Poxa, legal. Agora imprimam a Cura para o HIV, Câncer, Lúpus, Raiva, Alzheimer e Parkinson ! É PRA ONTEM !!!

    recentes

    populares

    • Anderson Borges
      2015-01-21T10:57:02  

      deveriam imprimir um cérebro pra você tb

  • Angelo Fernandes
    2015-01-21T10:36:59  

    Ok, muito bonito, mas e a cura para o HIV e o Cancer, pra quando é ?!

    recentes

    populares

    • Angelo Fernandes
      2015-01-21T10:36:59  

      Renato Assis burro já deu pra perceber que você não é, faça um favor deixa de ser tapado e ao invés de criticar o texto do cara aja com ênfase no assunto. João de barro não tem diploma de engenheiro e constrói a própria casa. E desse tipo de gente que o Brasil não precisa.

    recentes

    populares

    • Angelo Fernandes
      2015-01-21T10:36:59  

      Esquece Angelo, não vão encontrar cura tão pouco vacina.... tenho um amigo que o pai dele precisou fazer um cirurgia de emergência para a retirada de um tumor, sabe quanto cobraram? 150.000,00 isso mesmo.... você acha mesmo que vão atrás de cura. é a mesma coisa do cigarro, se faz tão mal porque ainda não foi proibido? A gente toma um monte de vacina por conta de uma pancada de vírus que tá por ai, quanto você acha que custa tudo isso? Só eu gastei 300,00 de vacina com minha filha estes dias...

  • Edson Pessotti
    2015-01-22T07:08:45  

    A Itália desenvolveu uma dessas que trabalha com lama, pra trabalhar em áreas de catástrofes, tipo Afeganistão,Haiti etc, essa me parece igual até a maneira de imprimir em sig-sag, só que usa cimento, e por issi que eu gosto de tecnologia resultado melhor mais barato e substituição de mão de obra comum por mão de obra especializada muito legal, bom acabamento melhor que singapura, aprovado.

    recentes

    populares

    • Edson Pessotti
      2015-01-22T07:08:45  

      ZIGUE-ZAGUE!

  • Cangaceiro
    2015-01-22T07:33:26

    Minha casa minha vida, o governo irá comprar várias impressoras kkkkkkkkkk

  • Mathias Stofe
    2015-01-22T07:24:00

    MALDITOS ASIÁTICOS, MAL POSSO CONSTRUIR SEUS MOVIMENTOS.

  • Joao Silva
    2015-01-22T01:29:30

    Agora nao vai mais ter predio de concreto armado desmoronando na China. Gracas aos americanos que inventaram e desenvolveram a technologia...

  • Geraldo Gomes
    2015-01-21T22:25:52

    Gostei mais desta ai.

  • Elias Hermenegildo
    2015-01-21T21:39:10

    malditos ninjas. não consigo prever seus movimentos.. digo, chinas.

  • Ricardo Arguelhes
    2015-01-21T20:46:08

    cadê a reportagem da vida últil do prédio, pq tudo neste planeta tem vida últil desde um equipamento, nós etc...

  • Patrick Marques
    2015-01-21T18:30:29

    digam adeus ao ramo da construção e digam ola para o ramo das impressoras 3D.

  • Emerson Santos
    2015-01-21T18:16:34

    Imagina o tamanho dessa impressora kkkkkk