Internet

27/01/2015 08h07 - Atualizado em 27/01/2015 08h33

Facebook sai do ar por uma hora, nega ataque hacker e culpa 'configuração'

Melissa Cruz Cossetti
por
Da redação

O Facebook e o Instagram ficaram fora do ar ou instáveis para usuários de várias partes do mundo por cerca de uma hora, na madrugada desta terça-feira (27). O incidente só foi normalizado, segundo o a página de status da rede social, por volta de 5h30. Em nota oficial, um porta-voz negou um ataque hacker e culpou uma mudança de configuração, que foi revertida rapidamente. O WhatsApp, outro popular serviço da rede social, não sofreu qualquer interrupção na rede de troca de mensagens.

‘Título infinito’ de eventos no Facebook gera posts gigantes no feed

Facebook no celular: envie mensagens para participantes de um evento (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Facebook no celular: envie mensagens para participantes de um evento (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Facebook no celular (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Um porta-voz disse que "No início desta noite (horário americano), muitas pessoas tiveram problemas para acessar o Facebook e o Instagram. Isso não foi resultado de ataque de terceiros, isso ocorreu depois que introduzimos uma mudança que afetou nossos sistemas de configuração. Nós fizemos rapidamente a correção do problema e ambos os serviços estão de volta a 100% para todos", explicou.

Dashboard de status do Facebook consta com incidente offline (Foto: Reprodução/Facebook)Dashboard de status do Facebook consta com incidente offline (Foto: Reprodução/Facebook)


O histórico no dashboard de status para desenvolvedores do Facebook conta atualmente com um ponto vermelho (downtime, ou tempo fora do ar). O item "Facebook & Instagram API servers down", iniciado por volta de 2h30, consta agora como resolvido. "Nossos engenheiros identificaram a causa da queda e recuperaram o sistema rapidamente. Agora você deve ver a diminuição das taxas de erro, enquanto os nossos sistemas se estabilizam. Nós não esperamos qualquer outra interrupção no serviço novamente", explicou Andrew Pope, um dos gerentes de engenharia da rede social em post técnico e breve.

Andrew Pope, gerente de engenharia do Facebook, explica sobre causa da queda (Foto: Reprodução/Facebook)Andrew Pope, gerente de engenharia do Facebook, explica sobre causa da queda (Foto: Reprodução/Facebook)


Ao tentar acessar o Facebook e o Instagram, via navegador ou mesmo em aplicativos oficiais, não era possível fazer login. Ainda segundo relatos, o Tinder também apresentou instabilidade no período. Mais cedo, grupos de hackers reivindicaram a responsabilidade pela falha, sugerindo um ataque DDoS. 

Via The Next Web e Facebook Dashboard

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Beatriz Lira
    2015-01-27T08:54:36  

    Por mim, poderia sair do ar para sempre...Quem sabe assim as pessoas voltavam a se falar pessoalmente...

    recentes

    populares

    • Beatriz Lira
      2015-01-27T08:54:36  

      fia, sem o facebook você ia esquecer as pessoas, pode ter certeza.

  • Daniel Menezes
    2015-01-27T09:57:33

    tava estranhando mesmo a mulherada dando joinha no meu perfil do Tinder. Só podia ser Bug mesmo.

  • Neuza
    2015-01-27T09:47:21

    ainda bem que foi de madrugada

  • Gabriel Silva
    2015-01-27T08:55:00

    podia ficar para sempre fora do ar

  • Sandra Regina
    2015-01-27T08:53:43

    e eu quiko... kkkkkkkkkkkkkkkk